Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Desenvolver o idioma dos árabes em alta velocidade

De Camila, publicado dia 19/10/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Como aprender árabe rapidamente

Você sabia que o árabe é uma das 10 línguas mais faladas no mundo?

Você sabia ainda que o idioma falado no Egito, na Tunísia, no Marrocos e em mais outros 24 países é derivada do aramaico?

Cerca de 300 milhões de pessoas espalhadas por vários países, regiões e continentes do globo, falam e praticam a língua árabe diariamente.

Ficou – ou já era – fascinado por esse idioma do Oriente Médio e agora quer saber como aprendê-lo o mais rápido possível?

Como sempre, Superprof se preparou para te dar uma maõzinha na escalada rumo ao sucesso neste projeto ousado, já que a língua árabe é muito diferente da portuguesa, tanto em sua forma, como em sua estrutura.

Preparado para se lançar nesta aventura? Então confira abaixo algumas dicas e mãos à obra!

Descubra ainda um breve guia para aprender o árabe padrão moderno.

Aprender o básico

Vários idiomas “árabes” são possíveis, mas nem todos são acessíveis.

Por isso, é preciso ter cuidado para não confundir o árabe padrão, que deve ser escrito de acordo com uma norma específica, com o chamado árabe coloquial, ou seja, o árabe oral.

Como se não bastassem essas duas variantes, quem aprende a língua árabe precisa ainda aprender a distinguir o árabe moderno / contemporâneo, que sofreu uma forte evolução desde o século XIX, do árabe clássico / medieval, que sofreu múltiplas variedades.

Ter a ambição de dominar todas as variantes da língua árabe é sinônimo de um trabalho a longo – muito longo! – prazo e que certamente levará anos de cursos do idioma.

Concentrar-se no objetivo de aprender o árabe padrão moderno já é uma missão de peso!

Aprender árabe de maneira veloz requer dedicação. Não se desespere, pois existem várias “astúcias” para se conseguir aprender a dominar a língua árabe rapidamente!

Veja também os melhores sites para aprender árabe online.

Compre um livro adequado

Não escolha qualquer livro para te acompanhar durante esta jornada: opte por uma edição recente e reconhecida no meio do ensino / aprendizado da língua árabe.

Esse é um idioma diferente do português, francês, inglês, espanhol ou alemão. Exatamente por isso, é essencial ter um livro de gramática sempre em mãos, especialmente se você é um iniciante, pois, com certeza, precisará de ajuda.

Conheça o vocabulário básico

Para aprender árabe rapidamente, é necessário aprender palavras básicas, palavras usadas todos os dias, pois são elas ajudarão na hora de se comunicar no dia-a-dia.

Comece se familiarizando com algumas palavras indispensáveis como:

  • marhaban‘ para oi,
  • ma’a ssalamah‘ para tchau,
  • aahlan wa sahlan bika‘ para boas-vindas,
  • kabeer‘ para grande,
  • sagheer‘ para pequeno,
  • alyawn‘ para hoje,
  • akala‘ para comer,
  • dahaba‘ para ir.

Aprenda o alfabeto árabe

Aprender o alfabeto árabe de cor é uma das bases para conseguir dominar esse idioma de forma rápida e eficiente.

É impossível falar essa língua sem conhecer o seu sustentáculo.

Ah, e ainda é preciso ficar atento à escrita e à leitura, pois ambos acontecem da direita para a esquerda.

Como ensinar árabe para crianças?

Crie fichas com vocabulário

A melhor maneira de aprender uma língua estrangeira – especialmente o árabe, pois ela é considerada difícil para os lusófonos – é memorizando o vocabulário.

Para isso, uma maneira eficaz é escrever listas com vocabulário agrupados por temas em fichas.

Escreva a palavra em árabe na frente da ficha e a tradução, nas costas.

A vantagem é que as fichas não precisam ser grandes, facilitando o transporte (você pode levá-las a qualquer lugar para revisar assim que tiver um momento livre).

Ao contrário da língua portuguesa, o árabe usa raízes que frequentemente indicam o significado da palavra, o que permite antecipar seu sentido.

As fichas de vocabulário ajudam muito os alunos na hora do aprendizado. Praticar o vocabulário com fichas produzidas por você mesmo é um método excelente para melhorar seus conhecimentos no idioma.

Expandir os conhecimentos

Para desenvolver suas habilidades durante a aprendizagem do árabe de maneira ainda mais rápida, é preciso prestar atenção a 4 pilares que são úteis em qualquer nível:

Fazer aulas de árabe

Se possível, tente fazer cursos na universidade, pois a exigência e a qualidade das são, em sua maioria, superiores. Você provavelmente terá que passar por testes para avaliar seu conhecimento e determinar seu nível.

Outra opção super eficiente é fazer aulas com um professor particular que vá à sua casa te ensinar o básico da língua árabe. O educador que oferece sessões individuais avalia o nível do aluno e adapta o programa do curso de acordo com os objetivos e as dificuldades de cada um deles.

Se você está se perguntando o porque de ter aulas particulares de árabe, então fique sabendo que esta é, de longe, uma das maneiras que vai te fazer progredir mais rápido, economizando tempo.

Confira como aprender árabe sozinho.

Ler textos em árabe

Uma das melhores maneiras de aprender árabe – e qualquer outra língua estrangeira – é ler textos no idioma.

Quanto mais você ler na língua que deseja assimilar, mais o seu cérebro se acostumará com os sons e às entonações das frases. Ele ainda aprenderá a processar melhor, com o tempo, como as palavras são articuladas entre si.

Por que não tentar ler uma versão do Alcorão? Pode parecer difícil no início, mas a boa notícia é que é possível encontrar versões traduzidas em português ou em versão bilíngue.

Treinar os ouvidos para o árabe

Para um bom aprendizado, essencial mergulhar na cultura árabe e uma boa maneira de fazer isso é escutando muito a língua oral.

Que tal escutar rádios em árabes ou assistir a canais de TV árabes – como a Al Jazeera, por exemplo? A internet é uma enorme rede que te dá acesso a todas essas ferramentas!

Consultar o dicionário regularmente

Para melhorar a compreensão do idioma, tanto durante a leitura como durante a compreensão e expressão oral, é essencial ter em mãos um bom dicionário bilíngue português-árabe para consulta constante. Este objeto se tornará seu “fiel escudeiro” durante esta jornada de aprendizado, pois é de grande ajuda na hora de lembrar palavras o significado de determinadas palavras.

E lembre-se: quanto mais se domina o vocabulário, mais se é capaz de dominar o idioma.

Dicas para aprender o árabe do Alcorão.

Manter as habilidades

Quando se decide aprender uma língua, é preciso se lançar de corpo e alma na aventura do aprendizado. Só desta maneira é possível ter certeza de se obter o máximo de conhecimentos, sejam eles culturais, religiosos ou sociológicos.

Quanto mais o aprendiz estiver imerso na cultura árabe, melhor ele saberá aplicar corretamente o vocabulário dentro de determinados contextos.

Converse muito para pode aprender árabe rapidamente. Praticar a fala com outras pessoas que dominam o idioma árabe é a melhor maneira de desenvolver sua expressão oral!

Fale árabe

É importante não apenas memorizar o vocabulário, ler e ouvir; praticar a expressão oral com outras pessoas que também falam árabe é essencial para o bom desenvolvimento das suas habilidades linguísticas como um todo.

Não hesite nem mais um segundo em mergulhar na cultura ligada ao idioma, pois é durante esse processo que se encontra nativos ou falantes fluentes do idioma arábico. Seja em um café, um bar, uma biblioteca ou até diretamente com moradores locais caso esteja de passagem – ou morando – em uma país arabófono.

Ir para um país em que se fala árabe

Você sonha em aprender o idioma árabe o mais rápido possível?

Nada melhor para atingir esse objetivo da maneira mais eficiente possível do que se dirigindo a um país arabófono. A imersão total na cultura árabe vai colocá-lo nas melhores condições para um progresso rápido, seja qual for o seu nível de domínio da língua.

Saiba mais como aprender árabe sem stress.

Aprender árabe no exterior: o método mais rápido?

Você hesita em ir passar uma temporada de aprendizado linguístico em um país de língua árabe, seja para aprender o árabe moderno padrão ou o árabe coloquial?

Pois saiba que, se o seu maior desejo é progredir rapidamente no que diz respeito ao domínio do idioma, então não deveria pensar duas vezes caso essa oportunidade bata à sua porta!

Se seu objetivo é aprender árabe em tempo recorde, então um intercâmbio cultural e linguístico é a melhor opção! Para conseguir dominar como um nativo este idioma, uma hora será preciso confrontar a realidade que envolve a língua!

Passar algumas semanas – ou até meses! – em um país arabófono é uma excelente maneira do aluno adquirir um ritmo bilíngue do idioma.

Viver intensamente o idioma inserido em seu contexto natural traz vários benefícios para o aprendizado do aluno. Isso porque, ao passar uma boa temporada em um país de língua árabe (Marrocos, Tunísia, Qatar, Argélia, Egipto, Líbano…), o aprendiz terá que:

  • Fazer o esforço de falar a língua todos os dias,
  • Deixar de lado sua língua materna,
  • Melhorar sua pronúncia para ser compreendido,
  • Acostumar-se a sons específicos,
  • Ficar em contato com os nativos e aprender a falar como eles,
  • Descobrir mais sobre o idioma e sobre a cultura em volta dele,
  • Adaptar-se ao estilo de vida local,
  • Desenvolver automatismos linguísticos,
  • Dentre várias outras habilidades que só são adquiridas em nações arabófonas.

Passar uma temporada em um país que fale árabe é a melhor maneira para se aprender o idioma rapidamente. Não pense duas vezes em partir em intercâmbio linguístico em um país arabófono caso você tenha a oportunidade para tal!

Onde ir para aprender árabe?

A língua árabe é falada em um grande número de países. Para se ter uma ideia, ela é a oitava língua mais falada no mundo, com mais de 300 milhões de falantes, pois o árabe padrão moderno é a língua oficial de 26 países.

Isso sem contar os países onde o idioma é falado, mas não é considerado como a língua oficial local.

Se você pretende escolher um país arabófono para um intercâmbio, mas está na dúvida de onde ir, então dê uma pesquisada no norte do continente africano. No entanto, o idioma ainda é o oficial em várias outras nações do Oriente Médio.

Sendo assim, algumas das escolhas plausíveis podem compreender, dentre outros:

  • Marrocos,
  • Tunísia,
  • Egipto,
  • Jordânia,
  • Argélia,
  • Emirados Árabes Unidos,
  • Turquia,
  • Comores,
  • Mauritânia

Para fazer uma escolha é necessário levar em consideração determinados aspectos, tais como:

  • Seus desejos pessoais,
  • Seu orçamento,
  • As estruturas de acolhimento do país,
  • Oportunidades para fazer cursos no local,
  • Formalidades administrativas,

Então, o que você está esperando para se lançar de corpo e alma nesta aventura linguística?!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar