Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Escolhendo um tutor acadêmico para seus filhos

De Fernando, publicado dia 19/02/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Reforço escolar: um olhar financeiro

Quando as aulas regulares parecem não solucionar os questionamentos ou estão sendo ineficientes com o desenvolvimento acadêmico dos alunos, os responsáveis pelos estudantes precisam tomar algumas decisões. Depois de conversar e entender que existe uma necessidade de reforço escolar, agora é preciso correr atrás de um bom profissional que vai ajudar nesse tema!

Talvez você já tenha considerado esta solução para seu filho e tenha se perguntado: ele realmente precisa disso? E outras perguntas vem logo em seguida. Quem contratar? Como planejar esse custo?

Fique tranquilo! Pensando em pessoas que querem contratar o melhor serviço de apoio escolar, separamos alguns pontos muito importantes para essa reflexão. Espero que ajude!

Planejamento faz a diferença no reforço escolar Alinhe bem o que pode gastar com os objetivos escolares dos seus filhos

Quando usar cursos de tutoria?

As férias passaram, e você tem a impressão de que seu filho está lutando para acompanhar as aulas? Que ele tem algumas dificuldades em sua rotina escolar ou que ele quer se preparar bem para uma prova de seleção ou um exame específico?

O apoio escolar, quando bem feito, nunca será um gasto inútil!

Não falando apenas de repetência ou de desistência escolar, algumas crianças podem ter dificuldades durante a sua vida acadêmica. O uso de um professor particular – ou até mesmo mais de um – pode permitir que o aluno trabalhe em seus pontos fracos, supere suas falhas e assim possa recuperar o nível exigido por sua escola regular. O acompanhamento também permite avançar e aprofundar em certas noções específicas.

Ao ver as notas e o desempenho escolar caindo, por que não chamar ajuda para as lições de casa?

Às vezes, o apoio extra-escolar pode assumir a forma de uma ajuda simples para o estudo durante o período de provas. Neste caso, será importante melhorar seus métodos.

Organizar o seu tempo e aprender a fazer folhas de revisão úteis são as chaves para o sucesso acadêmico!

O acompanhamento pode então ser comparado a uma forma de coaching com o objetivo de melhorar a performance do aluno com mais rigor no seu objetivo e desenvolver uma certa confiança. Esse é um investimento com foco em  mostrar todo o potencial do estudante! Reformular as metas e impulsionar a motivação pode ser útil para um aluno durante sua escolaridade.

Observe também que a chegada de novas disciplinas está entre as causas mais comuns de fazer aulas particulares em casa. Normalmente é necessária uma atualização, especialmente em disciplinas que exigem muitos exercícios práticos, como física e matemática. Praticar testes, exames ou tentar compreender o tema com uma diferente metodologia e termos são alguns dos pontos dentro dos serviços oferecidos por professores particulares.

Finalmente, para progredir na aprendizagem de um idioma, o uso de um professor particular é muito válido.

Na verdade, os cursos de línguas oferecidos nas escolas não permitem muito a prática real da língua estrangeira aprendida. Por falta de tempo, os professores se concentram principalmente na palavra escrita. No entanto, o exercício oral continua essencial, especialmente quando a ideia é que o aluno consiga compreender bem e resolver situações em outros idiomas. O suporte específico permite trabalhar a troca , o diálogo e, especialmente, a pronúncia.

Foco na meta do aluno O apoio escolar pode mudar a carreira acadêmica do aluno

Aulas escolares: fazer a escolha certa diante de uma oferta diversificada

É isso, você decidiu que este ano seu filho vai ser acompanhado por um tutor durante uma hora semanal da matéria que ele tem maior necessidade de apoio.

Infelizmente, nem sempre é fácil encontrar o caminho para as muitas soluções disponíveis em termos de tutoria:  aulas particulares regulares, aulas pontuais, tutoria online …Que tipo de educação você quer que seu filho receba?

As aulas podem ser oferecidas por organizações privadas, associações ou professores independentes. Depende de você preferir uma solução para outra. Conhecer um bom número de opções pode ajudar nessa escolha, além de conhecer boas referências e observar os resultados prévios e os esperados.

Um tópico que não pode ser deixado de lado é a afinidade entre o aluno e o professor. Muitas vezes, o profissional é muito competente, mas o seu estilo não ajuda o estudante. O momento de aprendizado precisa ser de concentração e absorção de conhecimento, por isso, busque conversar com os envolvidos e tentar compreender se a dinâmica está sendo proveitosa.

escolha bem o seu tutor acadêmico Estudar não precisa ser chato, é necessário afinidade e dedicação

Planejando financeiramente um bom reforço escolar

De acordo com as necessidades de cada aluno, você pode conversar com as melhores escolhas e tomar a sua decisão de um bom reforço escolar. Mas isso precisa ser bem pensado, já que esse é um investimento que muitas vezes não estava em seu planejamento financeiro, não é mesmo?

Primeiro você pode tentar as opções sem custo. Ampliar a leitura e o foco, ajudar pessoalmente o seu filho, buscar vídeos e sites gratuitos na internet para um tema específico e exercícios já resolvidos. Muitas vezes, esses pequenos passos já podem ser suficientes, mas isso é bem pontual.

Caso a sua necessidade seja de um apoio mais regular e frequente ou específico para uma prova ou período, você vai precisar buscar esse especialista e pagar por esse trabalho.   O currículo do professor e sua disponibilidade precisam ser compatíveis com o valor que você tem disponível para esse trabalho. Essa realidade precisa ser levada em conta e é a chave para o planejamento.

Se a ideia é manter um professor durante um período certo de meses, por exemplo, avalie com ele se pode fazer um preço especial pela hora aula para um contrato mais longo. Essa garantia de que vocês estarão trabalhando juntos por um certo tempo pode trazer uma tranquilidade financeira para ambos lados.

estudar é uma construção de hábitos Dê atenção ao estudante e procure envolvê-lo nas aulas

Professores: como apresentar melhor o serviço?

Você optou por contratar um tutor para ajudar seu filho ou filha a melhorar as notas em uma ou mais disciplinas, para facilitar a hora do estudo ou ajudar nas lições de casa. É uma decisão excelente. Com o trabalho intensivo e regular, seu filho poderá subir seus resultados e obter uma boa média rapidamente.

Esse benefício para a sua família passa por um profissional (ou equipe) qualificado, que se dedicou a estudar o tema e desenvolver uma boa didática para atender esses casos. E para os professores, entregar esses resultados também é muito importante para o prosseguimento da carreira dele como tutor acadêmico.

Mesmo que o professor seja um novato, é preciso apresentar os seus serviços para que sua clientela seja ampliada e ele possa se especializar ainda mais. E como isso pode ser feito? Como um professor pode ficar conhecido entre os interessados e os contratantes podem saber mais sobre ele?

Indicação

Vamos partir do básico: um aluno satisfeito é um aluno que vai falar bem do seu serviço e pode conseguir mais clientes para você. Tente sempre encantar o estudante e o responsável por ele, trocando informações importantes, sendo correto e profissional, trazendo bons exercícios e ajudando efetivamente o seu aluno. Seu esforço para que ele alcance os objetivos é o que vai trazer novos clientes para o seu serviço.

Mas, antes de ter o seu primeiro aluno para esse tipo de indicação, você precisa conquistar outros envolvidos.  Conheça as escolas de sua região, apresente-se para alguns pais e professores, demonstre interesse em ofertar o reforço escolar. Tenha um bom relacionamento e esse trânsito será facilitado.

Portfolio atrativo

Seus alunos são o seu maior resultado! Se você já tem experiência na área, você precisa ter os números e as repercussões de seu trabalho bem documentados. Assim, você vai poder trabalhar esses destaques na hora de conhecer novos pais e alunos. Trazer esses pontos de maneira objetiva torna a sua conversa mais direta. Qual responsável não gostaria de saber que o possível professor particular de seu filho já atendeu vários alunos da mesma faixa etária e conseguiu a aprovação de todos em uma disciplina?

Ter uma boa metodologia e uma dedicação especial a alguns temas pode ser esse diferencial – especialmente se você é um novato no reforço escolar. Crie o seu documento de apresentação com o seu currículo, as suas especialidades e como você pode oferecer um ambiente mais produtivo para o estudante. Um bom apoio escolar para a redação do Enem, por exemplo, pode entregar como benefício para seus alunos a correção online de provas e a indicação de leituras sobre temas da atualidade, criando simulados especiais.

Divulgação

Você pode usar bem as redes sociais para divulgar o seu negócio como professor particular, utilizando recomendações de alunos e seus responsáveis, apresentando suas credenciais e currículo, mostrando suas atividades e como você é dedicado. Tenha muita atenção ao que será publicado e você pode até mesmo buscar a ajuda de um profissional da área para desenvolver o seu contexto gráfico, com artes e uma identidade visual criativa e compatível com sua atividade.

Além disso, buscar espaços focados nesse tipo de trabalho, como o Superprof, pode ser um diferencial, já que você conquistará visualizações de pessoas que talvez não estejam no seu círculo de relacionamento. Se você oferece aulas a distância, como via vídeo conferência e/ou webcam, isso é indispensável!

Escolher um bom serviço de reforço acadêmico não é simples, mas pode ser mais fácil com as referências corretas, um bom planejamento e a dedicação do professor e do aluno.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar