Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível falar russo sem aulas?

De Marcia, publicado dia 17/12/2018 Blog > Idiomas > Russo > Estudando a língua russa sozinho

Aprender outros idiomas não faz parte da cultura brasileira. O estudo do inglês ou mesmo do espanhol surgiu há algumas décadas, a partir da necessidade de falar um segundo (ou até mesmo terceiro) idioma por questões de trabalho. Mas antes de nos tornarmos bilíngues, ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

A decisão de aprender um segundo idioma, entretanto, nem sempre é sinônimo de estudar inglês. Pode ser que algumas pessoas se identifiquem mais com outras línguas, consideradas até mais difíceis, como é o caso do alemão, do francês, ou mesmo do russo.

Se você tem vontade de estudar russo, por exemplo, não dê atenção às críticas que poderão partir do seu próprio círculo de pessoas. Apenas concentre-se nas dicas do Superprof para aprender o idioma sem precisar frequentar um curso convencional, muitas vezes caro e difícil de encontrar.

A importância de conhecer seu nível

Antes de começar a estudar russo, é necessário conhecer o seu ponto de partida e os objetivos que o levaram à decisão de escolher o idioma como sua segunda (ou terceira, quarta, quinta…) língua. Para que seja realmente possível progredir, você precisa responder algumas perguntas para si mesmo:

  • Você já estudou russo alguma vez na vida e precisa somente reativar os conhecimentos adquiridos em um passado remoto (ou nem tão distante assim)?
  • Você quer começar do zero?
  • Você já domina outra língua estrangeira? Estudos apontam que quando você aprende o segundo idioma, fica mais fácil partir para o terceiro;
  • De quanto tempo você dispõe semanalmente para se dedicar aos estudos do russo?
  • Você é o tipo de pessoa que desanima rapidamente quando começa algo e sente as primeiras dificuldades?
  • Você costuma aprender bem as coisas por si mesmo ou normalmente precisa do apoio de um professor?

Dependendo das suas respostas para essas perguntas, será possível ter uma visão geral do seu nível de russo e dos esforços necessários para realmente alcançar o progresso no idioma.

Se a sua intenção é se tornar bilíngue, por exemplo, você realmente precisará dispor de horas de dedicação para alcançar a tão sonhada fluência no idioma. Se, entretanto, você só deseja viajar para a Rússia e se comunicar com os nativos sem maiores dificuldades, então a missão será mais fácil.

O aprendizado pode ser diário

Você já ouviu falar que “querer é poder”? Quando realmente desejamos algo e dispendemos esforços na direção desse objetivo, parece que o universo conspira a nosso favor. O mais importante, no caso do aprendizado de um novo idioma, é a regularidade.

Russo nosso de cada dia Estudar todos os dias é forma de progredir no idioma.

Nossa memória costuma responder a um processo simples em três etapas:

  • Codificação – é a capacidade de adquirir e processar novas informações através dos nossos cinco sentidos;
  • Armazenamento – a informação é armazenada em nossa memória pelo cérebro. É a nossa capacidade de memorizar novas informações;
  • Lembrança – é a capacidade de restaurar um conhecimento previamente adquirido.

O único problema com a memória é que tendemos a perdê-la! Se um conhecimento não é reativado regularmente, nosso cérebro abre espaço, como se fosse uma espécie de disco rígido e o apaga, para ceder lugar a outros novos que certamente serão mais utilizados.

Daí a importância de trabalhar todos os dias para ancorar seu conhecimento ao longo do tempo. Sabe aquela velha história de que, quando não praticamos um idioma aprendido, ficamos enferrujados? Sim, ela é bem verdadeira!

Por que não aprender 10 palavras russas por dia, por exemplo (adjetivo, pronome, etc.)?

Aprender mais vocabulário permite-lhe ganhar mais confiança e evitar a monotonia quando necessário comunicar-se com nativos.

Para que o exercício seja útil, é essencial anotar todas essas novas palavras em um caderno, estudá-las e revisá-las a cada dois ou três dias até que estejam bem ancorados em sua memória de longo prazo.

O exercício é ainda mais eficaz se foi você que escolheu as palavras a serem aprendidas, é claro!

Aprenda russo sozinho através de livros

Especialmente para quem está dando seus primeiros passos no idioma russo, o uso de livros é essencial. Trata-se de uma forma de adquirir mais que novos termos de vocabulário, mas também aumentar seus conhecimentos na cultura russa, tão importante para entender as origens da língua e o emprego de certos termos.

Ler livros que abordem o assunto ajuda a imergir-se a cada vez mais no maravilhoso mundo da Rússia e apaixonar-se ainda mais pelos estudos. Entretanto, é importante escolher bem os livros que serão seus companheiros de caminhada nos estudos do russo.

A Rússia em um suas mãos Um livro de russo pode ser um grande companheiro na hora de adquirir conhecimentos no idioma.

Simplesmente pegar um dicionário diariamente e ficar tentando decorar termos a esmo pode fazer com que você perca a motivação rapidamente, já que não haverá um propósito por trás desse estranho ritual de estudos.

Se, por outro lado, você contextualiza esses novos conhecimentos, além de manter a motivação em alta, você ainda tem a oportunidade de aprender muito mais que palavras soltas, que podem ser facilmente esquecidas na semana seguinte.

Encontre um correspondente russo

Farto de estudar novos idiomas em vão?

O principal objetivo de aprender uma nova língua é a comunicação! Mesmo quando você decide aprender sozinho, às vezes você precisa de outros para aprimorar a sua performance! Por que não considerar encontrar um correspondente cuja língua materna seja o russo?

A princípio, pode ser alguém que seja bilíngue português-russo, de modo que o seu “amigo” posso corrigir seus erros e apontar a melhor forma de não cometê-los novamente.

Muitas plataformas permitem que você entre em contato com nativos de um país para interagir com eles. Com a internet e o surgimento das redes sociais, encontrar um russo para se corresponder não é uma missão tão difícil quanto parece em um primeiro momento! Seja em fóruns ou através de grupos no Facebook, tenho certeza que você encontrará o caminho para o progresso em seu aprendizado.

Quando falamos nesse tipo de correspondência, é claro que a primeira modalidade que nos vêm à mente é a escrita! Mas você pode também conversar via áudio.  Uma língua falada é uma língua vivida! A expressão oral é uma das partes mais importantes para quem deseja estudar para se comunicar.

Se o seu correspondente estiver na Rússia, o Skype é uma ferramenta muito útil para trocar mensagens de voz! Você também pode ensiná-lo português se ele estiver interessado. É uma troca onde ambos saem ganhando!

Lembre-se de programar-se para manter um contato regular com seu novo amigo. Dessa forma, você aprende russo e cultura russa de graça e ainda passa pela experiência de fazer amigos de outras partes do mundo.

A internet é sua amiga!

Seja no computador, no tablet, ou no smartphone a internet está presente em nossa vida o tempo todo! Portanto, não hesite em usar esta fonte inesgotável para aprofundar o seu conhecimento do russo!

Aprendendo a língua da Rússia A internet pode ser uma grande aliada para estudar russo.

Do alfabeto cirílico à pronúncia, incluindo a compreensão escrita e falada, na rede há absolutamente tudo que você precisa, seja você iniciante ou avançado. Aprender russo online é uma forma de se divertir enquanto estuda!

Primeiro de tudo, esqueça os sites que oferecem fórmulas milagrosas como “fale russo fluentemente em dez lições”. Uma língua estrangeira, quando você quer aprender apropriadamente, precisa de tempo, prática e motivação. Isso normalmente irá mantê-lo ocupado por meses ou até anos!

O site Everyday Russian Language , como o nome indica, convida você a praticar russo todos os dias através de aulas, exercícios, traduções e outras atividades divertidas para facilitar o aprendizado do idioma.

Mesmo que o site não publique mais lições hoje, o princípio permanece o mesmo.

Existem muitos sites que oferecem aulas gratuitas. Você precisa apenas se dar ao trabalho de encontrar e usar todas as ferramentas disponíveis : filmes, rádio, música, canais do YouTube, sites e aplicativos.

O Babbel é um dos melhores aplicativos porque é o mais completo para muitos idiomas. A única desvantagem é que a versão gratuita não permite que você avance por muito tempo. No entanto, a assinatura pode valer a pena.

Viaje para a Rússia

Se você tem um pouco de dinheiro e férias vencidas para pedir, a melhor maneira de progredir rapidamente nos conhecimentos do russo é fazer uma viagem ao país.

A praça vermelha, o coro do Exército Vermelho, a Catedral de São Basílio, o Kremlin e o Museu Hermitage, há sempre algo interessante para fazer em Moscou ou São Petersburgo!

Assistir a um balé do Bolshoi ou ler literatura russa é ainda mais apaixonante no país de origem! E se além disso você puder conhecer os habitantes locais, conversar e beber com eles, será ainda melhor!

Viagem de estudos Por que não fazer suas malas e viajar em busca de novos conhecimentos em russo?

Lembre-se de assistir filmes em russo com legenda para absorver a cultura e o idioma.

Em síntese:

  • Como aprender russo sozinho? Com motivação e muitas ferramentas disponíveis, é perfeitamente viável se você não quiser se tornar bilíngue de uma hora para outra;
  • Antes de começar, é importante conhecer seu nível e definir metas. Isso ajuda a manter a motivação e a disposição para aprender de forma mais eficaz;
  • Muitos livros vão ajudá-lo, assim como a Internet e seus recursos (YouTube, sites, filmes, rádios …);
  • A melhor maneira de aprender uma língua ainda é usando-a! Entre em contato com um russo que poderá ajudá-lo a progredir mais rapidamente no aprendizado.

Que tal começar agora mesmo a colocar essas dicas em prática?

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar