Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Acompanhamento e apoio escolar por webcam

De Glicia, publicado dia 16/01/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Como acompanhar um aluno à distância?

Diferentemente do que se possa pensar, a educação à distância não é assim tão diferente da educação tradicional.

Além dos muito benefícios oferecidos por esta modalidade de aulas (economia de custos com transporte, ganho de tempo, horários flexíveis, etc.), é possível garantir a progressão do aluno através de um acompanhamento escolar frequente. Quer seja para ajudar o estudante nas revisões ou para completar as lacunas no aprendizado em sala de aula, o papel do professor será o de estar a escuta e de propor soluções para melhorar o desempenho do aluno.

Continue lendo nosso artigo e saiba como assegurar que seu aluno tenha bons resultados através de um acompanhamento à distância.

Quer saber como se tornar professor particular à distância?

Acompanhamento escolar por webcam: a escolha do equipamento adequado

Para trabalhar corretamente você precisará dispor de um material adequado e de qualidade!

Alguns professores negligenciam a importância do equipamento, o que é um grave erro. Para dar suas aulas e permitir que seus alunos compreendam o conteúdo e progridam eficazmente, você depende das ferramentas que terá à disposição. Você pode preparar a melhor aula do mundo, se seu equipamento não estiver a altura, dificilmente você conseguirá transmitir seus conhecimentos da forma que gostaria.

Leia também este artigo e saiba como dar aulas por webcam

A escolha do equipamento é um dos aspectos mais importantes. Hoje em dia é possível comprar um bom equipamento por um preço razoavelmente baixo.

Para se comunicar bem com o aluno e transmitir o seu conhecimento de forma eficaz, ambas as partes devem fazer um esforço para usar os recursos certos. Com o equipamento correto, as aulas serão mais claras, a comunicação será eficaz e você não precisará gritar para que o aluno possa escutar o que você está dizendo.

Você está preocupado com os gastos que terá com a compra de um bom equipamento? Não se desespere! Hoje em dia é possível comprar um material correto por um preço relativamente acessível. Os itens indispensáveis para você começar a dar aulas online são:

  • Webcam: a maioria dos computadores já possuem uma câmera, mas geralmente a qualidade não é das melhores. O ideal é comprar uma boa webcam que te dará uma imagem mais nítida. Dessa forma o aluno conseguirá te ver melhor e caso você precise mostrar algum documento, será mais fácil de visualiza-lo;
  • Microfone: o aluno precisa ver o professor de forma clara, mas ouvi-lo também é de extrema importância. Os microfones integrados aos computadores e câmeras não possuem boa qualidade de audio. Invista em um microfone externo, que te dará um audio nítido e sem interferências.

Quando você preparar seu anúncio de aulas à distância não esqueça de mencionar algumas características do equipamento que você usa. Esta informação pode ser uma vantagem a seu favor quando o aluno for escolher um professor.

Prepare sua aula de apoio escolar usando ferramentas online

A maior vantagem da Internet e das novas tecnologias é que existem, hoje em dia, inúmeros recursos gratuitos e acessíveis para todo mundo. Você pode preparar sua aula sem sair de casa, usando apenas seu computador. Para isso, tudo que você precisa é estar conectado à Internet. Diferentes sites e plataformas oferecem informações, idéias de como preparar uma aula dinâmica, exercícios variados em todas as disciplinas, etc.

As ferramentas online podem te ajudar a deixar suas aulas mais interessantes. A Internet é uma ferramenta educacional incrível! Use-a a seu favor.

O acompanhamento escolar personalizado deve oferecer um conteúdo diversificado do que é normalmente trabalhado na sala de aula. O objetivo do professor é de ajudar o aluno a aperfeiçoar seus conhecimentos e dominar o assunto estudado a fim de melhorar seus resultados e notas. Com uma aula bem preparada e com os recursos adequados, você poderá aumentar o interesse do aluno pelos estudos e obter, dessa forma, um excelente resultado.

Para aperfeiçoar seus métodos e e sua pedagogia, busque novos recursos e ferramentas para adquirir novos conhecimentos:

  • Plataformas de aperfeiçoamento online para professores: são sites que oferecem formações curtas e colocam à disposição informações úteis que poderão te ajudar a melhorar a qualidade de suas aulas. A FGV (Fundação Getúlio Vargas) tem um portal especialmente voltado para a atualização profissional de professores;
  • Videoaulas da matéria ensinada: independente da disciplina que você ensina, com certeza você encontrará algum site que ofereça videoaulas gratuitas em disciplinas específicas. Esta pode ser uma ferramenta interessante para você compartilhar com seu aluno, pois permitirá que ele continue praticando mesmo fora das aulas;
  • Aplicativos: seja no smartphone ou no computador, é possível baixar aplicativos totalmente gratuitos, voltados para a educação. Esses aplicativos podem te ajudar a preparar suas aulas e a elaborar exercícios adaptados ao seu aluno.

Com a ajuda dessas ferramentas você será capaz de garantir o desenvolvimento dos seus alunos, oferecendo um apoio escolar de qualidade.

Mantenha um contato frequente com seus alunos

Para assegurar que o aluno terá todo o apoio necessário e garantir seu bom desempenho na escola e nos exames importantes (ENEM, vestibular, etc.), é necessário manter um contato frequente. Estar à disposição do aluno em caso de dúvidas faz parte do trabalho de professor particular.

Enquanto professor, seu objetivo principal é que o aluno não esqueça o conteúdo que ele aprendeu nas suas aulas. Em primeiro lugar, ele deve ser incentivado a revisar mesmo durante as férias escolares e aos fins de semana, se possível. Se ele conservar um ritmo constante de revisões e exercícios, ele estará preparado para as provas e para os vestibulares no final do ano escolar.

Para proporcionar um acompanhamento contínuo, tire vantagem das ferramentas online à disposição:

  • Use um programa de compartilhamento de documentos, como Dropbox ou Google Drive, por exemplo. Assim você poderá compartilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos de forma rápida e segura;
  • Os aplicativos de mensagem instantânea (WhatsApp, Facebook Messenger, entre outros) são excelentes para manter o contato e tirar dúvidas de forma rápida;
  • Outra forma de se manter em contato é por e-mail. Esta é uma forma prática de responder de maneira mais elaborada às questões que o aluno possa ter, além de também permitir o compartilhamento de documentos e exercícios.

Graças à Internet você pode estar sempre a escuta dos seus alunos. As novas tecnologias permitem que você seja um professor presente e à escuta, mesmo ensinando à distância.

A comunicação por mensagens instantâneas é o mais eficaz para tirar dúvidas mais simples e para resolver questões práticas como, mudança de horário ou anulação de aulas, por exemplo.

Os programas como Dropbox e Google Drive serão muito úteis também para corrigir os exercícios, uma vez que os documentos compartilhados podem ser modificados facilmente.

De qualquer forma, os programas e ferramentas online facilitarão seu trabalho de professor, tanto na hora de preparar suas aulas, como para garantir um acompanhamento de qualidade para o aluno.

Dedique um tempo da aula às revisões e correções de exercícios

A cada aula, reserve alguns minutos para corrigir os exercícios junto com o aluno e aproveite este momento para tirar dúvidas. O ideal é fazer isso no começo, antes de começar a explicar o conteúdo novo.

Reveja com o aluno quais foram as maiores dificuldades que ele encontrou:

  • Quais aspectos do exercício ele não entendeu?
  • Existem conceitos que ele não consegue assimilar?
  • Quais assuntos da disciplina ele mais gosta e tem mais facilidade?
  • Existem conceitos que foram trabalhados em sala de aula e que ele não entendeu?
  • Quais exercícios preferidos dele?

Reveja com ele todos os erros cometidos e peça para ele tentar descobrir onde errou e porque. Isso o ajudará a fazer uma autoavaliação e entender como trabalhar para não cometer os mesmos erros novamente. Um dos objetivos da sua aula deve ser sempre mostrar ao aluno a importância daquela disciplina, não apenas para o bom desemprenho em sala de aula, mas também para sua futura vida acadêmica e profissional.

Quando o aluno entende a razão pela qual ele deve assimilar um determinado conceito, automaticamente ele se sente mais motivado em aprofundar seus conhecimentos. A melhora no desempenho escolar será nítida tanto para os outros professores, quanto para o próprio aluno que, desta maneira, se sentirá cada vez mais encorajado a se dedicar aos estudos.

Aja com seriedade e esteja sempre à escuta de seus alunos. Estudantes, pais e professores perceberão a melhora nos resultados, o que te permitirá construir uma reputação sólida. Seja qual for sua especialidade, um trabalho bem feito, que respeite o tempo de aprendizado do aluno a fim de garantir seu sucesso escolar fará de você um professor particular bem sucedido!

Seja um professor presente

Como se manter pedagogo e à escuta de seus estudantes na era digital? Para algumas pessoas, a idéia de dar ou receber aulas à distância pode parecer um pouco estranha, pois diferentemente dos cursos e aulas presenciais, as aulas por webcam passam uma idéia de distanciamento.

Ajudar o aluno a se tornar mais confiante também faz parte do trabalho do professor. Quando o estudante se sente confiante, consequentemente seus resultados melhoram, assim como sua relação com a escola e com os professores.

Por isso é importante estabelecer meios de comunicação que possibilitem, e facilitem, o contato entre o professor e seus alunos. Como nós citamos anteriormente, hoje em dia há uma infinidade de alternativas que permitem ao professor estar sempre à escuta do estudante mesmo fora das aulas.

O objetivo principal de manter uma comunicação frequente é assegurar que o aluno está assimilando corretamente os conteúdos trabalhados durante as aulas de reforço. Conhecendo bem as dificuldades, assim como os pontos fortes do aluno, o professor pode desempenhar um papel de conselheiro pedagógico, a fim de orienta-lo na escolha da formação acadêmica mais adaptada ao perfil dele. Para tanto, é obviamente necessário conhecer as aspirações acadêmicas e profissionais do estudante.

Caso o aluno tenha muitas dificuldades e conflitos na escola e demonstre o desejo de largar os estudos, tente dissuadi-lo mostrando que ele tem muitas competências e um grande potencial que precisa ser desenvolvido.

O ensino à distância é também uma forma de distinguir a educação tradicional da educação dispensada por professores particulares, o que pode ser um ponto positivo em algumas situações. Alunos que têm conflitos na escola costumam desprezar o método tradicional de ensino. A figura do professor particular, que não está ligada a nenhuma instituição, é aceita com mais facilidade por esses estudantes.

Conheça as vantagens de dar aulas online!

Por isso, criar um laço de confiança com o aluno evita que ele te veja como uma figura autoritária e, dessa forma, se sinta mais confiante e seguro para falar de suas dificuldades. Mas, atenção! Estabelecer um vínculo de intimidade com o aluno é importante para ajuda-lo a progredir, no entanto, fique atento para que essa relação permaneça o mais profissional possível.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar