Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dançar sozinho é possível, mas já tentou dançar a dois?

De Joseane, publicado dia 18/11/2018 Blog > Artes e Lazer > Dança > Dançando em casal: Passo a passo

A dança é a linguagem escondida da alma. Martha Graham

Praticar atividades conjuntas melhora os relacionamentos, diz a psicologia. São muitos os estudos que provam que a dança traz mais harmonia para o casal, além é claro de criar ligações mais profundas.

Aula de zumba, dança da salão, samba de gafieira, pagode, dança do ventre, salsa, forró…todas as modalidades podem ser praticada em casal, basta querer!

A contrário do que muitos pensam, dançar não é algo de outro planeta não. Não é necessário ser um super esportista, ou ter muito remeleixo para começar a praticar uma modalidade de dança.

Fazer uma aula de dança não precisa ter outro objetivo que a diversão. Fazer um curso de zumba, praticar uma aula de dança do ventre, aula de tango ou valsa….todas elas podem sim ser feita com o seu parceiro. Se trata de uma atividade como outra qualquer, mas, é claro, bem mais motivante!

Para ter aulas de dança basta realmente se permitir. Se deixar levar pela música, focar no momento presente, aulas de dança são como terapias, faz um bem danado!

Você pode ter aulas de dança sozinho, mas você também pode começar o seu curso de dança com o seu parceiro, namorado  (a) ou amigo (a) , tanto faz. Fazer aula de dança com quem se ama pode ser ainda mais emocionante e divertido!

Para te motivar ainda mais, fique ligado no passo passo de uma aula de dança em casal

Etapa no 1 do curso de dança : Se aquecer

Como acontece antes da realização de toda e qualquer atividade física: é preciso aquecer o corpo antes de começar a aula de dança.

O aquecimento prepara o corpo para ser movimentado, trabalhado. Aquecer o corpo faz com que os músculos se tornem mais flexíveis, tornando- os mais resistentes aos impactos.

Seja qual for a sua modalidade de aula, aula em academia de dança, curso particular de dança, aula de dança em grupo ou aula de dança em casal. O professor de dança vai certamente começar a sua aula fazendo uma boa sessão de aquecimento.

Fazer aula de tango em casal O aquecimento ajuda a preparar o corpo para a aula de dança

Muitas vezes realizamos a nossa aula de dança a noite depois de uma longa jornada de trabalho, ou pela manhã antes de realizar outras atividades, ou seja, em momentos onde o corpo não está necessariamente pronto para ser exercitado.

Se aquecer antes de realizar uma atividade física é muito importante. Dizem os especialistas:

Quando iniciamos uma atividade a partir do estado de repouso, nosso corpo vai fazer uma transição para um estado de maior atividade metabólica, que demanda uma série de ajustes em vários órgãos e sistemas. O objetivo maior dessa transição é proporcionar ao efetor do movimento, ou seja, o músculo, condições para produzir mais energia e adequar esta energia produzida à exigência do exercício.

Numa sessão de aquecimento, o professor de dança pode propor uma série de exercícios leves e variados, tais quais, alongamento de braços e pernas, pulos leves, abdominais, exercícios localizados… é preciso trabalhar cada parte do corpo (cintura, pescoço, panturrilha, pés, quadris, ombros, etc).

Começa-se por realizar movimentos leves, simples  e controlados como por exemplo girar os punhos ou os ombros…Girar levemente o pescoço para direita e para esquerda com muito cuidado, girar os tornozelos, e assim sucessivamente.

Um exercício muito simples e bem eficaz para o aquecimento consiste em separa as pernas um pouco e abaixar o resto do tronco mantendo a coluna reta. Esse exercício serve para alongar os músculos das pernas e costas.

Atenção, o aquecimento deve ser um momento de leveza. Não force os músculos para evitar machucar-se!

Aproveite o momento do aquecimento para se concentrar no presente. Deixe de lado os problemas do trabalho e se concentre nesse momento dedicado a você, aliás, a vocês, já que você está fazendo aula de dança em casal!

Muitos professores costumam colocar música ambiente relaxante para o momento do aquecimento. Se trata de um momento de corte entre as atividades do dia-a-dia e o tempo dedicado ao bem-estar.

Durante o aquecimento, corpo e mente estão se preparando para a realização da atividade que se anuncia, isto é, a aula de dança em casal!

Qual a sua modalidade de dança? Já tentou dançar valsa com o seu par?

Etapa no 2 do curso de dança : Aprender os passos

Uma vez que você e o seu par estão aquecidos, ta na hora de passar à segunda etapa do curso de dança: aprender os passos!

É aqui que muita gente se desmotiva, pois, se consideram “ruins de dança!”.

Aula de samba rock, curso de tango argentino, bachata, curso de zumba…cada tipo de dança possui as suas próprias regras!

Aula de zumba com professor particular Dançar faz bem ao corpo e a mente

Ninguém precisa conhecer as diferentes técnicas de dança na primeira aula, afinal se você decidiu fazer aula de dança, é por que você quer aprender a dançar, então não se preocupe com o seu nível, dançar se aprende com repetição e força de vontade.

O professor de dança teve ele mesmo que aprender a dançar um dia. Ninguém nasce sabendo dançar!

E não tem fórmula milagre não, é preciso treinar os passos e a aula de dança é o melhor lugar para isso. Algumas pessoas até aprendem a dançar simplesmente olhando outras pessoas dançando, mas para dançar bem e com boa técnica é preciso aprender co quem sabe: um professor de dança.

Aula de dança em grupo, curso particular de dança, dançar em casal, não importa, dá para praticar a dança de várias formas. O professor de dança saberá adaptar o curso para atender as necessidades de todos os alunos.

Para aprender os passos de uma dança determinada existem diferentes técnicas. A técnica de contagem do tempo sendo uma das mais utilizadas pelos professores de dança. Depois de aprender a contar o tempo, aprende-se a se locomover no espaço seguindo o ritmo da música.

No começo a coisa parece meio robótica, mas é completamente normal. Pouco a pouco, a técnica começa a se integrar e você começara a executar os passos de dança de forma mais natural. Mais tarde você vai colocar o seu próprio estilo na dança e tentar uma coreografia diferente!

Quando a técnica dos passos de base está bem integrada, o professor começa a dar alguns conselhos para melhorar a performance dos dançarinos e, claro, o professor começa também a falar da história e da cultura da dançam dos diferentes estilos e variações.

Etapa no 3 do curso de dança : Praticar ao ritmo da música

Uma vez que os passos de bases foram aprendidos é hora de colocar em prática! Dependendo do tipo de dança que esteja sendo praticado, o professor vai colocar aos alunos em pares. É geralmente nesta etapa que a música entra em jogo.

É preciso seguir a música utilizando os passos de dança que foram aprendidos. Se concentre na música, no sentimento que ela proporciona e tudo começará a fazer sentido.

Se dança com o coração É preciso sentir a música para poder dança-la

Quando a música toca e depois de algumas tentativas é preciso se entregar. A dança não é robótica, embora exista técnicas específicas há sempre espaço para uma pequena improvisação desde que o ritmo da música seja respeitado.

A regra é se divertir. Evite ficar olhando para os pés e contando os passos, se deixe levar pela melodia. Com a prática, os movimentos se tornam automáticos e quando você menos esperar já estará completamente envolvido pela dança.

Se você está fazendo uma aula em grupo e, aliás, aula de dança em grupo é uma excelente forma de aprender a dançar, você vai trocar de parceiro em algum momento da aula.

Como é que é? Vou deixar meu namorado (a) dançar com outra pessoa? Mas por qual razão?

Essa técnica é interessante pois permite que você flexibilize o seu jeito de dançar, que se adapte a diferentes parceiros, já que, em uma situação real de dança, numa festa por exemplo, você pode e certamente vai dançar com pessoas diferentes. Dançar com outro parceiro mais experiente também ajuda a progredir na dança.

E então, já escolheu uma dança para praticar em casal? Que tal o tango argentino?

Etapa no 4 do curso de dança : Alongar o corpo e relaxar

A aula de dança não termina quando acaba!

O que isso quer dizer?

Assim como no início da aula de dança faz-se o aquecimento para preparar o corpo, ao fim da aula é hora de praticar o alongamento muscular.

Curso de dança a domicílio Alongar para relaxar o corpo após a aula de dança

Essa prática que dura aproximadamente 10 minutos, serve para ajudar o corpo a relaxar. Esse processo de desaceleramento cardíaco é super importante para manter a saúde do corpo.

Ao som de uma música doce, o professor estipula uma série de exercícios que visam ajudar os músculos a relaxar evitando, com isso, as famosas dores musculares.

Se você está fazendo a aula de dança em casal, tente fazerem os alongamentos juntos utilizando o peso do corpo um do outro para alongar braços e pernas por exemplo.

No final da aula, um pouco de socialização com os colegas e com o professor de dança pode ajudar você a progredir ainda mais na sua aula.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar