Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Desenvolver velozmente suas habilidades no idioma da Alemanha

Blog > Idiomas > Alemão > Como aprender alemão rapidamente

Como aprender alemão rapidamente?

Ou melhor, é possível dominar a língua germânica sem ter que passar anos e anos a fio estudando?

Se você é amante do idioma e pretende – ou já começou a fazer aulas, então deve ter percebido que a tarefa pode acabar sendo um pouco mais complicada do que o esperado.

“O inglês em 30 horas, o francês em 30 dias e o alemão em 30 anos” – Mark Twain, escritor norte-americano

Sim, aprender alemão é mais demorado do que aprender francês ou inglês. No entanto, não é tarefa impossível. Não é a toa que vários brasileiros dominam o idioma perfeitamente.

Não, não é preciso gastar 30 anos para ter controle total da língua de Goethe: é possível encontrar soluções que auxiliem o aluno a assimilar o idioma de maneira mais veloz e eficaz do que apenas fazer 2 horas de aula por semana.

Você sabia que existem mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo que falam alemão? Seu objetivo é fazer parte desta estatística? Então mãos à obra porque não existe aprendizado sem dedicação e trabalho duro.

Esta matéria é dedicada àqueles que querem ter o domínio do idioma da Alemanha de maneira rápida, mas ainda não conhecem todas as ferramentas que estão à sua disposição.

Fazer aulas particulares?
Fazer cursos intensivos?
Fazer um intercâmbio cultural?
Procurar contatos nativos na internet?
Utilizar as redes sociais à favor dos estudos?

Várias são as dúvidas e as possibilidades ao alcance daqueles que desejam e estão dispostos a investir em alternativas para acelerar o processo de assimilação do alemão.

Mais fácil quando já se sabe inglês

Se você é interessado em aprender a língua da Alemanha e acompanha as matérias no nosso blog sobre o assunto, então não é novidade nenhuma que o inglês e o alemão são dois idiomas de raiz germânica.

Você já fala a língua inglesa e agora quer aprender a língua de Goethe?

Ponto para o seu aprendizado, pois várias interseções aparecem nos dois idiomas, principalmente no quesito vocabulário.

Assim como quem já fala português tem facilidade em aprender espanhol, italiano ou francês, aqueles que dominam o idioma de Shakespeare se surpreenderão ao se lançarem nas aulas de alemão, tamanha a semelhança entre os dois.

Não se assuste ao encontrar palavras exatamente iguais nas línguas faladas nos Estados Unidos e na Áustria.

E mais: aprender alemão começando do zero é mais fácil do que parece.

Várias palavras são semelhantes entre o alemão e o inglês. A palavra “casa” é bem parecida nas duas línguas: “Haus” e “house”.

Quer alguns exemplos? A primeira coluna de palavras abaixo é em inglês e a segunda em alemão. Veja como são parecidas:

  • House” – “Haus
  • University“- “universität
  • Camera” – “Kamera

Até mesmo algumas frases se assemelham como, por exemplo, a que diz “eu bebo água”:

  • I drink water” – “Ich trinke Wasser

Uma boa notícia sobre os pontos comuns não foi suficiente? Então aqui vai mais uma: a gramática também é parecida nas duas línguas!

Se você já é bilíngue em inglês, então entre de cabeça nos estudos do idioma da Alemanha, pois você vai acabar “nadando de braçada”!

Estabelecer objetivos facilita o aprendizado

Falar em aprender alemão rapidamente pode ser uma noção bem vaga para muitos. Como já dizia o gênio germanófono Albert Einstein, o tempo é relativo.

Para alguns, conseguir falar o idioma da Alemanha em 3 meses é aprender rápido; para outros, em 6; para alguns outros, em 12.

Tudo depende de quanto tempo o aluno possui para fazer aulas, qual o prazo para falar a língua fluentemente e quantas horas podem ser dedicadas por dia para o aprendizado.

Antes de perguntar “como conseguir dominar o idioma alemão facilmente”, por que não indagar:

  • qual nível pretendo alcançar com as minhas aulas?
  • quando pretendo atingir tal patamar de fluência?

Objetivos precisos, quando pré-estabelecidos, podem ser de grande ajuda na hora de se dedicar aos estudos. Seja qual for o seu método de aprendizado (cursos coletivos, aulas particulares, autodidata, etc.), é necessário seguir um planejamento para exercitar o conteúdo regularmente.

Somente desta maneira você conseguirá constatar seu progresso no aprendizado, suas dificuldades e seus pontos fortes, permitindo-o avançar mais rápida e eficientemente rumo ao domínio bilíngue do alemão.

Se você é um autodidata, então vale a pena se dedicar à pesquisa de programas de aulas antes de se lançar ao desafio. Um teste de nivelamento (ele pode ser encontrado na internet) mostrará em qual nível se encontra. A partir daí, procure por conteúdos e planejamentos de aulas focados no desenvolvimento do seu domínio linguístico.

Os autodidatas são aconselhados a procurar um planejamento de aulas de alemão para melhorar seu desenvolvimento. Um bom planejamento das aulas faz com que o aluno ganhe tempo no aprendizado.

Ao cuidar deste detalhe, você conseguirá ter uma noção de quanto tempo precisará para aprender cada tópico especificado no programa escolhido. Isso permitirá analisar quanto tempo de estudo será necessário dedicar para alcançar seu objetivo dentro do prazo desejado.

A análise de programas de aula é igualmente importante para o aluno ter conhecimento de quais pontos deverão ser abordados durante as aulas, mesmo estudando sozinho.

Se você segue ou conta seguir um curso com professores particulares, levante a questão ao seu professor. Assim você poderá estipular um calendário em função do tempo disponível para as aulas e para os exercícios extra-classe.

De uma maneira ou de outra, o importante é o planejamento e a preparação antes de começar a ter aula. Tomando esta atitude, você ganhará tempo na hora do aprendizado.

Nivelamento antes de começar as aulas

Aprender alemão de maneira simples é… simples!

Como citamos acima, é extremamente importante detectar em qual nível de domínio do idioma alemão você se encontra para conseguir progredir rapidamente no aprendizado. Tal conhecimento permite que a busca pelas ferramentas ideais para o bom desempenho do avanço na aquisição de conhecimento.

Por que gastar tempo fazendo um nivelamento?

Ao ter consciência do nível em que você se encontra, fica mais fácil focar os estudos nas reais necessidades para aprender a língua.

Se você é iniciante, então vai precisar aprender frases básicas que são úteis no dia-a-dia, assim como noções básicas de gramática e vocabulário.

Se você já faz aulas e possui uma bagagem do idioma, então é recomendável se dedicar à expansão do vocabulário, incorporando novos verbos, adjetivos, substantivos, etc. ao seu repertório.

O método de aprendizado da língua será diferente para cada tipo de nível de conhecimento, pois o conteúdo a ser assimilado por um intermediário não é o mesmo que o estudado por um iniciante.

Com um bom planejamento, as aulas são melhor aproveitadas e o conteúdo é assimilado de maneira mais rápida. Conhecer seu nível de domínio do alemão é importante para o bom planejamento das aulas.

Ter noção do domínio linguístico pessoal permite ao aluno ganhar uma ideia de quanto tempo precisará para se sentir confortável ao utilizar o alemão, sem contar com a possibilidade de formular um “plano de ação” mais eficaz para os estudos extra-classe para atingir seu objetivo final.

Mais uma vez, o conselho aqui é a preparação prévia às aulas, pois ela te permitirá avançar rapidamente.

Que tal estudar o idioma da Alemanha sem sair de casa?

Intercâmbio na Alemanha

Dadas as recomendações para chegar pronto na hora do curso, chegou a hora conhecer qual tipo de aulas são as mais favoráveis para um aprendizado ligeiro e eficaz.

Para se aprender uma língua, não é mistério nenhum que uma imersão total no idioma e na cultura na qual ela está inserida é a melhor maneira para assimilar o alemão em alta velocidade.

Se você tiver condições de fazer tal investimento, então nada melhor do que passar uma temporada fazendo aulas “in loco” em uma país germanófono. Seja na Suíça, na Áustria, em Luxemburgo ou na Alemanha, estar rodeado pela língua 24 horas por dia, 7 dias por semana durante 1, 2 ou 3 meses farão com que seu nível de alemão avance consideravelmente.

Se você já fala inglês, então pode tentar arrumar um emprego temporário para arcar com as despesas da estadia. Claro que o intuito é, no final da temporada, que você trabalhe falando apenas em alemão, deixando a língua do Tio Sam de lado. Afinal de contas, o investimento visa na melhora rápida do nível do idioma de Goethe!

Berlim é um dos destinos mais conhecidos dentre os estrangeiros. O problema é que, por ser uma cidade bastante internacionalizada, a maioria das pessoas fala inglês. Sendo assim, será muito fácil cair na tentação de não praticar o alemão em momentos de dificuldade ou até mesmo por preguiça.

Que tal levar em consideração algumas cidades universitárias como Konstanz, Tübingen, Göttingen, Heidelberg ou ainda Bonn? Dividir uma casa ou apartamento com um estudante nativo contribuirá enormemente para seu progresso no aprendizado!

Uma dica de ouro é, quando em território germanófono, manter o foco nos seu objetivo de assimilar o idioma local rapidamente. Para tal, evite procurar por brasileiros que morem no local, pois a tentação em falar português será muito grande e a possibilidade dos seus planos irem por água abaixo será maior.

O ser humano tem uma capacidade de adaptação impressionante! Você ficará surpreso ao perceber como se comunicar em alemão ficará cada dia mais fácil.

Aprender se divertindo

Agora vem o conselho de ouro desta matéria, o mais importante de todos a ser seguido: a maneira mais rápida de se aprender a falar alemão é se divertindo!

Tudo fica melhor quando é divertido de se fazer! Antes de mais nada, divirta-se ao fazer suas aulas de alemão!

É cientificamente comprovado que assimilamos informações em maior velocidade se elas forem absorvidas de maneira recreativa. Não se enganhe ao pensar que diversão é o contrário de seriedade, pois é possível passar um bom momento durante as aulas e nem por isso levar o conteúdo menos a sério.

Munido de todo este conhecimento de como conseguir aprender a língua alemã rapidamente, basta se lançar na aventura, pois o tempo urge!

Aprenda a utilizar dispositivos móveis a seu favor na hora de aprender alemão.

Você pode muito bem encontrar um ótimo aplicativo ou mesmo contactar um profe particular para seu curso de alemão online no Superprof. Fica a dica… 🙂

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar