Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Temas de redação que ja cairam no ENEM

De Camila, publicado dia 28/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Redação > Produção de texto Exame Nacional do Ensino Médio: o que já caiu?

“Eu não tenho um método. Tudo o que eu faço é ler muito, pensar muito, e reescrever constantemente. Não é uma coisa científica.”
Gabriel García Márquez – escritor, jornalista e Nobel Literatura (1982)

Não é preciso ser nenhum escritor profissional como Gabriel García Márquez para conseguir tirar uma boa nota na prova de redação do Enem. No entanto, se até o famoso escritor colombiano reescreve várias vezes seus textos, não vá pensando que você conseguirá chegar no dia do exame sem ter estudado nada sobre como fazer uma boa redação e tirar nota 1000!

Como todas as outras matérias do Enem, produção de texto precisa de exercício constante. Existem algumas regras que devem ser seguidas na hora de construir a sua dissertação argumentativa no dia da prova. Tais regrinhas devem ainda seguir o tema escolhido para o exame daquele ano.

Muitos estudantes que se preparam para o Enem consideram importante treinar a escrita a partir de assuntos anteriormente abordados durante essa prova de seleção nacional. Esta é uma excelente maneira de se familiarizar com o tipo de questões exigidas pelos examinadores ao longo dos anos.

Você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio e adorou a ideia de estudar para sua prova de redação através dos temas dos anos anteriores? Então confira quais foram os temas que já caíram na prova de redação do Enem e algumas dicas de como se sair bem no grande dia!

Veja ainda nosso guia para você ter sucesso na prova de redação!

Qual foi o tema da redação do enem 2017 ?

Tema 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.”

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 foi considerado muito importante e relevante para a sociedade brasileira como um todo.

Quando vamos ao Youtube pesquisar sobre o que as pessoas falam sobre ele, vemos vários professores de outras matérias – como o professor de matemática Rafael Procópio no seu canal na plataforma de vídeos – discutindo sobre questões relacionadas ao ensino de pessoas com deficiência auditiva. Segundo Procópio, tal conteúdo para a construção de uma dissertação argumentativa é extremamente significativo não só para a população em geral, mas também para os educadores do país.

Esse tema pegou todo mundo de surpresa em 2017, pois nem os professores mais feras em previsão de temas para redações imaginaram que a inclusão de surdos seria abordada durante a prova!

A deficiência auditiva era uma questão até então “invisível” dentro da sociedade brasileira, sem maiores discussões apresentadas fora dos meios especializados no assunto. Sua aparição como tema de um exame tão importante em âmbito nacional levou atenção ao assunto, gerando debates em torno de várias questões relacionadas a ele. Ou seja, a discussão sobre inclusão começou durante a prova de redação do Enem e, felizmente, continuou a ser abordada pela sociedade posteriormente, fato que não era comum antes de 2017.

Em 2017, alunos tiveram que escrever sobre os desafios de uma educação inclusiva para deficientes auditivos.

Qual foi o tema da redação do enem 2018 ? 

Tema 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.”

O primeiro aspecto que chama a atenção neste tema é a quantidade de palavras-chave contidas nele. Tal número proporcionou uma grande quantidade de tangenciamentos possíveis para a abordagem do assunto, aumentando o risco dos alunos se perderem dentro da argumentação ao focarem esforços em dissertar sobre aspectos menos relevantes dentro do tema.

Sendo assim, quem dirigiu a atenção ao expectador / leitor / usuário da internet teve maiores chances de aumentar a nota final do que aqueles que se focaram apenas nas notícias (as famosas “fake news”) ou na interface da internet de maneira geral.

Não vamos negar que esse é um tema muito complexo com várias possibilidades de abordagens argumentativas. No entanto, outra rica característica que ele apresenta aos alunos que se preparam para as provas do Enem é o fato da necessidade de se compreender corretamente o assunto global do tema proposto. Só assim o estudante será capaz de construir uma boa linha de raciocínio com argumentos plausíveis a serem inseridos na dissertação.

A partir do que foi aprendido com o tema do enem de 2018, você pode se arriscar a produzir outros textos com temas abordados anteriormente. Se você quiser uma análise profunda sobre essa ou outras temáticas que já apareceram na prova de redação desse processo de seleção, então corra ao Youtube e faça uma busca. Temos certeza que vários professores de preparação para o enem publicaram vídeos com o que você está procurando!

“Manipulação”, “controle de dados”, “usuário de internet” e “comportamento” são as palavras-chave do tema de 2018.

Curioso para saber como fazer uma boa redação do ENEM?

Enem: como fazer um texto dissertativo argumentativo ?

O Exame Nacional do Ensino Médio pede, na grande maioria das vezes, que a produção de texto da prova de redação aconteça no formato de uma dissertação-argumentativa. Antes de começar a estudar como estruturar sua escrita apresentando essas características, é preciso entender do se trata.

O que é uma dissertação argumentativa ?

Uma dissertação argumentativa é constituída por um texto impessoal. Isso quer dizer que, ao longo da redação, o autor que não fala de si mesmo (neste caso, você!).

Além disso, a dissertação argumentativa é um texto que possui um leitor universal, ou seja:

  1. Você não pode pressupor que o seu leitor tenha um conhecimento ou concordância específica sobre o assunto tratado;
  2. Não deve existir, ao longo do texto, um tom de conversa entre o autor e o interlocutor. Sendo assim, ao escrever a redação, não se deve fazer referência direta ao leitor. Devem ser desconsideradas, portanto, expressões como “você que está lendo esse texto” ou “você já deve ter visto”, por exemplo.

Tese: o ponto de partida da sua dissertação argumentativa

A dissertação argumentativa, como vimos acima, é um texto impessoal onde o autor tenta convencer o leitor universal da validade de uma tese. Sendo assim, o autor, ao escrever seus argumentos, deve tentar provar que sua tese é verdadeira.

Mas o que é uma tese?

A tese é a opinião que o autor tem sobre o tema abordado, ou seja, a sua opinião. Durante o texto, seu trabalho é o de compartilhar esse ponto de vista com leitor, tentando fazer com que todos que leiam a sua redação passem a concordar com o seu posicionamento. Você terá sucesso fazendo isso ao defender sua tese através da apresentação de argumentos e informações.

Ler bastante ajuda muito na hora da criação e produção de texto.

Confira também dicas sobre como fazer uma boa redação para o vestibular!

Argumentos e informações: a base da sua dissertação argumentativa

Para quem ainda está na dúvida, esclarecemos melhor a diferença entre argumento e informação.

Argumento

Argumentos são ideias que ajudam a defender a tese e que sempre envolvem algum grau de julgamento, como, por exemplo, dizer que “o orçamento investido na educação em 2018 foi baixo“.  Ou seja, esse é um argumento sem nenhuma especificação mais exata.

Informação

A informação dentro do texto aparece quando fatos exatos são apresentados. Retomando o exemplo acima, se o valor investimento orçamentário for fornecido, então a frase deixa de ser um argumento e passa a ser uma informação. A informação é um dado verificável.

Os exemplos abaixo permitem analisar de maneira comparativa a diferença entre “argumento” e “informação” em um texto:

  • Argumento: “O orçamento investido na educação em 2018 foi baixo“.
  • Informação: “Um orçamento de mais de 61 bilhões de reais foi investido na educação em 2018.”

Superprof descomplica suas aulas de redação

Segundo o site Porvir, um bom professor deve possuir determinadas características. Tais características foram selecionadas a partir de uma pesquisa feita pelo próprio site na tentativa de compor um perfil genérico para um professor do século 21. Eles chegaram à conclusão que um bom educador nos dias de hoje dever ser capaz de:

  • Saber explicar bem os conteúdos;
  • Propor diferentes atividades durante as aulas;
  • Conviver bem com o aluno, respeitando-o e lidando com ele de acordo com suas características individuais;
  • Acompanhar alunos com dificuldade de aprendizado;
  • Ser um mentor para os alunos, estimulando-os a descobrir seus interesses e talentos;
  • Dominar o conteúdo apresentado e saber comunicá-lo;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Ser paciente e se aproximar dos estudantes;
  • Saber mediar trabalhos em grupo.

Um bom professor particular prepara aulas sob medida para as suas dificuldades em redação para o enem.

Você está à procura de um bom professor particular de redação, mas ainda não sabe como nem onde encontrá-lo?

Pois então venha navegar aqui no site do Superprof! Nossa plataforma está cheia de profissionais especializados no ensino de Língua Portuguesa para quem está se preparando para a prova de redação do Enem.

Através do superprof.com.br , você tem a facilidade de encontrar um educador perto de você que te dê aulas na sua casa, de maneira presencial ou através de uma webcam. Basta fazer uma busca na página inicial com seu endereço e o nome da matéria que deseja aprender (neste caso, “redação”) para visualizar quem está disponível para te atender.

Na nossa comunidade de professores particulares você pode consultar o preço da hora de aula de redação, verificar o perfil do professor através da descrição fornecida por ele em sua página privada e ainda entrar em contato direto com o profissional através de mensagens enviadas através da própria plataforma! Com alguns educadores, você ainda tem a oportunidade de pedir por uma primeira sessão gratuita. Afinal de contas, nada melhor do que poder testar uma produto antes de comprá-lo não é mesmo? E isso não poderia ser diferente com aulas particulares de produção de texto!

Que tal conferir também dicas sobre as melhores maneiras de se estudar redação para o enem?

Agora que você já está pode dentro dos temas de redação do Enem, que tal começar a estudar?!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar