Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

5 boas razões para aprender computação em casa

De Fernanda, publicado dia 03/01/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Por que estudar informática com um professor particular?

As oportunidades na área de TI estão crescendo, mas nem todos têm desejo de começar uma formação ou um curso de informática do zero. Seja por falta de tempo ou por falta de conhecimento, estudar computação pode ser um desafio surpreendente.

Tornar-se um especialista em redes de computadores, intranets ou desenvolvimento de software exige dedicação, especialmente se você ainda não sabe muita coisa a respeito.

Estudar informática em casa é uma boa solução para aqueles que querem melhorar suas habilidades profissionais, aprender mais sobre segurança informática ou aprender uma linguagem de programação.

Descubra por que optar por um professor particular de TI é uma ótima opção!

Aulas de informática em casa: um acompanhamento personalizado

Se você já tem o nível de bacharelado, se pretende aprender a usar o pacote office, outro software de escritório ou programar linguagens de computador mais complexas, saiba que existem professores particulares disponíveis e competentes.

Esse profissional consegue se adaptar ao nível do aluno:

  • iniciante,
  • principiante,
  • intermediário,
  • experiente.

Além de elaborar seus cursos de acordo com o nível do aluno, o professor particular desenvolve uma metodologia de ensino personalizada. É ele que se adapta ao perfil do aluno e não vice-versa – ao contrário de cursos tradicionais, como na universidade, onde o educador ministra uma aula para alunos ouvintes.

Como se tornar um desenvolvedor de aplicativos? Além de fornecer treinamento personalizado, o professor está lá para motivá-lo e dar um acompanhamento personalizado.

Em uma aula particular em casa, o professor, que pode ser um especialista na área de TI, tem mais tempo para se dedicar ao aluno. Ele está inteiramente à sua disposição. O aluno pode fazer todas as perguntas que passarem pela sua cabeça e o professor pode respondê-lo de forma personalizada, usando exemplos concretos relacionados aos gostos e paixões do aluno.

Os exercícios são elaborados sob medida, em função dos pontos fortes e fracos do aluno. A correção é uma oportunidade para entrar em uma explicação detalhada, que não poderia ocorrer no contexto de aulas em grupo. E ainda, explicar erros é muitas vezes a parte mais importante na realização de um exercício.

Também é muito mais motivador recorrer a um professor particular do que estudar sozinho por conta própria. Você tem alguém que te acompanha de perto e lhe dá metas específicas a serem alcançadas.

É claro, você consegue adquirir sozinho um bom conhecimento na área de informática, mas isso pode levar mais tempo. Além disso, é necessário uma boa dose motivação para ter o ânimo de aprender conteúdos complexos em casa. Um professor, totalmente disponível para você, é uma boa fonte de motivação 😉

Complemente sua formação em informática com um professor particular

Os cursos na área de informática oferecidos pelas instituições de ensino superior nem sempre são adaptados ao nível de cada um. Se você pretende mudar de carreira, por exemplo, aconselhamos que você escolha um curso em uma boa universidade. Mas saiba que os níveis de exigência são altos e talvez você precise de uma ajuda e um reforço nos estudos.

Sabe-se que a área de TI e Internet foi uma das poucas que sobreviveram à crise, mantendo o mercado ativo e em busca de profissionais competentes e qualificados. Por isso, é comum encontrar pessoas que desejam entrar na área depois de formados.

Mas tornar-se um desenvolvedor, programador, analista ou técnico sênior pode não ser tão fácil assim, sobretudo quando você não sabe muito sobre TI nem possui formação na área.

É aí que descobrimos a importância do papel do professor particular: ele pode fornecer as ferramentas necessárias para que você descubra essa nova área e quem sabe se torne um especialista em pouco tempo.

Formação em informática em casa: cada um no seu ritmo

Posso obter um título profissional em digital com um professor particular? Aprender a mexer no Powerpoint não exige o mesmo ritmo de trabalho que se preparar para exames de nível superior.

O mundo profissional da web é implacável e exige disponibilidade, rigor e produtividade. O professor particular está lá para se adaptar ao seu ritmo de aprendizado, seja ele mais ou menos intenso.

Ele também é capaz de se adaptar à sua agenda e fornecer aulas noturnas, cursos de informática nos finais de semana, mais ou menos extensos, dependendo do seu progresso e do seu objetivo.

O professor pode acelerar o ritmo em função de suas metas. Se você pretende começar uma qualificação em tecnologias digitais, ele estará apto para desenvolver um programa adaptado. Agora, se você quiser apenas aprender uma linguagem de programação para construir seu site, o profissional também poderá desenvolver aulas e exercícios específicos.

Um professor particular de informática escolhido pelo aluno

A primeira vantagem do professor particular é que ele é escolhido pelo aluno. Esse é um luxo que os estudantes de ensino superior não têm. O segredo é saber como escolher seu professor de informática.

Defina sua meta

Acima de tudo, o segredo é saber o que você quer aprender e por quê. Tornar-se um gerente de projeto TI ou programador não exige a mesma quantidade de estudos que dominar ferramentas básicas de computação para sua vida profissional.

Conhecer o seu objetivo é essencial antes de escolher seu professor. Durante o primeiro encontro, esta é uma das primeiras perguntas que ele vai fazer: qual é o seu objetivo e o que você quer aprender concretamente.

Informe-se sobre sua formação e sua experiência

Um professor com mestrado ou doutorado em TI pode parecer mais qualificado do que um professor geek… mas nem sempre!

Tudo depende do seu objetivo original. Ciência da computação é um daqueles assuntos que pode ser aprendido na modalidade autodidata.

Assim, mesmo um professor sem formação pode ser competente. Claro, se o seu objetivo é fazer engenharia da computação em uma grande universidade, é mais apropriado escolher um professor que seguiu o mesmo percurso.

Descobrir a sua experiência também pode ajudá-lo, sempre em função dos objetivos dos seus estudos:

  • Ele é um desenvolvedor de software freelancer?
  • É consultor de TI para uma grande empresa?
  • Ele tem uma formação técnica ou superior na web?
  • Há quanto tempo ele ensina?

Leia os comentário se avaliações dos ex-alunos disponíveis nas plataformas de interação professor-estudante.

Método didático e recursos pedagógicos utilizados

Durante um primeiro encontro, certifique-se de que o programa do curso atenda às suas expectativas. Para um bom aprendizado, é preciso aliar teoria e prática. Adquirir apenas habilidades técnicas quando você quer se tornar um webdesigner, por exemplo, não é uma boa opção. Deve haver uma parte da prática, sobretudo na questão de criatividade.

Fique à vontade para solicitar o contato dos ex-alunos para que você tenha uma opinião objetiva sobre suas habilidades como professor. Afinal de contas, ser pedagogo não é profissão para qualquer um, especialmente em uma área tão complicada e técnica quanto o digital.

O bom feeling

Por fim, se você estiver na dúvida entre dois professores com habilidades iguais, lembre-se de que vai passar muitas horas com ele. Por isso, melhor escolher alguém com quem você se dê bem e com quem se sinta à vontade.

Essa é a grande vantagem de poder escolher o seu professor. Na verdade, é muito mais motivador saber que todos aqueles encontros semanais vão acontecer com alguém que você aprecie e admire do que com alguém que te aborreça ou com quem não tenha identificação, não é verdade?…

Aulas de TI: preços acessíveis

Tudo o que você precisa saber antes de escolher uma profissão em informática Formação em informática: perguntas e respostas.

Fazer um curso de computação não é tão caro quanto você imagina. Enquanto uma formação em uma instituição especializada vai custar uma fortuna, um professor particular será mais acessível.

Também recomendamos que você procure diretamente em anúncios online ou em plataformas especializadas como o Superprof.

Por quê?

Porque não há taxa de cadastro: você só paga o professor e, muitas vezes, a primeira aula é de graça.

O preço da hora do seu professor particular varia de acordo com vários critérios:

  • A localização: em São Paulo você vai pagar mais caro do que em Curitiba,
  • O deslocamento ou não do professor: você pode optar por cursos via webcam, por exemplo, pois é mais barato. O mesmo se você se deslocar até a casa do professor,
  • O diploma e a experiência do professor: quanto maior o nível de estudos, quanto mais experiência ele tiver, maior será o valor da sua hora,
  • O nível do aluno: para um iniciante, os cursos serão mais baratos do que para um estudante experiente,
  • A especificidade do curso: conceitos básicos de edição de texto, programação, HTML, etc. exigem mais ou menos preparação para o professor.

Alguns exemplos de professores particulares de informática

Onde fazer aulas particulares de computação? Adriano dá aulas de informática para todos os níveis de estudo.

No Superprof, você pode encontrar aulas de informática a partir de 20 reais por hora. Mais de 1.300 professores estão disponíveis em nossa plataforma em todo o Brasil.

Como Adriano, professor em São Paulo, que possui graduação e mestrado pela UFES, pós-graduação em gestão de projetos, MBA em gestão de negócios e MBA em controladoria e finanças. Suas aulas são cobradas a 45 reais a hora.

Se você estiver em Recife, pode entrar em contato com a Júlia. Ela é estudante em Ciência da Computação (Bacharelado);
e está iniciando projetos na área de programação. Oferece aulas para pessoas que têm o desejo de iniciar na área e querem aprender o básico de informática e Java, ou estão com dificuldade nas aulas e provas da faculdade/curso. Júlia cobra a partir de 25 reais a hora!

Todos esses professores podem lhe ensinar os conceitos básicos de informática.

Em síntese:

  • Antes de começar a procurar um professor, defina seu objetivo (tornar-se um desenvolvedor web, técnico em informática ou designer gráfico).
  • Aprender a informática por meio de aulas particulares tem várias vantagens: escolha do professor, acompanhamento sob medida, progressão mais rápida, ritmo adaptado, preço acessível, etc.
  • Nada o impede de embarcar em uma formação mais completa para mudar o caminho da carreira.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar