Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Apoio escolar para alunos do ensino médio

De Glicia, publicado dia 29/12/2017 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > Como dar aulas particulares para futuros vestibulandos?

Dar aulas particulares aos alunos (crianças) do ensino médio poder ser complicado, pois com os vestibulares e o ENEM se aproximando, os estudantes são muitas vezes submetidos a uma boa dose de estresse.

Tendo que conciliar as responsabilidades da escola com as atividades extra-curriculares, alguns alunos abandonam por completo as revisões, o que resulta numa queda das notas e, consequentemente, num aumento do desinteresse pela escola. Esse problema pode ser evitado graças às aulas de reforço a domicílio.

Com uma pedagogia adaptada às principais dificuldades do aluno, o objetivo do professor é colocar o estudante de volta nos trilhos e ajuda-lo a se preparar para os vestibulares, único caminho possível para quem deseja integrar uma boa universidade pública.

Aqui estão nossa dicas para se tornar professor particular para estudantes do ensino médio.

Ajudar os estudantes a escolherem uma área do conhecimento

Os 3 anos de ensino médio são fundamentais na vida estudantil dos jovens alunos. Além de se adaptar a nova rotina de aulas e aos novos conteúdos, o aluno terá que escolher em qual área do conhecimento desejará continuar seus estudos acadêmicos.

A escolha do curso certo nem sempre é fácil! O professor particular pode orientar o aluno nessa decisão importante.

Área de humanas, exatas ou biológicas, muitas vezes os alunos hesitam sobre qual delas escolher. Essa é sem sombra de dúvidas uma escolha difícil, pois ela definirá o tipo de profissão que o estudante poderá exercer futuramente. São poucos os que sabem qual área seguir no ensino superior (aulas particulares) desde o primeiro ano. A maioria chega no último ano de ensino médio sem ter decidido ainda qual vestibular prestar.

Através dos conteúdos trabalhados em sala de aula, o aluno pode ter uma idéia dos  assuntos que serão abordados na faculdade dependendo da área escolhida. O professor particular será de grande ajuda ao aluno, uma vez que ele poderá avaliar suas habilidades e descobrir qual área é mais apropriada para ele.

Durante as aulas a domicílio, não hesite em fazer as seguintes pergunta ao aluno:

  • Quais suas matérias preferidas?
  • Ele tem mais habilidades em português ou matemática?
  • Como ele se vê no futuro?
  • Até onde ele pretende ir nos estudos superiores (graduação, mestrado, doutorado…)?
  • Ele tem preferência pelas aulas qui estimulam a criatividade ou por aquelas que demandam mais esforço intelectual?

Fale com ele sobre seus projetos futuros para tentar descobrir que tipo de trabalho ele gostaria de fazer futuramente.

Há também os testes vocacionais que você poderá propor durante as aulas particulares (para ensino fundamental) de reforço, para tentar determinar que tipo de formação seria mais adaptada ao aluno.

Procure saber como é seu desempenho em sala e conhecer suas notas. Quais são as matérias em que ele se destaca? Ao fazer uma avaliação precisa de seus gostos, aspirações e habilidades, será mais fácil orientar seu aluno para um curso adequado às suas capacidades intelectuais.

Aulas particulares para a prova de português do ENEM ou vestibular

Independente da área escolhida pelo aluno (humanas, exatas ou biológicas), ele terá que fazer as provas de português do ENEM e dos vestibulares.

Usando uma metodologia adaptada, o professor particular poderá ajudar o aluno com os conteúdos de português aprendidos em sala de aula, a fim de aprofundar os conhecimentos e de prepara-lo para os exames importantes.

Português costuma ser uma das matérias mais difíceis para os alunos do ensino médio.

Você primeiro terá que retomar os aspectos básicos da língua portuguesa (gramática, ortografia, conjugação de verbos, etc.). Outro ponto importante a ser abordado nessas aulas é a redação, pois um texto cheio de erros com certeza perderá muitos pontos no vestibular e no ENEM.

Durante a prova de redação o aluno terá por volta de 1h (um hora) para escrever seu texto, corrigi-lo e passa-lo a limpo na folha de respostas.

Aqui estão alguns aspectos que você poderá abordar em suas aulas para garantir o bom desempenho do seu aluno:

  • Estudo do texto: conhecimento dos principais gêneros textuais, composição e produção escrita;
  • Estudo dos  aspectos linguísticos em diferentes gêneros textuais: articulação entre idéias e proposições, recursos expressivos da língua portuguesa;
  • Estudo do texto argumentativo: os tipos de argumentação, função sociocomunicativa, exposição de pontos de vista;
  • Aspectos linguísticos da língua portuguesa: norma culta, variação linguística, tempos e modos verbais, grau de formalidade, conectivos lógicos, regras ortográficas, etc.

Dentre os conteúdos citados acima, algumas matérias são mais recorrentes do que outras nos vestibulares. Para ter certeza que seu aluno chegará no dia da prova pronto para responder todas as questões, não deixe de revisar com ele:

  • Interpretação de texto;
  • Figuras de linguagem;
  • Ambiguidade;
  • Síntese e resumo;
  • Denotação e conotação;
  • Gêneros textuais;
  • Funções da linguagem;
  • Norma culta e popular, variação linguística.

Durante as aulas particulares (para idosos!) você poderá trazer alguns simulados do ENEM e dos vestibulares mais importantes. Outra dica é usar as provas dos anos anteriores para preparar exercícios que deem ao aluno uma idéia de como são as provas e de como ele pode aplicar os conteúdos aprendidos na hora de responder as questões.

Ainda durante as aulas, prepare fichas de revisão junto com o estudante. As fichas de revisão são de grande ajuda para memorizar as informações importantes. Ajude-o também a entender como administrar seu tempo na hora de responder as questões da prova e de escrever a redação, pois é importante que ele consiga finalizar toda a prova no dia do exame.

Aulas particulares para o vestibular de exatas e biológicas

Se a primeira fase dos vestibulares é igual para todo mundo, a segunda fase é constituída de provas específicas a área do conhecimento escolhida pelo candidato. Dependendo do curso escolhido, o candidato precisa responder questões tanto da área de exatas, como da área de biológicas. É o caso para os cursos de medicina, química, biotecnologia, engenharia ambiental, entre outros.

O professor particular que escolher trabalhar com alunos que vão prestar esses vestibulares precisa ter conhecimentos nas seguintes matérias:

Em alguns casos o aluno pode também precisar ter conhecimentos em linguagens de informática. Como você com certeza pôde perceber, é necessário ser polivalente e dominar diversos assuntos para garantir aulas de qualidade e para responder às necessidades dos estudantes.

Essas disciplinas citadas acima representam um coeficiente importante no cálculo da nota final do vestibular. Consideradas elitistas por alguns, as áreas de exatas e biológicas requerem muito envolvimento  da parte do aluno e exigem dedicação continua às revisões.

Matemática só se aprende resolvendo exercícios com frequência.

O professor terá que desenvolver uma boa metodologia para que as aulas sejam produtivas e interessantes. Um cronograma bem organizado e o monitoramento constante das revisões do aluno durante as aulas permitirão abordar todos as disciplinas importantes para o vestibular.

Os corretores apreciarão a clareza do raciocínio do aluno durante os exercícios. Ao ajudar com a lição de casa, peça ao estudante que use um rascunho para poder entregar sua resposta final em uma folha sem rasuras e escrita de forma clara.

Por fim, o professor deve explicar ao aluno que ele precisa ficar atento ao tempo. Antes de passar os resultados para a folha de respostas, é necessário que ele os leia antes. Caso haja algum erro ele deverá refazer seus cálculos, para só então passar tudo a limpo.

Aulas particulares para o vestibular de humanas

O vestibular dos cursos de humanas dão ênfase às seguintes matérias:

  • Língua portuguesa;
  • Literatura;
  • História;
  • Geografia;
  • Comunicação;
  • Artes;
  • ….

Como podemos perceber, se trata de uma área do conhecimento muito mais ampla, que engloba diversos conhecimentos e competências. Apesar de ser considerado como um vestibular “mais fácil”, o vestibular dos cursos de humanas requer um alto nível intelectual do aluno e um ótimo senso crítico e analítico.

Às  vezes visto como sendo extremamente subjetivo, o vestibular de humanas exige uma preparação tão rigorosa quanto o de exatas. O papel do professor é de garantir que o aluno será capaz de ler a prova e dar respostas bem formuladas e concisas, numa linguagem clara e que respeite a norma culta da língua.

As principais competências para o vestibular de humanas são senso crítico e capacidade de análise e síntese.

Tente mostrar ao aluno que ele pode, e deve, usar seu raciocínio lógico para interpretar e responder as questões usando argumentos sólidos para embasar seu ponto de vista. Durante as aulas, coloque o aluno a vontade e mostre para ele que tudo que ele precisa para fazer a prova com sucesso é usar suas capacidades intelectuais. É importante também ressaltar que é inútil estudar até a exaustão. Nosso cérebro precisa de descanso e boas horas de sono para assimilar todas as informações que recebe e para construir a memória de longo prazo.

As revisões para o vestibular dos cursos de humanas não serão muito diferentes das revisões para a prova de português. Tópicos como interpretação de texto, gêneros textuais, literatura e norma culta deverão ser abordados, juntamente com as demais disciplinas: história, geografia, artes, entre outras que podem variar de acordo com a escolha do curso no Brasil.

Com todos estes conselhos que acabamos de citar e com um bom cronograma de estudos, seu aluno obterá excelentes resultados em sala de aula e nos vestibulares. O monitoramento frequente do seu desempenho na escola também é essencial para saber como preparar aulas pertinentes e garantir um ano escolar cheio de boas notas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar