Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Lugares para estudar o idioma de Camões em São Paulo

De Glicia, publicado dia 29/12/2017 Blog > Apoio Escolar > Português > Onde aprender português em SP?

No mundo globalizado em que vivemos, todos sabemos da importância em aprender línguas estrangeiras. Língua usada nas comunicações e acordos internacionais, o inglês é o idioma mais estudado e a procura por cursos só aumenta.

É de conhecimento de todos que aprender outras línguas, seja inglês, francês ou espanhol, é importante para nossa vida profissional e pessoal, pois através da aquisição de um novo idioma conhecemos também a cultura de um país, e esta é uma experiência muito enriquecedora.

Diante disto, às vezes esquecemos que o idioma que devemos dominar melhor é o nosso! A forma como nos expressamos através da comunicação oral e escrita diz muito sobre nós, por isso devemos dar uma atenção especial ao uso correto da nossa língua mãe.

Então, se você é um falante nativo do idioma de Camões ou se você quer aprende-lo como língua estrangeira, aqui estão algumas dicas para estudar em São Paulo.

Saiba também onde estudar português nas grandes capitais brasileiras.

Porque falar português?

Aprender português não apenas enriquece seus conhecimentos do ponto de vista cultural e intelectual, mas também abre inúmeras possibilidades profissionais, além de te dar a possibilidade de conhecer a história e a cultura de um país cheio de identidade e multiculturalismo como o Brasil.

O Brasil tem acordos econômicos com diversos países. Aprender português pode abrir novas possibilidades profissionais.

Nova potência econômica emergente, o Brasil com seus 192 milhões de habitantes é um dos líderes em parcerias para intercâmbios econômicos e culturais com diversos países. A procura pelo aprendizado da língua portuguesa tem aumentado a cada dia por parte de profissionais e estudantes.

Vantagens de aprender português:

Achar um bom emprego

Dominar o uso correto do português (saber se expressar de forma oral e escrita, conhecer as regras gramaticais, saber conjugar corretamente todos os verbos, conhecer as variações linguísticas) te dará uma vantagem considerável no mercado de trabalho nacional e internacional.

Há hoje em dia um grande número de setores (automotivo, agroalimentar, aeronáutico, combustível, transporte, entre outros) que exigem de seus funcionários o uso correto do português. Se você é estrangeiro, saiba que falar português é indispensável para conseguir um emprego no Brasil.

A demanda pelo português tem aumentado nos últimos anos e muitos países tem relações diplomáticas com o Brasil, o que aumenta as possibilidades de inserção profissional em empresas multinacionais.

Conhecer uma nova cultura

O português é hoje reconhecido pelo seu legado cultural e histórico. Dito isto, saber falar bem português te permitirá ter acesso às riquíssimas obras da literatura portuguesa e brasileira. O português, em particular o português do Brasil, é uma língua cheia de nuances, rica em recursos linguísticos que só podem ser compreendidos por um falante nativo ou por um estrangeiro fluente no idioma.

Grandes nomes da literatura brasileira são conhecidos pela destreza com a qual manuseavam a língua portuguesa. Dentre eles Machado de Assis, poeta e romancista brasileiro que escreveu grandes obras como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. O autor foi o primeiro a romper com a narração dita linear, comum em obras de autores proeminentes da época. Para perceber todas a nuances de suas obras, é necessário um nível avançado em português, pois uma das características de suas obras é o uso constante da ironia para descrever a sociedade e os problemas de sua época.

Enquanto falante nativo, tenha em mente que não se trata somente de nossa língua, mas também de um traço da nossa identidade enquanto brasileiros. A língua portuguesa carrega em cada uma das palavras que a compõem um aspecto da nossa cultura e da nossa forma de ver o mundo.

Estudar português em São Paulo

As aula de portugues que temos na escola nos ensina os fundamentos básicos da língua e são muito importantes para o nosso desenvolvimento escolar. No entanto, se você acha que ainda há muito a aprender e gostaria de aprofundar seus conhecimentos sobre o idioma de Camões e sua cultura, não hesite em se inscrever em um curso ou mesmo recorrer aos serviços de um professor particular.

São Paulo é a maior cidade do Brasil em termos de densidade demográfica. É também uma cidade cosmopolita, rica em culturas e sotaques.

Aprenda português na universidade

Se você é um estudante estrangeiro, saiba que algumas universidades  oferecem cursos de imersão linguística que podem te ajudar a entrar em contato com o idioma e com a cultura brasileira. Além do mais, São Paulo é uma cidade cosmopolita, cheia de diversidade cultural, ideal para quem busca ter um primeiro contato com o português.

Outra forma de aprender português na universidade é por meio dos tandens. Os tandens são grupos de pessoas (geralmente duas pessoas de nacionalidades diferentes) que se reúnem para conversar em suas respectivas línguas. Por exemplo, você é um estudante francês que quer praticar o português. Para isso você precisa encontrar um tandem brasileiro que queira praticar o francês. Dessa forma vocês farão “uma troca” de conhecimentos. Em alguns encontros vocês conversarão em português e em outros em francês. Dessa forma ambos estarão praticando com um falante nativo os idiomas que desejam aprender.

É uma forma diferente e agradável de conhecer melhor a língua e a cultura brasileira, e também de conhecer novas pessoas.

Encontre também  aulas de português em Porto Alegre.

Os cursos de literatura brasileira são outra alternativa para aqueles que querem se aprofundar na língua e cultura brasileiras. Você pode se informar sobre esses cursos em sua universidade. Leia o programa da disciplina que deseja fazer e se a descrição despertar sua curiosidade, basta conversar com o professor responsável pela disciplina e pedir para frequentar as aulas na qualidade de aluno ouvinte ou aluno especial. Em algumas universidades é necessário passar por um processo seletivo e fazer uma inscrição para ser aluno especial em uma determinada disciplina, mas para ser aluno ouvinte não há necessidade de inscrição.

Há também muitas opções de aulas de português em Belo Horizonte.

Escolas de língua para aprender português em São Paulo

Em São Paulo há um grande número de escolas privadas que oferecem cursos de português língua estrangeira. Os preços podem variar muito de uma escola para outra, por isso é importante que você pesquise e se informa antes de fazer sua inscrição. Não hesite em consultar o programa, os métodos de ensino e a pedagogia utilizada pela escola. Informe-se também se você terá direito a um certificado no final do curso.

Em São Paulo há inúmeras possibilidades para estudar português.

Aulas particulares de português em São Paulo

Se você está a procura de opções mais baratas para aprender o idioma de Camões, o ideal são as a domicílio.

Aulas particulares são perfeitas para quem busca um ensino de língua portuguesa personalizado, pois o professor poderá adaptar as aulas de acordo com as necessidades do aluno. Além do mais, esta é a escolha ideal para quem é tímido e não gosta de falar em público. Mesmo se nosso conselho neste caso é que você tente vencer a timidez, pois a comunicação é um aspecto crucial do aprendizado de uma língua estrangeira, as aulas particulares podem te ajudar no começo, até que você se sinta mais seguro e confiante.

Descubra onde fazer aulas de português no Rio de Janeiro.

Como obter um certificado de proficiência em língua portuguesa?

O CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é um certificado de competência em português para estrangeiros estabelecido e outorgado pelo Ministério da Educação, com o apóio do Ministério das Relações Exteriores. Este certificado é exigido no Brasil para o processo de admissão de estudantes estrangeiros nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação de universidades e outros estabelecimentos de ensino superior. O certificado é reconhecido também pelo Conselho de Ordem de Medicina, assim como por empresas.

O diploma de proficiência também é exigido para a validação de diplomas estrangeiros no Brasil, e é indispensável para quem queira estudar ou trabalhar no país.

Faça aulas de português em Recife e obtenha seu diploma de proficiência.

O CELPE-BRAS avalia as habilidades de comunicação oral e escrita em língua portuguesa.

O exame destina-se a avaliar as habilidades de comunicação oral e escrita necessárias para a vida cotidiana e universitária – bem como para uma atividade profissional – no Brasil e em outros países, em situações nas quais o uso da língua portuguesa é obrigatório. O CELPE-BRAS possui quatro níveis de certificação:

  1. Intermediário;
  2. Intermediário Superior;
  3. Avançado;
  4. Avançando Avançado.

Todos os quatro níveis são concedidos por este mesmo exame. O candidato que queira fazer a prova tem que ter pelo menos 16 anos para se inscrever. As inscrições podem ser feitas em qualquer instituição  credenciada no Brasil e no exterior. No entanto, é necessário também se registrar no site oficial do exame.

Estas são nossas dicas e conselhos sobre lugares onde você pode aprender o português na cidade de São Paulo. Mas lembre-se também que você pode se inscrever em uma associação, ou centro cultural. Este tipo de instituição costuma oferecer muitas atividades na área cultural e artística. Você pode participar de ateliês de de pintura, música, oficinas de teatro, entre outras coisas super bacanas. Esta é uma dica válida tanto para os estrangeiros que querem conhecer melhor a identidade brasileira, como para os falantes nativos, que gostariam de aprofundar seus conhecimentos em cultura e arte.

Aprender uma nova língua não é somente conhecer a gramática, saber conjugar verbos e saber todas as regras ortográficas de cór. Quando nós aprendemos um idioma novo, estamos automaticamente incorporando uma parte da cultura, dos costumes e da forma de pensar daquele país. Viva plenamente essa experiência incrível.

Leia nosso artigo sobre aulas de Português no Distrito Federal.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar