Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para passar na prova de conversação de inglês!

De Myla, publicado dia 26/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Como funciona o teste oral na língua inglesa?

Uma linguagem é o reflexo exato do caráter e maturidade de seus falantes. – Cesar Chavez

A compreensão oral é uma das habilidades fundamentais a serem desenvolvidas durante o aprendizado da língua inglesa. No entanto, é muito comum o estudante mandar bem na hora de ler e escrever o idioma, mas apresentar mais dificuldade de entender alguém que fala em inglês.

O que acontece é que essa situação é mais normal do que você imagina, infelizmente. Muita gente trava na hora de entender, escutar ou falar em inglês. E isso ocorre justamente porque são habilidades de caráter mais subjetivo que envolvem um conjunto de fatores, como a velocidade em que a pessoa fala e se há presença de sotaque ou não na língua.

Pensando nisso, você encontra aqui algumas dicas para o cultivo de uma boa compreensão oral na língua inglesa. Portanto, se aconsegue, puxe uma cadeira e veja o que pode ser feito para melhorar a compreensão oral do seu inglês! Um bom curso de ingles também pode te ajudar!

No começo, uma língua estrangeira é como se fosse um diamante bruto. É preciso lapidá-la com muito cuidado e dedicação e a habilidade de compreensão oral é uma das partes desse trabalho de paciência.

O que é compreensão oral em inglês?

Paralelamente ao esforço de aprender a falar em inglês, você precisa entender o que está sendo dito, isto é, você precisa aguçar a sua compreensão oral do idioma. Em outras palavras, para iniciar a falar inglês, é preciso ter uma compreensão, já que entender o que está sendo dito é essencial em qualquer diálogo, dos mais simples aos mais cabeludos.

Mas você pode estar se perguntando: como desenvolver essa habilidade? Bem, a melhor forma de desenvolver a compreensão oral é inglês é escutar as pessoas falando o idioma.

Se você deseja mesmo entender, escute pessoas conversando na língua o máximo de tempo possível. E vale mais um conselho: se estiver no início da aprendizagem da língua, o inglês pronunciado que você irá escutar deve ser básico, claro e fácil de ser entendido. Evite cair em situações onde existem pessoas de sotaque forte ou e que possuam dicção ruim ou falem muitas gírias sem parar. Evite esse tipo de experiência!

No início do aprendizado será muito mais proveitoso interagir com pessoas e fontes de materiais que tragam um inglês claro, bem pronunciado e bem estruturado.

Além disso, abandone a ideia de tentar entender tudo o que é dito. Se a sua compreensão alcançar de 40 a 60% da coversação, então você obteve já um bom resultado, sobretudo se considerarmos que ele deve continuar melhorando com o tempo.

Em outras palavras, aprender inglês de verdade, tão bem como qualquer outro idioma, é treinar seu ouvido e cérebro para uma nova significação.

Pense bem, toda vez que você escuta e reconhece uma palavra conhecida, naquele momento, instantaneamente você progride na sua compreensão oral em inglês. Portanto, algumas pessoas irão entender apenas algumas palavras esparsas, enquanto que outra vão pegar frases inteiras e, ainda um outro grupo, vai compreender grande parte da conversa.

Compreenda qual é o seu nível e repeite-se e repeite suas limitações. Ninguém desenvolve um aspecto tão fundamental como esse da noite para o dia!

Confira também nossas dicas sobre como trabalhar sua fluência em inglês em uma entrevista de emprego.

Evite tirar uma nota ruim no teste de compreensão oral em inglês, já que essa competência é muito valorizada no mercado de trabalho.

Principais dificuldades à compreensão oral em inglês

Antes de entender o que fazer para progredir nessa habilidade, é bom que você saiba o que pode ser uma “pedra” no seu sapato, comprometendo bons resultados. E atente-se a eles, minimizando a sua ocorrência.

Brevidade dos chunks

Esse termo pode soar um pouco estranho para você: chunk, mas ele se refere às quebras que acontecem em uma conversão. Quando você fala com alguém, você nota que você tem alguns segundos para respirar enquanto o outro fala, não é?

Pois bem, quando isso é feito de forma muito rápida ou desgrenhada, a compreensão oral em inglês pode vir a ser comprometida.

Pronúncia

O modo como as pessoas falam e se expressam também interfere diretamente na qualidade da compreensão oral em inglês. Algumas pessoas podem falar com um sotaque bastante carregado ou de forma quase inaudível. Na realidade, diversos são os fatores que podem influenciar na pronúncia de um falante.

Veja também algumas dicas para cultivar uma conversação eficiente e descomplicada em inglês!

Vocabulário/Gramática

Saber o significado das palavras faz bastante diferença na hora de se comunicar com o outro, sobretudo se em meio a uma conversa. Por isso, entender o vocabulário – do coloquial ao mais formal – influencia muito a qualidade do processo de compreensão oral em inglês.

Além disso, a gramática também pode ser definidora, pois pode determinar o nível de formulação das palavras. Lembre que a formação gramatical pode facilitar ou dificultar todo esse processo, ok?

Ruído

Embora quase que presente sempre nos ambientes de hoje, a presença de ruído pode vir a influenciar na compreensão oral de uma pessoa. Ruídos altos, barulho de trânsito, música alta, máquinas trabalhando devem ser conscientemente percebidos.

Que tal um curso de ingles online para melhor seu nivel no idioma?

Tentar entender todas as palavras

Mais uma vez, se você ficar com a mentalidade de tentar entender tudo, palavra por palavra, do que está sendo dito, isso pode atravancar e muito o seu caminho e progresso. Na tentativa de entender todas as palavras, alguma pessoas acabam elas mesmas dificultando esse processo, já que acabam perdendo o que poderiam inferir pelo contexto.

Preparamos algumas informações super úteis sobre como memorizar bem o aprendizado do inglês. Venha cá ver!

A melhor forma de começar a desenvolver sua compreensão oral em inglês é compreender que existe um nível em que você está e que você deve manter um objetivo de progresso.

Como desenvolver sua compreensão oral em inglês?

As dicas para trabalhar a sua compreensão oral irão, em sua grande parte, depender de qual nível é o seu inglês, se iniciante, intermediário ou avançado.

Para Iniciantes

Leia textos básicos em inglês

Essa é uma boa alternativa que pode potencializar os resultados, pois você consegue entender seu nível de inglês tendo como base um texto mais simples. Textos curtos, diretos e que sejam acompanhados do áudio das lições são também muito recomendados. Existe no mercado curso de ingles somente para compressão escrita.

Estude o texto e tente entendê-lo

Depois de ter todos os materiais preparados, separe algum tempo para estudar o texto, compreender o que é dito no áudio e realmente captar o que está sendo comunicado nele.

Somente quando você entender bem o que o texto comunica é que você deve passar para a etapa seguinte: escutar o áudio e ler o texto de forma simultânea. Saiba que quase tudo é muito importante para treinar o seu ouvido. Em um primeiro momento pode ser difícil perceber esses detalhes, mas com a prática tudo vai entrando em ordem.

Para progredir ainda mais, experimente gravar a sua voz e depois ouvir o mesmo conteúdo na voz de um nativo. Essa é uma forma simples na qual você pode perceber muitas melhorias em sua habilidade de compreensão oral.

Explore materiais desenvolvidos para crianças

Os desenhos animados e filmes não muito elaborados podem ser uma prática alternativa para você progredir na compreensão oral do inglês. Além disso, os desenhos e imagens afins acabam auxiliando muito na compreensão. Fica mais fácil assimilar novas palavras e expressões mais comuns, já que o contexto do próprio vídeo induz o espectador a fazer esse tipo de conclusão.

Que tal algumas informações sobre como progredir no seu aprendizado de inglês?

Para aprender inglês mais facilmente, é melhor ouvi-lo o tempo todo!

Para Intermediários

Assista filmes, séries e vídeos do YouTube

Não há como fugir: essa é uma das melhores maneiras de você treinar sua compreensão oral em inglês. Nada mais natural, já que muitas das séries e filmes retratam situações cotidianas da língua, facilmente identificáveis pelo espectador.

O YouTube é uma canal super completo e merece ser mencionado a parte. Se você tem mesmo o desejo se aprender inglês de forma acelerada, ele é fudamental. Portanto, não perca tempo e busque por canais que te interessem, com conteúdos de qualidade. Além disso, atente-se às legendas que você pode ativar durante a execução dos vídeos. Isso contribui no aprendizado e te deixa mais confiante até chegar o momento em que você dispensará tranquilamente o uso de legendas!

Escute podcasts

De forma diferente do YouTube, mas igualmente importante, temos os podcasts. Essas ferramentas de áudio exigem mais atenção, já que são destituídas de referência visual. Busque por um assunto do seu interesse e vá explorando o podcast. Aproveite para usar essa funcionalidade no percurso de casa para o trabalho, em caminhadas, ou sempre que surgir um tempinho livre. Você vai ver como faz diferença!

Para avançados

Quando um aluno chega a um nível avançado de conhecimento, pode ficar mais difícil progredir, já que ele domina uma parcela considerável dessa habilidade. E é claro que sempre existe espaço para melhorias, mesmo que essas sejam percebidas com mais dificuldade.

Nesse caso, o melhor caminho a se seguir é aumentar ainda mais a imersão na língua inglesa. Afinal, essa é uma das melhores formas de se deparar com palavras novas e de adquirir novos conhecimentos e competências no idioma.

Em resumo, nunca se fixe apenas nos métodos tradicionais de aprender inglês. Entenda que tanto você quanto o mundo atual estão em outro patamar.

E a dica mais valiosa de todas: tente fazer tudo o que conseguir em inglês, pois somente assim você irá viver a língua verdadeiramente e expandirá seus conhecimentos.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar