Muitos estudiosos afirmam que aprender latim na adolescência corresponde a um excelente treinamento intelectual. Por isso, estudar latim facilita o processo de aprendizado em relação a qualquer outro assunto, principalmente sobre lógica, raciocínio, literatura e outras linguagens, como o espanhol, o francês, o italiano e o romeno.

Além disso, grandes frases e pensamentos foram criados a partir da língua latina. Isso porque grandes estudiosos e cientistas desenvolveram as suas teses e escreveram os seus livros em latim. Assim, conhecendo o latim, o aluno consegue estudar matérias de forma mais aprofundada por meio da leitura da obra original.

Por conta disso, diversos pais têm procurado motivar os seus filhos a estudar latim, seja na escola ou com um professor particular. Para saber mais sobre a importância de aprender a nossa língua materna, continue acompanhando o artigo, pois separamos as principais vantagens de estudar latim.

Por qual motivo estudar latim ?

estudar latim com livros
Estudar latim na adolescência ajuda o jovem a ter uma maior capacidade intelectual. Por isso, fazer cursos de latim, seja na escola ou com professor particular, pode ajudar bastante o aluno a ter mais conhecimento sobre diferentes matérias.

A língua latina possui uma grande importância para a história da humanidade, e por isso é muito importante estudar latim. Isso porque a maioria dos autores clássicos escreveram as suas obras em latim, como Júlio César, Terêncio, Cícero, Sêneca, São Tomás de Aquino, Nietzsche e Agostinho.

Até mesmo os cientistas mais modernos fizeram as suas descobertas e transmitiram o seu conhecimento por meio do latim, como Descartes, Isaac Newton, Francis Bacon, Thomas Morus e Copérnico. Por isso, as maiores obras da humanidade foram escritas em latim, tornando essa língua uma das principais do mundo do conhecimento contemporâneo.

A língua latina é uma excelente fonte de conhecimento!

O latim é considerado uma das maiores bases de conhecimento do mundo, pois as principais disciplinas, como o direito, a teologia, a história, as ciências biológicas e a física foram desenvolvidas por meio dessa língua. Assim, quem possui conhecimento em latim, acaba tendo acesso às maiores obras originais contemporâneas.

Por conta disso, as pessoas que não têm conhecimento básico de latim, não possuem bagagem para se aprofundar nesses assuntos já que é fundamental aprender latim para compreender a obra original. Assim, aprendendo latim é possível fazer pesquisas e ter um conhecimento mais profundo.

O latim é considerado a língua mãe de diversos idiomas!

Outro excelente motivo para aprender latim é que dessa língua derivam diversos outros idiomas, como o espanhol, o francês, o romeno, o italiano e o português. Dessa forma é possível afirmar que a língua do nosso país é descendente do latim.

Além disso, estudiosos afirmam que estudar latim ajuda no desenvolvimento intelectual do indivíduo já que esse idioma proporciona uma maior concentração e rapidez de pensamentos, deixando-os mais organizados e disciplinando melhor a mente. (latim curso)

Grandes obras foram criadas na língua latina!

Vale ressaltar que o conhecido cântico gregoriano e a liturgia do rito latino foram escritos na língua latina, em sua obra original. Por isso, esses são outros grandes motivos para aprender latim e se tornar um maior conhecedor das grandes obras desenvolvidas pelo homem.

Por fim, aprender latim é importante para os estudantes de direito, visto que os fundamentos e princípios da legislação brasileira se embasam no direito romano. O latim também é importante para os católicos que desejam se aprofundar na sua religião, estudando as fontes teológicas, os documentos pontifícios e os escritos patrísticos, pois todas essas obras foram escritas a partir do latim.

Posso aprender latim na escola ?

É possível aprender latim na escola já que alguns colégios do Brasil oferecem aulas de língua latina. Porém, nem todas as escolas disponibilizam esse curso, e por isso muitos jovens decidem aprender latim sozinho ou através de aulas online.

A maioria das escolas do Brasil não oferece aulas de latim porque essa é considerada uma língua morta já que nenhum outro país utiliza a língua latina como oficial. Porém, o latim deu origem a diversos outros idiomas que se encontram presentes no nosso dia a dia, como o italiano, o francês, o espanhol e o português.

Vale ressaltar que as escolas do Brasil deveriam disponibilizar aulas de latim porque a maioria do conhecimento contemporâneo foi gerado através do latim já que a maior parte dos estudiosos e cientistas tinham maior conhecimento sobre essa língua.

Isso iria facilitar o processo de aprendizado dos alunos, principalmente a respeito do raciocínio e dos conhecimentos sobre literatura, por exemplo. Inclusive, estudos indicam que escolas que oferecem aulas de latim, obtêm melhores resultados em relação ao desempenho escolar dos seus alunos.

O que eu posso ganhar estudando latim com um professor particular ?

estudando latim com professor particular
Estudar latim com um professor particular pode gerar diversos benefícios para o aluno. Isso porque as aulas de latim particulares são direcionadas para uma única pessoa, de modo que ela obtenha toda a atenção necessária para aprender a nova língua.

É possível aprender de forma eficiente, estudando latim com um professor particular. Isso porque esse tipo de aula é direcionada somente para um aluno, e ele se torna o centro das atenções do professor. Assim, o indivíduo consegue absorver o máximo de informações conforme o tempo necessário para aprender, e ainda por cima pode tirar diversas dúvidas.

As aulas de latim com professor particular são indicadas para quem não possui muito conhecimento sobre o assunto e deseja se aprofundar na língua latina, seja por conta de necessidades profissionais ou até mesmo por hobby. Vale ressaltar que muitas pessoas desejam aprender latim por hobby já que essa língua desenvolve diversos outras áreas do cérebro, ajudando o indivíduo a ter um raciocínio mais rápido.

Por isso, muitas pessoas afirmam que ter aulas de latim com professor particular é a melhor forma para aprender a língua. Essas aulas com professores particulares podem ser feitas online ou presencialmente, pois existem diversos cursos de latim na internet que podem ajudar o aluno a aprender latim rapidamente.

Além disso, o indivíduo pode fazer um estudo autodidata, lendo livros e aprendendo latim sozinho. Essa é uma boa opção para quem não possui muitos recursos para aprender latim e deseja saber mais sobre essa maravilhosa língua mãe que gerou tantos outros idiomas.

Concluindo: vale a pena aprender latim na adolescência ?

aprender latim na adolescência
Vale muito a pena aprender latim na adolescência. Para aprender essa língua, é necessário se matricular em cursos de latim. É possível assistir aulas sobre a língua em cursos online ou presenciais. Basta se matricular para compreender melhor a nossa língua materna!

Aprender latim na adolescência é importante para desenvolver a capacidade de aprendizado do jovem, de modo a deixar os seus pensamentos mais ordenados e sistemáticos. Isso ocorre principalmente porque o idioma latino tem como principais características a organização da sintaxe e a coordenação da desinência através de um amplo conjunto de normas e regras. A seguir há uma lista com todas as vantagens proporcionadas por estudar latim na adolescência:

  • Através do estudo do latim, o estudante tem facilidade em aprender qualquer outra língua, como inglês, francês, italiano, espanhol e português;
  • Todos que aprendem latim possuem mais facilidade no processo de aprendizado e na organização de pensamentos;
  • As pessoas que estudam latim possuem mais facilidade nos estudos relacionados à lógica e ao raciocínio;
  • Os indivíduos que aprendem latim conseguem ter maior conhecimento sobre a tradição ocidental, com ênfase nas raízes da cultura cristã, grega e romana;
  • Por meio do estudo do latim, os alunos podem conhecer mais sobre direito (principalmente a respeito da unidade do Estado), estudo da civilização, literatura na língua latina e história cristã;
  • O aluno que estuda latim consegue prestar mais atenção aos detalhes já que o idioma é sistemático, o que exige bastante precisão por parte do estudante.

Assim, podemos afirmar que estudar latim na adolescência não é um luxo dos eruditos, mas sim um método eficiente de ter maior conhecimento sobre diferentes áreas, como lógica, direito, teologia, literatura e diversos outros setores. Isso porque os maiores estudiosos e cientistas do período contemporâneo escreverem as suas teses e conhecimentos na língua latina.

Sem falar que, o latim é a matriz da identidade do povo brasileiro e de diversos outros povos. Dessa forma, a cultura greco-romana e o conhecimento do latim é fundamental para entender mais sobre os nossos antecedentes e aquilo que somos, principalmente acerca das nossas origens e costumes.

A partir de todas essas informações, podemos concluir que a língua latina - ou melhor, a nossa língua mãe - enriquece o vocabulário, desenvolve a capacidade de raciocínio e análise e expande o nosso conhecimento sobre diferentes áreas.

Diversos lugares do mundo já reconheceram a importância de aprender latim, como a Finlândia e a Alemanha. Por isso, as escolas desses países disponibilizam aulas de latim para crianças e jovens, apresentando as principais obras que foram escritas nessa língua. Porém, é necessário que diversos outros lugares do mundo tenham conhecimento sobre o valor do latim para a formação do adolescente, principalmente a respeito do seu desenvolvimento intelectual.

Se você deseja aprender latim, se matricule em cursos e comece a ler obras escritas a partir dessa língua. Assim é possível se tornar um expert no idioma!

Precisando de um professor de Latim ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.