Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Atrair estudantes para cursos de língua alemã

De Camila, publicado dia 26/12/2017 Blog > Idiomas > Alemão > Como encontrar alunos para aulas particulares de alemão

Chegou a hora de se lançar em uma nova aventura profissional e começar a dar aulas particulares de alemão?

Quando nos lançamos em uma nova aventura como a de começar a dar aulas particulares de alemão, podemos, já de cara, encontrar desafios a serem vencidos. Um deles –  e igualmente um dos principais – é o de encontrar alunos desejoso em aprender o idioma.

Dentro do universo do ensino individual, estes alunos são seus clientes e, como em todo tipo de trabalho, são fundamentais para a prosperidade do negócio.

Se você se encontra exatamente nesta fase do desenvolvimento da sua carreira, pois decidiu recentemente virar professor da língua falada na Alemanha, então deve estar com algumas dúvidas sobre como angariar interessados em seguir suas aulas.

Não é porque você é um bom professor que os alunos virão correndo te procurar. É papel do profissional ir atrás dos seus clientes, principalmente no início da carreira.

Seja você jovem, mais velho, com muita ou pouca experiência na área, é preciso divulgar seu trabalho para se tornar conhecido e, consequentemente, chamar a atenção daqueles que procuram pelo serviço que você oferece: cursos particulares de alemão.

Para te ajudar nesta tarefa, preparamos algumas dicas que poderão te dar uma luz na hora de buscar por pupilos que desejam se tornar germanófonos e estão à procura de um mestre como você!

Encontrar alunos através da internet

O grande desenvolvimento do mundo virtual da internet não passa despercebido em nossas vidas. Dentre vários aspectos que foram influenciados por essa evolução encontra-se o campo das aulas particulares, principalmente àquelas ligadas ao ensino de língua estrangeiras.

Use e abuse do mundo digital para atrair seus pupilos de língua alemã. A internet pode te ajudar – e muito – na hora de encontrar novos alunos para dar aula de alemão.

Hoje em dia, quase todo o tipo de busca e pesquisa passa sistematicamente pela web. Sendo assim, é de grande importância incorporar a entrada de tal ferramenta em nossas vidas, compreendendo como utilizá-la à favor dos nossos objetivos.

Existem várias maneira de divulgar seu trabalho de aulas particulares no mundo online, então, por que não conhecê-los e utilizá-los em prol do seu novo negócio educacional?!

Muitos professores ficam na dúvida de quais critérios levar em consideração na hora de determinar o valor da hora da aula particular de alemão oferecida.

Organismos especializados em aulas particulares

Para se tornar conhecido no mundo digital enquanto professor particular, uma das alternativas é se dirigir a organismos especializados em divulgações de aulas desta natureza.

Sejam aulas particulares em domicílio, no seu escritório ou via Skype, você pode se inscrever nessas plataformas e se beneficiar de várias vantagens oferecidas por eles.

A melhor delas é o fato desses sites possuírem um ótimo referenciamento no mundo do “www”. Isso quer dizer que o endereço de acesso deles estará entre os primeiros que aparecerão quando algum interessado em aulas particulares de alemão fizer a busca por professores em ferramentas de pesquisa como o Google.

Elas são, portanto, de grande ajuda na divulgação do seu anúncio e, consequentemente, do seu trabalho.

Outro ponto positivo é o fato dos alunos que procuram por tutores se sentirem mais seguros em contratar alguém indicado por um site e que faz parte de uma comunidade de professores particulares do que com um “gato pingado” que aparece na internet sem nenhuma referência.

Presença dentro e fora da internet

Se você ainda fica um pouco “cabreiro” com a internet, então dê uma pesquisada, pois alguns desses organismos também possuem um local físico no qual você pode se dirigir para fazer sua inscrição. Isso porque eles existem bem antes de tal serviço chegar na grande rede virtual.

Seja pela internet ou em um escritório físico, procurar empresas especializadas em aulas particulares é uma boa forma de divulgar seu trabalho enquanto professor de alemão. Alguns organismos de aulas particulares possuem espaço de divulgação online e também um espaço físico.

“Pure players”

Pure players” é o nome dado aos serviços do gênero disponibilizados apenas na internet. Isso significa que todo o trabalho de inscrição, divulgação e busca só pode ser feito através do endereço “www”.

Tal método de difusão do serviço de aulas particulares vem crescendo a largos passos nos últimos anos.

Nós do Superprof fazemos parte deste grupo!

Funcionamos como uma grande plataforma que facilita o contato entre educador e aluno em potencial. Os professores se cadastram, criam um perfil que pode ser acessado pelos pupilos em busca de um tutor e anunciam os tipos de aulas e as tarifas correspondentes.

Caso o aluno se interesse pelo tutor, ele pode entrar em contato com o futuro mestre através do site para trocar informações antes de “bater o martelo” sobre sua escolha.

O professor de alemão não precisa pagar absolutamente nada e nenhuma porcentagem é descontada do valor cobrado pela hora de aula anunciada.

Sites de pequenos anúncios em geral

Na hora de divulgar suas aulas particulares, alguns professores recorrem a sites de pequenos anúncios.

O que antes era publicado em uma seção exclusiva dos jornais impressos, hoje funciona através da internet, já que a porcentagem da população que ainda lê o material físico diminuiu consideravelmente na última década.

Tais interfaces não são especializadas e nem voltadas para um público preciso de aulas particulares de língua estrangeira. Eles possuem, porém, a vantagem de serem meios de divulgação democráticos.

Por ser voltada para uma parcela muito maior da população, possuir um anúncio em tal plataforma pode permitir ao professor divulgar seu trabalho a um número maior de pessoas.

Redes sociais

É muito comum encontrar profissionais que divulguem seus trabalhos e produtos nas redes sociais. Seja através do Facebook, Youtube, Instagram, Snapchat, dentre outros, cresce a cada dia o número de perfis criados por professores que desejam atrair novos clientes.

Se você deseja utilizar tal recurso, é bom ter em mente que os jovens serão a gama de público mais atingida pelas suas publicações. Sendo assim, vale a pena investir na criação de postagens sobre a descoberta da língua e da cultura germânica de maneira curiosa e divertida.

Para se lançar neste tipo de comunicação é essencial o domínio das interfaces que possibilitam o acesso às redes. Informe-se sobre como criar páginas e perfis no Twitter, Facebook, Snapchat, Youtube, Instagram, etc. Fique por dentro das ferramentas que podem ser utilizadas dentro destes aplicativos, pois elas podem transformar seus posts em anúncios ainda mais interessantes.

Seus cursos particulares podem ganhar ainda mais visibilidade. São muitas as redes sociais que você pode utilizar para divulgar seu trabalho como professor particular de alemão.

Não é preciso passar o dia inteiro publicando conteúdo e atualizando as contas em cada uma das redes sociais. No entanto, é bom prestar atenção para ter um certo dinamismo e frequência nas postagens, pois isso garantirá o aparecimento da sua página nas atualidades dos interessados pelo assunto.

Você não precisa falar apenas sobre suas aulas. Conteúdos sobre costumes, notícias, curiosidades, cultura e história de países de língua alemã também chamam a atenção daqueles interessados pelo assunto. Publique, então, links, gifs, memes e vídeos que possam atrair pessoas apaixonadas pela Alemanha e cia.

Os perfis nas redes sociais também permitem aos professores manterem um contato mais fácil com os jovens alunos. Este é igualmente um ótimo espaço para seus pupilos comentarem sobre as aulas e fazerem elogios sobre o que gostam de aprender. Excelente maneira de passar mais confiança para aqueles que ainda não decidiram sobre a contratação do serviço de tutoria individualizada.

Criar um site próprio

Já passou pela sua cabeça em criar um site na internet dedicado especialmente para oferecer e divulgar suas sessões de aulas particulares?

E por que não?

Ter o seu próprio endereço de “www…..com.br” pode ser um grande suporte na hora de tentar angariar novos interessados em aulas particulares de alemão.

Criar e atualizar um site próprio hoje em dia é mais fácil do que se imagina e pode sair inteiramente grátis, graças a diferentes plataformas como WordPress e Wix.

Após a escolha do seu URL (opte por um nome que tenha ligação com suas atividades em torno da língua e cultura alemãs), basta a redação de alguns textos explicando o seu trabalho e se apresentando enquanto profissional do ensino do idioma da Alemanha.

Lembre-se de apontar suas habilidades, competências e experiências no campo de atuação, assim como de especificar seus diplomas, formações complementares e práticas que fazem de você o professor que se tornou (intercâmbios culturais e linguísticos, por exemplo).

Utilize seu site para falar de suas motivações para dar aulas de alemão e de suas metodologias de ensino (avaliação das aulas, nivelamento dos alunos, acompanhamento personalizado, etc.).

Aproveite ainda para especificar qual seu público alvo (crianças, jovens e adultos em quais níveis de domínio do idioma).

Junto aos textos, publique imagens que tenham relação com a temática do site.

Dica importante: muita atenção para publicar tudo com uma ortografia impecável!

Por que não criar um site próprio para a divulgação das suas aulas particulares de alemão? O professor particular de alemão deve tentar contar um pouco do seu universo de ensino dentro do seu site de ensino.

Antes de encarar o desafio de ensinar o idioma da Alemanha como língua estrangeira para brasileiros é preciso estar bem informado sobre as qualificações e diplomas necessários para exercer esta profissão.

Ficar conhecido em locais de difusão da língua e cultura germânica

A internet é, como pudemos constatar, um ótimo meio de comunicação, principalmente quando o objetivo é divulgar suas aulas particulares de alemão. Se você já está “coberto” por todas as alternativas online de difusão do seu trabalho e, mesmo assim, quer angariar mais alunos, então por que não se dirigir a instituições alemãs presentes na sua cidades?

Goethe Institut

O Goethe Institut é o centro cultural mais conhecido do mundo quando o assunto é a difusão da língua e da cultura alemã.

Procure participar da programação oferecida pelo instituto, pois esta é uma excelente oportunidade de conhecer novos alunos em potencial, além de ficar presente na cena da cultura alemã da sua cidade.

Centros culturais e de estudo do alemão

Existem vários centros culturais e de estudo da língua alemã espalhados por todo o país. O trabalho deles é parecido ou complementar àquele desenvolvido pelo Goethe Institut.

Alguns possuem atuação nacional e outros regional. Sendo assim, vale a pena fazer uma pesquisa para se informar sobre a existência de algum deles próximo à região onde você mora e dá – ou pretende dar – aulas.

E antes de começar seu trabalho como professor particular, lembre-se que é preciso entender como montar e estruturar as aulas de alemão.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar