Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar violinista na cidade maravilhosa

De Glicia, publicado dia 27/11/2018 Blog > Música > Violino > Onde aprender violino no Rio de Janeiro

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende” –  Arthur Schopenhauer

Você sabia que, se você aprende a tocar um instrumento musical, as partes do seu cérebro que controlam suas habilidades motoras, a capacidade de escuta, de guardar informação musical e a memória se tornam cada vez maiores e mais ativas.

Alguns estudos mostram também que tocar um instrumento musical pode aumentar o seu QI em 7 pontos. Isso mesmo!  Não é novidade que tocar um instrumento musical traz muitos benefícios, além de ser uma fonte de entretenimento e lazer. A música alegra as pessoas, emociona e desperta diferentes sentimentos.

A música também é uma válvula de escape para o estresse e correria do dia a dia. É um momento de prazer, que permite se desligar do mundo por alguns momentos e apreciar a beleza e pureza das notas musicais.

instrumento de corda, violino O som puro e expressivo do violino desperta sentimentos e emoções em quem ouve sua música.

A música pode, inclusive, ser usada como uma terapia para melhorar as capacidades cognitivas, combater a depressão e ajudar na expressividade.

Existem muitas evidências de que o cérebro dos músicos funciona de forma diferente do cérebro das pessoas que não são músicas. Os músicos costumam ser pessoas mais práticas, com senso analítico aguçado e bom raciocínio lógico.

Outra vantagem importante de tocar instrumentos musicais é a melhora de coordenação motora. A arte de tocar um instrumento musical requer um grande esforço de coordenação entre os olhos e as mãos. Ao ler as notas musicais o cérebro inconscientemente as transforma em movimentos específicos, ou seja, o cérebro cria padrões motores.

Viu só quantos benefícios você pode ter ao aprender violino? Se você mora no Rio e quer começar suas aulas o mais rápido possível, nós preparamos este artigo para te ajudar a escolher as aulas perfeitas para você.

Fique com agente e leia até o final!

Quem foi Antonio Stradivari?

Você provavelmente já ouviu falar dos famosos violinos Stradivarius, considerados os melhores e mais caros do mundo. Mas você conhece a história por trás desses violinos?

qualidade dos instrumentos musicais Os violinos Stradivarius têm mais de 300 anos e são considerados os melhores!

Os violinos Stradivarius foram feitos à mão por Antonio Stradivari. Acredita-se que ele tenha nascido na cidade de Cremona, Itália, em 1644. Embora não haja muitas informações sobre sua infância e juventude, e nem sobre como ele se tornou um luthier, sabe-se que Stradivari fez seu primeiro violino quando tinha apenas 22 anos.

Uma curiosidade interessante sobre Stradivari é que alguns acreditam que ele era aprendiz de Nicolo Amati, neto do fabricante de violinos, Andrea Amati (1511-1577). Outra curiosidade é que ele era um carpinteiro de profissão, o que explicaria o seu talento manual na concepção e elaboração do instrumento.

A habilidade e o talento de Stradivari eram impressionantes! No início de sua carreira ele criou violinos no estilo clássico dos violinos de Amati, entretanto sua forma única de criar logo ganhou destaque.

Na década de 1680, Stradivari finalmente se liberou do estilo Amati, para assim criar seus próprios modelos de violino. Ele fabricou seus melhores instrumentos no período entre 1700 e 1725. Foi também nessa época que ele aperfeiçoou seus violinos, criando assim os instrumentos que viriam a ser um padrão para os artesãos do futuro.

Alguns de seus violinos mais famosos criados durante o seu período de ouro incluem o 1715 e o 1716 Lipinski Messias. Junto com os violinos, Stradivari também fez outros instrumentos de cordas, como violoncelos, alaúdes, bandolins, violões e harpas.

Hoje em dia, seus instrumentos construídos há mais de 300 anos têm um som genuíno, muito apreciado por músicos, solistas e entusiastas.

Onde estudar violino no Rio de Janeiro?

Como sabemos, o Rio de janeiro é uma grande metrópole, com uma cultura rica e diversa. Assim sendo, não faltam opções para quem deseja aprender a tocar violino na cidade maravilhosa!

leitura de partitura para violino Teoria musical também é importante para tocar bem violino.

Entre universidades, escolas de música, conservatórios ou ainda, aulas em domicílio, a oferta de cursos de violino é bem variada.

Conservatório Brasileiro de Música

O Conservatório Brasileiro de Música (CBM) fica localizado no Rio de Janeiro e possui cerca de 80 anos de existência e muita tradição no ensino de música.

A instituição oferece uma grande variedade de cursos, desde cursos de graduação e pós-graduação, até cursos livres e de extensão. Para quem deseja aprender violino, a melhor opção é o bacharelado em instrumento. Veja a descrição:

Objetivos gerais:

O curso visa formar instrumentistas e desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos que produzam um profissional participativo, atuante e responsável. Além disso, potencializar sensibilidade artística e capacidade de reflexão no campo da Música para inserir o novo profissional na sociedade de modo crítico e criativo, compreendendo a cultural como ação coletiva, para que a partir desta compreensão possam atuar como músicos, habilitados a desenvolver ações que propiciem a produção, fruição, distribuição e consumo de bens culturais e artísticos no campo da música.

Objetivos específicos:

O Curso de Bacharelado em Instrumento do CBM-UniCBE, visa formar profissionais com uma sólida formação artística, humanística e científica nas habilitações das práticas Interpretativas, potencializando suas capacidades musicais, críticas e criativas para que possam desenvolver as condições necessárias à releitura de obras musicais compostas ou para gênese de obras musicais originais. O Curso tem como objetivos específicos atender às demandas profissionais oriundas dos mais diversificados meios musicais; formar músicos profissionais com qualificação otimizada para o exercício de seu ofício; e desenvolver a capacidade reflexiva para conduzir pesquisa científica em Música.

Podemos assim detalhá-los:

  • Desenvolver o conhecimento e o desempenho técnico-artístico musical;
  • Integrar a expressividade e a criatividade à formação;
  • Desenvolver o domínio da expressão do movimento através de habilidades motoras específicas;
  • Levar o aluno a explorar o contexto social e cultural para uma identidade musical numa perspectiva histórica e artística;
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer relações de comunicação, levando em consideração a experiência particular de sua cultura;
  • Estabelecer relações entre a Música e as demais áreas do conhecimento, no intuito de ampliar a visão dada pelo mercado;
  • Considerar as estruturas advindas das músicas populares e os corpos imanentes de variados segmentos sociais na formação do intérprete e do compositor.
  • Construir a partir da oferta de consistente substrato teórico e empírico, a capacidade gerenciar processos de produção, fruição e conservação de bens culturais, considerando a inclusão de realidades diversas;
  • Construir e desenvolver trabalhos musicais instrumentais, em grupos ou individual; com variedade de estética.

Mais informações no site da instituição: http://www.cbmmusica.edu.br

Escola de Música da UFRJ

Assim como a maioria das universidades federais brasileiras, a Universidade Federal do Rio de Janeiro possui uma escola de música e oferece cursos de graduação e pós-graduação.

O bacharelado em instrumentos de orquestra permite se habilitar em diferentes instrumentos, dentre eles o violino, claro. Veja a seguir a descrição do curso:

Os cursos de bacharelado em Instrumentos, Canto e Regências visam formar músicos profissionais com uma sólida formação artística, humanística e científica em Práticas Interpretativas, e o curso de bacharelado em Composição visa potencializar as capacidades musicais, críticas e criativas, para que possam desenvolver as condições necessárias à releitura de obras musicais compostas ou para gênese de obras musicais originais.

Habilitações:

O curso de bacharelado em música apresenta 25 habilitações em quatro diferentes áreas: instrumento, canto, composição e regência. O maior número de habilitações está concentrado na área de instrumentos reunindo as habilitações em piano, cravo, órgão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, percussão, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, saxofone, violão e bandolim. Na área da regência temos três diferentes especialidades: regência coral, regência orquestral e regência de banda. Por fim temos aquelas em canto e composição que completam a maior oferta de habilitações em música de uma universidade pública brasileira. Ao final do curso, após o processo de colação de grau o aluno recebe um diploma de Bacharel em Música. A habilitação é apostilada no verso do diploma, onde é informada a sua especialidade.

Sobre a grade curricular do bacharelado com habilitação em instrumento de orquestra:

Instrumento de Orquesta:

(Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Harpa, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo)

Durante a última reforma curricular, concluída em 2008, a grade curricular dos instrumentos de orquestra foi padronizada de modo a proporcionar ao futuro músico uma formação sólida e consistente em seu instrumento, com ênfase nas práticas de conjunto, especialmente música de câmara e prática de orquestra. As disciplinas complementares foram reunidas em grupos específicos (Grupo História, Grupo Harmonia, Grupo Análise, etc). O aluno é obrigado a cumprir uma carga horária mínima em cada grupo e escolhe qual disciplina cursar a partir da lista oferecida em cada grupo. O núcleo comum é formado pelas disciplinas obrigatórias. O tempo de integralização é de quatro anos com uma carga horária total mínima de 2.640 horas. Fazem parte do grupo de instrumentos de orquestra as habilitações em flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, harpa, percussão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Informações complementares: http://musica.ufrj.br

Aulas particulares de violino no Rio de Janeiro

Para aprender a tocar violino, nada melhor do que aulas particulares com um professor competente e disponível. Tocar violino exige muita dedicação e comprometimento, e ter a ajuda de um tutor fará toda a diferença.

aulas particulares aprender a tocar violino O professor de violino ideal pode estar perto de você, basta procurar!

Além disso, estudar com um professor particular tem inúmeras vantagens, a começar pela possibilidade de fazer aulas totalmente personalizadas, que respondam às suas reais necessidades.

Isso é especialmente interessante quando se é iniciante e não se conhece nada a respeito de prática e teoria musical. No Superprof, você encontra os melhores professores de música. Não conhece a plataforma?

Se trata de uma das mais conhecidas plataformas especializadas em aulas particulares. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de violino. As aulas particulares de violino são direcionadas para diferentes públicos: crianças, adolescentes ou ainda, adultos e aposentados.

Outro aspecto positivo de fazer aulas particulares é que os professores geralmente se deslocam até o domicílio do aluno, o que garante que você estudará um ambiente de aprendizagem muito mais agradável e se sentirá mais à vontade.

Se você já sabe tocar violino e busca se aprofundar e aprimorar seus conhecimentos, cursos particulares também serão excelentes para você. Aulas particulares são especialmente recomendadas se você deseja prestar um vestibular de música, ou passar por uma audição.

Para encontrar seu professor particular através do Superprof é muito simples: basta fazer um cadastro como aluno e colocar o nome da sua cidade ou bairro no campo de busca. Você terá acesso a todos os professores de violino próximos de você.

Faça seu cadastro hoje mesmo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar