Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender mandarim sozinho: Massive Open Online Courses (MOOC)

De Camila, publicado dia 26/02/2019 Blog > Idiomas > Chinês > Aprender chinês online: MOOC

“O ensino deve ser assim: aquele que o recebe, recolhe-o como um presente inestimável, mas nunca como uma restrição dolorosa.”
Albert Einstein

De acordo com estudos sobre o ensino de chinês como língua estrangeira, existem mais de 2.500 universidades que ensinam chinês a estrangeiros em todo o mundo. Tais instituições de curso superior que ensinam como falar chinês através de aulas de mandarim e outros dialetos da china estão espalhadas por cem países ao redor do globo.

Mesmo assim, algumas pessoas preferem fazer curso de mandarim por conta própria, sem precisar sair de casa.

Mas então, como aprender mandarim de maneira eficaz e progressiva através de um curso de idiomas online?

O MOOC é uma opção de ensino à distância fornecido por uma universidade que oferece educação aberta a todos.

Aprender pinyin, caracteres chineses e a falar chinês está se tornando cada vez mais acessível.

Superprof preparou algumas informações sobre esse curso via internet que vai além de um curso de mandarim para brasileiros. Isso porque ele é ministrado em inglês, ou seja, ele é acessível somente a quem já fala o idioma da Inglaterra e quer aprender chines como terceira língua.

Este é exatamente o seu objetivo? Então aqui você encontra todas as informações que precisa para se tornar trilíngue e aprender chines com o MOOC.

Descubra aqui um guia para se preparar para provas de chinês.

O que é um MOOC de chinês?

Como uma pequena revolução no mundo da educação, os MOOCs surgiram nos últimos anos para compartilhar conhecimento e torná-los o mais acessíveis possível. Hoje, qualquer pessoa com uma conexão à internet pode ter aulas em qualquer assunto, em qualquer lugar do mundo.

O MOOC é uma abreviação de “curso online aberto massivo”. Em português, esse seria um equivalente do famoso EAD (Ensino À Distância).

Como isso funciona?

Universidades e escolas de todo o mundo oferecem um ou mais matérias em campos específicos do conhecimento, tais como:

  • Biologia marinha,
  • Ciências do universo,
  • Origens do homem,
  • Novas tecnologias,
  • Gestão,
  • Negócios,
  • Línguas estrangeiras…

As aulas estão abertas para inscrição alguns meses antes do início do curso e os alunos matriculados podem seguir os capítulos do curso apresentados semana após semana. As aulas geralmente são baseadas em textos, vídeos e exercícios.

E o melhor de tudo é que eles são gratuitos! Os cursos de chinês dos MOOCs podem ser o primeiro passo para você começar a desvendar os mistérios desta língua!

Os alunos fazem os exercícios à medida que eles vão sendo liberados pelos administradores do curso. Se, ao concluir todas as etapas, o aluno obtiver a média na nota final, ele pode reivindicar um certificado para comprovar o sucesso no curso. Um fórum é configurado para a troca de informações entre alunos e professores.

Os materiais utilizados são, na maioria das vezes, recursos educacionais abertos e podem ser consultados por todos.

Quando o curso é concluído, os materiais permanecem arquivados. Alguns MOOCs permitem acesso além do período do curso e outros são completamente fechados, ou seja, é preciso esperar pela próxima sessão para poder consultá-los novamente.

Se você seguir um MOOC de curso de chinês, então poderá aprender o básico do mandarim para iniciantes ou aprofundar seu conhecimento, caso já esteja em um nível avançado. Eles são cursos online com a presença virtual de professores.

Quanto custa?

Muitos MOOCs são totalmente gratuitos, alguns pedem uma participação financeira e alguns pedem dinheiro apenas no caso de você querer obter o certificado. Como o objetivo dos MOOCs é tornar o conhecimento acessível, a grande maioria deles é gratuita.

Confira também algumas indicações de dicionários chinês – português.

Por que escolher um MOOC para aprender chinês?

Os MOOCs são realmente eficazes na hora de aprender chinês?
Por que escolher seguir um MOOC ao invés de aulas de chines?

Os MOOCs podem substituir as aulas presenciais de chinês ou ainda serem utilizados como um complemento. Cada aluno escolhe como aprender a língua da China da melhor maneira para si.

Um MOOC de chinês traz muitos benefícios

Você pode ter um curso de ensino à distância de alto nível e de graça. E isso não dá para ser ignorado, já que para estudar chinês em escolas de idiomas, é preciso pagar uma certa soma, muitas vezes inexistente em muitos orçamentos familiares.

O MOOC não oferece um currículo universitário completo, mas o currículo disponibilizado é o suficiente para se aprender o básico antes de se inscrever em uma escola de idiomas ou sair para fazer um intercâmbio linguístico.

Já imaginou aprender mandarim sem gastar nada?! Não importa se você está sem dinheiro para fazer aulas de chinês: os MOOCs são gratuitos!

Aprender chinês online através de MOOCs também permite aproveitar os professores e seus conselhos. Este é um grande diferencial se comparado a outros cursos online ditos “tradicionais”, pois os últimos oferecem apenas um conjunto de lições sem ajuda externa.

Para as pessoas que precisam de um cronograma e prazos para seguir em frente, os MOOCs são ideais, pois com ele você tem que fazer exercícios toda semana e acompanhar o andamento dos cursos para não se perder nem ficar para trás.

Para os atrasados, ainda é possível ter aulas mais tarde: basta baixá-las em seu computador.

Eu, pessoalmente, já fiz vários cursos com diversas universidades internacionais através dos MOOCs (Universidade de Glasgow e University de Leicester, por exemplo). Esta é uma ótima oportunidade para fazer cursos de universidades de todo o mundo sem ter que gastar um centavo.

Comece! Você não tem nada a perder para aprender chinês!

Plataformas para escolher o seu MOOC de chinês

Pronto, você está decidido a se lançar na aventura de encarar um curso através de um MOOC!

Então, qual site escolher para começar a aprender mandarim?

Os MOOCs não são tão fáceis de serem encontrados como os de inglês ou francês. No entanto, os que existem são de muito boa qualidade.

A plataforma Coursera

A plataforma Coursera foi fundada em 2012 por professores da Stanford Computer Science que queriam compartilhar seus conhecimentos e habilidades com o mundo. A professoras Daphne Koller e o professor Andrew Ng disponibilizaram seus cursos online, abertos para qualquer um que quisesse fazê-los. Desta maneira, eles acabaram ensinando, em apenas poucos meses, mais alunos do que durante toda a carreira deles em sala de aula!

A partir daí, Coursera fora criada, se tornando uma plataforma onde qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo pode aprender e obter credenciais de universidades e escolas do mundo todo.

Cada curso é ministrado por experientes professores que fazem parte das melhores universidades e instituições educacionais do planeta.

Os cursos incluem videoaulas gravadas, exercícios auto-avaliativos e revisados por outros alunos, além de fóruns de discussão abrangendo toda a comunidade participante da formação em questão.

As aulas podem ser seguidas pelo computador de qualquer lugar. Um dos benefícios do MOOC é que basta ter uma conexão de internet para poder seguir as aulas.

Veja ainda dicas para aprender chinês na universidade de Letras.

Curso de chinês para iniciantes

O curso de chinês para iniciantes disponível na plataforma Coursera é oferecido pela Universidade de Pequim. Ou seja, se você optar por fazer essa introdução à língua da China, você será orientado por professores que possuem o idioma como língua nativa!

Por ser um curso para quem ainda não sabe nada de chinês, em seu currículo são tratados os seguintes tópicos:

  • Introdução à fonética,
  • Introdução expressões diárias.

Depois de fazer esta aula, os alunos podem ter uma compreensão básica do chinês mandarim, conseguindo ter conversas básicas sobre a vida cotidiana, tratando temas como:

  • Como trocar informações pessoais,
  • Como falar sobre comida e bebida,
  • Perguntar sobre preços,
  • Apresentar uma cidade e o clima,
  • Contar seus hobbies e assim por diante.

O aluno vai aprender a utilizar determinadas situações de cenários da vida real na comunicações cotidiana. Além de diálogos, uma seleção de materiais de leitura e prática também é fornecida, a fim de estimular o interesse dos aprendizes.

Como esse é um curso para iniciantes completos no idioma chinês, os alunos não precisam estudar os caracteres chineses, transformando o material disponível mais fácil de acompanhar.

Curso de preparação para o teste HSK 1

Esse curso, também oferecido pela Universidade de Pequim, é outro exemplo de aulas de chinês online disponíveis na plataforma Coursera. Ele é a primeira parte de um total de seis cursos que foram desenvolvidos para treinar os estudantes de língua chinesa que pretendem fazer o famoso teste de proficiência HSK 1.

O curso de preparação para o HSK 1 abrange as quatro habilidades de comunicação na língua chinesa (compreensão oral e escrita; expressão oral e escrita), mesmo sendo somente duas delas testadas durante as provas do HSK (compreensão oral e escrita). Sendo assim, no final do curso você será capaz de entender e usar frases simples em chines, o que será ideal para atender às suas necessidades básicas de comunicação no idioma!

A plataforma Edx

Fundado por nada mais, nada menos que pelas prestigiadas Universidade de Harvard e pelo MIT em 2012, o Edx é uma também uma plataforma de aprendizado online. Como não poderia ser diferente com instituições de ensino deste gabarito, ele oferece uma experiência de alta qualidade promovida pelas melhores universidades e instituições do mundo a alunos de todos os lugares.

Quem gosta de livros também pode ter acesso a um indicação de bibliografia ótima através dos cursos do MOOC. Os MOOCs são todos feitos online, mas os professores indicam vários livros aos interessados.

Com mais de 130 parceiros globais, o Edx conta com a parceria das principais universidades, organizações sem fins lucrativos e instituições do mundo como seus membros. Os membros da universidade EdX lideram o QS World Rankings®. Sendo assim,  os fundadores dessa plataforma recebem as melhores honras, sem contar que suas parceiras se qualificam no topo dos rankings educacionais ao redor do mundo.

No Edx você pode encontrar vários cursos de chinês para vários níveis de domínio do idioma, tais como:

  • Chinês Mandarim Essencial,
  • Chinês Mandarim para Negócios,
  • Chinês Mandarim Níveis 1 a 3,
  • Chinês Tsinghua,
  • Relíquias da História Chinesa (curso em 3 partes).

Esses são apenas alguns exemplos das diversas opções de cursos ligados à língua, à cultura e à civilização chinesa.

Então, o que você está esperando para começar agora mesmo o seu curso online gratuito?

Fique por dentro de várias informações sobre o HSK1 em chinês!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar