"A geografia é o mundo e tudo o que nele há."
Priscila Aranha

Você sabia que a geografia aborda muito mais do que apenas a localização, as coordenadas e a posição das coisas no nosso planeta? Ela é uma disciplina que também estuda as características físicas e humanas dos lugares. Como disse Priscila Aranha, "é o mundo e tudo o que nele há"!

Desde as dimensões de um único cômodo até a extensão de uma região cultural ou a totalidade do globo, a geografia explora o significado, a função e a história dos lugares, como eles mudam e como são percebidos.

Você ama geografia e quer aprofundar seus conhecimentos na matéria ou está com dificuldades em entendê-la e procura alguém para te ajudar a melhorar sua compreensão nessa disciplina tão vasta? Então prepare-se para receber várias dicas sobre aula de geografia em Curitiba!

Você sabe onde encontrar os melhores anúncios, professores e escolas para estudar geografia nas principais capitais do Brasil?

Qual o objetivo de se estudar geografia?

A geografia é um assunto bastante único porque examina tanto a estrutura física do planeta e a estrutura social (ou seja, como afetamos nosso meio ambiente e como ele nos afeta). Tudo isso levando em conta o passado, o presente e o futuro.

Então, a geografia é uma ciência natural, uma ciência social ou história antiga?

A verdade é que ela é um pouco de tudo.

A geografia pode ser dividida em dois ramos principais:

  • Geografia Física;
  • Geografia Humana.

Confira ainda nossas dicas para quem deseja estudar geografia em Recife e ficar fera no assunto!

Pessoas andando na rua rapidamente.
Um conceito de geografia é a geografia humana, que estuda, dentre outros, aspectos do desenvolvimento da sociedade e sua cultura.

Geografia Física

A geografia física é um ramo das ciências da terra, que examina os elementos naturais do mundo, incluindo a atmosfera, a terra e os oceanos. Os geógrafos físicos estudam coisas como clima e o solo, assim como como a Terra foi formada e como ela muda com o tempo.

Geografia Humana

A geografia humana é uma ciência social que estuda como os humanos interagem com o planeta. Ela aborda questões como o crescimento populacional, migração, assim como como os assentamentos urbanos e rurais se desenvolvem. Através dela ainda podemos entender como trabalhamos com os animais e até mesmo como nossas economias são afetadas pelo ambiente em que vivemos

O que faz um geógrafo?

Como os geógrafos lidam com o mundo natural e como nos comportamos nele, seu trabalho pode levá-los a todos os lugares, desde coletar amostras de solo na borda de um vulcão até mapear uma nova cidade, mapear as mudanças em uma geleira no Ártico ou mesmo dar aula de geografia 1 ano ensino fundamental em uma sala de aula confortável.

Os geógrafos fizeram algumas coisas muito importantes para a raça humana, incluindo mapear novos territórios, desenvolver mapas (cartografia, mapa politico da Europa e de outros continentes) e medir distâncias para nos ajudar a ir do ponto A ao ponto B. Sendo assim, é importante estarmos cientes de que não teríamos o Google Mapas se não fosse a geografia e os geógrafos!

Quais habilidades obtemos estudando Geografia?

A geografia ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe, já que costuma trabalhar em projetos em grupo. Ela também é uma disciplina que contribui para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise, incluindo em TI, laboratório e trabalho de campo, proporcionando ao estudante e profissional a capacidade de coletar e procurar padrões nos dados.

Você mora em Brasília e está procurando por aula de geografia?

Gps google mapas no celular.
Graças à pesquisa e ao trabalho de geógrafos podemos usar sistemas como Google Maps nos dias de hoje.

Quais carreiras seguir após fazer uma faculdade de geografia?

De acordo com a Royal Geographical Society, os graduados em geografia têm algumas das mais altas taxas de empregos após concluírem o curso superior.

A geografia é ótima para qualquer tipo de carreira que envolva meio ambiente, planejamento ou coleta e interpretação de dados.

As carreiras populares para pessoas com qualificações em geografia incluem, dentre outras:

  • planejamento urbano ou de transporte,
  • levantamento,
  • conservação,
  • sustentabilidade,
  • gestão de resíduos e água,
  • planejamento ambiental,
  • turismo,
  • previsão do tempo.

O exército, a polícia, o governo, as organizações de pesquisa, o direito e o mundo dos negócios também amam as habilidades práticas de pesquisa que os geógrafos desenvolvem.

Como os geógrafos aprendem sobre o desenvolvimento humano e populacional, a geografia também pode ser útil para caridade e relações internacionais.

Quais assuntos combinam com a geografia?

A geografia apoia o estudo das ciências, em especial das ciências da saúde e ciências sociais, como a Biologia, a Sociologia e a Psicologia.

Quem mora em São Paulo e procura por um bom curso de geografia também pode se beneficiar com as nossas dicas!

Aulas de geografia em Curitiba

Aula de geografia ensino fundamental 1, aula de geografia ensino fundamental 2 e aula de geografia ensino medio... Essa disciplina está presente na vida estudantil das crianças e jovens desde a mais tenra idade, direta ou indiretamente. Mais cedo ou mais tarde, todo mundo que vai à escola vai aprender o que é geografia.

Graduação em geografia

Após a conclusão do ensino médio, alguns resolvem fazer prova no enem para um curso de geografia. Se esse é o seu caso e você mora em Curitiba, então uma das melhores instituições de ensino superior à qual se dirigir é a UFPR. A Universidade Federal do Paraná oferece as opções de bacharelado e licenciatura em geografia a seus estudantes.

Missão do curso de geografia

O curso de geografia de Universidade Federal do Paraná é um dos mais antigos e tradicionais do Brasil.

A missão desta graduação, segundo o site oficial da universidade, é a de "formar profissionais responsáveis e
comprometidos com o desenvolvimento científico, econômico e sustentável da sociedade para fomentar, gerar, coletar, tratar e disseminar a informação, habilitados a desenvolver atividades de ensino, de pesquisa e de aplicação técnica, a partir das bases teóricas, métodos e técnicas da Ciência, com as habilitações de Licenciatura e Bacharelado em Geografia".

Estudante com roupa de formatura de universidade.
Quem faz uma faculdade de geografia em Curitiba pode optar tanto por um bacharelado quanto por uma licenciatura.

Que tal saber onde encontrar uma escola ou professor de geografia na cidade do Rio de Janeiro?

Matérias do curso de geografia

O curso de geografia da UFPR tem duração mínima de 8 períodos (4 anos). Durante esses oito semestres, os alunos precisam cursar diversas matérias obrigatórias, tais como:

  • Interações e Dinâmicas Geográficas,
  • Cartografia,
  • História da Formação e Transformação do Espaço Brasileiro,
  • Introdução à Estatística,
  • Geologia Aplicada à Geografia,
  • Epistemologia e Filosofia da Geografia,
  • Cartografia Temática,
  • Climatologia,
  • Geografia Cultural,
  • Dinâmicas Geográficas no Espaço Paranaense,
  • Sensoriamento Remoto I ,
  • Dinâmicas Populacionais e Sociais na Geografia,
  • Geografia Econômica,
  • Geografia Urbana,
  • Geomorfologia,
  • Hidrologia,
  • Sistemas de Informações Geográficas I,
  • Geografia Rural,
  • Biogeografia
  • Produção do Espaço Brasileiro,
  • Direito Ambiental, Agrário e Urbanístico,
  • Climatologia Aplicada,
  • Geografia Política e Geopolítica,
  • Pedologia.

Quer aprender ainda mais sobre como é ter aulas de geografia na capital do Rio Grande do Sul?

Anúncios de aulas particulares de geografia em Curitiba

Você anda pesquisando anúncios de aulas particulares de geografia em Curitiba, pois está precisando de sessões sob medida para melhorar o seu rendimento - ou do seu filho - na matéria? Então que tal dar uma olhada no site do Superprof Brasil?

Aprender geografia com o Superprof

A plataforma do superprof.com.br reúne centenas de professores de geografia em Curitiba prontos para transmitir seus conhecimentos, seja de maneira presencial ou através de aulas online.

Além do mais, outros milhares de tutores fera no assunto podem ser encontrados por todo o país, já que muitos oferecem sessões de ensino via videoconferência.

Para encontrar aquele que cai como uma luva para o que você procura, basta fazer uma busca logo na página de abertura do superprof.com.br. Coloque o nome da matéria ("geografia") e o local onde você pretende encontrar seu educador ("Curitiba" ou "web"). Após clicar em "buscar", você encontrará uma lista com os melhores profissionais no mercado!

Se você ainda está na dúvida se deve contratar uma aula particular geografia, então confira abaixo alguns pontos positivos de ter um aprendizado personalizado nesta disciplina.

Benefícios de ter um professor particular de geografia

Aprender geografia pode ser difícil para muitos alunos, mais para uns do que para outros. Cada pessoa é diferente. Por isso, antes de escolher um tutor privado, é bom saber exatamente o que você ou seu filho precisam.

Então, por que fazer aulas particulares de geografia na capital do Paraná?

As aulas em grupo na escola seguem um currículo específico e generalizado. Sendo assim, os professores que dão aulas para salas cheias de alunos não têm tempo de dar assistência personalizada para cada um deles.

Que tal encontrar o professor de geografia dos seus sonhos ou ainda um curso de geografia em Belo Horizonte?

Aluno estudando sozinho.
O auxílio de um professor particular de geografia pode ser crucial para ajudar o aluno a superar algumas barreiras de aprendizado.

Se um dos aprendizes encontra dificuldades em determinado ponto da matéria e não consegue sanar suas dúvidas durante a aula, dificilmente ele conseguirá progredir estudando sozinho. É aí que o auxílio do professor particular de geografia pode valer ouro! Isso porque:

  • O professor pode se concentrar nas dificuldades específicas de cada aluno, levando em conta seus pontos fortes e fracos nas áreas que precisam ser trabalhadas,
  • Ao fazer exercícios extras fora do horário escolar, as habilidades do aluno podem melhorar mais rápido do que se ele estudar somente durante as sessões em grupo,
  • É possível negociar os tópicos e assuntos da aula com o professor e estudar coisas que o aprendiz realmente achar interessante,
  • Se o aluno precisa de geografia para o Enem ou uma aula de geografia para o vestibular, então sessões particulares podem ser muito úteis para trabalhar somente isso,
  • O aprendiz pode pedir ao professor quantas correções e explicações quiser, sem se preocupar com os outros alunos da classe,
  • O professor particular de geografia trabalha no ritmo do aluno, ou seja, nem muito rápido, nem muito devagar,
  • Tanto aluno quanto professor podem levar seus próprios materiais para a aula, já que as sessões são personalizadas de acordo com cada aprendiz,
  • Frequentemente, há menos distrações durante aulas particulares, o que as tonam muito mais intensivas. Para muitos alunos, isso é um grande benefício, já que trabalho árduo traz maiores recompensas!

Então, preparado para começar sua aula de geografia em Curitiba?

Precisando de um professor de Geografia ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.