Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Escolhendo um tutor acadêmico para seus filhos

De Fernando, publicado dia 06/10/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Reforço escolar: um olhar financeiro

Quando as aulas regulares parecem não solucionar os questionamentos ou estão sendo ineficientes com o desenvolvimento acadêmico dos alunos, os responsáveis pelos estudantes precisam tomar algumas decisões. Depois de conversar e entender que existe uma necessidade de reforço escolar, agora é preciso correr atrás de um bom profissional que vai ajudar nesse tema!

Talvez você já tenha considerado esta solução para seu filho e tenha se perguntado: ele realmente precisa disso? E outras perguntas vem logo em seguida. Quem contratar? Como planejar esse custo?

Fique tranquilo! Pensando em pessoas que querem contratar o melhor serviço de apoio escolar, separamos alguns pontos muito importantes para essa reflexão. Espero que ajude!

Planejamento faz a diferença no reforço escolar Alinhe bem o que pode gastar com os objetivos escolares dos seus filhos

Quando usar cursos de tutoria?

As férias passaram, e você tem a impressão de que seu filho está lutando para acompanhar as aulas? Que ele tem algumas dificuldades em sua rotina escolar ou que ele quer se preparar bem para uma prova de seleção ou um exame específico?

O apoio escolar, quando bem feito, nunca será um gasto inútil!

Não falando apenas de repetência ou de desistência escolar, algumas crianças podem ter dificuldades durante a sua vida acadêmica. O uso de um professor particular – ou até mesmo mais de um – pode permitir que o aluno trabalhe em seus pontos fracos, supere suas falhas e assim possa recuperar o nível exigido por sua escola regular. O acompanhamento também permite avançar e aprofundar em certas noções específicas.

Ao ver as notas e o desempenho escolar caindo, por que não chamar ajuda para as lições de casa?

Às vezes, o apoio extra-escolar pode assumir a forma de uma ajuda simples para o estudo durante o período de provas. Neste caso, será importante melhorar seus métodos.

Organizar o seu tempo e aprender a fazer folhas de revisão úteis são as chaves para o sucesso acadêmico!

O acompanhamento pode então ser comparado a uma forma de coaching com o objetivo de melhorar a performance do aluno com mais rigor no seu objetivo e desenvolver uma certa confiança. Esse é um investimento com foco em  mostrar todo o potencial do estudante! Reformular as metas e impulsionar a motivação pode ser útil para um aluno durante sua escolaridade.

Observe também que a chegada de novas disciplinas está entre as causas mais comuns de fazer aulas particulares em casa. Normalmente é necessária uma atualização, especialmente em disciplinas que exigem muitos exercícios práticos, como física e matemática. Praticar testes, exames ou tentar compreender o tema com uma diferente metodologia e termos são alguns dos pontos dentro dos serviços oferecidos por professores particulares.

Finalmente, para progredir na aprendizagem de um idioma, o uso de um professor particular é muito válido.

Na verdade, os cursos de línguas oferecidos nas escolas não permitem muito a prática real da língua estrangeira aprendida. Por falta de tempo, os professores se concentram principalmente na palavra escrita. No entanto, o exercício oral continua essencial, especialmente quando a ideia é que o aluno consiga compreender bem e resolver situações em outros idiomas. O suporte específico permite trabalhar a troca , o diálogo e, especialmente, a pronúncia.

Veja aqui reforço escolar!

Foco na meta do aluno O apoio escolar pode mudar a carreira acadêmica do aluno

Aulas escolares: fazer a escolha certa diante de uma oferta diversificada

É isso, você decidiu que este ano seu filho vai ser acompanhado por um tutor durante uma hora semanal da matéria que ele tem maior necessidade de apoio.

Infelizmente, nem sempre é fácil encontrar o caminho para as muitas soluções disponíveis em termos de tutoria:  aulas particulares regulares, aulas pontuais, tutoria online …Que tipo de educação você quer que seu filho receba?

As aulas podem ser oferecidas por organizações privadas, associações ou professores independentes. Depende de você preferir uma solução para outra. Conhecer um bom número de opções pode ajudar nessa escolha, além de conhecer boas referências e observar os resultados prévios e os esperados.

Um tópico que não pode ser deixado de lado é a afinidade entre o aluno e o professor. Muitas vezes, o profissional é muito competente, mas o seu estilo não ajuda o estudante. O momento de aprendizado precisa ser de concentração e absorção de conhecimento, por isso, busque conversar com os envolvidos e tentar compreender se a dinâmica está sendo proveitosa.

escolha bem o seu tutor acadêmico Estudar não precisa ser chato, é necessário afinidade e dedicação

Planejando financeiramente um bom reforço escolar

De acordo com as necessidades de cada aluno, você pode conversar com as melhores escolhas e tomar a sua decisão de um bom reforço escolar. Mas isso precisa ser bem pensado, já que esse é um investimento que muitas vezes não estava em seu planejamento financeiro, não é mesmo?

Primeiro você pode tentar as opções sem custo. Ampliar a leitura e o foco, ajudar pessoalmente o seu filho, buscar vídeos e sites gratuitos na internet para um tema específico e exercícios já resolvidos. Muitas vezes, esses pequenos passos já podem ser suficientes, mas isso é bem pontual.

Caso a sua necessidade seja de um apoio mais regular e frequente ou específico para uma prova ou período, você vai precisar buscar esse especialista e pagar por esse trabalho.   O currículo do professor e sua disponibilidade precisam ser compatíveis com o valor que você tem disponível para esse trabalho. Essa realidade precisa ser levada em conta e é a chave para o planejamento.

Se a ideia é manter um professor durante um período certo de meses, por exemplo, avalie com ele se pode fazer um preço especial pela hora aula para um contrato mais longo. Essa garantia de que vocês estarão trabalhando juntos por um certo tempo pode trazer uma tranquilidade financeira para ambos lados.

estudar é uma construção de hábitos Dê atenção ao estudante e procure envolvê-lo nas aulas

Professores: como apresentar melhor o serviço?

Você optou por contratar um tutor para ajudar seu filho ou filha a melhorar as notas em uma ou mais disciplinas, para facilitar a hora do estudo ou ajudar nas lições de casa. É uma decisão excelente. Com o trabalho intensivo e regular, seu filho poderá subir seus resultados e obter uma boa média rapidamente.

Esse benefício para a sua família passa por um profissional (ou equipe) qualificado, que se dedicou a estudar o tema e desenvolver uma boa didática para atender esses casos. E para os professores, entregar esses resultados também é muito importante para o prosseguimento da carreira dele como tutor acadêmico.

Mesmo que o professor seja um novato, é preciso apresentar os seus serviços para que sua clientela seja ampliada e ele possa se especializar ainda mais. E como isso pode ser feito? Como um professor pode ficar conhecido entre os interessados e os contratantes podem saber mais sobre ele?

Indicação

Vamos partir do básico: um aluno satisfeito é um aluno que vai falar bem do seu serviço e pode conseguir mais clientes para você. Tente sempre encantar o estudante e o responsável por ele, trocando informações importantes, sendo correto e profissional, trazendo bons exercícios e ajudando efetivamente o seu aluno. Seu esforço para que ele alcance os objetivos é o que vai trazer novos clientes para o seu serviço.

Mas, antes de ter o seu primeiro aluno para esse tipo de indicação, você precisa conquistar outros envolvidos.  Conheça as escolas de sua região, apresente-se para alguns pais e professores, demonstre interesse em ofertar o reforço escolar. Tenha um bom relacionamento e esse trânsito será facilitado.

Portfolio atrativo

Seus alunos são o seu maior resultado! Se você já tem experiência na área, você precisa ter os números e as repercussões de seu trabalho bem documentados. Assim, você vai poder trabalhar esses destaques na hora de conhecer novos pais e alunos. Trazer esses pontos de maneira objetiva torna a sua conversa mais direta. Qual responsável não gostaria de saber que o possível professor particular de seu filho já atendeu vários alunos da mesma faixa etária e conseguiu a aprovação de todos em uma disciplina?

Ter uma boa metodologia e uma dedicação especial a alguns temas pode ser esse diferencial – especialmente se você é um novato no reforço escolar. Crie o seu documento de apresentação com o seu currículo, as suas especialidades e como você pode oferecer um ambiente mais produtivo para o estudante. Um bom apoio escolar para a redação do Enem, por exemplo, pode entregar como benefício para seus alunos a correção online de provas e a indicação de leituras sobre temas da atualidade, criando simulados especiais.

Divulgação

Você pode usar bem as redes sociais para divulgar o seu negócio como professor particular, utilizando recomendações de alunos e seus responsáveis, apresentando suas credenciais e currículo, mostrando suas atividades e como você é dedicado. Tenha muita atenção ao que será publicado e você pode até mesmo buscar a ajuda de um profissional da área para desenvolver o seu contexto gráfico, com artes e uma identidade visual criativa e compatível com sua atividade.

Além disso, buscar espaços focados nesse tipo de trabalho, como o Superprof, pode ser um diferencial, já que você conquistará visualizações de pessoas que talvez não estejam no seu círculo de relacionamento. Se você oferece aulas a distância, como via vídeo conferência e/ou webcam, isso é indispensável!

Escolher um bom serviço de reforço acadêmico não é simples, mas pode ser mais fácil com as referências corretas, um bom planejamento e a dedicação do professor e do aluno.

Reforço escolar: diferentes tipos de professores

Dependendo do tipo de professor que você está buscando para impedir a falha acadêmica do seu filho, o método de apoio pode ser um pouco diferente. Existem 3 tipos principais e isso também impacta muito na formação do preço da hora de aula.

  • Aulas particulares;
  • Grupos de estudo;
  • Cursos online.

No caso das aulas particulares, os dois jeitos de oferecer a troca de conhecimento possuem características parecidas quando pensamos em interação. Seja presencial ou remoto, se você está realizando atividades ao mesmo tempo que o professor está atendendo você, é criado um relacionamento mais direto e próximo. As dúvidas são tiradas na hora, os questionamentos e situações são resolvidas em sincronia e os envolvidos conversam tranquilamente.

As aulas presenciais, seja na casa do aluno, do professor ou em um espaço neutro, por exemplo, são as preferidas pelos pais de alunos mais jovens, que não possuem maturidade o suficiente para controlarem o tempo e a concentração distante do professor. Essa modalidade também é muito válida caso os professores de reforço escolar da sua cidade sejam indicados para o seu caso, além de alunos que possuem facilidade de deslocamento e horários disponíveis e compatíveis com os professores da sua região.

As aulas remotas, com professores atendendo via webcam ou videoconferência ao vivo, são muito interessantes para pessoas que buscam especialistas que não existem em suas cidades, pessoas que possuem pouco tempo para deslocamento ou um espaço para receber o professor. Essa também é uma modalidade muito interessante para estudantes de idiomas encontrarem professores nativos em outros países e criarem uma rotina de diálogo.

Outro meio interessante de manter um diálogo e um aprendizado com relacionamento são as aulas em grupo. Muito comum para o estudo de idiomas e também nos cursos preparatórios, o grupo é formado por pessoas que possuem um nivelamento de conhecimento similar e que podem fazer essas aulas juntas, se ajudando e permitindo atividades coletivas. Com o apoio de um tutor, os alunos fazem exercícios, tiram dúvidas e socializam. Esse método também traz um valor de hora aula mais baixo do que a aula personalizada e totalmente particular, já que os custos são divididos de acordo com o que a escola ou professor oferecem e planejam.

Já os cursos online, em geral, oferecem pacotes de aulas já prontos e não personalizados, mas que podem ser realizados de acordo com a rotina dos alunos e sem contato direto com professores – em alguns casos, apenas por emails ou mensagens em fóruns. Os alunos desse tipo de aula precisam ter muita disciplina para organizar seus horários, já que não existe uma exigência de sincronia, e também uma dedicação ao estudo fora das aulas gravadas, para que as dúvidas sejam encontradas e solucionadas no meio oferecido.

Os cálculos precisam ser feitos por ambos lados Os valores mudam por uma série de fatores

E quais devem ser os critérios ao escolher o melhor pra minha situação?

Ao optar por oferecer aulas de tutoria, os professores precisam estar preparados para entregar o melhor para seus alunos. E ele pode ser filiado a uma associação, fazer parte de uma escola ou ser um profissional independente. Tudo isso depende do que você está buscando e qual valor deseja investir.

Além disso, a forma de pagamento precisa ser bem combinada e compreendida. Você sabia que alguns profissionais, mesmo não vinculados a uma empresa, podem emitir notas fiscais? Muitos professores particulares são formalizados no Brasil como Microempreendedores Individuais e isso pode ser um diferencial.

Muitos profissionais e escolas fazem preços especiais ao contratar os serviços por um período mais longo ou um volume de aulas que seja relevante para ambos envolvidos. Os serviços de aulas online podem oferecer métodos de pagamento como boleto ou cartão de crédito, o que pode pesar na hora de definir o melhor fornecedor.

Outros pontos de destaque ao procurar um professor envolvem sua formação, suas especialidades e suas referências. Em um portal como o Superprof você pode ver os depoimentos dos alunos sobre as aulas e a metodologia. Caso esteja procurando um professor na sua região, pode conversar com outros alunos e também com colegas dele, que podem indicar sempre os pontos de destaque de cada profissional.

Um serviço de tutoria não é apenas um profissional que ajuda o estudante a conquistar notas melhores ou torna a hora da lição de casa mais simples. Esse é um trabalho de desenvolvimento que vai impactar toda a vida escolar, pois uma disciplina bem feita pode transformar o futuro de um aluno.

Quem sabe o estudante não descobre que ao vencer uma pequena dificuldade nos estudos ele pode estar de olho em uma carreira mais desafiadora ou em uma profissão que ainda não tinha conhecido? Um bom tutor pode ser um mestre para toda a vida!

Então, não espere para encontrar o professor certo que irá ajudar seu filho ou filha no ensino fundamental, ensino médio, aulas preparatórias ou de idiomas. Esse é um investimento que certamente valerá a pena. O retorno é de sucesso e auto confiança para o estudante.

Reforço escolar: qual o papel do entretenimento na aprendizagem?

Os pais de alguns alunos com dificuldades de aprendizagem sabem como a educação domiciliar é uma forma de prevenir o fracasso escolar e de avançar quando ainda há tempo.

Como dar aulas divertidas? Existem muitas maneiras de criar uma aula inovadora. Você já descobriu a sua?

Um recurso efetivo e uma das melhores estratégias que contribui para combater algumas dificuldades escolares é combinar aprendizagem e entretenimento, envolvendo o brincar.

Por quê?

Porque permite que a criança, independentemente da idade – dos primeiros anos do ensino fundamental até o ensino médio – se divirta enquanto esteja estudando uma matéria específica, como português ou matemática.

Graças aos jogos, o aluno não sente que está sob qualquer pressão ou obrigação e consegue, portanto, progredir no seu próprio ritmo, sem a impressão de trabalhar em coerção, sob a ameaça de punição (repetição de ano, notas baixas, exclusão da aula, etc.).

Na verdade, a educação por meio do brincar traz vários benefícios ao aluno:

  • O prazer de aprender
  • O sentimento de realização
  • A sensação de liberdade
  • Relaxamento,
  • Explorar outros universos,
  • Alegria,
  • Autoconfiança

Existem muitos métodos de ensino baseados na criatividade e no lazer para consolidar as conquistas dos alunos, inspiradas por métodos educativos alternativos ao sistema escolar, como a pedagogia Montessori, por exemplo.

A educação por meio dos jogos – ou ludo-educação – tem como objetivo incentivar na criança o gosto pelo aprendizado, além de contribuir com a socialização. Existem muitos dispositivos que podem ser utilizados em aula: videogames, animações 3D, programas multimídia, música.

Como aprender enquanto se diverte?

Nós obviamente pensamos em sites educativos e cursos online. A tutoria on-line oferece excelentes recursos educacionais que em geral são gratuitos.

Os professores particulares no Superprof são experientes e fornecem uma ajuda acadêmica alternativa ao ensino ministrado nas escolas.

Nas aulas de matemática do 6º ano, por exemplo, nossos professores podem propor uma revisão da geometria por meio do desenho (desenhando figuras planas, imaginando a representação de uma bissetriz cortando um pedaço de bolo, etc.).

Além disso, podemos trabalhar números inteiros e decimais com fósforos ou com balas, qualquer objeto disponível para a criança para construir uma imagem mental.

A Escola de Games, por exemplo é uma plataforma on-line e gratuita, com mais de 1 milhão de acessos mensais, que oferece mais de 60 jogos para que crianças de 5 a 12 anos aprendam sobre matemática, português, inglês, geografia, história, conhecimentos gerais e ciências.

Um banco de jogos está disponível para pais e professores particulares, que podem escolher qual deles melhor se adapta à criança. O foco é em jogos de linguagem, lógica, habilidades motoras e atividades manuais.

Desde os primeiros anos do ensino fundamental, o currículo e a rotina escolar podem ser pesados para um aluno em dificuldades. Se conhecimento for fragmentado, ou seja, não ocorra a contextualização, o diálogo e a transdisciplinaridade, a criança pode rapidamente se ver afogada e perdida nas aulas.

No entanto, os anos iniciais do fundamental são essenciais nesse processo. É precisamente essa a missão do professor particular no reforço escolar: monitorar e acompanhar regularmente o aluno com atenção e metodologia especializadas.

Já de início, o profissional precisa identificar qual tipo de memória tem a criança (memória visual, auditiva, cinestésica..)

Você sabia que cerca de 65% dos alunos têm uma memória visual?

Uma das formas de contribuir para a aprendizagem é posicionar o aluno no centro de aprendizado: além dos estudos e dos exercícios, é preciso que ele se torne também autodidata. Ou seja, que consiga corrigir seus próprios exercícios de matemática, que saiba identificar seus erros de pronúncia ao ler um texto de inglês em voz alta…

O acompanhamento individualizado permite que o professor se adapte à intersubjetividade dos gostos de seus alunos e o associe ao assunto ensinado em sua disciplina escolhida.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar