Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

A cidade do antigo muro da Alemanha é ideal para estudar o idioma germânico?

De Camila, publicado dia 18/01/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Aprender alemão em Berlim

Imersão total no mundo da língua alemã: não tem nada melhor para aprender de maneira rápida e eficaz o idioma de Goethe.

Se fazer intercâmbio cultural e passar alguns meses nos Estados Unidos para aprender bem o inglês funciona para a língua de Shakespeare, por que não fazer o mesmo para ficar fera no alemão?

Não se iluda pensando que programas de imersão são exclusividade de estudantes de Ensino Médio ou Universidade. Adultos também podem se dirigir a terras germanófonas para seguir cursos e atividades locais. É possível, inclusive, arrumar um emprego temporário para ganhar uma graninha enquanto se pratica a língua da Angela Merkel.

Para descobrir a maneira mais adequada para o seu perfil de aprendiz de alemão, nada melhor do que conhecer as opções disponíveis para quem quer se tornar bilíngue no idioma, praticando com quem já nasceu falando a língua.

Fazer um intercâmbio universitário

Estudantes universitários têm sede de aventura.

Esse é o seu caso?

Então o que você está esperando para se lançar no aprendizado do alemão diretamente na capital do país de Michael Schumacher? Imagine aprender e praticar o idioma entre o portão de Brandemburgo e a entrada da antiga Berlim, ou ainda no descolado bairro Friedrichshain?

Friedrichshain é um dos bairros mais descolados de Berlim. A escultura “The Molecule Men” fica na junção dos bairros Treptow, Kreuzberg e Friedrichshain.

Uma maravilhosa e inesquecível experiência humana e, sobretudo, linguística!

No contexto econômico atual, uma língua estrangeira a mais no currículo faz toda a diferença na hora de arrumar um emprego, mudar de posto ou conseguir uma promoção.

O primeiro passo é encontrar universidades que participem de programas de intercâmbio, sejam eles ligados à sua universidade atual ou a algum outro tipo de programa ou bolsa de estudos.

O próximo passo é encontrar um lugar para se hospedar. Para uma temporada longa, a melhor opção é alugar um quarto ou pequeno apartamento.

A boa notícia é que os preços de aluguel na capital alemã são mais em conta do que em outras capitais européias, como Paris, por exemplo. É possível alugar algo por 300,00 euros em Berlim, sendo que o mesmo imóvel custaria por volta de 800,00 euros na capital francesa.

Se alugar um kitnet pode sair em conta, imagine então dividir um apartamento com alguém, com o qual você teria seu próprio quarto?!

Uma das grandes vantagens de partir rumo a um intercâmbio universitário em Berlim é a oportunidade de encontrar pessoas do mundo inteiro. Além dos alemães nativos, você conhece e estuda com outros alunos provenientes tanto de outros países europeus quanto de outros continentes. Excelente ocasião para fazer amizades internacionais que perdurem por um tempo mais longo que o período do intercâmbio!

Um conselho de Guilherme, que participou de um programa de estudos na Alemanha: é preciso dedicação e esforço em dobro para não ir mal nas aulas da universidade, pois os professores não dão nenhum tipo de tratamento especial para os alunos estrangeiros.

Sendo assim, cabe a você estudar bastante alemão fora do horário de aula para não ficar para trás.

Fazer um curso universitário em alemão exige dedicação e esforço em dobro! É preciso estudar alemão também fora do horário de aula para conseguir acompanhar a turma na universidade.

Aprender alemão trabalhando

Veja algumas dicas para quem quer trabalhar na Alemanha!

Trabalhar na cidade

Mesmo com um nível básico de domínio da língua alemã, é possível encontrar um emprego para conseguir juntar “uns trocados” em Berlim. O domínio do português e do inglês (se esse for o seu caso e você falar a língua) são uma carta na manga na hora de montar seu currículo. Você pode tentar oportunidades em empresas de turismo que oferecem passeios para estrangeiros, em restaurantes ou até mesmo em lojas.

Jovens que desejem trabalhar como “au pair” também são bastante requisitados. Principalmente se você ama cuidar de crianças e não liga em fazer alguns poucos trabalhos domésticos.

Com um nível de alemão entre básico e intermediário, você pode até se lançar na aventura de procurar por um emprego simples de meio horário através de sites especializados na internet. Se seus horários de trabalho forem flexíveis, empregos de meio horário pagam até 400,00 euros por mês.

Arrumar um emprego em Berlim que pague pelo menos o aluguel do seu quarto pode ser um sonho, mas é muito importante não perder o foco sobre o objetivo da sua viagem: aprender alemão. Por isso é de extrema importância que pelo menos no início da sua estadia você dedique tempo e dinheiro a cursos do idioma, principalmente se você ainda estiver no nível básico.

Quer uma dica para conseguir estudar mesmo enquanto espera o transporte público ou durante o deslocamento do ponto A ao ponto B? Baixe um dos vários aplicativos de aprendizado de língua estrangeira disponíveis nas lojas de apps e aproveite este tempo “meio morto” dentro do ônibus ou do metrô para melhorar suas habilidades linguísticas!

Confira nossas dicas de como se adaptar ao mercado de trabalho alemão.

Trabalhar na fazenda

Alternativa muito interessante para trabalhar aprendendo alemão em terras germânicas: contribuir para o funcionamento de uma fazenda familiar! Tal tipo de ocupação é bastante popular entre os intercambistas que partem para passar um tempo na Austrália ou na Nova Zelândia. Pois fique sabendo que tal oportunidade também existe nos arredores de Berlim.

Existem programas de intercâmbio para se aprender alemão nas áreas rurais perto de Berlim. E por que não trabalhar no meio rural para melhorar seu alemão?!

Para ser um pouco mais preciso, ao prestar 36 horas de trabalho por semana, você recebe em retorno:

  • alimentação;
  • alojamento;
  • uma remuneração simbólica ao final de cada semana (+- 50,00 euros) para ter um “dinheirinho” no bolso.

As opções mais populares entre os intercambistas são as de duração de 3 a 6 meses.

Um bom lugar para se procurar empregos agrícolas dentro desse sistema é através do programa WWOOF (“World Wide Opportunities on Organic Farms“), rede mundial de fazendas com produção orgânica.

Além de assimilar o alemão através de uma super imersão na língua e na cultura da região de Berlim, você ainda terá a oportunidade de descobrir e aprender um pouco mais sobre a mentalidade de trabalho em terras germanófonas.

É preciso conhecer algumas expressões em alemão para sobreviver no país!

Assimilar a língua durante viagens

Os intercâmbios linguísticos para adultos são uma ótima oportunidade para aqueles já formados e com carreira escolhida de se lançarem novamente em uma viagem com espírito de “colônia de férias”. A vantagem é que os participantes já são independentes e muito mais maduros do que quando tinham a “idade certa” de se fazer tal tipo de programa!

25 anos é média da idade dos adultos que partem nesse tipo de aventura.

Mais uma dica na hora de viajar, agora para fazer amizades fora do círculo de pessoas que estarão no mesmo grupo que você: como opção de alojamento, dê preferência pelo aluguel de um quarto em um apartamento em que morem nativos. Isso te permitirá experienciar e praticar a língua e a cultura alemã do café-da-manhã até a hora de ir dormir.

Sobre a melhor localização em Berlim, uma boa escolha são as regiões mais vivas e frequentadas por jovens, como a Potsdamer Platz. Desta maneira sua vida social noturna estará garantida!

Você sabe quais as regiões preferidas pelos estudantes na Alemanha?

Frequentar uma escola de idiomas em Berlim

Você pretende passar várias semanas em Berlim?

Uma das melhores opções para quem possui este plano de viagem na hora do aprendizado do idioma alemão é procurar um curso intensivo da língua na cidade.

Goethe-Institut

O famoso instituto especializado na difusão da língua e cultura alemã oferece cursos de 4 semanas de duração que custam um pouco mais de 1000,00 euros.

No final desta super imersão com aulas em ritmo acelerado, o aluno ainda tem a oportunidade de fazer um teste para obter um certificado que ateste as habilidades linguísticas adquiridas. O mais importante de tudo é que esse diploma é reconhecido no mundo inteiro. Ótimo atributo para aqueles que desejam “turbinar” o currículo universitário e / ou profissional.

Um dos pontos mais interessantes do Goethe-Institut é que ele não é apenas uma escola de idiomas, mas um verdadeiro centro cultural que propõe aos seus frequentadores um contato intenso com a cultura alemã através de diversos tipos de atividades como palestras, excursões e encontros dos amantes dos costumes e da língua alemã. Excelente maneira de se fazer novos amigos e descobrir ainda mais sobre a vida em Berlim.

Breve guia com frases básicas em língua alemã.

Existem várias opções de cursos do idioma da Alemanha na capital do país. Nada de torcer a língua na hora de aprender alemão em Berlim!

Escola Hartnackschule

Fundada em 1936, a escola Hartnackschule é perfeita para aqueles que pretendem melhorar o nível do idioma falado na Alemanha durante o período de um trimestre.

Com uma opção de curso de 3 horas diárias, o aluno paga por volta de 198,00 euros por mês para participar do grupo de aulas noturnas.

Para os que preferem fazer aulas durante o dia, o preço aumenta um pouco e passa para mais ou menos 234,00 euros por mês.

Se esta escola for a sua escolhida, você ainda terá o dia inteiro fora do horário de aula e os fins de semana para explorar a capital alemã e seus arredores.

A instituição de ensino linguístico propõe ainda excursões culturais por toda a cidade, permitindo aos estrangeiros conhecer melhor as redondezas e fazer amizades com os colegas de curso fora do período de aula.

Informação importante a saber antes de se inscrever: esta é uma escola que demanda um verdadeiro investimento dos alunos diante das aulas e das atividades propostas. Sendo assim, esteja preparado para encontrar um perfil de ensino sério e rigoroso.

Fazer uma formação linguística em uma universidade alemã

Você prefere fazer aulas de alemão em uma universidade local?

Berlim possui por volta de uma dúzia de universidades denominadas populares, abertas a todos.

Ao se inscrever em uma delas, o aluno pode seguir de 2 a 25 horas de curso por semana. Existem ainda opções de aulas com diferentes focos: alemão como idioma vivo ou alemão para negócios.

Quanto às tarifas, elas são bem mais leves que as propostas por cursos em escolas de idiomas: por volta de 100,00 euros por mês! Excelente custo benefício para aqueles que pretendem fazer uma formação intensiva de longa duração!

Confira a lista com as faculdades mais top do país de Angela Merkel.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar