Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar violinista na capital mineira

De Glicia, publicado dia 26/11/2018 Blog > Música > Violino > Onde aprender violino em Belo Horizonte?

Você sabia que o violino é um dos  instrumentos musicais mais agudos que existem? Seu timbre único e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja essa a razão pela qual muitos músicos o chamem de o “rei dos instrumentos”.

A história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII, mas suas origens são bem mais antigas. É muito provável que antigos instrumentos como o nefer egípcio, o ravanastron da India, o rebab árabe, o r’jenn sien dos chineses e até mesmo a antiga lira dos gregos, tenha dado origem ao violino – assim como a outros instrumentos musicais.

Os primeiros violinos eram fabricados na Itália e durante muitos e muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivari. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.

Tocar violino traz inúmeros benefícios como aumento da coordenação motora, desenvolvimento do raciocínio lógico e melhora da percepção auditiva e musical.

Na capital mineira existem diferentes opções para quem deseja aprender a tocar esse instrumento de timbre agudo e expressivo. Neste artigo separamos algumas dicas para você achar as aulas de violino perfeitas.

Os benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

 “A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia.” – Ludwig Beethoven

as vantagens de aprender violino Você sabia que aprender a tocar violino pode aumentar seu QI em até 7 pontos?

Tocar um instrumento musical traz muitos benefícios, além de ser uma fonte de entretenimento e lazer. A música alegra as pessoas, emociona, desperta diferentes sentimentos. A música também é uma válvula de escape para o estresse e correria do dia a dia.

Estudos indicam que escutar música e tocar um instrumento musical estimula o cérebro e pode aumentar a capacidade de memorização. Tocar um instrumento musical regularmente alteraria o formato e a potência do cérebro. Além disso,  a música pode ser usada como uma terapia para melhorar as capacidades cognitivas.

Existem muitas evidências de que o cérebro dos músicos funciona de forma diferente do cérebro das pessoas que não são músicas. Se você aprende a tocar um instrumento musical, as partes do seu cérebro que controlam suas habilidades motoras, a capacidade de escuta, de guardar informação musical e a memória se tornam cada vez maiores e mais ativas.

Alguns estudam demonstram, por exemplo, que tocar um instrumento musical pode aumentar o seu QI em 7 pontos!

Outra vantagem importante de tocar instrumentos musicais é a melhora de coordenação motora. A arte de tocar um instrumento musical requer um grande esforço de coordenação entre os olhos e as mãos. Ao ler as notas musicais em uma pauta, o cérebro inconscientemente transforma as notas em movimentos específicos, ou seja, o cérebro cria padrões motores e ainda adiciona ritmo a esses movimentos.

para aqueles que têm dificuldade em matemática, a música pode melhorar as habilidades lógicas. Ler uma partitura requer que você faça contas, entenda a matemática dos tempos, dos ritmos e isso pode te ajudar a ter melhores resultados em sala de aula.

Aprender sobre teoria musical também pode te ajudar bastante com matemática. Estudos mostram que estudantes que tocam instrumentos musicais ou estudam artes geralmente são melhores em matemática e tiram notas mais altas que os demais.

Estude violino na UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais oferece cursos de graduação em música, com opção de bacharelado e licenciatura. O bacharelado tem diferentes habilitações, dentre elas composição, regência, canto e instrumento.

tocar rabeca na universidade Na faculdade de música é possível optar por uma habilitação em violino.

Veja a seguir a descrição do curso:

Habilitações do Bacharelado:

Composição, Regência, Canto e Instrumentos (Oboé, Clarinete, Flauta, Fagote, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Harpa, Piano, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo e Violão).

As habilitações Composição têm duração padrão de dez semestres. Todas as demais habilitações do Bacharelado prevêem oito semestres.

Formação Complementar e Formação Livre:

Estas são possibilidades opcionais que o aluno de Música tem para cursar atividades em outras áreas do conhecimento. Na Formação Livre, o aluno pode freqüentar disciplinas de qualquer outro curso da UFMG até um limite de 10% do seu currículo. Já a Formação Complementar é um percurso previamente traçado que visa dar ao aluno condições de atuar em áreas que exigem um conhecimento interdisciplinar. Ex.: um aluno de Composição que queira trabalhar com trilhas sonoras poderá freqüentar disciplinas do curso de Comunicação Social ou na Escola de Belas Artes para se inteirar do processo de elaboração de vídeos, filmes, etc.

Disciplinas e Atividades obrigatórias:

Este é o núcleo mais rígido do curso. É constituído por aquelas disciplinas e atividades consideradas imprescindíveis para a formação musical básica.

Ex.: Instrumento
Laboratório de Criação
Percepção Musical
Fundamentos de Harmonia
História e Música, etc

Disciplinas Optativas:

Aqui o aluno é incentivado a cursar disciplinas em vários campos do conhecimento e atuação musical, podendo também dedicar mais atenção ao campo pelo qual tem mais interesse. As disciplinas optativas estão distribuídas em grupos, sendo que exige-se um mínimo de créditos em cada grupo para a integralização curricular.

Não precisamos nem dizer que a UFMG está entre as melhores universidades do país e que, portanto, o curso de música é de altíssima qualidade. Para mais informações sobre a graduação em música, acesse o site da universidade: http://www2.musica.ufmg.br

Aprenda violino em uma escola de música

O Núcleo Villa-Lobos de educação Musical é uma escola de música em BH, que oferece diferentes opções de cursos: instrumento, canto, curso pré-vestibular, musicalização, entre outros.

tocar violino em Belo Horizonte. O som agudo e expressivo do violino é indispensável à harmonia de uma orquestra.

Vejamos o que nos diz o site do estabelecimento:

O Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical foi criado em 1971 com o objetivo de oferecer um trabalho de educação musical diferenciado, centrado na experiência musical, por meio de uma abordagem pedagógica criativa, lúdica e prazerosa.

A escola utiliza metodologia e material didático próprios, desenvolvidos nos mais de 40 anos de experiência com o ensino da música. Além dos cursos de musicalização para bebês, crianças, adolescentes e adultos, o Núcleo Villa-Lobos oferece aulas de instrumento, bandas de Rock e MPB, cursos de formação de professores em Educação Musical, preparação para o vestibular de música e estágios para universitários.

A equipe do Núcleo, composta por professores altamente qualificados, acredita que o conhecimento musical transcende o aprendizado da música e pode representar um diferencial na vida das pessoas.

Sobre o curso de violino:

O curso de violino do Núcleo Villa-Lobos proporciona à criança, ao adulto e ao adolescente, desde o primeiro contato com o instrumento, o desenvolvimento de uma prática efetiva e consistente, sempre de forma prazerosa. Com uma metodologia específica para cada faixa etária, é possível deixar as aulas lúdicas e o aprendizado mais fácil. Através de canções didáticas criadas pelos professores do Núcleo e métodos específicos para o ensino de violino, o aluno aprende de forma gradativa e constante.

O violino é um instrumento muito versátil, que perpassa por um repertório variado, do erudito ao popular, atendendo assim a todos os estilos e gostos dos nossos alunos. A escola possui aulas individuais e também prática de conjunto. Com a criação do grupo de violinos Villa-Lobos, em 2012, os alunos mais avançados têm acesso à música popular e ao repertório erudito, específicos para execução em grupo, fomentando ainda mais o desenvolvimento e o contato com o instrumento.

Aprender a tocar violino é uma experiência prazerosa, que estimula a criatividade, a concentração e a coordenação motora.

Ficou interessado? Então confira o site da escola para mais informações: http://www.nucleovillalobos.com.br

Aulas particulares de violino em Belo Horizonte

Você provavelmente já ouviu falar da plataforma de aulas online Superprof! Se trata de uma das mais conhecidas plataformas especializadas em aulas particulares. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de violino.

busca professor de música em domicílio Os melhores professores de violino você encontra no Superprof!

As aulas particulares de violino são direcionadas para diferentes públicos: crianças, adolescentes ou ainda, adultos e aposentados. Não há idade para começar a estudar música e aprender a tocar violino está ao alcance de todo mundo!

Mas, quais são as vantagens de estudar com um professor particular?

Os benefícios das aulas particulares são muitos, especialmente quando se é iniciante. Quando começamos a estudar algo novo, é preferível fazer aulas particulares do que entrar diretamente em uma turma. Isso porque um professor particular estará disponível para te ensinar todos os aspectos básicos da disciplina em questão, e tentará  sanar suas dúvidas.

Além do mais, as aulas serão pensadas e preparadas de acordo com as suas necessidades específicicas. Outro ponto positivo de fazer aulas particulares é a comodidade de poder estudar no conforto da sua casa.

Os professores particulares geralmente se deslocam até o domicílio do aluno, o que garante um ambiente de aprendizagem muito mais agradável para quem está começando.

Se você já sabe tocar violino e busca se aprofundar e aprimorar seus conhecimentos, cursos particulares também serão excelentes para você.

Aulas particulares são especialmente recomendadas em caso de preparação para uma audição ou mesmo para uma prova prática de um vestibular de música ou exame para entrar no conservatório, por exemplo.

Não deixe de acessar o site do  Superprof, pois lá você encontra professores de violino em todo o Brasil.  O site oferece duas possibilidades para você fazer suas aulas: cursos de violino presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas de música online por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar, basta ter uma boa conexão à internet!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar