Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar violinista em diferentes cidades brasileiras

De Glicia, publicado dia 28/11/2018 Blog > Música > Violino > Onde aprender violino no Brasil?

Quer aprender a tocar violino e não sabe onde encontrar aulas?

Não entre em pânico! Nós, do Superprof, preparamos este artigo cheio de dicas para quem deseja fazer aulas de violino em diferentes cidades brasileiras.

Para saber tudo, é só ler o artigo até o final 🙂

Onde aprender violino em São Paulo

Em São Paulo é possível encontrar várias opções de cursos de música: aulas de violão, aulas de piano, aulas de violoncelo e, claro, aulas de violino. Paulistanos, prontos para as dicas de onde aprender a tocar violino na capital paulista?

tocar violino músico profissional Aprenda violino e toque em uma orquestra!

Graduação em música na USP

O Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento é oferecido pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes e é voltado para alunos que buscam aperfeiçoamento de seus estudos dos instrumentos: Piano, Órgão, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Violão, Viola brasileira, Oboé, Flauta, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba.

É necessário que o aluno ingresse no curso com prévio conhecimento da prática instrumental. O Manual da FUVEST oferece informações sobre os conhecimentos e repertório exigidos na prova de conhecimentos específicos.

O curso de instrumento é organizado em quatro anos, com uma estrutura metodológica que abarca: a) aspectos teóricos e históricos da música, b) aspectos relacionados ao desenvolvimento, à prática e à reflexão a respeito da técnica e da performance instrumental, bem como as suas conexões com a educação e a comunicação.

Para saber mais sobre a graduação em música da USP acesse o site da universidade: http://www3.eca.usp.br/feiradasprofissoes/musica

Escola de música do Teatro Municipal

Uma das mais renomadas instituições de ensino musical da América Latina, a Escola Municipal de Música de São Paulo é responsável pela formação de diversas gerações de músicos em atividade profissional no Brasil e em outras partes do mundo. Fundada em 1969 pelo maestro e compositor Olivier Toni, desde o início de 2013 ela passou a integrar a Fundação Theatro Municipal de São Paulo e atualmente é coordenada pelo compositor Antonio Ribeiro. 

O objetivo da Escola Municipal de Música de São Paulo é prover uma profunda e diferenciada formação musical, de modo que os alunos estejam aptos a atuar como instrumentistas ou cantores profissionais em orquestras, coros, grupos camerísticos, na área de correpetição ou na carreira solista. Para tanto, há aulas individuais de instrumento e aulas coletivas de caráter teórico, bem como uma vivência musical ampla em grandes formações por meio das aulas de prática coral e prática de orquestra nos grupos estáveis da escola.

Vale ressaltar que, todos os cursos oferecidos pela Escola Municipal de Música de São Paulo são gratuitos! Para mais informações sobre os diferentes cursos de música, acesse o site: http://theatromunicipal.org.br/formacao/escola-municipal-de-musica/

Onde aprender violino em Belo Horizonte

Na capital mineira existem diferentes opções para quem deseja aprender a tocar esse instrumento de timbre agudo e expressivo. Separamos algumas dicas para você achar as aulas de violino perfeitas.

tocar instrumento de corda violino O som do violino é produzido por meio da fricção de suas cordas.

Estude violino na UFMG

Habilitações do Bacharelado:

Composição, Regência, Canto e Instrumentos (Oboé, Clarinete, Flauta, Fagote, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Harpa, Piano, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo e Violão).

As habilitações Composição têm duração padrão de dez semestres. Todas as demais habilitações do Bacharelado prevêem oito semestres.

Não precisamos nem dizer que a UFMG está entre as melhores universidades do país e que, portanto, o curso de música é de altíssima qualidade. Para mais informações sobre a graduação em música, acesse o site da universidade: http://www2.musica.ufmg.br

Escola de música Núcleo Villa-Lobos

O Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical foi criado em 1971 com o objetivo de oferecer um trabalho de educação musical diferenciado, centrado na experiência musical, por meio de uma abordagem pedagógica criativa, lúdica e prazerosa. 

O curso de violino do Núcleo Villa-Lobos proporciona à criança, ao adulto e ao adolescente, desde o primeiro contato com o instrumento, o desenvolvimento de uma prática efetiva e consistente, sempre de forma prazerosa. Com uma metodologia específica para cada faixa etária, é possível deixar as aulas lúdicas e o aprendizado mais fácil. Através de canções didáticas criadas pelos professores do Núcleo e métodos específicos para o ensino de violino, o aluno aprende de forma gradativa e constante.

Ficou interessado? Então confira o site da escola para mais informações: http://www.nucleovillalobos.com.br

Onde aprender violino no Rio de Janeiro

Como sabemos, o Rio de janeiro é uma grande metrópole, com uma cultura rica e diversa. Assim sendo, não faltam opções para quem deseja aprender a tocar violino na cidade maravilhosa!

Entre universidades, escolas de música, conservatórios ou ainda, aulas em domicílio, a oferta de cursos de violino é bem variada.

a poesia do violino O som melodioso e poético do violino encanta músicos e amantes de música.

Conservatório Brasileiro de Música

Objetivos gerais:

O curso visa formar instrumentistas e desenvolver habilidades e competências baseadas em conhecimentos que produzam um profissional participativo, atuante e responsável. Além disso, potencializar sensibilidade artística e capacidade de reflexão no campo da Música para inserir o novo profissional na sociedade de modo crítico e criativo, compreendendo a cultural como ação coletiva, para que a partir desta compreensão possam atuar como músicos, habilitados a desenvolver ações que propiciem a produção, fruição, distribuição e consumo de bens culturais e artísticos no campo da música.

Objetivos específicos:

O Curso de Bacharelado em Instrumento do CBM-UniCBE, visa formar profissionais com uma sólida formação artística, humanística e científica nas habilitações das práticas Interpretativas, potencializando suas capacidades musicais, críticas e criativas para que possam desenvolver as condições necessárias à releitura de obras musicais compostas ou para gênese de obras musicais originais. O Curso tem como objetivos específicos atender às demandas profissionais oriundas dos mais diversificados meios musicais; formar músicos profissionais com qualificação otimizada para o exercício de seu ofício; e desenvolver a capacidade reflexiva para conduzir pesquisa científica em Música

Mais informações no site da instituição: http://www.cbmmusica.edu.br

Escola de Música da UFRJ

Os cursos de bacharelado em Instrumentos, Canto e Regências visam formar músicos profissionais com uma sólida formação artística, humanística e científica em Práticas Interpretativas, e o curso de bacharelado em Composição visa potencializar as capacidades musicais, críticas e criativas, para que possam desenvolver as condições necessárias à releitura de obras musicais compostas ou para gênese de obras musicais originais.

Habilitações:

O curso de bacharelado em música apresenta 25 habilitações em quatro diferentes áreas: instrumento, canto, composição e regência.

Informações complementares: http://musica.ufrj.br

Onde aprender violino em Porto Alegre

Como toda grande metrópole brasileira, Porto Alegre oferece diversas opções para quem deseja fazer uma formação em música. Vejamos a seguir onde você pode aprender a tocar violino na capital gaúcha.

aprender a fazer música com o violino Tocar violino é tocar a alma das pessoas com música.

Escola de Música da UFRGS

O curso de Música da UFRGS forma dois tipos de profissionais: licenciado em Educação Artística com habilitação em Música e bacharel em Música. O bacharelado visa à formação do instrumentista e do cantor. Possibilita, ainda, a preparação profissional do regente de coros e do compositor. Por isso, oferece as opções de ênfase em: Canto, Teclado (piano ou órgão), Cordas ou Sopros (violino, viola, violoncelo, violão, flauta, clarinete, oboé e saxofone), Composição e Regência Coral. O licenciado poderá ser professor do ensino fundamental e médio. O bacharel poderá atuar na comunidade realizando recitais individuais ou participando de espetáculos musicais, arranjando e transcrevendo obras musicais, ensaiando e dirigindo conjuntos musicais e grupos vocais, criando e instrumentando novas composições.

Para mais informações acesse o site da universidade: http://www.ufrgs.br

Casa da Música Porto Alegre

A Casa da Música é o espaço ideal para você ouvir, aprender e fazer música. Temos profissionais qualificados e dedicados à arte de ensinar música. Os ambientes são aconchegantes, rodeados de quadros temáticos, com vários pianos, onde você se sentirá literalmente “em casa”. Situada em uma zona de fácil acesso, a Casa da Música possui uma infra estrutura para realizar oficinas, recitais, eventos, palestras, espaços para ensaios, gravações, e promover encontros musicais em seu auditório.

Saiba mais acessando o site do estabelecimento: http://www.casadamusicapoa.com.br

Onde aprender violino em Recife

Recife é uma metrópole com uma grande efervescência cultural. A música é indissociável da cultura nordestina e está muito presente na região. Assim, encontrar um bom curso de música na capital pernambucana é mais simples do que você imagina.

Escola de Música da UFPE

O curso de Música/Instrumento tem por finalidade formar bacharéis nos instrumentos Piano,Cravo,  Violino, Viola,Violoncelo, Contrabaixo, Violão, Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Fagote, Clarineta, Saxofone, Trompete, Trombone e Percussão. O mercado de trabalho pode ser ocupado por meio de grupos instrumentais de Câmara, apresentações como solistas e ingresso em Orquestras Sinfônicas e em bandas musicais.

  • Vinculação: Departamento de Música
  • Localização do Curso: Centro de Artes e Comunicação
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 15 na 1ª Entrada
  • Turno: Manhã
  • Carga Horária: 2.430 horas
  • Duração do Curso: Mínima – 10 Semestres/Máxima – 15 Semestres

Para mais informações acesse o site: https://www.ufpe.br/musica-instrumento-bacharelado-cac

Conservatório Pernambucano de Música

O CPM possui hoje cerca de 2.000 alunos, e um corpo docente formado por 167 professores. Funciona atualmente em dois prédios (sede e anexo), oferecendo Cursos Regulares (Iniciação Musical, Preparatório e Cursos Técnicos em Instrumento, Canto, Regência, Composição e Arranjo) e Cursos Livres. Promove, também, cursos e seminários periódicos de atualização para seus mestres, com vistas à melhoria da qualidade de ensino. Numerosos eventos, com artistas de alto nível, são realizados em suas dependências, permitindo ao seu alunado assistir e participar de concertos que, além de enriquecerem a vivência curricular, refinam o gosto musical dos jovens aprendizes dos mais variados instrumentos.

Para saber mais sobre os diferentes cursos acesse o site: http://www.conservatorio.pe.gov.br

Clube da Música Recife

O Espaço Clube da Música é uma instituição privada que existe com o objetivo de oferecer o aprendizado musical, valorização da cultura popular e atividades entre músicos recifenses. São oferecidas aulas de mais de dez tipos diferentes de instrumentos, com professores gabaritados e especializados. Além do ensino teórico-musical, proporcionamos ao aluno aulas práticas com o instrumento, plataforma virtual, softwares e aplicativos educativos, workshops, masterclass, mais apreciação musical de diversos gêneros musicais.

Para mais informações não deixe de conferir o site da escola: https://www.espacoclubedamusica.com

Gostaríamos de ressaltar que além de todas as opções de cursos citados acima, existe também a possibilidade de fazer aulas particulares de violino.

No Superprof você encontra os melhores professores do Brasil de uma forma simples e rápida. Basta fazer o seu cadastro como aluno e fazer uma busca por cidade ou região. Seu professor ideal de violino pode estar mais perto do que você imagina!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar