Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aula de reforço escolar para preencher as lacunas deixadas pela escola?

Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Educação a domicílio versus escola tradicional

Ao contrário do que ocorre em outros países mais preocupados com a problemática da educação, o sistema educacional brasileiro está longe de ser considerado como satisfatório entre os nossos compatriotas.

Fracasso escolar , programas de ensino inadequados, pedagogia ultrapassada, estudantes de todo o país e seus pais dizem que estão insatisfeitos com o andamento da educação no país.

Qual seria a razão para tamanha insatisfação?

Oras! Se olharmos os números da educação nacional, compreenderemos o por quê de alunos e famílias se mostrarem preocupados com a questão. Realmente perdeu-se a confiança no sistema de ensino e na educação proposta pelo estado.

Nesse panorama, observamos que os brasileiros acreditam cada vez menos na proposta educacional do poder público.

Com a esperança de poder superar as deficiências da Educação Nacional,  pais e responsáveis voltam-se para o ensino privado e buscam cada vez mais o apoio escolar a domicílio.

O apoio educacional e escolar proporcionado pelo professor privado de acompanhamento escolar ajuda o aluno a não se sentir sozinho diante das dificuldades do sistema educacional brasileiro.

Se você deseja que o seu filho aumente sua média em todas as matérias da escola, saiba que isso é possível graças a aula de reforço escolar!

Acompanhamento escolar desde o ensino primário

A escola primária é um passo crucial na formação educacional da criança.

É nessa fase que o aluno aprende a assimilar todas as habilidades essenciais para seu futuro sucesso acadêmico, como a leitura, a gramática, a introdução às ciências, ou regras básicas de matemática! No entanto, os pais dos alunos geralmente não estão satisfeitos com o tratamento oferecido a seus filhos nas escolas. E, claramente, eles têm razão.

O ensino primário é a base da vida acadêmica

A realidade é chocante; Números indicam que apenas 30% (leia bem… apenas 30 por cento) dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental sabem ler e escrever!

Isso é a prova de que a escola não está fazendo o seu papel. E devido a essa falha do sistema, verifica-se que muitos estudantes saem do ensino primário com lacunas de aprendizagem, algumas muitos difíceis de serem remediadas e outras que acompanharão o aluno por toda a sua vida acadêmica.

A culpa é do professor!

Dizer é fácil. Porém se considerarmos a realidade do sistema de ensino brasileiro, notamos que o professor acaba ele também sendo vítima.

Os professores da escola tradicional não conseguem detectar a tempo as dificuldades de seus alunos. Primeiramente devido a salas de aula superlotadas, o que impossibilita uma análise individual de cada aluno. Depois, o tempo de aula é muito curto com relação ao programa que o professor deve trabalhar. É um malabarismo impossível para muitos professores: trabalhar o extenso programa escolar ao mesmo tempo em que resta atentivo a problemática de cada aluno individualmente.

A culpa é da família!

O fracasso da escola primária pode ter consequências desastrosas para a integração social do aluno.

Diante das inúmeras dificuldades enfrentadas por crianças do país inteiro na escola primária,  é frequente ver discussões que pretendem apontar o culpado de tal feito. De um lado as famílias que jogam a culpa no poder público e nas escolas e de outro lado a escola culpando as famílias.

Encontrar o culpado nesse caso não ameniza em nada o problema.

Porém, sendo a educação básica um dever do Estado, é normal que as famílias esperem um retorno positivo quando confiam a educação dos seus filhos ao poder público.

Os pais confiam ao estado a educação dos seus filhos

Infelizmente quando a escola não cumpre o seu papel as consequências podem ser graves. Um aluno mal acompanhado pela escola pode decidir por abandonar os estudos.

Para evitar a evasão escolar, a aula de reforço escolar pode ser a solução ideal!

Sério e pontual, o professor a domicílio pode trabalhar todo o programa escolar ao mesmo em que resta atentivo as particularidades do seu filho. Inclusive se o aluno possui alguma dificuldade mais acentuada em quaisquer umas das matérias estudadas na escola.

Do ensino fundamental ao médio, você pode agendar suas aulas particulares com um professor competente.

Uma coisa é certa: quanto antes, melhor!

Estrangeiros a sua própria língua?

Referida por Olavo Bilac como a última flor do lácio inculta e bela, o Português, embora língua materna parece ser ainda estranho aos seus falantes.

Com uma gramática rígida e cheia de regras, a língua de Camões aterroriza estudantes do ensino fundamental e até mesmo da faculdade.

Não à toa, Bilac  chamou nossa língua nativa também de  “desconhecida e obscura” e ele não estava exagerando! O português não é fácil ! A gramática do português figura entre as mais complexas.

Embora seja uma língua complexa, o português é a nossa língua e é necessário que seja dominado.

Gramática, literatura, redação. Dominar a língua é uma urgência

Obrigatório em todas ou quase todas as provas e concursos de admissão acadêmica ou profissional, o português geralmente ganha destaque na escola, sendo dedicado a ele uma carga horária de aula mais importante do que a outras matérias.

No entanto, o que se observa é que muitos alunos saem do primário com inúmeras lacunas com relação a gramática. Muitas vezes, regras simples e básicas da língua se transforam em um emaranhado de conceitos na cabeça do estudante.

O problema é que essas dificuldades se não forem tratadas o quanto antes, tentem a acompanhar o aluno por toda a sua vida acadêmica , ameaçando com isso o bom desempenho do aluno em exames mais importantes como o ENEM, por exemplo.

Dificuldades em língua e gramática prejudica também a compreensão da literatura e a escrita. Um aluno com pouca habilidade linguística em português irá comprometer sua capacidade em redação (quesito de grande importância em avaliações e concursos).

Para facilitar a aprendizagem do português língua materna, evitando emaranhados de conceitos e bloqueios, o tutor de apoio escolar pode ser a chave de ouro que você precisa!

A aulas particular de Português é muito popular entre os pais, que vêem por si mesmos o dano causado pelo desleixo da escola sobre as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Independente da vertente preferida do aluno, ciências, matemática ou literatura, o domínio da gramática é essencial e o professor particular adotará um ritmo intensivo para acompanhá-lo em seu progresso!

Seja para melhorar a compreensão ou expressão escrita e oral, você pode contar com a pedagogia do professor de reforço escolar a domicílio para tornar sua aula divertida e gratificante!

Somar, dividir, multiplicar e subtrair

Além de ser um aluno ruim em Português, o ensino público também deixa a desejar em matemática.

A estatística do ensino de matemática não está favorável para o Brasil.

Segundo avaliação do Fórum Econômico Mundial, a qualidade da educação de matemática do Brasil está entre as piores do mundo. Essa informação não seria grave se nós não precisássemos da matemática para basicamente TUDO nessa vida.

De acordo com o relatório Global Information Technology, o Brasil está entre os últimos colocados na apreensão de conceitos matemáticos e científicos: o país está na 133ª posição entre 139 nações.

Um número assustador, principalmente para aqueles cuja intenção é seguir uma carreira na área de exatas.

De fato, um bom nível de matemática pode permitir que um aluno acesse os cursos mais concorridos do país: engenharias, medicina, física e química. Boas notas em matemáticas torna o diploma muito apreciado pelos recrutadores e também abre as portas para quase todos os caminhos da universidade na área de tecnologia.

A matemática é um dos pilares para uma educação de sucesso

Se você está considerando uma carreira brilhante para o seu filho (médico, pesquisador na área de exatas, engenheiro …), é melhor começar a se preocupar com  a aprendizagem de matemática desde cedo. Para melhorar as habilidades do aluno em matemática, nada mais eficaz do que aulas particulares a domicílio: aulas personalizadas e ministradas em um ambiente sem estresse, favorecendo a aprendizagem por parte do aluno.

Um professor particular para assegurar o ensino de línguas estrangeiras

Se tem algo com que as famílias não podem contar é com o ensino de línguas estrangeiras na escola pública.

Embora tenha sido cada vez mais importante e até mesmo obrigatório ter conhecimento em línguas estrangeiras ( sendo o inglês a língua mais solicitada), as escolas tradicionais parece não se preocupar com isso.

O ensino de línguas estrangeiras realmente não está entre as prioridades do programa nacional da educação. Um grande erro já que esse conhecimento será de extrema importância para o futuro acadêmico e profissional do aluno.

Conscientes de mais essa falha do estado, pais recorrem ao ensino privado para suprir essa necessidade no processo de aprendizagem de seus filhos.

Aqui está fora de questão negligenciar a importância das línguas estrangeiras: o professor particular procurará aperfeiçoar seu aluno no idioma desejado (inglês, francês espanhol?). Se você tem preferência por um professor nativo, aqui mesmo no Superprof você pode encontrar! Professores nativos são uma boa ideia pois além do idioma, eles sabem na ponta dos dedos a cultura do país!

Não espere mais por milagres vindo da educação nacional! Seja o milagre na vida do seu filho e busque hoje mesmo um professor de reforço escolar p.ara ajudar o seu filho a obter sucesso nas provas da vida.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar