Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Se torne um baterista hoje mesmo!

De Joseane, publicado dia 04/01/2019 Blog > Música > Bateria > Como aprender a tocar bateria

A música é um mundo em si mesmo, é uma linguagem que todos nós entendemos. – Stevie Wonder

O sonho de subir nos palcos, dar o melhor de si e levantar a multidão conduz milhares de pessoas a praticar um instrumento de música.

Claro, o desejo de se tornar músico vai além disso. O prestígio que a música tem entre as artes e a satisfação pessoal em tocar algo que encanta a si mesmo e aos outros é o verdadeiro sentimento que impulsiona os futuros músicos a se dedicar a música!

A música encanta!

Tocar um instrumento musical pode não fazer de você alguém superior com relação a uma outra pessoa, mas faz de você melhor do que o que você era antes de aprender a tocar.

A música e a prática de um instrumento musical traz inúmeros benefícios para a vida de quem pratica. Mais criatividade, maior senso de organização, sensação de bem estar, menos estresse, melhor coordenação motora, menos ansiedade, melhoria nas relações interpessoais….são algumas das vantagens que uma pessoa pode experimentar quando da prática de um instrumento musical.

Se o instrumento musical em questão for a bateria, além desses benefícios você também vai manter o corpo sempre em forma. Isso por que, segundo especialistas, tocar bateria tem o mesmo efeito que a prática intensa de um exercício físico!

Se você está convencido de que deve começar a praticar um instrumento musical e escolheu a bateria, esse texto é para você!

Aula de bateria em escola de música, aula de bateria no conservatório de música, aula de bateria com professor particular, aprender a tocar bateria sozinho…tudo o que você precisa saber está aqui!

Aula de bateria com professor particular

Se você quer aprender a tocar bateria de forma rápida e eficiente, a sua melhor escolha será tomar aulas particulares de bateria.

Professor particular de bateria Quer se tornar um star da bateria? Aprenda a tocar com quem sabe…

O professor particular de bateria te ensinará o necessário para que você aprenda a bateria de forma lúdica mas com seriedade. Aula de teoria musical, conhecimentos sobre a história da música, aprender a ler partitura, saber contar o tempo musical, tudo isso será possível com a ajuda do músico e professor de bateria.

Você realmente conhece a bateria, a sua história e a sua evolução ao longo do tempo? Sabe a diferença entre a bateria de rock, a bateria de jazz e a bateria híbrida por exemplo?

Você conhece os diferentes tipos de baquetas e os seus diferentes usos?

Pois bem, se você respondeu não para um dessas perguntas ou mesmo para todas, você certamente deve procurar um professor particular de bateria para começar a praticar!

O professor particular de bateria é uma escolha acessível para quem está apenas começando a praticar o instrumento mas, também, para aqueles que já sabem tocar e quer relembrar certos conceitos ou simplesmente inovar nas batidas, se profissionalizar…

o professor particular de bateria vai até você! Você não precisa se deslocar. O professor particular se adapta às suas necessidades.

Você só quer saber de tocar rock? o professor particular de bateria respeitará a sua vontade.

Você quer ser um baterista de jazz? ótimo! O professor de bateria te ensinará a dominar o jazz…

O professor particular de bateria também pode te servir como exemplo caso você queira seguir carreira como baterista futuramente. Estando no ramo a mais tempo, ele poderá compartilhar a sua experiência, dar seu ponto de vista, te fazer recomendações.

A relação pessoal com um professor particular pode ser muito enriquecedora para sua experiência como baterista.

Para saber mais sobre as vantagens de ter aula de bateria com professor particular, clique aqui!

Aula de bateria em escola de música

 A verdadeira beleza da música é que ela conecta as pessoas. Ela leva uma mensagem e nós os músicos, somos os mensageiros. – Roy Ayers

O contato com outros bateristas mais ou menos experientes do que você te seduz e você acha que a aula em grupo é mais produtiva para você? A escola de música pode ser uma boa opção !

Como contagiar a platéia tocando bateria? O importante na bateria é a diversão do baterista!

Existem muitas escolas de músicas no mercado. Nem todas dispensam curso de bateria, então será necessário que você entre em contato com diferentes escolas para encontrar aquela que possua aula de bateria.

Geralmente as escolas de música pertencem a iniciativa privada. Logo, se você quer aprender a tocar bateria em uma escola de música saiba que isso tem um preço e que pode custar relativamente caro.

Uma boa escola de música é aquela que possui ótimos profissionais. Exija a ficha do professor com o objetivo de conhecer o seu trabalho como baterista. Se possível, tente assistir a uma aula sem compromisso para verificar se o método do professor atende as suas expectativas.

Aprender bateria em escola de música é, sobretudo, interessante para os alunos iniciantes. Como debutante você vai aprender tudo sobre teoria musical, história da música, notas e partituras musicais. Na escola de música o professor de bateria ensinará também a diferença entre os sons, e sua função na música.

Esse é o ponto positivo de aprender bateria em escola de música. Além das aulas práticas que irão te ajudar a se tornar um fera da bateria, você também vai aprender toda a parte teórica relacionada a música.

Seja qual for o seu nível de conhecimento de bateria, você pode se inscrever numa escola de música. Aliás, para se tornar um batera o único requisito é ser apaixonado pela arte de bater. Todo o resto, teoria e prática sobre a música e sobre a bateria poderá ser aprendido em escola de música.

Aprender bateria exigirá que você treine muito. Tanto na escola de bateria quanto em casa, você terá que treinar. Assistir a performance de outros bateristas pode te ajudar muito mas será ação que você aprenderá realmente a dominar a bateria!

Aprender bateria no conservatório

O Conservatório é um local de referência no ensino de música, na prática de instrumentos musicais diversos (saxofone, violão, piano, violino, violoncelo, clarineta, etc), na arte do canto e das manifestações artísticas em geral.

Onde aprender a tocar bateria? Bateria de rock ou bateria de jazz, o importante é saber tocar!

A principal vantagem de aprender bateria no Conservatório de música é que geralmente a formação é diplomante e possui reconhecimento tanto no território nacional quanto a nível internacional!

Para aqueles que desejam se tornar professores de música especialistas em bateria no futuro, ingressar no Conservatório será certamente uma das opções mais recomendadas.

O ingresso no Conservatório de música pode ser feito tanto na infância, a partir dos 6 anos em algumas instituições, como também na idade adulta através de concurso de acesso. Esse concurso consiste geralmente em uma prova teórica de conhecimento geral e de conhecimento musical, seguido por uma prova prática onde o candidato deve fazer uma performance com o instrumento no qual ele deseja se especializar.

As aulas são em grupo e a formação pode durar alguns bons anos dependendo do nível de conhecimento do candidato e do seu objetivo com a formação.
O prestígio do Conservatório agrega valor ao currículo dos futuros músicos. Mas, como já sabemos, na música não tem como “dar um jeitinho”. É preciso saber tocar para se dar bem!

Estudar no Conservatório vai proporcionar que o aluno conheça as bases da música, se integre no universo da música e se aperfeiçoe no instrumento da sua escolha.

No entanto, se você quer realmente ser um baterista profissional você terá que se dedicar além do conservatório de música. Treinar é a palavra da vez. Você terá que praticar bastante para se tornara um baterista de qualidade.

A bateria é um instrumento bastante complexo e somente a prática te ajudá a se aperfeiçoar nela!

Aprenda a tocar bateria sozinho

Embora não seja a opção mais recomendada, é possível aprender a tocar bateria sozinho!

Aplicativos para aprender bateria Se torne um batera, aprendendo a tocar sozinho!

Autodidatismo na bateria existe!

Para começar, é preciso se familiarizar com os instrumentos e suas funções no conjunto!

Conhecer os diferentes sons do chimbal, do bumbo, da caixa, dos tambores, do surdo, dos pratos vai facilitar a sua aprendizagem da bateria.

Ainda que você esteja aprendendo música sozinho, será importante conhecer um pouco sobre a história da música, assim como a história da bateria. Estude sobre os diferentes tipos de bateria como a bateria de jazz, bateria de rock, bateria híbrida.

Existem muitos aplicativos e tutoriais disponíveis na internet que podem te ajudar a progredir no seu aprendizado de bateria.

Antes de se lançar na batida, aprenda a ler as partituras!

Não dá para criar hits novos sem conhecer a base e os fundamentos da música! Caso contrário você vai ficar na repetição…

Se você está tentando aprender a  tocar bateria sozinho, será necessário comprar um instrumento. Recomendamos a compra de uma bateria de segunda mão que, além de te permitir economizar, ainda contribui para o meio ambiente (reutilização, meus caros!)!

Por último mas não menos importante: Divirta-se!

Lembre-se que o objetivo primeiro da música é contribuir para a felicidade das pessoas, começando pelo músico. Lembre-se disso cada vez que você estiver em posse de suas baquetas. Não se pressione!

Dê o melhor de si em cada treino e se deixe levar pela música!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar