Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra tudo sobre como estudar a língua espanhola em aulas particulares

De Fernanda, publicado dia 03/08/2017 Blog > Idiomas > Espanhol > Aprenda castelhano com um professor particular

Começar a fazer aulas de uma língua estrangeira específica é sempre uma ótima ideia para progredir rapidamente, seja para ganhar fluência na fala ou para se preparar para um exame.

Mas saiba que você precisa escolher a metodologia ideal em função dos seus objetivos de aprendizagem! Por isso, não se apresse!

Pensando nisso, o Superprof está aqui para apresentar os critérios de escolha de um bom professor, como se preparar bem para seus estudos e encontrar o profissional ideal que corresponda ao seu orçamento!

Dicas e conselhos para escolher bem seu profe de espanhol

Sabemos que o espanhol é terceira língua mais falada no mundo. Aprender espanhol é um grande diferencial para seu currículo, sua vida acadêmica e profissional.

Então, se você quer dominar esse idioma e começar a fazer aulas particulares, saiba como escolher bem o seu professor de espanhol!

Antes de escolher o seu especialista de espanhol, faça um balanço de suas expectativas:

  • Por que você quer fazer aulas de espanhol?
  • De que maneira você quer estudar?
  • Onde você quer estudar espanhol?

Mas existem tantos anúncios de professores que às vezes fica difícil de selecionar os melhores.

Quais são os seus critérios para a escolha de seu professor? Que tipo de professor que você quer?

Os professores de espanhol disponíveis no Superprof têm formações variadas.

Por isso é importante conferir o currículo on-line de cada um deles para descobrir mais sobre sua formação e sua experiência.

Para ser um bom professor, o profissional deve possuir várias qualidades:

  • Ser didático
  • Ser paciente
  • Ter empatia
  • Ter criatividade
  • Ter simpatia

Dicas sobre como se preparar para estudar a língua espanhola

Sabia que você nem precisa esperar as orientações do seu professor para começar a adiantar seus estudos de espanhol? Veja aqui algumas dicas imperdíveis para sair na frente com a língua!

Mas como fazer isso? É possível estudar sozinho? Claro! As técnicas são muitas… Flashcards, aplicativos de celular, livros didáticos…

Prepare-se! Nós selecionamos algumas ferramentas úteis e práticas que podem lhe ajudar muito nessa preparação antes de começar suas aulas de espanhol.

  • Prepare sua própria lista de vocabulário para a aula de espanhol: para ganhar mais confiança e segurança antes do seu primeiro curso de espanhol, aconselhamos que você comece desde já a criar uma pequena lista com todo o vocabulário básico. Por exemplo, você já pode ir acrescentando o Olá, obrigado, adeus, como você está?..
  • Compre um livro para se preparar para sua primeira aula de espanhol: dê preferência a livros com exercícios corrigidos para praticar e conseguir progredir mais depressa. Recomendamos a obra “Espanhol para Leigos”. Um clássico que pode ser utilizado por todos os aprendizes da língua.
  • Preparar seus estudos com aplicativos para celulares: nossa dica é o aplicativo gratuito Duolingo. Oferece aulas de espanhol além de outras línguas como o Inglês, Alemão, Italiano ou Português.
  • Descubra a pronúncia correta graças aos vídeos: você pode assistir a tutoriais no Youtube e a DVDs de clássicos espanhóis em versão original! Do lado do cinema latino-americano, recomendamos o famoso filme selecionado em Cannes 2006: O Labirinto do Fauno.
  • Prepare sua aula de espanhol praticando a língua: o segredo é simples – fale espanhol todos os dias!

Quais os valores praticados pelos professores particulares de espanhol?

O português e o espanhol são as línguas mais faladas na América do Sul – esta região geográfica integra uma grande região cultural chamada América Latina.

E apesar de tudo isso, o espanhol ainda não é praticado pela maioria dos brasileiros. A língua de Cervantes é a 2ª língua mais praticada no mundo atualmente, com cerca de 400 milhões de falantes como ‘língua materna’ e 1.175 bilhões de praticantes em todo o planeta. Da América do Sul até a Europa.

Sabendo que a maioria dos alunos que procuram por essas aulas estão em idade escolar ou são universitários, fica evidente que é importante abordarmos o assunto preço em nossos artigos. Quanto custa uma aula de espanhol? Qual é o preço cobrado por um professor de espanhol em casa? O orçamento que você precisa reservar para esse tipo de serviço é acessível?

Aqui nós vamos trazer as informações sobre valores com base no banco de dados do portal Superprof, que hoje agrega quase um milhão de participantes. Como já mencionamos acima, o valor de uma aula em média no Brasil é 53 reais, todas as matérias inclusas. Mas e as aulas específicas de espanhol?

Onde aprender uma língua estrangeira? Alegria, felicidade e aulas de espanhol valem qualquer investimento.

Muito boa notícia para quem quer aprender essa língua: o preço médio de uma aula de espanhol é 51 reais em 2017. Um valor relativamente acessível e possível. Isso lhe dá mais condições de escolher o professor mais adequado às suas necessidades!

Então deixe de lado aqueles métodos milagrosos como “Aprenda espanhol em uma semana” e embarque nessa aventura linguística! Com um professor de espanhol em casa, os resultados serão mais garantidos, mesmo que você não tenha tanto orçamento disponível.

Você sabia que ao contratar um professor de espanhol pelo intermédio do Superprof, você ganha reduções de preço quase imediatas?

Começando com a primeira hora grátis! Na verdade, 92% dos professores do site oferecem a primeira aula a seus alunos. Além disso, também sabemos que se o estudante fecha um pacote de 10 horas de aulas, cerca de 10% dos professores oferecem um desconto (de 15% em média).

Estudantes, profissionais ou aposentados: por favor notem que a localização de sua residência tem influência direta nos valores das suas aulas particulares de espanhol.

Estudantes em cidades pequenas ou localizadas no interior terão a satisfação ao ver que os preços praticados pelos professores caem consideravelmente em relação às grandes capitais.

Além disso, quanto mais experiência e referências tiver o professor de espanhol, mais elevado será o seu preço. É bastante lógico. Sabendo disso, só o aluno pode decidir o que é melhor para ele.

Por fim: as aulas remotas via webcam e via Skype também permitem a produção de exercícios (estudar o alfabeto, fazer uma prova de espanhol…). E é precisamente neste caso que você vai encontrar aulas ainda mais baratas de espanhol!

Quais os objetivos das aulas de espanhol no Ensino Fundamental ao Ensino Médio?

No começo de 2017 foi sancionada a nova reforma do Ensino Médio. Com ela, é revogada a Lei nº 11.161 de 2005 que incluía a língua espanhola entre os conteúdos obrigatórios do ensino médio. Antes da reforma, as escolas podiam escolher se a língua estrangeira ensinada aos alunos seria o inglês ou o espanhol. Agora, com a reforma, a língua inglesa passará a ser a disciplina obrigatória no ensino de língua estrangeira, a partir do sexto ano do ensino fundamental. Se a escola só oferece uma língua estrangeira, esta precisa ser obrigatoriamente o inglês. A justificativa do Ministério da Educação é que “a língua inglesa é a mais disseminada e a mais ensinada no mundo inteiro.”

Essa decisão foi protestada por muitos linguistas e especialistas em educação no Brasil como um retrocesso: o argumento é que a lei 11.161/2005 era um grande avanço por apostar no plurilinguismo e pluriculturalismo.

As relações existentes entre o Brasil e todos os países de idioma castelhano na América do Sul e no Mercosul reafirmam a importância de disseminar o ensino desta língua no país. Infelizmente, os últimos acontecimentos e decisões políticas não trazem um futuro muito promissor para a inclusão do espanhol nas escolas brasileiras.

Conheça os livros didáticos selecionados para os anos finais dos alunos do Ensino Fundamental de 2017.

O PNLD, o Programa Nacional do Livro Didático, é um programa do Governo Federal que distribui gratuitamente às escolas públicas do Brasil livros didáticos, dicionários e outros materiais de apoio à prática educativa. Cada aluno matriculado nos anos finais do ensino fundamental recebe um volume de cada obra.

Já as orientações existentes acerca do conteúdo da língua espanhola do Ensino Médio estão presentes no documento elaborado em 2006 pelo MEC: Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM).

Juntamente com os conteúdos a serem incluídos no ensino médio, os seguintes objetivos relacionados às habilidades e competências precisam ser alcançados com o ensino da língua espanhola:

  • o desenvolvimento da competência (inter)pluricultural
  • o desenvolvimento da competência comunicativa vista como um conjunto de componentes linguísticos e sociolinguísticos
  • o desenvolvimento da compreensão oral como uma forma de aproximação ao outro
  • o desenvolvimento da produção oral;
  • o desenvolvimento da compreensão leitora, com o propósito de levar à reflexão efetiva sobre o texto lido:
  • o desenvolvimento da produção escrita, de forma a que o estudante possa expressar suas ideias e sua identidade no idioma do outro.

Saiba o que estudar de língua espanhola para os exames nacionais

Descubra agora algumas dicas infalíveis que lhe darão mais segurança na hora de enfrentar a prova de espanhol do Enem ou de algum vestibular!

  1. O clássico Lo vs El

É automático: quando estamos lendo um texto, temos a tendência de fazer associações à nossa língua materna. O que induz a muitos erros: às vezes traduzimos os lolalos e las por oaos e as. Puro engano: lo é um artigo neutro, que não existe em português e que tem a função de substantivar adjetivos ou advérbios. A tradução correta para o artigo masculino o, em português, é el.

  1. Falsos cognatos

Os heterosemânticos causam muita confusão e são geralmente o motivo principal de erros na prova. O que acontece é que existem palavras em espanhol grafadas de um jeito muito similar a palavras em português. Por exemplo: escoba (= vassoura), exquisito (= saboroso), pelado (= careca).

Há centenas de heterosemânticos, fique atento! Mais alguns:

  • Aceitar = óleo
  • Alejado = distante
  • Borrar= apagar
  • Bañero = salva-vidas
  • Comedor = sala de Jantar
  • Dirección = endereço
  1. Os verbos

Conhecer a conjugação dos verbos é essencial. Explore os verbos regulares e irregulares, os verbos ser, estar e haver. Quando estiver lendo, procure o significado, identifique a pessoa e regência.

  1. Temas

O Enem e as demais provas de vestibular hoje em dia priorizam a atualidade das questões. Portanto, não adianta fugir: você precisa estar antenado no que está acontecendo no mundo latino-americano e nas relações entre os países falantes de espanhol e o Brasil. Leia diariamente jornais, revistas e redes sociais. Se possível já em espanhol. Esse é um dos principais segredos para arrasar em qualquer prova desse gênero!

  1. Mergulhe na cultura espanhola

Aqui chegamos na parte prazeirosa dos estudos! Use e abuse de todos os recursos que façam você mergulhar de cabeça na cultura e nos costumes dos povos hispânicos. Ouça seu artista preferido, assista a filmes em versão original, comece a trocar e-mails ou converse mais vezes pelo Skype com aquele seu antigo amigo espanhol… Tudo é válido! O importante é aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Você também pode pensar em começar a fazer aulas particulares de espanhol, que tal? Uma boa dica e que certamente vai fazer diferença no dia D!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar