Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de língua portuguesa na capital gaúcha

De Joseane, publicado dia 26/04/2019 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Aprender Português em Porto Alegre

Porto Alegre ou POA como é ocasionalmente referida, é a capital do estado mais meridional do país, o Rio Grande do Sul. Considerada uma cidade agradável para se viver, essa capital se destaca por sua beleza e clima mais ameno, fato que atrai uma grande quantidade de turistas nacionais e estrangeiros, muitos interessados em trabalhar, fazer negócios, estudar ou mesmo se instalar definitivamente!

Com uma população de quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre não para de crescer. Todos os anos a cidade recebe centenas de novos habitantes. Os estudantes estrangeiros parecem preferir Porto Alegre entre outras capitais brasileiras! Mas qual seria a razão para tal?

A capital do estado do Rio Grande do Sul apresenta um clima subtropical úmido, com as quatro estações do ano, primavera, verão, outono e inverno, bem acentuadas. Essa característica típica de países europeus facilita a adaptação dos estrangeiros que não cada vez mais numerosos na capital gaúcha.

Além disso, a cidade é conhecida por sua multiculturalidade. Tendo acolhido imigrantes de todo o mundo, apresenta variadas etnias, religiões e culturas, e, claro, uma população bastante diversificada. Cultura e diversão não faltam na cidade de Porto Alegre!

Com isso, o ensino de português língua estrangeira em Porto Alegre se tornou bastante difundido. O estrangeiro que escolher Porto Alegre para aprender português, não terá dificuldades para aprender o português do Brasil com sotaque gaúcho.

Nesse artigo, o Superprof seleciona algumas das escolas de referência no ensino de PLE em Porto Alegre.

Aprender português sem gastar muito

Sabemos que nem sempre é possível fazer um investimento financeiro para aprender uma língua estrangeira, sobretudo quando se é estudante.

Aulas de PLE no Rio Grande do Sul Sim, dá para aprender português gastando pouco ou nada!

Veja aqui onde ter aulas de PLE em São Paulo.

Em Porto Alegre ou em qualquer lugar do Brasil, você terá que investir algum dinheiro para aprender português para estrangeiro em um curso de idiomas ou com um professor particular.

No entanto, é possível aprender as primeiras lições de português de forma totalmente gratuita, se você souber como estudar por sua conta, utilizando a internet.

Aprender português para estrangeiro na internet é mais comum do que se pensa. Alguns estrangeiros o fazem antes mesmo de aterrissar no Brasil. Saber o básico de português te ajudará a economizar uma grana com curso pelo menos nos seus primeiros meses no Brasil.

Quer aprender a se virar em português e não sabe por onde começar? Veja aqui algumas das lições básicas de português para estrangeiros, facilmente encontradas na internet!

Quem sou eu? (Who am I?)

 Apresentaçao pessoal (Introducing yourself)

– Olá! Meu nome é Joao dos Santos. Eu sou brasileiro , solteiro, tenho 25 anos e sou estudante.

– Oi! Meu nome é Maria de Oliveira . Eu  sou  tambem sou brasileira, tenho 33 anos e sou dentista.

– Quem é você? ( who are you?)

Saudaçoes (greetings!)

 Olá! Oi! E aí?

Tudo bem? Tudo bom? Como vai? (Muito) Prazer!

Bom dia! Boa Tarde! Boa Noite!

Até mais (tarde)! Até amanhã! Até logo! Bom fim de semana!

Tchau!

Tô indo! Fui!

Hello, what´s your name? – Olá, qual é o seu nome?

Nice to meet you! – Prazer em conhecê-lo(a)

Nice to meet you too! – Prazer em conhecê-lo(a) também

My pleasure! – O prazer é meu

Essas e outras lições estão disponíveis online para os estrangeiros que desejam aprender o português mas, também,  para os professores de português que pretendem dinamizar as suas aulas de português língua estrangeira.

Descubra aqui as melhores escolas de PLE no Rio de Janeiro.

Onde aprender português para estrangeiros em Porto Alegre

Em Porto Alegre você pode escolher ter aulas de português dentro de uma instituição de ensino superior. Essa opção é uma das mais vantajosas, sobretudo se você é estudante ou deseja fazer um curso superior no Brasil.

Aprender português no Brasil Aprenda a falar português de forma rápida e eficaz

Aprenda português para estrangeiro em Belo Horizonte, saiba maios neste link.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul  – UFRGS

Aprender português em uma instituição pública de ensino tem as suas vantagens. Aqui você encontra modalidades diversificadas de ensino: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação. Estando na universidade pública você vai compreender como funciona o sistema de ensino brasileiro, experiência útil caso você deseje obter um diploma no Brasil.

O Programa Português para Estrangeiros (PPE) da UFRGS recebe de 250 a 300 alunos de mais de 45 países por semestre. O programa atende estudantes com diferentes idades e propósitos como aperfeiçoar a língua portuguesa, desenvolver pesquisa e estudos universitários no Brasil, fazer negócios com firmas brasileiras, entre outros.

O programa tem como objetivo promover e discutir o ensino e a pesquisa do Português como língua estrangeira, e visa os seguintes objetivos específicos:

  • Oferecer cursos presenciais e a distância de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Elaborar materiais didáticos de PLA, literatura e cultura brasileira;
  • Aplicar o exame Celpe-Bras;
  • Oferecer cursos de formação de professores de PLA, em níveis de extensão, graduação e pós-graduação;
  • Promover intercâmbio com universidades brasileiras e estrangeiras que atuam na área de PLA;
  • Desenvolver pesquisa na área de ensino e aprendizagem de PLA;
  • Contribuir para a internacionalização da UFRGS.

Os cursos estão divididos em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado. No nível básico os alunos desenvolvem as habilidades básicas de leitura, escrita e conversação. O nível intermediário corresponde ao estudo de estruturas complexas do português e no nível avançado, o aluno realiza o estudo de estruturas complexas do português em debates, leitura de textos de jornal e textos acadêmicos, como também a produção textual se concentra em usos de marcadores de opinião e diferentes sentidos das estruturas do português em discussões sobre temas da cultura e da sociedade brasileira.

O Instituto Camões

O Instituto Camões, entidade pública, é referência no ensino e difusão da língua e da cultura portuguesas no mundo, além de muitas outras iniciativas.

Aprenda PLE sem sair de casa O Instituto Camões oferece formações a distância de qualidade.

Quer ter aulas de português para estrangeiro em Salvador, saiba mais aqui?

A instituição assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, seja através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – seja através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

Para os estrangeiros interessados em estudar português assim como aprender mais sobre a cultura portuguesa e sua expansão no mundo, o Instituto Camões é o lugar certo. A entidade oferece uma vasta opção de cursos de português para estrangeiro visando a comunicação oral e escrita do idioma.

O estrangeiro pode optar pela modalidade de autoaprendizagem que permite o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas.

Há ainda a possibilidade de aprender português visando o mundo do trabalho, essa modalidade dirige-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional, dentre as quais:

  • Português de negócios;
  • Português Jurídico;
  • Português para Jornalismo;
  • Português para Hotelaria e Turismo;

Além desses, outras opções de curso são oferecidas pelo Instituto, para maiores informações consulte o site web da entidade!

Confira nossas dicas para aprender português para estrangeiro em Recife.

Escolas de idiomas oferecem curso de PLE em Porto Alegre

Embora não seja ainda tão comum no Brasil, já contamos com algumas escolas privadas de idiomas que oferecem aulas de português língua estrangeira. Algumas escolas, como as que mencionamos a seguir, dão exclusividade para o ensino de PLE. A presença de escolas como estas em Porto Alegre, prova que a cidade é realmente um berço de acolhimento ao estrangeiro que deseja aprender português no Brasil.

Onde ter aulas de portugues para estrangeiro? Aprenda português sem sair de casa

Viva Brasil

A Viva Brasil é uma escola voltada especificamente para o ensino de Português para estrangeiros. Tem como objetivo oferecer ao aluno recursos linguísticos e culturais necessários para a sua vivência no Brasil.

Na Viva Brasil as aulas são personalizadas para atender os objetivos específicos de cada aluno. O aluno pode estabelecer o tempo de duração de suas aulas e a sua carga horária, de acordo com seus propósitos e sua disponibilidade.

As aulas podem ter início em qualquer momento e os professores atendem tanto na escola, quanto na empresa ou mesmo na casa do aluno.Os cursos visam auxiliar o aluno a adquirir competência comunicativa, não somente por meio do estudo gramatical, mas também da criação de situações de comunicação reais em diversas circunstâncias da vida, as quais são indispensáveis à interação social.

Confira as opções de cursos existentes:

  • Cursos para níveis Básico, Intermediário e Avançado
  • Técnicas de Escrita
  • Leitura e Estudo do Texto
  • Técnicas de Conversação
  • Cultura do Brasil
  • Literatura Brasileira
  • Português Corporativo
  • Português para falantes de espanhol
  • Português para crianças e Português para adolescentes
  • Preparatório para o Celpe-Bras
  • Além de oficinas temáticas como música, gramática, escrita, conversação etc.

Bem Brasil

A Bem Brasil oferece desde 2009 um Programa de Imersão à Língua Portuguesa e à Cultura Brasileira, preparando os seus alunos para interagir em diferentes situações da vida cotidiana, acadêmica e coorporativa.

Além do Programa de Imersão, a Escola também oferece cursos de Português Básico, Intermediário e Avançado, Português para Falantes de Espanhol, Português para Japoneses, Chineses e Coreanos, Português para Crianças, Português para Expatriados, Português para Negócios e o curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras.

Você também pode aprender português para estrangeiro em Brasília, saiba mais clicando aqui.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar