Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

O acompanhamento escolar nas grandes capitais brasileiras

De Glicia, publicado em 11/02/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Onde encontrar as aulas de reforço ideais?

Hoje em dia as aulas de reforço são bastante difundidas em todo o Brasil. Cada vez mais alunos e pais buscam por soluções que possam ajudar a melhorar o desempenho escolar dos filhos.

As aulas de reforço podem ser tomadas por alunos de qualquer idade, do ensino fundamental ao ensino superior. É importante salientar que as necessidades não são as mesmas para cada tipo de estudante. Estudantes do ensino fundamental normalmente buscam ajuda para melhorar em matemática e português.

No ensino médio, as maiores dificuldades são, geralmente, em redação e interpretação de texto. De fato, o nível de português dos brasileiros vem piorando nos últimos anos. Uma grande porcentagem de jovens escolarizados são analfabetos funcionais, não sabem ler e interpretar textos simples, e têm um nível de escrita muito baixo. Aulas de reforço podem ser uma boa opção para aperfeiçoar os conhecimentos do aluno e para preencher lacunas deixadas no aprendizado. Outras disciplinas bastante procuradas pelos estudantes do ensino médio são química, biologia e física.

As aulas de reforço também são bastante procuradas por estudantes que estão se preparando para o Enem e para os vestibulares das principais universidades públicas do país, assim como por alunos do ensino superior, principalmente por aqueles que desejam prestar concursos ou ingressar na pós-graduação.

Mas, seja qual for seu perfil, nas grandes cidades há diversas opções de aulas de reforço:

  • Aulas particulares à domicílio;
  • Aulas por webcam;
  • Aulas online gratuitas;
  • Escolas especializadas em apoio escolar;
  • Associações e ONGs;

Neste artigo trazemos para você algumas opções em diferentes capitais brasileiras. Com nossa ajuda você certamente encontrará as aulas mais adaptadas ao seu perfil na sua cidade.

Onde encontrar aulas de reforço em São Paulo?

Existe, hoje em dia, tantas possibilidades para tomar aulas de reforço em São Paulo que, seria quase impossível listar todas aqui. Separamos então algumas idéias que podem te ajudar a escolher o método mais adequado.

Em São Paulo há um grande número de escolas especializadas que oferecem aulas de reforço e acompanhamento escolar. Os preços podem variar muito de uma escola para outra, por isso é importante que você pesquise e se informe antes de fazer sua inscrição. Não hesite em consultar os métodos de ensino e a pedagogia utilizada pela escola.

Confira também as escolas de reforço de Belo Horizonte e Porto Alegre.

Estudar com a ajuda de uma professor de reforço. Para os alunos que têm dificuldade para estudarem sozinhos, as escolas de reforço ajudam nas tarefas e nas revisões para as provas.

A vantagem deste tipo de estabelecimento é a experiência e qualificação dos professores. A escola Aliança Educacional é especializada em aulas particulares de reforço e acompanhamento escolar, voltados para o ensino fundamental, médio e superior. A escola conta com professores qualificados, provindos das melhores universidades do país e especializados em diversas disciplinas:

  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Português;
  • Redação;
  • Geografia;
  • Biologia;
  • Ciências;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

A proposta da Aliança Educacional é proporcionar ao estudante um ensino de qualidade e personalizado, permitindo assim que o aluno desenvolva seus conhecimentos e melhore seus resultados escolares.

Se você está a procura de opções mais baratas, o ideal são as aulas a domicílio. Com a Internet ficou muito mais fácil encontrar um professor que atenda todas as necessidades do aluno. Existem diversos sites onde os professores podem se cadastrar e oferecer seus serviços. Para achar o que melhor corresponde ao seu perfil basta indicar sua zona geográfica e em poucos minutos você tem acesso a todos os professores particulares de reforço próximos de você.

São Paulo também conta com diferentes projetos educativos, que visam ajudar crianças e jovens carentes. A ONG Educadores sem Fronteiras foi fundada em 2007 pelo educador Paulo Rocha. Localizada em um dos bairros mais populosos da cidade, o objetivo da entidade é ajudar crianças e jovens carentes que tenham dificuldades na escola por meio de aulas lúdicas e multidisciplinares. Um dos diferenciais das aulas é tentar sempre fazer uma conexão entre as disciplinas estudadas e o o cotidiano dos alunos. Desta maneira os estudantes conseguem assimilar os conceitos com mais facilidade e entendem a importância dos estudos mesmo fora da escola.

Este tipo de associação permite ao aluno revisar os principais tópicos das disciplinas estudadas na escola, fazer as tarefas com a ajuda de um professor voluntário e aperfeiçoar os conhecimentos para melhorar os resultados em sala de aula.

Onde encontrar aulas de reforço em Belo Horizonte?

Você mora em Belo Horizonte e decidiu fazer aulas particulares para melhorar seu desempenho na escola ou nos vestibulares? Belo Horizonte é uma grande metrópole e é a maior cidade do estado de Minas Gerais. Em se tratando de aulas de reforço, a cidade oferece inúmeras possibilidades.

Se você precisa de um acompanhamento escolar para melhorar seus resultados ou para prestar um vestibular ou outro exame importante, em Belo Horizonte existem escolas e institutos especializados em aulas particulares. Um deles é o Instituto Dialogare. Para ter acesso aos serviços oferecidos, basta entrar em contato com o instituto e agendar uma avaliação de perfil de aprendizagem. Esta avaliação é gratuita e visa traçar o perfil do aluno, a fim de propor aulas adaptadas e personalizadas.

Outra opção para encontrar aulas reforço em BH são as plataformas online, que colocam alunos e professores particulares em contato. Graças a elas, hoje em dia é muito fácil encontrar um professor particular de reforço, independente da sua localização geográfica. As mais conhecidas são o site Profes, e o Superprof, claro!

Belo Horizonte, assim como São Paulo, também conta com projetos sócios-educativos voltados para os alunos carentes.

O Projeto Incluir, criado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), busca a inclusão social e capacitação de pessoas que não possuem recursos financeiros e que, consequentemente, não podem ter acesso às aulas de reforço. Para isso, o projeto conta com a ajuda de professores voluntários. O projeto conta com aulas de reforço escolar nas seguintes disciplinas: matemática, português, física e química. Além do mais, o Projeto Incluir também oferece cursos extra-curriculares de informática, gestão administrativa, inglês, espanhol, dentre outros.

Outro projeto social voltado para a educação de jovens e crianças carentes em Belo Horizonte é o Projeto Compaixão. Trata-se de uma ONG, localizada no Aglomerado da Serra, a maior favela da cidade. O principal objetivo dessa ONG é formar e preparar os estudantes para o mercado de trabalho e mostrar que, apesar das condições de pobreza em que vivem estes jovens, a inclusão social é possível através da educação.

Saiba mais sobre os projetos sócio-educativos existentes na cidade São Paulo.

Onde encontrar aulas de reforço no Rio de Janeiro?

O Rio não possui apenas belíssimas paisagens naturais e uma vida cultural e artística fervilhante, que fazem da cidade um destino dos sonhos. A cidade tem também uma grande oferta de aulas de reforço.

Na escola Meu Dever de Casa os estudantes encontram um ambiente adequado aos estudos, onde eles podem fazer suas tarefas escolares com o acompanhamento de profissionais da área da educação qualificados. Além disso, a escola também oferece cursos de aprimoramento e complemento escolar que visam sanar dúvidas, preencher lacunas do aprendizado, reforças conceitos e e fornecer novas ferramentas de estudo e conhecimento.

Apoio estudantil para melhorar o desempenho e aprender a estudar com autonomia Seja para melhorar em uma matéria específica ou para passar no vestibular, as aulas de reforço ajudam os estudantes a aprofundarem seus conhecimentos.

No Rio, assim como em diversas outras cidades brasileiras, é possível também tomar aulas de reforço online. Alguns sites oferecem aulas de reforço do ensino fundamental ao médio por preços acessíveis ou mesmo gratuitamente.

Duas plataformas excelentes e que oferecem aulas de apoio gratuitas são:

Programa FGV Ensino Médio Digital

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) possui uma plataforma de estudo online para ajudar os estudantes a melhorar o desempenho no ENEM. Nessa plataforma são disponibilizados textos teóricos, vídeos, exercícios, links para outros sites, entre outros recursos educacionais, trabalhando separadamente, e de maneira eficaz, as áreas de conhecimento exigidas no ENEM. O site ainda oferece simulados online.

Para ter acesso gratuito basta se cadastrar. O aluno receberá uma mensagem de confirmação no email cadastrado e pronto! Já poderá acessar todo o conteúdo do site.

Só Matemática

Programa de apoio escolar em matemática, pertencente à rede educacional do Grupo Virtuous. Trata-se de um site de excelente qualidade criado em 1998, possuindo mais de três mil páginas da disciplina de matemática, abrangendo, entre outros, o conteúdo do ensino médio. O site conta com uma equipe de professores jovens que atuam ativamente no portal. O material de apoio é fornecido e é todo digital, de forma que o aluno possa imprimir ou baixar em seu computador.

Além, é claro, dos anúncios de aulas à domicílio que podem ser encontrados em diferentes sites. Um deles é o Superprof, plataforma que coloca alunos e professores diretamente em contato. Neste site você encontrará todos os tipos de perfis, desde professores com muitos anos de experiência, até estudantes universitários que buscam transmitir seus conhecimentos através de aulas particulares em todas as disciplinas.

Que tal conhecer saber mais sobre aulas de reforço online em Brasília e Recife?

Onde encontrar aulas de reforço em Porto Alegre?

É possível encontrar aulas de reforço em Porto Alegre para todos os tipos de perfis de aluno: crianças, adolescentes ou jovens universitários.

A escola Apoio Integral, por exemplo, oferece um programa de ensino multidisciplinar através de uma equipe de professores que busca atender as necessidades educacionais dos alunos de forma personalizada, o que contribui para que o estudante consiga alcançar seus objetivos com satisfação e sucesso.

Algumas das principais características da escola:

  • Possui uma equipe de educadores qualificados e experientes em aulas particulares;
  • Oferece atendimento personalizado, de acordo com a necessidade de cada aluno;
  • Proporciona um aprendizado eficiente através de um método de ensino multidisciplinar;
  • Proporciona o desenvolvimento intelectual e afetivo dos alunos;
  • Ajuda os estudantes a organizarem um cronograma de estudos eficiente;
  • Oferece um ambiente adequado aos estudos.

Além desta, existem diversas outras escolas de reforço em Porto Alegre. Graças a Internet, os estudantes ou os pais só precisam fazer uma busca rápida para encontrar o estabelecimento que corresponda melhor às suas necessidades. Entretanto, vale ressaltar que é importante se informar bem sobre o estabelecimento. Privilegie a seriedade da escola e a experiência e qualificação dos professores na hora de fazer sua escolha.

Na Internet também é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas de reforço. Esta é talvez a maneira mais fácil e uma das mais baratas de ter acesso ao acompanhamento escolar oferecido por um professor qualificado, pois não apenas você pode encontrar um excelente professor, como também o que ofereça um preço mais acessível.

Saiba onde encontrar anúncios de aulas de reforço à domicílio no Rio de Janeiro.

Onde encontrar aulas de reforço em Recife?

Se você vive em Recife, além de aproveitar a localização e o clima privilegiados desta cidade incrível, você tem muitas opções de aulas de reforço.

A escola Tutores é especializada em apoio escolar e tutoria, e acolhe alunos com dificuldades ou mesmo distúrbios de aprendizagem.

A escola propõe um programa de ensino multidisciplinar através de uma equipe de professores que busca atender as necessidades educacionais dos alunos de forma totalmente personalizada. Cada aluno é avaliado detalhadamente por meio de uma avaliação diagnóstica desenvolvida exclusivamente pela escola.

O sucesso do aluno depende do comprometimento com os estudos. O professor de reforço pode ajudar o aluno a ter autonomia nos estudos.

O objetivo desta avaliação é fazer um mapeamento das principais causas dos problemas escolares e eventuais dificuldades de aprendizagem. Uma vez o diagnóstico realizado, é desenvolvido um plano de reforço escolar individual e multidisciplinar. A escola conta com profissionais especializados em educação e atende mesmo os alunos que apresentam transtornos de aprendizagem, de forma empática e inclusiva.

Outra opção para quem busca por aulas de apoio em Recife, assim como em outras cidades brasileiras, é através de aulas e cursos de apoio online. Quer seja para ajudar o estudante nas revisões ou para completar as lacunas no aprendizado, essas aulas permitem que os alunos com dificuldades melhorem seu desempenho. Além de ser uma uma opção mais barata para quem não pode arcar com as despesas de uma escola de reforço ou de um professor à domicílio. Dois ótimos sites são o Me Salva e o site Grátis Videoaulas.

O site Me Salva foi idealizado e criado por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e abrange a área de Exatas, Ele é voltado tanto para o ensino médio como para o  ensino superior. As aulas são disponibilizadas em videos que têm duração máxima de 10 minutos, e os temas são abordados de maneira bem simples e objetiva, facilitando o entendimento do estudante. A plataforma ainda permite que o usuário interaja com outros estudantes.

Já o Grátis Videoaulas se trata de um site que disponibiliza, como o próprio nome indica, conteúdo gratuito para o ensino médio e fundamental, além de algumas poucas aulas do curso superior de Direito, de Filosofia e de Química. Apesar de não possuir uma interface atraente, todas as aulas, sem exceção, são de muita qualidade. Porém, a maioria das aulas ainda são voltadas para o ensino médio (pré-vestibular). Os responsáveis do portal atualizam a plataforma regularmente com novas aulas e novos temas.

Onde encontrar aulas de reforço em Brasília?

Brasília é uma das cidades mais populosas do país e tem uma grande oferta de aulas de reforço.

A forma mais rápida e prática de achar um professor particular hoje em dia é pela Internet. Como na maioria das outras cidades brasileiras, em Brasília é possível encontrar uma grande quantidade de anúncios de aulas de reforço. Os diferentes sites destinados a este fim te ajudam a achar o professor ideal em apenas alguns  minutos, bastando apenas indicar sua zona geográfica para ter acesso a todos os professores próximos de você.

Além disso, a Internet também oferece a possibilidade de tomar aulas de reforço à distância. O ensino à distância não é tão diferente do ensino tradicional, como muitos pensam.  Além dos muitos benefícios oferecidos por esta modalidade de aulas como, economia de custos com transporte, ganho de tempo, horários flexíveis, preços mais baixos, etc., é possível garantir que o aluno melhore seu rendimento em sala de aula  através de um acompanhamento escolar frequente.

Estudando com a ajuda das ferramentas online A internet oferece diversas ferramentas que permitem  melhorar o desempenho escolar.

Nós sabemos que um dos aspectos mais prezados por pais e alunos quando se trata de aulas particulares é a disponibilidade do professor. As aulas à distância podem causar uma certa relutância, pois para assegurar que o aluno terá todo o apoio necessário e garantir seu bom desempenho na escola e nos vestibulares, é necessário um contato frequente. Com as novas tecnologias à disposição, o professor particular que dá aulas online poderá garantir um acompanhamento periódico ao estudante, dando todo o apoio pedagógico necessário.

A comunicação por mensagens instantâneas, por exemplo, é  eficaz para tirar dúvidas que possam surgir depois das aulas, assim como para resolver questões práticas como, mudanças de horário ou anulação de aulas. Os programas como Dropbox e Google Drive serão muito úteis para compartilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos, facilitando desta forma a comunicação entre o aluno e o professor.

Esperamos que este artigo te ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre a melhor forma de escolher suas aulas de reforço. Não se esqueça que no Superprof há uma grande oferta de aulas em todo o Brasil. Nós verificamos a experiência de todos os professores cadastrados, o que te permite ter acesso somente a professores qualificados. Para ter acesso às aulas oferecidas em nossa plataforma, basta fazer sua inscrição e selecionar a cidade que você mora.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar