Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar violinista na capital pernambucana

De Glicia, publicado dia 28/11/2018 Blog > Música > Violino > Onde aprender violino em Recife?

Estudar música é uma ótima terapia, que nos ajuda a diminuir o estresse, aliviar as tensões da vida corrida e prevenir a depressão. Além disso, a música ajuda a exercitar o cérebro e estimular a criatividade.

A música existe e sempre existiu como produção e expressão cultural. Quando os primeiros homens começaram a se organizar em tribos primitivas pela África, a música já era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Fato é que, a música alegra as pessoas, emociona e desperta diferentes sentimentos. Ela é uma forte linguagem de comunicação e seu estudo é fascinante.

Instrumentos como o violino, por exemplo, exercem um grande fascínio pelo seu som agudo e extremamente expressivo. Os primeiros violinos eram fabricados na Itália e durante muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivari.

Aprender a manejar e tocar um violino não é tarefa fácil, mas justamente por sua complexidade, tocar violino traz inúmeros benefícios, como: aumento da coordenação motora, desenvolvimento da percepção auditiva, aumento da expressividade, melhora do raciocínio lógico, entre outros.

Quer aprender a tocar esse belo instrumento que é o violino? Neste artigo nós trouxemos para você algumas dicas para ajudá-lo a encontrar as melhores aulas de violino em Recife.

Você sabe o que é um luthier?

Se você se interessa por música e já estudou um pouco sobre o assunto, é bem provável que você já tenha ouvido o termo luthier e saiba que ele designa o profissional que constrói e/ou faz reparos em instrumentos musicais.

profissionais especializados em instrumentos de corda O savoir-faire do luthier é passado de geração em geração.

A palavra luthier é francesa e derivada de luth, que significa alaúde, um antigo instrumento de cordas. Mesmo que hoje em dia o termo seja empregado para designar profissionais que consertam ou constroem instrumentos musicais em geral, o termo se restringe ao profissional que trabalha especialmente com instrumentos de cordas.

No entanto, um luthier é muito mais que isso…

Trata-se de uma das profissões mais antigas do mundo e, apesar de muita gente não saber sequer da sua existência, o ofício de luthier está em extinção. Hoje em dia é muito difícil encontrar um bom luthier, pois é um trabalho que exige muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.

Além de construir instrumentos, o luthier ainda é responsável por realizar o reparo e regulagem dos instrumentos de corda com caixa de ressonância, entre eles, violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins.

O luthier geralmente domina uma técnica que é passada de geração em geração. É muito importante escolher um bom luthier para reparar seus instrumentos, pois se o trabalho for feito por uma pessoa que não domina totalmente as técnicas ou não tem conhecimentos aprofundados em música, a sonoridade do instrumento pode ser comprometida.

Por isso, o luthier precisa entender sobre as especificidades de cada instrumento, além de ter noções sobre sensibilidade musical e uma boa percepção auditiva. Sem mencionar as competências referentes ao design e construção de instrumentos de corda.

Um bom luthier é naturalmente  apaixonado pela música e pelos instrumentos aos quais se dedica. Dessa forma, ele é capaz de compreender que quando um músico lhe confia seu instrumento, ele espera que o mesmo seja reparado com o maior cuidado possível, pois para o músico, seu instrumento é sua ferramenta de trabalho.

Onde estudar violino em Recife?

Recife é uma metrópole com uma grande efervescência cultural. A música é indissociável da cultura nordestina e está muito presente na região. Assim, encontrar um bom curso de música na capital pernambucana é mais simples do que você imagina.

Entre as diversas opções que a cidade oferece para quem desejar ingressar na carreira de músico violinista, estão universidades, conservatórios de música e uma oferta muito boa de aulas particulares.

estabelecimentos de ensino musical em Recife Em Recife há muitas opções para aprender a tocar violino.

Veja a seguir os estabelecimentos onde você pode aprender violino:

Escola de Música da UFPE

Conhecida no âmbito nacional e internacional pela excelência de seus cursos, a Universidade Federal de Pernambuco oferece cursos de graduação e pós-graduação em música.

Os cursos de Música na UFPE tiveram início em 1958 na Escola de Belas Artes da então Universidade do Recife. Atualmente, o Departamento de Música engloba três cursos de graduação: Bacharelado em Instrumento, Bacharelado em Canto e Licenciatura em Música. No âmbito da pós-graduação, o Departamento oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Música e vários cursos de especialização, além de atividades de pesquisa e extensão.

Sobre o bacharelado em instrumento, que permite aprender violino e outros instrumentos:

O curso de Música/Instrumento tem por finalidade formar bacharéis nos instrumentos Piano,Cravo,  Violino, Viola,Violoncelo, Contrabaixo, Violão, Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Fagote, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone e Percussão. O mercado de trabalho pode ser ocupado por meio de grupos instrumentais de Câmara, apresentações como solistas e ingresso em Orquestras Sinfônicas e em bandas musicais.

  • Vinculação: Departamento de Música
  • Localização do Curso: Centro de Artes e Comunicação
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 15 na 1ª Entrada
  • Turno: Manhã
  • Carga Horária: 2.430 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 10 Semestres/Máxima – 15 Semestres

Para mais informações acesse o site: https://www.ufpe.br/musica-instrumento-bacharelado-cac

Conservatório Pernambucano de Música

O Conservatório Pernambucano de Música é uma renomada instituição de ensino musical em Recife. Veja a seguir a descrição sobre o estabelecimento e os cursos oferecidos:

aulas de violino no conservatório Violino é um instrumento fascinante e seu som encanta os amantes de música.

O CPM possui hoje cerca de 2.000 alunos, e um corpo docente formado por 167 professores. Funciona atualmente em dois prédios (sede e anexo), oferecendo Cursos Regulares (Iniciação Musical, Preparatório e Cursos Técnicos em Instrumento, Canto, Regência, Composição e Arranjo) e Cursos Livres. Promove, também, cursos e seminários periódicos de atualização para seus mestres, com vistas à melhoria da qualidade de ensino. Numerosos eventos, com artistas de alto nível, são realizados em suas dependências, permitindo ao seu alunado assistir e participar de concertos que, além de enriquecerem a vivência curricular, refinam o gosto musical dos jovens aprendizes dos mais variados instrumentos. O CPM possui ampla Biblioteca especializada em Música (Biblioteca Henrique Gregori), Memorial Ernani Braga, e um dos melhores estúdios de gravação do Estado. Oferece cursos nas seguintes áreas:

  • Canto: Canto Erudito e Canto Popular.
  • Cordas Dedilhadas: Bandolim, Cavaquinho, Contrabaixo Elétrico, Guitarra, Violão Popular, Violão Erudito, Violão de Sete Cordas e Viola de Dez Cordas.
  • Cordas Friccionadas: Contra Baixo Acústico, Violino, Viola e Violoncelo.
  • Percussão: Bateria, Percussão Erudita e Percussão Popular.
  • Piano/Teclado: Piano Erudito, Piano Popular, Cravo, Acordeom e Teclado.
  • Sopros: Clarinete, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversa, Oboé, Saxofone, Trombone, Trompete e Tuba.

Para saber mais sobre os diferentes cursos acesse o site: http://www.conservatorio.pe.gov.br

Clube da Música Recife

A escola Clube da Música fica localizada em Recife e oferece uma grande diversidade de aulas de instrumentos. Confira a descrição:

O Espaço Clube da Música é uma instituição privada que existe com o objetivo de oferecer o aprendizado musical, valorização da cultura popular e atividades entre músicos recifenses. São oferecidas aulas de mais de dez tipos diferentes de instrumentos, com professores gabaritados e especializados. Além do ensino teórico-musical, proporcionamos ao aluno aulas práticas com o instrumento, plataforma virtual, softwares e aplicativos educativos, workshops, masterclass, mais apreciação musical de diversos gêneros musicais. Nosso objetivo não é apenas formar bons executantes musicais, mas, sobretudo, cidadãos conscientes sobre o universo musical, ampliando suas possibilidades de atuação. Por isso mesclamos a evolução musical com a diversão para garantir que a cada aula você seja desafiado por novidades técnicas e/ou conceitos teóricos. Utilizamos diversos métodos atuais e clássicos e incentivamos os alunos a trazerem suas playlists para aprenderem suas músicas favoritas.

Para mais informações não deixe de conferir o site da escola: https://www.espacoclubedamusica.com

Aulas particulares de violino em Recife

Você com certeza já ouviu falar da plataforma de aulas online Superprof! É uma das mais conhecidas plataformas especializadas em aulas particulares e lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de violino.

aulas em domicílio, violino e música Já conferiu o site do Superprof? Seu professor de violino pode estar mais próximo do que você imagina!

Que você seja debutante ou um músico com certo nível de conhecimento, as aulas particulares de violino são direcionadas para diferentes níveis e idades. Não há restrições para começar a estudar música, e aprender a tocar violino está ao alcance de todo mundo!

E você sabe quais são as principais vantagens de estudar com um professor particular?

Os benefícios das aulas particulares são muitos, especialmente quando se é iniciante. Quando começamos a estudar uma nova disciplina, é preferível fazer aulas particulares do que entrar diretamente em uma turma com muitas pessoas. Um professor particular estará disponível para te ensinar todos os aspectos básicos da disciplina em questão, e tentará  sanar suas dúvidas.

Além disso, as aulas serão pensadas e preparadas especialmente para você, de acordo com as suas necessidades específicicas. Outro ponto positivo de fazer aulas particulares é a comodidade de poder estudar sem sair de casa, pois os professores particulares geralmente se deslocam até o domicílio do aluno.

Não deixe de acessar o site do  Superprof hoje mesmo e faça seu cadastro como aluno. Lá você encontrará professores de violino em todo o Brasil e você tem a possibilidade de fazer suas aulas de violino presenciais – na sua casa ou no domicílio do professor – ou por webcam de qualquer lugar, bastando apenas ter uma boa conexão à internet!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar