Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar violinista na capital do Rio Grande do Sul

De Glicia, publicado dia 27/11/2018 Blog > Música > Violino > Onde aprender violino em Porto Alegre?

A história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII, mas suas origens são bem mais antigas. É muito provável que antigos instrumentos como o nefer egípcio, o ravanastron da India, o rebab árabe, o r’jenn sien dos chineses e até mesmo a antiga lira dos gregos, tenham dado origem ao violino – assim como a outros instrumentos musicais.

Você provavelmente já ouviu falar dos famosos violinos Stradivarius, considerados os melhores e mais caros do mundo. Mas você conhece a história por trás desses violinos?

Os violinos Stradivarius foram feitos à mão por Antonio Stradivari, um carpinteiro nascido em 1644 na cidade de Cremona, Itália. Embora não haja muitas informações sobre sua infância e juventude, e nem sobre como ele se tornou um luthier, sabe-se que Stradivari fez seu primeiro violino quando tinha apenas 22 anos.

A habilidade e o talento de Stradivari eram impressionantes! Ele fabricou seus melhores instrumentos no período entre 1700 e 1725. Juntamente com os violinos, Stradivari também fez outros instrumentos de cordas, como violoncelos, alaúdes, bandolins, violões e harpas.

Hoje em dia, seus instrumentos construídos há mais de 300 anos têm um som genuíno, muito apreciado por músicos, solistas e entusiastas.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em aprender a tocar violino, não é mesmo. Se você é de Porto Alegre e está se perguntando onde encontrar aulas, neste artigo nós vamos tentar esclarecer suas dúvidas. Continue lendo!

Como transformar a música em uma profissão?

Há ainda quem acredite que a profissão de músico seja apenas um hobbie, e não uma profissão formalizada. Mas, as coisas não são assim tão simples.

ser violinista profissional Os músicos instrumentistas têm muitas opções de carreira.

Muitas carreiras artísticas são encaradas pelos leigos como passatempo ou lazer, no entanto os músicos e demais artistas são trabalhadores como qualquer outra pessoa. Eles têm uma carga de trabalho muitas vezes superior à de quem trabalha de segunda a sexta em horário de expediente tradicional.

Além disso, eles investiram tempo e dinheiro em suas formações, passaram anos se dedicando e merecem reconhecimento profissional.

Como conseguir se tornar um músico profissional?

O primeiro passo é escolher uma formação adequada, que responda aos seus objetivos e ambições de carreira. Saiba que, mesmo os músicos autodidatas , que se formam a partir de suas experiências e aprendem os conhecimentos musicais por conta, devem se especializar  para alcançar boas possibilidades de carreira.

Existem muitas opções de cursos para quem quer seguir a carreira de músico: desde cursos livres, workshops e treinamentos, até formações mais longas como o bacharelado em música.

Para ingressar em uma instituição de ensino de música,  muitas vezes é preciso que o estudante já tenha um conhecimento prévio em música e vivência no campo musical, em especial se você quiser estudar em uma universidade ou escola de música renomada.

Quais são os campos de atuação para um músico?

Os violinistas podem atuar como instrumentistas em diferentes áreas. Há muitas possibilidades para músicos instrumentistas: tocar um instrumento como solista e em orquestras, bandas ou grupos instrumentais de formações diversas, participação  em projetos artísticos e/ou culturais, trabalhar em estúdio, na gravação de trilhas sonoras, atuar em uma orquestra, etc.

Para ser um excelente instrumentista é preciso investir bastante tempo e esforço para adquirir e colocar em prática conhecimentos acerca do seu instrumento, bem como ter noção do todo. Isso é especialmente importante quando se toca com outros músicos.

Outro ponto importante é conhecer e saber ler partituras, pois fará toda a diferença no seu currículo de músico.

Onde estudar violino em Porto Alegre?

Como toda grande metrópole brasileira, Porto Alegre oferece diversas opções para quem deseja fazer uma formação em música. Vejamos a seguir onde você pode aprender a tocar violino na capital gaúcha.

locais para fazer aulas de violino em poa A graduação em música é uma excelente opção para se tornar violinista.

Escola de Música da UFRGS

A escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece licenciatura e bacharelado em música, além de cursos de pós-graduação.

O curso de Música da UFRGS forma dois tipos de profissionais: licenciado em Educação Artística com habilitação em Música e bacharel em Música. O bacharelado visa à formação do instrumentista e do cantor. Possibilita, ainda, a preparação profissional do regente de coros e do compositor. Por isso, oferece as opções de ênfase em: Canto, Teclado (piano ou órgão), Cordas ou Sopros (violino, viola, violoncelo, violão, flauta, clarinete, oboé e saxofone), Composição e Regência Coral. O licenciado poderá ser professor do ensino fundamental e médio. O bacharel poderá atuar na comunidade realizando recitais individuais ou participando de espetáculos musicais, arranjando e transcrevendo obras musicais, ensaiando e dirigindo conjuntos musicais e grupos vocais, criando e instrumentando novas composições.

Para mais informações acesse o site da universidade: http://www.ufrgs.br

Casa da Música Porto Alegre

A Casa da Música de POA é um espaço dedicado ao ensino de música em todas as suas áreas. Veja a descrição do site:

A Casa da Música é o espaço ideal para você ouvir, aprender e fazer música. Temos profissionais qualificados e dedicados à arte de ensinar música. Os ambientes são aconchegantes, rodeados de quadros temáticos, com vários pianos, onde você se sentirá literalmente “em casa”. Situada em uma zona de fácil acesso, a Casa da Música possui uma infra estrutura para realizar oficinas, recitais, eventos, palestras, espaços para ensaios, gravações, e promover encontros musicais em seu auditório.

Saiba mais acessando o site do estabelecimento: http://www.casadamusicapoa.com.br

Aulas particulares de violino Porto Alegre

Para aprender a tocar violino, nada melhor do que aulas particulares com um professor competente e disponível. Tocar violino exige muita dedicação e comprometimento, e ter a ajuda de um tutor fará toda a diferença.

cursos para violinista em domicílio Um professor particular irá te ensinar tudo que você precisa saber para tocar bem violino.

Além disso, estudar com um professor particular tem inúmeras vantagens, a começar pela possibilidade de fazer aulas totalmente personalizadas, que respondam às suas reais necessidades.

Isso é especialmente interessante quando se é iniciante e não se conhece nada a respeito de prática e teoria musical. No Superprof, você encontra os melhores professores de música. Não conhece a plataforma?

Se trata de uma das mais conhecidas plataformas especializadas em aulas particulares. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de violino e ss aulas particulares de violino são direcionadas para diferentes públicos e idades.

Outro aspecto positivo de fazer aulas particulares é que caso você prefira, os professores se deslocam até o seu  domicílio, o que garante que você estudará no conforto da sua casa, em um ambiente de aprendizagem muito mais agradável e contribuirá para que você se sinta mais à vontade.

Se você já sabe tocar violino e busca se aprofundar e aprimorar seus conhecimentos, cursos particulares também serão excelentes para você. Aulas particulares são especialmente recomendadas se você deseja prestar um vestibular de música, ou passar por uma audição.

Para encontrar seu professor particular através do Superprof é muito simples: basta fazer um cadastro como aluno e colocar o nome da sua cidade ou bairro no campo de busca. Você terá acesso a todos os professores de violino próximos de você.

Termos que todo violonista precisa saber

O violino é um instrumento musical classificado como instrumento de cordas friccionadas, diferente da guitarra, viola ou violão, que são instrumentos de cordas dedilhadas.

Quando se é iniciante, nem sempre é fácil saber todas as definições e termos relacionados ao instrumento, por isso preparamos alguns conceitos básicos que você precisa conhecer antes de começar suas aulas de violino.

definições e conceitos ligados ao violino Antes de começar a tocar violino, o aluno precisa se familiarizar com alguns termos.

Diapasão

O diapasão é um instrumento metálico  que serve para afinar instrumentos musicais e vozes através da vibração de um som de determinada altura. O diapasão é afinado na frequência da nota “Lá”, que é  de 440 Hz.

Queixeira

Como o nome indica, o descanso do queixo, ou queixeira, é um pedaço de madeira projetado para segurar o queixo do violinista, a fim de criar um apoio enquanto o instrumento é tocado.

Arco

O arco é indissociável do violino. Nada mais é do que a pequena vara de madeira que, pela fricção das cordas do violino, causa a vibração. Em 1782, o arco do violino, que tinha até então um formato côncavo, passou a ser convexo.

Alma do violino

Por trás desse nome poético esconde-se um pequeno pedaço de madeira cilíndrica, usado para transmitir as vibrações emitidas pelas cordas por todo o corpo do instrumento.

Ponto de ouro do violino

O ponto de ouro é o local exato da distribuição do som, feita pela alma e auxiliada pela barra harmônica. Quando encontrado, o ponto de ouro faz com que o som seja perfeito.

Atingir o local correto do ponto de ouro é um processo que exige muita paciência. Tecnicamente, a alma deve ter 6 mm de diâmetro, e estar posicionada 3 mm atrás do pé do cavalete do seu violino, porém cada violino tem a sua particularidade, e seu ajuste nunca será exatamente igual ao de outro.

Luthier

Um luthier é um profissional que constrói e/ou faz reparos em instrumentos musicais.

A palavra luthier é francesa e derivada de luth, que significa alaúde, um antigo instrumento de cordas que existe possivelmente desde antes mesmo da era cristã.

Vale ressaltar que, mesmo que hoje em dia o termo seja empregado para designar profissionais que consertam ou constroem instrumentos musicais, o termo se restringe ao profissional que trabalha especialmente com instrumentos de cordas.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar