Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conselhos para aprender o idioma de Camões na capital gaúcha

Blog > Apoio Escolar > Português > Onde estudar português em Porto Alegre

Há muito o que ver e fazer em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A cidade oferece uma qualidade de vida excelente, com ruas arborizadas e muitos espaços verdes.

O Parque da Redenção, classificado como patrimônio histórico do estado do Rio Grande do Sul, oferece uma área verde de 37 hectares. Todos os domingos acontece o Brique da Redenção, uma grande feira cultural que atrai visitantes de todos os cantos da cidade. É uma ocasião única de se integrar e conhecer melhor o multiculturalismo da capital gaúcha.

Outro ponto marcante da cidade é a Casa de Cultura Mário Quintana, que ocupa o antigo prédio do Hotel Majestic. O prédio foi restaurado e faz parte do patrimônio histórico do estado desde 1982. O centro cultural é um do mais completos da América Latina e é o lugar perfeito para quem quer conhecer mais da cultura e história brasileiras.

O antigo prédio do Hotel Majestic hoje abriga a Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Além dos aspectos arquitetônicos e culturais, Porto Alegre tem uma grande oferta de cursos de língua portuguesa e uma universidade que é referência para os estudantes estrangeiros, a UFRGS. Se você é um falante nativo e precisa de aulas de apoio em português, ou se você é um estudante estrangeiro que deseja aprender o idioma de Camões e obter o CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), você certamente encontrará as aulas perfeitas em Porto Alegre.

Ter a necessidade de melhorar seu desempenho em português quando você é um falante nativo não é motivo para se envergonhar. Pelo contrário! Estudar e aperfeiçoar a ortografia, a gramática, o vocabulário e as conjugações verbais é muito importante. O domínio da norma culta da língua portuguesa é indispensável para nosso sucesso tanto acadêmico, como profissional, e saber falar e escrever sem erros é uma grande vantagem, pois pode te abrir muitas portas.

Se você pretende expandir sua carreira no âmbito internacional, saiba que a procura por falantes de português nativos ou fluentes tem aumentado. O Brasil tem relações diplomáticas e acordos econômicos com diferentes países, o que aumenta as possibilidades de inserção profissional no exterior.

Em Porto Alegre é possível encontrar aula de portugues para todos os tipos de perfis de aluno: crianças, adultos, alunos do ensino médio, estudantes estrangeiros, etc. No nosso artigo damos algumas dicas para que você encontre as aulas ideais.

Saiba também onde estudar português nas grandes capitais brasileiras.

Escolas de idioma em Porto Alegre

Porto Alegre conta com muitas escolas de idioma onde você pode estudar o português. Há também algumas escolas especializadas unicamente no ensino de língua portuguesa. Este é o caso da Viva Brasil, escola de português para estrangeiros.

A Viva Brasil é uma escola especializada unicamente no ensino do português para estrangeiros.

O grande diferencial desta escola é o fato dela oferecer aulas totalmente personalizadas. O aluno pode estabelecer o tempo de duração das aulas e sua carga horária, de acordo com seus objetivos e sua disponibilidade. Diferentemente de outras escolas, na Viva Brasil não há datas fixas para o início dos cursos e o aluno que decide quando pretende começar. O aluno também pode escolher onde quer receber as aulas, na escola ou a domicílio.

Todos os professores são graduados em Letras e têm experiência no ensino do português para estrangeiros. A abordagem da escola visa preparar o aluno para situações reais de comunicação, para que ele possa aplicar o que aprendeu em diversas circunstâncias da vida.

A escola Viva Brasil oferece três modalidades de cursos:

  1. Tradicional: o curso tem duração e carga horária variáveis, de acordo com a disponibilidade e o objetivo do aluno;
  2. Intensivo: como o título já diz, esta modalidade oferece cursos com uma grande quantidade de aulas e conteúdos em um tempo reduzido;
  3. Imersão: oferece duração extendida para que o aluno tenha o maior contato possível com a língua portuguesa. Ideal para quem busca uma experiência mais aprofundada com a língua e deseja expressar-se e interagir de forma satisfatória.

Além do mais, se você pretende aperfeiçoar seus conhecimentos através do estudo dos aspectos linguísticos e culturais da língua portuguesa, há a possibilidade de se inscrever nas diferentes oficinas oferecidas pela escola:

  • Música brasileira: o objetivo desta oficina é ensinar a gramática a partir da análise de letras de músicas de diferentes estilos, bem como incentivar o desenvolvimento do senso crítico do aluno e a expressão oral por meio de discussões sobre o contexto histórico e social relacionado às letras;
  •  Cultura do Brasil: tem por objetivo estudar as características das regiões brasileiras por meio do estudo de aspectos como a cultura, o turismo e a história das principais cidades;
  • Gramática: visa aprofundar os conhecimento do aluno em gramática por meio de atividades variadas;
  • Escrita: o objetivo desta oficina é aperfeiçoar a expressão escrita;
  • Conversação: visa desenvolver a fluência na produção oral por meio de atividades variadas.

Há muitas escolas de idioma uma infinidade de cursos de português em São Paulo também!

Anúncios de aulas particulares

Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Porto Alegre é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas e cursos de língua portuguesa. Esta é talvez a maneira mais fácil e mais barata de aprender o português, pois não apenas você pode encontrar o professor ideal, como também o que ofereça um preço mais acessível. Vale lembrar que as escolas de língua não são muito baratas. Se você é estudante e não pode pagar um preço muito elevado pelas aulas, um professor particular pode ser o mais adaptado para você.

Os anúncios convencionais deram lugar aos anúncios digitais.

Onde encontrar os anúncios?

Há cada vez menos anúncios nos classificados ou mesmo nos comércios de bairro. No entanto, ainda encontram-se alguns nas universidades, nos quadros destinados a este fim que costumam ficar na entrada ou nos corredores, próximos às salas de aula. Mas, a forma mais rápida e prática de achar um professor particular é pela Internet.

Conheça as melhores opções de aulas de português em Recife!

Existe hoje em dia uma infinidade de sites onde os professores podem se cadastrar e oferecer seus serviços. Não hesite em entrar em contato com um professor e marcar uma “entrevista”. Afinal, você vai pagar por este serviço! É normal que você queira conhecer o professor antes, saber quais são suas competências, formação acadêmica, experiência, etc. A maioria dos professores oferecem uma primeira aula gratuita, para que o aluno conheça a metodologia e decida se é aquilo mesmo que ele busca. Mas caso não esteja especificado no anúncio, não tenha vergonha de perguntar se há esta possibilidade.

Se a idéia de poder escolher seu próprio professor te agrada, nosso portal, o Superprof, oferece a solução ideal para você! Nossa plataforma te conecta com os melhores professores particulares de forma prática e segura. O processo de inscrição é simples: após preencher seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. A taxa custa 39R$ e te permite entrar em contato com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta, caso contrário, o Superprof não debita o valor.

Descubra onde fazer aulas de português no Rio de Janeiro.

No Superprof você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, estudantes universitários, ou até mesmo professores aposentados que amam o que fazem e não pretendem abandonar o ensino tão cedo. Independente do perfil que você escolher, o mais  importante é que todos os nossos professores têm algo em comum: o amor pelo ensino e a vontade de compartilhar conhecimento. O Superprof verifica a experiência de todos os professores cadastrados, o que permite estabelecer uma relação de confiança desde o início. Para ter acesso às aulas oferecidas em nossa plataforma, basta fazer sua inscrição e selecionar a cidade de Porto Alegre.

Há também muitas opções de aulas de português em Belo Horizonte.

Aulas de português na UFRGS

A  maioria das universidades oferecem cursos  para todos aqueles que gostariam de aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos em língua portuguesa. É o caso da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Fundada em 1934 e com sede em Porto Alegre, a universidade é uma instituição centenária, conhecida nacional e internacionalmente. No departamento de Letras você encontrará cursos especialmente voltados para o ensino do português para estrangeiros, que te permitirão ter uma experiência de contato completa com a língua de Camões.

Estudar em uma universidade te permite ter uma experiência de imersão linguística completa.

Mas, se o que você deseja é aprofundar seus conhecimentos e se profissionalizar, você pode optar por fazer uma graduação em Letras. A UFRGS oferece diversas opções de bacharelado com especialização em tradução. As opções de línguas para tradução são: português-inglês, português-francês, português-espanhol, português-italiano, português-alemão, português-japonês e português-libras.

Além do bacharelado, há também a licenciatura. Esta formação permite que o estudante adquira conhecimentos aprofundados em língua e literatura, através do estudo de diversas disciplinas. A licenciatura em Letras forma profissionais capacitados a trabalharem na área do ensino de língua e literatura brasileiras. Há também a possibilidade do estudante ingressar no programa de pós-graduação e seguir carreira na área de pesquisas acadêmicas.

Outra forma de aprender português na universidade é por meio dos tandens. Os tandens são grupos de pessoas (geralmente duas pessoas de nacionalidades diferentes) que se reúnem para conversar em suas respectivas línguas. Por exemplo, você é um estudante alemão que quer praticar o português. Para isso você precisa encontrar um tandem brasileiro que queira praticar o alemão. Dessa forma vocês farão uma “troca” de conhecimentos. Em alguns encontros vocês conversarão em português e em outros em alemão. Dessa forma ambos estarão praticando com um falante nativo os idiomas que desejam aprender.

Leia nosso artigo sobre aulas de Português no Distrito Federal.

Estas foram nossas dicas sobre os lugares onde você pode aprender o português em Porto Alegre. Esperamos que você encontre o quanto antes o seu curso ideal de português.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar