Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como tirar o melhor proveito das aulas da língua do Oriente Médio

De Camila, publicado dia 14/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Qual a melhor maneira de se aprender árabe?

A melhor maneira de aprender como falar arabe fluentemente é fazendo um curso do idioma. Se o professor for um nativo da língua então, suas chances de aprender arabe em menos tempo aumentam ainda mais! E não existe sensação melhor do que perceber desde a primeira sessão de ensino que você e seu tutor se darão bem durante todo o período do curso de árabe!

No entanto, nem tudo acontece sempre como o desejado: você pode ter dificuldade em se concentrar, dificuldade em prestar atenção em determinados momentos da aula, ou ainda dificuldade em memorizar grande parte do vocabulário.

Mesmo com todos esses obstáculos, ainda sim é possível progredir de maneira rápida e eficiente.

Antes ou durante suas aulas de arabe, muitas dúvidas podem surgir na cabeça do aluno:

Como aprender o arabe padrão da melhor maneira possível?

Como se beneficiar das aulas de árabe durante um programa intensivo?

Por que seria mais vantajoso aprender arabe ao invés de alemão ou holandês?

Se você possui essa e várias outras dúvidas sobre o aprendizado do idioma do Egito, então não se desespere: existem dicas para otimizar seu progresso durante as aulas de árabe. O Superprof elaborou uma lista com algumas das principais técnicas que podem te ajudar a potencializar seu desempenho na hora dos estudos!

Veja também algumas dicas para te auxiliar nessa jornada de aulas de árabe!

Organize-se antes das aulas de arabe

Um estudante preparado para o curso e que se dedica a ouvir seu professor já alcançou, sem sombra de dúvidas, de 50 a 80% do trabalho de aprender árabe.

A escuta ativa durante a aula permite que o aprendiz se lembre mais rapidamente da matéria, pois quando ele ler suas anotações, o esforço de memorização é ainda mais acelerado.

Para otimizar o aprendizado, é preciso estar disposto a aprender a falar árabe da maneira mais ideal possível.

Para tal, é imprescindível que o aluno chegue preparado ás suas sessões de ensino. Abaixo você pode ver algumas sugestões de como estar pronto para aprender tudo o que seu professor ensinar durante a aula!

Nada como uma noite bem dormida para conseguir se concentrar bem nas aulas de árabe. Dormir bem é muito importante para que seu cérebro fique em forma para aprender árabe.

Dicas de como trabalhar em uma revisão da língua árabe.

Durma bem

Se você está fazendo cursos intensivos de árabe com o intuito de fazer uma prova específica ou para uma entrevista de emprego, é importante dormir bem na noite anterior à aula particular.

Uma boa noite de sono melhora a capacidade de concentração do cérebro. Adote o ritmo do sono que melhor lhe convenha, pois o importante é dormir bem e não dormir muito ou dormir pouco.

Hidrate-se regularmente

A ciência constatou que o esforço de concentração que se passa antes da memorização de coisas novas se tornar mais fácil quando a pessoa se hidrata regularmente.

Por isso é importante que você beba muita água para evitar o cansaço, dores de cabeça e, consequentemente, a diminuição do seu desempenho.

Para se ter uma ideia, estudos descobriram que pessoas bem hidratadas trabalham melhor do que aquelas que não tiveram água suficiente. Sendo assim, tenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado!

Coma corretamente

Para estar em boa forma física e em condições ideais para seguir em frente com o seu curso particular de árabe, é preciso prestar atenção na alimentação. Comer bem nutre o seu cérebro com tudo o que ele precisa para funcionar.

Alimente-se de forma saudável (frutas, vegetais, proteínas) e turbine o potencial de aprendizado do seu cérebro!

Oxigene seu corpo

Se você é uma pessoa ansiosa ou não confia muito no seu potencial de aprendizado, então fazer exercícios pode ser uma boa alternativa para reverter essa situação.

Se exercitar é sinônimo de oxigenar seu corpo. Isso significa que você precisará fazer menos esforço na hora de se concentrar no que o seu professor estiver ensinando, sem contar que também aumentará suas chances de aprender árabe ainda mais rápido!

Sendo assim, o melhor a fazer é desligar seu celular durante o curso. Uma das maneiras de garantir a concentração durante as aulas de árabe é eliminando todas as fontes de distração.

Dicas para saber a quantidade ideal de aula de arabe para obter um bom nível.

Elimine todas as fontes de distração

Para focar 100% da sua atenção no seu curso de árabe para brasileiros e potencializar ao máximo seu aprendizado, é importante eliminar as fontes de distração exteriores.

Existem várias técnicas de meditação que podem ajudar a eliminar o fluxo de pensamentos externos que atrapalham sua concentração, sejam eles negativos ou positivos.

Se você ficar pensando no trabalho que tem para fazer depois do curso de árabe enquanto participa das aulas da língua, sua memorização ficará certamente comprometida.

Pode parecer óbvio, mas é muito importante desligar a televisão, o computador, o tablet e o telefone celular durante os momentos de estudo.

Criar um ambiente de aprendizado ideal para aproveitar seu curso é a atitude mais básica para conseguir alcançar o sucesso.

A língua árabe pode ser difícil, pois aprender o alfabeto, a escrita e a gramática são tarefas complicadas para quem possui o português como língua nativa.

Por isso é importante ter rigor e determinação no que diz respeito aos momentos de aprendizado.

Seu professor particular não estará ao seu lado o tempo todo, pois parte do processo precisa ser feito pelo aluno sozinho.

Se você for atento, rigoroso e dedicado, seus esforços serão recompensados ​​e seu professor também acabará motivado ao ver seu entusiasmo pelas aulas!

Dicas para escolher o professor de árabe certo.

Não tenha medo de fazer perguntas ao seu professor

Durante as aulas de árabe, é super importante se lembrar de que seu professor não está lá para julgá-lo. Sendo assim, não é preciso ter medo de levantar a mão na hora em que uma dúvida surgir, pois todas as perguntas são boas: não há perguntas estúpidas.

E isso vale ainda mais para o aprendizado do idioma da Jordânia, pois todas as questões apresentadas serão positivas na hora de para adquirir conhecimentos primários.

Se você tem dúvidas sobre vocabulário, pronúncia ou ortografia de uma palavra, o seu professor de árabe é a pessoa mais capacitada para lhe responder de uma forma clara e educativa.

Para aprender o idioma do Marrocos de forma eficaz e rápida, é preciso mostrar ao seu tutor os pontos nos quais você tem dificuldade e a maneira mais inteligente de se fazer isso é colocando suas dúvidas na mesa através de perguntas.

Muitos alunos, frequentemente, se sentem envergonhados na hora de fazer uma pergunta por medo da reação dos outros colegas de curso. Isso só prejudica ainda mais o aprendiz, pois as perguntas não respondidas se transformam em obstáculos que podem levar à lentidão do progresso do aprendizado do árabe.

Não tenha medo de levantar a mão e colocar suas dúvidas ao professor durante a aula. Fazer perguntas durante a aula é muito benéfico para o aprendizado de qualquer idioma estrangeiro, incluindo o árabe.

E mesmo que seu professor não consiga responder à sua pergunta no momento em que ela for feita (isso pode acontecer, pois ninguém sabe tudo sobre tudo), peça a ele para lhe apresentar a resposta na próxima aula.

Aulas particulares não são como uma palestra na qual é preciso ficar em silêncio o tempo todo, sem interagir com a pessoa que está apresentando o conteúdo. Ao participar, ao fazer perguntas ao professor, você acabará por memorizar a maioria das respostas de maneira ainda mais eficiente.

Participar ativamente do curso é ainda uma boa maneira de melhorar sua expressão oral. O cérebro guardará ainda mais vocabulário e pronúncia árabe se você repetir o que for aprendido com mais frequência e isso pode ser feito durante o ato de se fazer uma pergunta.

É preciso ainda sempre ter em mente que a língua árabe é uma língua oral, ou seja, um idioma que precisa ser falado em voz alta.

Outro aspecto fundamental para a otimização de suas aulas particulares: entender a língua e a cultura árabe. Esta é, sem dúvidas, parte integrante – e importante! – do aprendizado do idioma.

Sendo assim, não pense duas vezes na hora de perguntar ao seu tutor sobre a cultura dos países árabes e muçulmanos, sua história, costumes, etc.

Se o árabe for a língua materna do seu professor, ele ficará super feliz em compartilhar aspectos relacionados à sua civilização de origem.

Dicas ligadas ao preço das aulas particulares de língua árabe.

Pratique regularmente fazendo curso de arabe para brasileiros

Para aprender a falar árabe bem, é preciso estudar e praticar o idioma regularmente.

O processo de revisão é muito importante na hora da fixação do que foi ensinado nos últimos cursos.

  • Reveja suas anotações e materiais didáticos fornecidos pelo professor;
  • Pratique em voz alta palavras de vocabulário difíceis de pronunciar;
  • Dedique-se aos exercícios extras passados pelo seu tutor.

Se você tiver aulas noturnas depois do trabalho, cursos intensivos antes de um exame ou sessões entre cursos universitários, tente então encontrar um tempo apropriado para revisar o idioma. Você verá com tal atitude será de grande ajuda para o progresso do seu aprendizado.

Para obter sucesso através deste método de estudo, é preciso ser rigoroso na frequência das revisões, evitando passar muito tempo se fazê-las entre uma aula e outra.

Quanto mais o utilizamos, mas poderoso nosso cérebro fica. Revisar estimula o cérebro a aprender ainda mais!

Uma curiosidade: fazer revisões estimula seu cérebro e, conseqüentemente, sua capacidade de aprendizado.

Os primeiros esforços são os mais difíceis, mas depois de um tempo, seu cérebro se acostumará com o ritmo e com o esforço apresentado a ele, transformando-o em uma atividade fácil a ser feita.

Definir um ritmo diário de trabalho auxilia, assim, à superação das dificuldades encontradas ao longo do aprendizado, aumentando a autoconfiança do aluno.

Encontre um momento sem distrações externas para revisar suas aulas.

Mais uma dica: é melhor revisar de trinta minutos a uma hora por dia ao invés de tentar fazer um turbilhão de exercícios duas horas antes da aula particular começar!

Isso porque o cérebro é um músculo maleável que, na maioria das vezes, precisa desconstruir para reconstruir, repetir em vez de engolir tudo de uma só vez.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar