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Os benefícios do yoga e da meditação

De Glicia, publicado dia 03/09/2018 Blog > Esporte > Yoga > Como a sofrologia pode melhorar sua saúde?

Você se sente cansado e indisposto? O acúmulo de estresse causado pelas atribulações do dia a dia podem ser a causa disso! Para recuperar sua energia vital, praticar yoga e meditação pode ser uma ótima solução, seja em aulas em grupo ou em casa.

A prática frequente do yoga e da meditação traz inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto psicológica: reduz o estresse, aumenta a força e a resistência físicas, melhora a postura e a respiração, desenvolve o autoconhecimento, etc.

Seja do ponto de vista físico ou mental, o yoga traz muitas vantagens para sua saúde e aumenta o bem-estar, reduzindo assim o cansaço causado pelas tarefas cotidianas.

Mas, qual é a diferença entre yoga e meditação e como essas práticas podem ser combinadas para melhorar sua saúde? Entre exercícios de respiração, concentração e alongamentos, yoga e meditação são faces diferentes de uma mesma moeda. Elas estão intrinsecamente ligadas e quando combinadas são muito mais eficientes.

Leia nosso artigo e descubra como os conhecimentos e a sabedoria indianas podem ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável.

E se você tem interesse pelo assunto, não deixe de ler nosso guia completo para se tornar um yogi

Entenda o que é yoga e meditação

A palavra “yoga” vem do sânscrito “yug”, que significa “união”. Em outras palavras, a união do corpo e da mente (ou consciência), leva ao equilíbrio perene. Essa prática ancestral indiana combina posturas corporais – asanas – e exercícios respiratórios – pranayama.

Mas, ao contrário do que muitos acreditam, o yoga não se trata exatamente de uma atividade física. O yoga é uma filosofia de vida, que prega a busca do autoconhecimento e o despertar da consciência. As aulas de yoga vão muito além de posturas e movimentos, pois visam harmonizar as dimensões físicas, psíquicas e espirituais do nosso ser.

adquira atenção plena praticando meditação O yoga e a meditação promovem o equilíbrio entre o corpo e a consciência.

A meditação, ou a prática da “consciência plena”, é um dos pilares do yoga. Ela pode ser definida como uma prática onde o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente em um pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

A origem da meditação é tão antiga quanto a do yoga. Ela remonta às práticas ancestrais indianas, mas o termo também se refere a práticas espirituais ou religiosas, ligadas ao budismo, hinduísmo e mesmo cristianismo, entre outras.

O controle do corpo físico e a consciência plena estão no centro do processo de autoconhecimento e paz interior. Através das diferentes posturas de yoga, assim como através das técnicas de respiração e concentração, é possível atingir um grande relaxamento e bem-estar.

A vantagem do yoga é que todos podem praticá-lo. Ao contrário da crença popular, o yoga não é reservado para as mulheres grávidas ou para pessoas que não gostam de academia. Trata-se, na verdade, de uma disciplina muito completa e que se adapta a todos os públicos: homens, mulheres, crianças e idosos.

Além disso, para começar a praticar não é necessário ter um condicionamento físico excelente e nem ser capaz de realizar acrobacias com o corpo. A medida que as aulas forem se intensificando, sua flexibilidade aumentará naturalmente, assim como seu condicionamento. O yoga se tornará uma prática que você integrará em sua vida cotidiana e os benefícios serão percebidos desde as primeiras aulas.

Com uma prática frequente você ganhará flexibilidade e tônus muscular. Você perceberá também uma grande melhora na qualidade do sono e no controle das emoções.

Veja nossas dicas para escolher o melhor tapete de yoga

Os diferentes tipos de yoga

Há uma infinidade de tipos diferentes de yoga, mas os mais difundidos no Ocidente são o Hatha Yoga e o Vinyasa Yoga.

posturas diferentes de yoga Hatha Yoga e o Vinyasa Yoga são as modalidades mais praticadas no Ocidente.

Hatha Yoga

Refere-se às práticas de movimentos voltados para o corpo. Yoga mais antigo e tradicional de todos, o Hatha Yoga conecta a mente, o corpo, o coração e alma.

Acessível a todos, essa forma de yoga é muito completa e possui posturas com diferentes graus de dificuldade, além de exercícios respiratórios que promovem flexibilidade e relaxamento.

Concentração, controle da respiração e autoconhecimento permitem criar uma conexão profunda entre o corpo e a mente. A busca pelo despertar da consciência nos ajuda a compreender o mundo a nossa volta, a viver de forma mais leve e eliminar pensamentos e gestos negativos.

Vinyasa Yoga

O princípio do Vinyasa Yoga é simples: a sucessão de diferentes posturas de maneira fluida, enquanto é guiado por sua respiração. Derivado do Ashtanga Yoga, esse estilo é mais livre e dá rédea solta à sua criatividade – você pode passar de uma postura para outra na ordem de sua escolha.

O Vinyasa Yoga impõe um ritmo bastante intenso aos praticantes e é indicado para aqueles que desejam uma atividade mais dinâmica.

Ashtanga Yoga

Esse tipo de yoga é bem dinâmico e é indicado para pessoas em excelente condição física. Originalmente criado para treinar jovens que iam para o combate, ele inclui a “posturas do guerreiro” I, II e III.

A prática consiste em mover-se rapidamente e passar de um movimento para outro, às vezes pulando e mantendo certas posturas, sempre focalizando na respiração profunda. O Ashtanga Yoga fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade.

Existem, ainda, formas muito originais de yoga, como o Acroyoga, que combina asanas, acrobacias, dança e massagem tailandesa! Os mais puristas não as consideram como sendo, de fato, uma forma de yoga, tendo em vista que elas são muito mais recentes e foram inventadas no ocidente. Essas modalidades se assemelham, na realidade, a aulas de fitness.

Aprenda tudo que você precisa saber para praticar yoga sozinho

Para que serve a meditação?

A meditação age globalmente em nosso bem-estar mental e físico. Ela permite que você seja menos estressado, aprenda a canalizar suas emoções e dores.

entenda para que serve a meditação e suas vantagens Estudos em neurociência mostram que a meditação age de forma muito positiva no cérebro.

Existem inúmeras pesquisas em neurociência que buscam estudar como a meditação age no nosso cérebro. O resultados dessas pesquisas mostram que após algumas semanas de prática de meditação, as áreas do cérebro envolvidas na aprendizagem, memorização e controle de emoções é modificada.

Com uma prática mais intensiva da meditação, as áreas ligadas ao estresse são minimizadas e as envolvidas no autocontrole são estimuladas. Além disso, a meditação também ajuda a melhorar o humor de forma geral, pois o controle das emoções permite que pensamentos e gestos negativos sejam eliminados com maior facilidade.

Quinze minutos de meditação por dia seriam suficientes para melhorar nosso bem-estar. A meditação já foi um dia considerada como  disciplina esotérica. Hoje em dia, sabe-se que se trata de uma prática que permite alcançar um estado de clareza mental e emocional, nada tendo a ver com misticismos.

Mesmo que a meditação seja muito difundida e praticada em alguns cultos religiosos, os efeitos positivos que ele provoca no nosso cérebro demonstram que ela está mais próxima da ciência do que das religiões. Além do mais, qualquer pessoa pode meditar, independentemente de suas creças.

para praticar meditação não há necessidade de equipamentos nem de conhecimentos específicos. Tudo que você precisa é de um ambiente tranquilo, onde você possa se isolar do barulho.

Você pode meditar sentado, em pé, ou deitado, entretanto a posição mais recomendada é a sentada.

Veja nosso passo a passo para aprender a meditar e comece hoje mesmo!

3 documentários que o ajudarão a compreender o yoga e a meditação

Quer aumentar seus conhecimentos sobre o yoga e a meditação? Aqui estão 3 documentários que com certeza o ajudarão na sua jornada rumo ao autoconhecimento e o despertar da consciência.

documentários que tratam de yoga, meditação e autoconhecimento O conhecimento de si mesmo desperta a consciência para algo muito maior!

Free the Mind

Um documentário emocionante sobre como a meditação pode mudar a vida de pessoas que sofrem de transtornos psicológicos. O foco é o estudo desenvolvido por um neurocientista sobre os efeitos do yoga e da meditação em uma criança que sofre de ansiedade e em dois veteranos de guerra com estresse pós-traumático.

Para quem deseja conhecer mais sobre as práticas de meditação, mas ainda está reticente, esse documentário é um excelente ponto de partida, principalmente pelo fato de se apoiar em embasamento científico e não em “achismos”.

É espetacular o trabalho realizado com a criança que sofre de ansiedade. Através da meditação o menino consegue aos poucos vencer os medos e controlar as emoções. O documentário está disponível no Netflix, não deixe de assistir!

Awake – A vida de Yogananda

Também disponível no Netflix,  esse documentário é baseado no livro Autobiografia de Um Iogue, de Paramahansa Yogananda. Se trata da história de Yogananda, o yogi indiano que trouxe o conhecimento do yoga para o Ocidente.

O documentário mostra como foi sua ida aos Estados Unidos e todos os problemas que ele enfrentou por lá para conseguir que a disciplina fosse aceita. Seus ensinamentos são abordados e explicados fazendo uma conexão com a vida moderna e tudo que ela implica. É um documentário muito interessante que vale a pena ser assistido.

Mundos Internos, Mundos Externos

Esse documentário não aborda necessariamente o yoga e a meditação, mas aborda questões referentes ao autoconhecimento. Trata, entre outros, sobre o despertar para a verdade, da sabedoria interna e da busca do verdadeiro eu.

Fala também sobre sobre energias, a criação e expansão do universo, os padrões da natureza, as crises mundiais, a relação entre o que é visível e o que é invisível aos olhos, entre o interno e o externo e diversos outros mistérios da existência.

Pratica corrida? Saiba como o yoga pode te ajudar a correr melhor

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