Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde fazer curso de francês em terras capixabas

De Camila, publicado dia 31/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aprender o idioma da França em Vitória

Você mora em Vitória e está morrendo de vontade de fazer aulas do idioma da França? Existem várias opções na cidade capixaba para aqueles que desejam estudar e aperfeiçoar suas habilidades nesta língua viva e regada de cultura e história.

Você sabia que o francês (aprenda a língua nas capitais do Brasil) foi considerado o considerado um dos idiomas mais sexy do mundo? De acordo com uma pesquisa da CNN, o sotaque da língua de Edith Piaf é um forte fator de atração e sedução para aqueles que a escutam.

Se você decidiu dar partida no seu aprendizado na capital do Espírito Santo, mas ainda não sabe muito bem onde procurar e encontrar o local e o método adequado para suas necessidades, não se preocupe: Superprof te dá uma mãozinha nesta tarefa.

Fizemos uma breve seleção de algumas instituições especializadas no ensino da língua francesa em Vitória. Caso seu objetivo sejam aulas particulares, te guiamos também pelo caminho a seguir para encontrar um bom professor.

Motivos para aprender o idioma de Molière

Existem vários motivos pelos quais as pessoas decidem aprender a falar francês (no Rio de Janeiro). Alguns precisam utilizar a língua no trabalho, pois são empregados de um empresa francofônica ou possuem clientes importantes nativos do idioma. Outras querem viajar para países onde a língua é falada e desejam conseguir se comunicar de maneira independente.

Existem ainda as pessoas que querem estudar ou imigrar para nações onde o francês é a língua oficial, como o Canadá, a França ou a Bélgica. Sem contar com os amantes da cultura, da história e da própria língua francesas (aprenda-a em BH) que não precisam de maiores motivos para se lançarem na aventura do aprendizado.

Muitas pessoas aprender francês antes de viajar para países francofônicos. Falar francês pode ser útil durante viagens.

Língua oficial de 33 países, o francês possui 74 milhões de nativos que o dominam e – pasmem – 200 milhões de não nativos que o falam!

Como em todo idioma estrangeiro, existem pontos fáceis e pontos difíceis na hora de encarar de frente o aprendizado.

Pontos fáceis do aprendizado

Por ser uma língua romana derivada do latim, o francês  (faça aulas em SP) tem muitos pontos em comum com o português. Grande parte do vocabulário possui similaridades com a nossa língua.

Quando atingimos o nível mais elevado de domínio das habilidades linguísticas e entendemos um pouco mais como o idioma funciona, é possível até tentarmos adivinhar determinado vocabulário que não sabemos. Se pegamos um palavra e a “adaptamos” ao sotaque, sufixos e prefixos do idioma de Zinedine Zidane, temos grandes chances de acertar no “chute”.

O alfabeto francês também é fácil assimilação pelos lusofônicos, pois é o mesmo que utilizamos no Brasil. Para aqueles que falam inglês, a tarefa fica ainda mais fácil, pois existem ainda vários cognatos com a língua.

Pontos difíceis do aprendizado

Infelizmente, aprender a falar francês não é “só flores”. Existem muitos pontos bem complicados com os quais não estamos acostumados, começando pela pronúncia. Fazer “biquinho” e ignorar algumas “letras mudas” presentes em várias palavras pode ser um exercício e tanto para os nativos da língua portuguesa, já que pronunciamos cada uma das letras que lemos.

Outro ponto no qual todos encontram dificuldades é na multitude de conjugações verbais presentes no idioma de Napoleão. Também possuímos tal riqueza na nossa língua materna, mas como nascemos e crescemos escutando-a, é mais fácil assimilar tanta informação.

A melhor maneira de “tirar de letra” o aprendizado do francês (em Recife) é fazendo uma imersão total na língua, na cultura e na história francofônicas durante o período de aulas. Desta maneira seu cérebro – e, consequentemente, você – se familiarizará com as pronúncias, a utilização das palavras, com as conjugações e com o emprego de determinadas expressões.

Assistir muitos filmes, séries, escutar música, ler livros em francês e, se possível, passar um tempo em terras onde o idioma é falado são ótimas alternativas para se lançar de cabeça e dominar rapidamente o “français”.

Encontrar escolas de língua francesa em Vitória

De acordo com pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, Vitória é a segunda capital brasileira com melhor qualidade de vida do país e é aquela que possui a maior renda per capita. Sendo assim, a também conhecida como “Vix” não poderia deixar de ter as maiores redes de ensino do idioma francês no Brasil presente em seu solo.

Aliança Francesa

A Aliança Francesa de Vitória nasceu da ideia de um grupo de intelectuais capixabas, amantes do idioma e da cultura francesa, que decidiram que o Espírito Santo merecia ter a sua própria AF, a exemplo de outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo.

A Aliança Francesa é o mais tradicional centro de ensino do idioma da França. A Aliança Francesa também está presente em Vitória.

A mais tradicional instituição de ensino do idioma da França no mundo inteiro foi criada em 1883 em Paris e chegou em terras brasileiras, através da capital carioca, apenas 2 anos depois, em 1885.

A filial do Espírito Santo, fundada em 1959, existe há mais de 50 anos. Ela conta com oito salas amplas, biblioteca, auditório, internet sem fio em todas as salas, além de uma equipe de profissionais especializados no ensino do idioma francês (em POA) para todos os níveis, de A1 a C2.

Várias opções de cursos são oferecidos aos integrantes desta comunidade. Alguns deles são:

  • Regulares – aulas semanais para níveis A1 a C2;
  • Intensivos – aprende-se em 1 mês o que é dado em 1 semestre através dos cursos regulares;
  • Especializados – aulas de preparação para diplomas oficiais da língua francesa (DELF / DALF, TCF, TEF), teste CAPES/CNPq, aulas de conversação.

Assim como as outras AF ao redor do mundo, Aliança Francesa de Vitória dispõe de amplo espaço de convivência, com freqüentes exposições culturais (artes plásticas, literatura, música, teatro, moda), gastronômicas e cineclube. Ela está situada no bairro Enseada do Suá.

Wizard

Além de desenvolver as capacidades dos alunos ligadas à língua francesa, o Wizard se concentra também em aprimorar os aspectos pessoais, culturais e acadêmicos dos pupilos, sem contar com os incentivos à liderança e à automotivação.

Esta é uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, possuindo mais 1200 unidades espalhadas pelo Brasil. Criada em 1987, ela adota como metodologia a promoção do desenvolvimento completo de quatro habilidades linguísticas essenciais para a comunicação do aprendiz: fala, audição, leitura e escrita.

A instituição de ensino oferece dois tipos de aulas:

  • Francês geral: aulas regulares para todos os níveis (A1 ao C1);
  • Cursos de preparação para os exames oficiais de proficiência do idioma: DELF / DALF, TCF e TEF.

Em Vitória, unidades do Wizard podem ser encontradas em Mata da Praia, Jardim da Penha, Bento Ferreira, Camburi e Praia do Canto.

Núcleo de Línguas UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo também está dentro da lista das instituições de ensino que oferecem curso de francês. Tal trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Línguas da universidade.

Aprender a se expressar oralmente em francês é importante durante as aulas. O exercício da fala é parte importante do aprendizado do francês.

Dois tipos de programa são oferecidos aos interessados em aprender o idioma de Coco Chanel:

  • Regular – todos os níveis para jovens e adultos.
  • Conversação – nível pós-intermediário e avançado para alunos acima de 18 anos.

O Núcleo de Línguas possui vagas prioritárias destinadas a alunos da Rede Pública de Ensino e Alunos Bolsistas em Redes Privadas de Ensino e contemplam:

  • Alunos da rede pública, regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior;
  • Alunos de nível superior de instituições privadas, desde que sejam beneficiárias de bolsas de estudos 100% dos programas sociais do governo federal, estadual ou municipal;
  • Alunos da UFES, graduação ou pós-graduação.

As vagas para o público em geral serão as remanescentes da Rede Pública de Ensino.

Yelt

Criado em 1995, Yelt é uma escola de idiomas que possui a seguinte infraestrutura:

  • 11 salas de aula interativas;
  • Biblioteca;
  • DVDteca;
  • Sala de cinema;
  • Sala de games;
  • Sala multimídia;
  • Espaço VIP com tecnologia 3D;
  • Área de lazer;
  • Duas recepções – uma para novos alunos e outra exclusiva para alunos Yelt ;
  • Cantina;
  • Programas de intercâmbio.

Seus cursos são cursos instrumentais, direcionados a necessidades específicas como concursos, vestibulares, mestrados e doutorados. Grande diferencial é o fato da Yelt ser a segunda escola do Espírito Santo com certificação Educational Partner da Cambridge University Press.

Segundo o site oficial da instituição, a missão da instituição é a de “proporcionar à comunidade cursos de idiomas com excelência e seriedade, de modo acessível, por meio de uma estrutura moderna e recursos pedagógicos avançados”.

Fazer uma imersão em países que falam francês é ótimo para o aprendizado. Algumas escolas facilitam o intercâmbio em terras francofônicas.

O objetivo da escola é o de “ser referência no ensino de língua estrangeira, através da eficiência na prestação do serviço e valorização de pessoal“, seguindo os valores de responsabilidade, comprometimento, valorização humana, ética e transparência.

Encontrar professores particulares na capital do ES

A maioria das escolas de idiomas citadas acima disponibilizam o serviço de aulas particulares de língua francesa. No entanto, muitas delas são ministradas nas próprias dependências físicas das instituições.

Caso você esteja procurando professores que vão até a sua casa, você pode consultar os dois sites abaixo para fazer a busca pelo tutor ideal às suas necessidades.

Language Trainers Brasil

O Language Trainers Brasil coloca o aluno em contato com professores nativos das línguas desejadas, sendo uma delas o francês. A plataforma promete cursos personalizados que se encaixam na sua agenda. Um teste é disponibilizado para definição do nível de domínio do frances online.

Superprof

Não poderíamos falar de aulas particulares sem falarmos de nós mesmos! Superprof é uma plataforma que coloca alunos e professores de cursos individuais em contato. Com perfis diversos, vários tutores que atuam em Vitória estão cadastrados e podem ser contactados através do nosso site.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar