Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se preparar para a prova de língua portuguesa do Exame Nacional

Blog > Apoio Escolar > Português > Como se sair bem na prova de português do ENEM

Se você está no último ano do ensino médio, muito provavelmente você fará a prova do ENEM e prestará alguns vestibulares no final do ano.

Uma das provas mais temidas por alguns alunos é a prova de português, na qual é necessário responder questões de gramática, literatura e interpretação de texto, além de ter que fazer uma redação sobre um tema imposto.

Diferentemente das outras matérias como química, matemática, história ou geografia, por exemplo, saber qual conteúdo estudar para a prova de português nem sempre é uma tarefa simples. Se você ler o edital do ENEM verá que quando se trata de língua portuguesa, o tema é bastante amplo e foca bastante nas capacidades de leitura e compreensão de mundo do candidato.

Mas, calma! Neste artigo fizemos uma compilação das melhores dicas para tirar uma excelente nota na prova de português e na redação do exame nacional.

Aprofunde seus conhecimentos em português e obtenha melhores resultados

O português é a matéria mais difícil de se aprender para muitos alunos, o que gera muitas dificuldades em sala de aula, assim como em exames importantes, vestibulares ou concursos públicos.

O português é uma língua particularmente rica. As inúmeras regras de gramática e de ortografia, assim como as muitas variações linguísticas que encontramos pelo Brasil afora fazem da nossa língua um conjunto único, cheio de significância e identidade.

Crie o hábito de estudar todos os dias. Revise as novas matérias aprendidas e pratique o que aprendeu cotidianamente. Uma dica para você aprofundar seus conhecimentos é escolher um tema por dia. Por exemplo, hoje você pode estudar a conjugação de um verbo até que ela esteja bem clara na sua mente, e amanhã você pode se dedicar a aprender uma regra de gramática na qual você tenha dificuldade.

Se você  dedicar alguns minutos do seu dia aos estudos, logo você perceberá uma melhora nos seus resultados na escola e no seu dia a dia.

Se organize e comece a estudar o quanto antes

Para se sair bem em qualquer tipo de prova não tem muito segredo: é necessário começar a revisar o conteúdo das matérias com o máximo de antecedência possível. O ideal é se preparar ao longo do ano e não deixar para revisar toda a matéria na última hora.

Comece a estudar o quanto antes Se programe e não deixe para revisar toda a matéria na última hora.

Todos os dias, quando voltar da aula ou do cursinho, releia suas anotações sobre o que foi trabalhado nas aulas. Pegue uma folha em branco e coloque nela tudo que você entendeu sobre o tema. Tente fazer isso sem conferir suas anotações feitas em sala.

O objetivo desse exercício é realmente conferir o que você consegue lembrar de cabeça. Procedendo dessa maneira, você conseguirá fazer uma autoavaliação e saber o que precisa ser revisado com mais frequência. Isso te ajudará também a preparar un cronograma, no qual você estruturará seus horários de estudo de maneira a dedicar mais tempo  àquilo que é mais difícil para você.

O planejamento tem por objetivos:

  • Aproveitar o tempo da melhor forma possível;
  • Garantir que você dará a devida atenção a todos os aspectos dos estudos;
  • Traçar um gráfico de evolução e saber se o planejamento está sendo produtivo;
  • Ajustar o quadro de horários se necessário.

Quais os temas mais frequentes na prova de língua portuguesa?

Língua portuguesa é a principal matéria da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Essa prova contém 45 questões e é aplicada no primeiro dia, juntamente com as 45 questões questões da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, o candidato também deve fazer uma redação.

O primeiro dia do exame é sem sombra de dúvidas o mais intenso para os candidatos. São 45 questões que abordam os seguintes conhecimentos:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira;
  • Literatura;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

A prova de português é composta essencialmente de textos que o candidato deve interpretar para dar a resposta correta. Esses textos podem ser longos e densos, e exigem um bom nível de leitura e compreensão. Há uma grande diversidade de formatos e gêneros textuais e para se sair bem você precisa estar familiarizado com todos eles.

A abordagem do ENEM é muito voltada à interdisciplinaridade dos conhecimentos, assim como ao hábito de leitura e à capacidade de interpretação dos candidatos. Os principais conteúdos pedidos na prova são os seguintes:

  • Estudo do texto: conhecimento dos principais gêneros textuais, composição e produção escrita;
  • Estudo dos  aspectos linguísticos em diferentes gêneros textuais: articulação entre idéias e proposições, recursos expressivos da língua portuguesa;
  • Estudo do texto argumentativo: os tipos de argumentação, função sociocomunicativa, exposição de pontos de vista;
  • Aspectos linguísticos da língua portuguesa: norma culta, variação linguística, tempos e modos verbais, grau de formalidade, conectivos lógicos, regras ortográficas, etc.

Atenção ao tempo de duração da prova! O candidato tem um total de 5h30 (cinco horas e meia) para terminar tudo, inclusive passar o texto da redação a limpo na folha de respostas e preencher e conferir as respostas no gabarito.

Como se sair bem na prova de português do ENEM

O grande desafio  dos candidatos na prova de português do ENEM é a interpretação de texto. Para se preparar para a prova de português a leitura é sua maior aliada. A leitura é uma ferramenta importante no desenvolvimento do senso crítico e analítico, por isso leia com frequência diferentes gêneros textuais. Faça fichamentos e compare as informações, em seguida tente fazer um resumo usando suas próprias palavras.

Ler ajuda na interpretação de texto As chaves para escrever bem são prática e muita leitura.

Você precisa ser um leitor competente, capaz de diferenciar todos os principais elementos de um texto e saber debater sobre eles. Nenhum texto é escrito sem uma intenção por trás. Se você for capaz de entender isso e conseguir “ler” as intenções do autor, você não terá nenhum problema para interpretar os textos da prova do ENEM. Para desenvolver tais habilidades, tudo que você precisa é de prática.

Alguns conselhos:

  • Debata com as pessoas à sua volta. Para se tornar um leitor competente, que não apenas lê as palavras, mas que busca entender o sentido por trás de um texto, é necessário construir o hábito de questionar;
  • Sempre que for ler sobre um determinado assunto, separe dois ou três textos diferentes e tente fazer uma comparação entre eles. Esse tipo de exercício é interessante para mostrar como um mesmo assunto pode ser abordado de diversas maneiras e sob diferentes pontos de vista;
  • Não se desespere com a gramática! Diferentemente de outros concursos ou exames, no ENEM ela é abordada dentro do texto, não de forma abstrata e descontextualizada. Você precisa, obviamente, conhecer as principais conjugações verbais, bem como as regaras de concordância, acentuação e ortografia, mas não se trata de decorar e reproduzir tudo na prova.

Treine para escrever uma boa redação

A nota de maior relevância da prova do ENEM é a nota obtida na redação. É através do texto produzido pelos candidatos que os corretores da prova avaliam uma série de critérios que serão decisivos para a nota final.

As competências exigidas para se escrever uma boa redação vão além da gramática e das regras ortográficas. O candidato precisa dispor de inúmeras competências, como: bons conhecimentos em cultura geral, capacidade de ler, interpretar e analisar textos, capacidade de organizar e conectar idéias, conhecer os temas da atualidade sucetíveis de cairem na prova, dominar a escrita formal, etc.

O formato de texto exigido na prova do ENEM é o chamado dissertativo-argumentativo. Isso significa que o candidato precisa demonstrar uma visão crítica e analítica sobre um determinado assunto da atualidade. Assim, é fundamental que o candidato esteja atualizado sobre os assuntos que estão em alta nos jornais, revistas, televisão, internet e outras mídias.

Treine a escrita para a redação do enem. Escreva uma redação por semana sobre diferentes temas da atualidade.

Para escrever bem não há segredo nem fórmula mágica! O melhor caminho é a leitura. Ler aumenta o vocabulário, melhora o senso crítico e amplia nossos conhecimentos, abrindo a mente para novas possibilidades e perspectivas diferentes.

Nosso conselho para você desenvolver suas habilidades em argumentação é que você escreva uma redação por semana. Ao terminar cada uma de suas redações, leia o texto em voz alta. Isso ajuda a perceber se algumas frases ficaram confusas, se as idéias estão bem conectadas entre si ou se há muitas repetições de palavras. O treino é fundamental para desenvolver as habilidades de escrita. Procure temas da atualidade, leia e estude textos que saíram em veículos de comunicação e use-os como base para escrever suas redações.

Inclua o estudo da poesia em suas revisões

A poesia não é um gênero textual fácil de aprender, principalmente para um aluno que precisa se preparar para um exame como o ENEM ou para um vestibular. Além dos aspectos básicos da poesia enquanto gênero textual, o aluno precisa conhecer os costumes da época em que o texto foi escrito, assim como o contexto político e histórico.

Estudar poesia te ajudará a conhecer melhor a língua portuguesa, seus inúmeros recursos estilísticos, as principais figuras de linguagem e a melhorar suas habilidades em interpretação de texto.

Para te ajudar a montar seu cronograma de estudos, aqui está uma lista com 10 poetas que você não pode deixar de conhecer:

  1. José de Anchieta;
  2. Claudio Manuel da Costa;
  3. João da Cruz e Sousa;
  4. Castro Alves;
  5. Manuel Bandeira;
  6. Mário Quintana;
  7. Carlos Drumond de Andrade;
  8. Vinícius de Moraes;
  9. Cecília Meirelles;
  10. Adélia Prado.

Evite aparecer nas pérolas do ENEM

Todos os anos diversos sites e jornais publicam as famosas pérolas do ENEM, que nada mais são que uma compilação com as piores (ou melhores, depende do ponto de vista) coisas escritas pelos candidatos nas provas.

Alguns candidatos conseguem nos deixar perplexos.

Para você ter uma idéia do que se trata, segue uma lista não exaustiva de algumas dessas pérolas:

Ultimamente não se fala em outro assunto anoser sobre os araras azuls que ficam sob voando as matas”

Isso tudo é devido aos raios ultraviolentos que recebemos todo dia”

A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO”

O problema ainda é maior se tratando da camada Diozonio”

No paiz enque vivemos, os problemas cerrevelam

O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes”

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar