Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossos conselhos para estudar o idioma de Camões em BH

Blog > Apoio Escolar > Português > Onde aprender português em Belo Horizonte

Você mora em Belo Horizonte e decidiu fazer aulas para melhorar seu português? Se você é falante nativo, muito provavelmente você já domina  muitos aspectos da língua portuguesa. No entanto, as aulas de reforço, ou mesmo aulas de língua portuguesa em uma escola de idiomas, poderão te ajudar a conhecer melhor o português, língua rica e cheia de nuances.

Aspectos como gramática, vocabulário, sintaxe, ortografia e conjugação de verbos sempre podem ser melhorados. Além disso, as aulas podem te ajudar a expandir seus conhecimentos em cultura brasileira, uma vez que a cultura de um país está intimamente ligada à língua.

Belo Horizonte é uma grande metrópole e é a maior cidade do estado de Minas Gerais. Em se tratando de opções para estudar português e literatura brasileira,  a cidade oferece inúmeras possibilidades. Portanto, você encontrará com certeza as aulas mais adequadas ao seu perfil.

Ficou curioso para saber onde estudar português em Belo Horizonte? Nosso artigo tirará todas as suas dúvidas e te ajudará a encontrar as aulas perfeitas para você.

Saiba também onde estudar português nas grandes capitais brasileiras.

A importância de falar bem o português

O português é a língua oficial em 10 países.

Ter a necessidade de melhorar seu desempenho em português quando você é um falante nativo não é motivo para se envergonhar. Pelo contrário! Saber se expressar corretamente, de forma oral ou escrita, é muito importante na vida de qualquer pessoa, independente da área na qual ela trabalha ou estuda.

O domínio da norma culta da língua portuguesa é indispensável para nosso sucesso tanto acadêmico, como profissional, e saber falar e escrever sem erros é uma grande vantagem também nas comunicações da vida cotidiana.

Aprender português não apenas enriquece seus conhecimentos do ponto de vista cultural e intelectual, mas também abre inúmeras possibilidades profissionais, além de te dar a possibilidade de conhecer a história e a cultura de um país cheio de identidade e multiculturalismo como o Brasil.

Conheça as melhores opções de aulas de português em Recife!

Nova potência econômica emergente, o Brasil com seus 192 milhões de habitantes é um dos líderes em parcerias para intercâmbios econômicos e culturais com diversos países. A procura pelo aprendizado da língua portuguesa tem aumentado a cada dia por parte de profissionais e estudantes.

Vantagens de aprender português:

Achar um bom emprego

Dominar o uso correto do português (saber se expressar de forma oral e escrita, conhecer as regras gramaticais, saber conjugar corretamente todos os verbos, conhecer as variações linguísticas) te dará uma vantagem considerável no mercado de trabalho nacional e internacional.

Hoje em dia a grande maioria dos setores  exigem de seus funcionários o uso correto do português. Se você é estrangeiro, saiba que falar português é indispensável para conseguir um emprego no Brasil.

A demanda pelo português tem aumentado nos últimos anos e muitos países tem relações diplomáticas com o Brasil, o que aumenta as possibilidades de inserção profissional no exterior.

Conhecer uma nova cultura

O português é hoje reconhecido pelo seu legado cultural e histórico. Dito isto, saber falar bem português te permitirá ter acesso às riquíssimas obras da literatura portuguesa e brasileira, assim como às canções da música popular brasileira, que possuem um estilo muito próximo do estilo literário no que diz respeito à construção narrativa das letras.

O português, em particular o português do Brasil, é uma língua cheia de nuances, rica em recursos linguísticos que só podem ser compreendidos por um falante nativo ou por um estrangeiro fluente no idioma.

Chico Buarque de Hollanda, um dos maiores compositores e interpretes da música brasileira.

Na música brasileira há uma grande variedade de gêneros musicais. A MPB (Música Popular Brasileira) é conhecida por seus grandes interpretes e compositores, e por suas letras trabalhadas, repletas de figuras de linguagem.

A MPB foi criada na década de 1960, numa tentativa de reinventar os estilos tradicionais brasileiros. Ela incorpora uma dura crítica às injustiças sociais, à repressão militar e ao imperialismo da época. Com o fim da ditadura militar em 1985, a MPB passou a ser o estilo de predileção da classe média brasileira e a crítica social cedeu lugar a temas da vida cotidiana e ao amor. Entretanto, sua principal característica continua sendo a estética dos arranjos sonoros e as letras.

Enquanto falantes nativos, nós temos que entender a herança identitária deixada pelo português no patrimônio artístico e cultural.  A língua portuguesa carrega em cada uma das palavras que a compõem um aspecto da nossa cultura, da nossa identidade e da nossa forma de ver o mundo.

Descubra onde fazer aulas de português no Rio de Janeiro.

Estudar português em Belo Horizonte

Belo Horizonte, ou simplesmente BH, para os íntimos, foi planejada especialmente para ser a capital do estado de Minas Gerais. O arquiteto que fez a planta da cidade foi Aarão Reis. A cidade sempre possibilitou as misturas culturais, abraçando tudo que é novo e mantendo as antigas tradições.

BH tem uma vida cultural atrativa. Todos os anos a capital mineira realiza festivais de música, artes, teatro, gastronomia, entre outros eventos que atraem turistas brasileiros e estrangeiros.

Além dos aspectos culturais, Belo Horizonte tem uma grande oferta de cursos de língua portuguesa, além de universidades renomadas, como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Se você é um falante nativo e precisa de aulas de reforço em português, ou se você é um estudante estrangeiro que deseja aprender o idioma de Camões e obter o CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), você certamente encontrará as aulas perfeitas em BH.

Capela de São Francisco de Assis, realizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Aprenda português na UFMG

Se você é estudante estrangeiro, saiba que a UFMG oferece cursos de imersão linguística que podem te ajudar a entrar em contato com o idioma e com a cultura brasileira. Além do mais, BH é uma cidade cosmopolita, cheia de diversidade cultural, ideal para quem busca ter um primeiro contato com o português.

Se o que você deseja é se aprofundar em língua portuguesa e se profissionalizar, você pode optar por fazer uma licenciatura ou bacharelado em Letras. Esta formação permite que o estudante adquira conhecimentos aprofundados em língua e literatura, através do estudo das seguintes disciplinas:

  • Introdução aos estudos da linguagem;
  • Estudos linguísticos;
  • Gramática tradicional (mofo-sintaxe);
  • Língua portuguesa (leitura e produção de texto);
  • Teoria literária;
  • Análise do discurso;
  • Linguística comparada;
  • Literatura comparada;
  • Literatura brasileira;
  • Literatura portuguesa;

A licenciatura em letras forma profissionais capacitados a trabalharem na área do ensino de língua e literatura. Há também a possibilidade do estudante ingressar no programa de pós-graduação e seguir carreira na área de pesquisas acadêmicas.

Institutos especializados em reforço escolar

Em Belo Horizonte existem agências e institutos especializados em aulas particulares. Um deles é o Instituto Dialogare.

Para ter acesso aos serviços oferecidos, basta entrar em contato com o instituto e agendar uma avaliação de perfil de aprendizagem. Esta avaliação é gratuita e visa traçar o perfil do aluno, a fim de propor aulas adaptadas e personalizadas.

Segundo alguns especialista em educação, a velocidade de assimilação de um novo conceito depende das competências de aprendizagem do aluno. Neste contexto, é necessário que o professor possa compreender como o aluno aprende antes de preparar suas aulas. Assim, o Instituto Dialogare usa uma metodologia baseada nas necessidades do aluno, oferecendo aulas de reforço escolar personalizadas em diversas disciplinas, inclusive o português.

Há uma infinidade de cursos de português em São Paulo também!

Plataformas online

Graças às plataformas online que colocam alunos e professores particulares em contato, hoje em dia é muito fácil encontrar as aulas de portugues, independente da sua localização geográfica.

No portal Profes você encontra aulas particulares sobre todos os assuntos, inclusive aulas de português. Além do mais, a plataforma oferece uma metodologia personalizada e busca orientar o aluno e sanar as dúvidas mais frequentes em todas as matérias. Na aba “exercícios”, disponível apenas para quem é cadastrado, o aluno tem acesso a um acervo de exercícios para praticar em casa.

Te aconselhamos também a visitar nosso portal, o Superprof, que coloca alunos e professores diretamente em contato. Na nossa plataforma você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, até estudantes universitários que buscam transmitir seus conhecimentos através de aulas particulares em todas as disciplinas.

O processo de inscrição é simples: após preencher seus dados pessoais e finalizar a inscrição é necessário conceder uma pré-autorização de pagamento por cartão bancário ou PayPal. Esta taxa, chamada “passe aluno”, custa 39R$ e te permite entrar em contato com quantos professores desejar num período de 30 dias. Caso um professor aceite seu pedido de aula, o valor será debitado da sua conta, caso contrário, o Superprof não debita o valor.

Com certeza você encontrará o professor mais adaptado aos seus objetivos e à sua personalidade no nosso portal.

Encontre também aulas de português em Porto Alegre.

Como obter um certificado de proficiência em língua portuguesa

O CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) é um certificado de competência em português para estrangeiros estabelecido e outorgado pelo Ministério da Educação, com o apóio do Ministério das Relações Exteriores. Este certificado é exigido no Brasil para o processo de admissão de estudantes estrangeiros nos cursos de graduação e no programa de pós-graduação de universidades e outros estabelecimentos de ensino superior.

O diploma de proficiência te permitirá estudar em qualquer universidade brasileira.

O exame destina-se a avaliar as habilidades de comunicação oral e escrita necessárias para a vida cotidiana e universitária – bem como para uma atividade profissional – no Brasil e em outros países, em situações nas quais o uso da língua portuguesa é obrigatório. O exame possui quatro níveis de certificação: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Avançado.

As inscrições podem ser feitas em qualquer instituição  credenciada no Brasil e no exterior. No entanto, é necessário também se registrar no site oficial do exame. Em Belo Horizonte a prova pode ser feita na UFMG e é aplicada duas vezes por ano, uma em abril e outra em outubro, mas as datas podem ser alteradas, então fique atento para não perder a oportunidade de ter seu diploma de proficiência.

Leia nosso artigo sobre aulas de Português no Distrito Federal.

Essas são nossa dicas para estudar e se apaixonar pelo idioma de Camões em Belo Horizonte.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Glicia Carencerobson rocha Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
robson rocha
Convidado
robson rocha

Olá Glicia,
Obrigado pelo ótimo artigo. Gostaria de lhe pedir ajuda. Sou brasileiro e moro na Dinamarca ha 20 anos, tenho uma filha com 16 anos que gostaria de aprender português no Brasil. Você sabe de algum curso de férias (julho) para estrangeiros em Belo Horizonte? Agradeceria qualquer informação sobre as possibilidades. Meu e-mail robsonrocha@hotmail.com
Obrigado,
Robson