Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Pratique yoga a partir de vídeos disponíveis na internet

De Marcia, publicado dia 03/08/2018 Blog > Esporte > Yoga > Assista a aulas de meditação online

Não importa se você é iniciante no mundo da yoga ou se já se trata de uma prática realizada há anos, pode ser que você não se sinta animado a frequentar grupos relacionados ao tema. Para quem já praticou por um tempo e deseja retomar as sessões, a insegurança também pode tornar-se um grande empecilho. Não seria bom poder aprender novas técnicas ou mesmo rever conceitos sem a presença de muitas pessoas ao seu redor?

Você sente que trabalha demais, dedica-se muito à outras atividades e pessoas e pouco a si mesmo e, por isso anda estressado? Quer conhecer os benefícios da yoga para relaxar? Aulas de yoga parecem a solução mais plausível para você nesse momento? Mas como, quando e onde fazê-las? Na internet, é claro!

Não é preciso se expor Você se sente constrangido em aulas grupais? Faça yoga pela internet.

Se a ideia parece interessante, continue lendo. Preparamos abaixo um especial com todos os segredos do tema.

Aulas de yoga online: iniciação ou aprimoramento

Não importa se a prática é dinâmica ou estática, se você é sedentário ou já pratica atividade física, a yoga é benéfica por diversos motivos:

  • Diminui o estresse;
  • Ajuda a manter a calma e a serenidade;
  • Aprimora a concentração;
  • Torna o corpo mais flexível, tanto do ponto de vista físico quanto emocional.

Muitas pessoas praticam yoga associada à meditação, o que proporciona maior autocontrole, especialmente quando se pratica os exercícios de respiração de forma correta. Sua vantagem sobre o pilates ou a ginástica, por exemplo, é que, além do corpo, você também vai trabalhar a mente.

A prática regular de yoga ajuda a desenvolver o hábito de relaxar, mesmo diante dos problemas do dia a dia. Um dos principais objetivos da prática é proporcionar qualidade de vida, de modo que você possa aproveitar melhor as vertentes positivas e contornar os obstáculos.

E por falar em obstáculos, como eles surgem em nosso caminho, não é mesmo? E nem sempre os efeitos provocados se limitam ao emocional. Dores nas costas, dores musculares, enjoos, sensações de angústias e apego excessivo aos bens materiais podem ser resultantes de pressões diárias e da busca por uma perfeição inalcançável. Dessa forma, acabamos em um círculo vicioso, onde não conseguimos nos livrar desses efeitos que, por sua vez, nos impedem de evoluir como seres humanos.

Com a prática da yoga, você pode melhorar a postura, o que ajuda a aliviar alguns desses sintomas. E a boa notícia é que é possível aprendê-la a partir de vídeos online. Neles, você pode encontrar:

  • Algumas ásanas (posições de yoga);
  • Exercícios de meditação e/ou relaxamento;
  • A saudação ao sol, que proporciona um contato direto com sua verdadeira essência.

Yoga, nesse caso, pode ser considerada mais que uma simples atividade física: trata-se de um estilo de vida. Além disso, yoga e Ayurveda andam lado a lado. Essa última representa um ramo da ciência que se relaciona diretamente à yoga e prega a autocura a partir da energia do nosso próprio corpo.

Os vídeos encontrados na internet permitem que você passe por todas as vertentes da yoga, sem restrições. Você poderá aprender e praticar desde posturas clássicas até verdadeiros retiros. E os níveis vão desde iniciante até avançado: depende de você encontrar o que mais se adequa à sua relação com o tema.

E não pense que se trata de uma atividade “parada”, que não exige grandes esforços. Nas fases iniciais, você perceberá o quanto o suor fará parte das suas sessões. É por isso que podemos dizer que começar a praticar yoga em casa exige um bom preparo físico.

Por que praticar yoga por vídeos?

Fazer yoga por vídeo não consiste somente em assistir a movimentos e tentar copiá-los: trata-se de uma imersão real, de corpo e alma. O processo de inserção espiritual no tema exige alguns passos e muita dedicação. Durante uma aula online, você passará por diversas fases:

  • aquecimento;
  • alongamento;
  • exercícios clássicos de yoga;
  • meditação.

Etapas de uma aula Toda sessão de yoga exige passos importantes, como o alongamento.

Os benefícios começam a ser sentidos imediatamente, ao final da sessão. Para isso, não importa se você está em uma sala de aula em grupo, ou sozinho, na sala de sua casa, com o computador.

Para os iniciantes, vícios de respiração poderão ser corrigidos. Muitas vezes, nos sentimos cansados por conta de hábitos errados de respiração. Com o tempo, eles serão corrigidos e você encontrará o ritmo ideal.

A aula de yoga online também vem acompanhada de uma bagagem técnica e um programa de treinamento. Dentre as mais conhecidas, estão as que envolvem exatamente a respiração. Uma das mais populares, conhecida como pranayama permite recuperar energia somente com o controle respiratório. Em sânscrito, “prana” significa “respiração” e “yama” significa “controle”.

Um professor de yoga, ainda que online, pode também ajudar o aluno a ajustar a energia da Kundalini, que flui através da coluna e passa por todos os chakras do nosso corpo. Ao final, um estado de atenção e uma sensação de bem-estar se farão presentes.

O mesmo vale para a técnica Iyengar yoga que conta com, nada mais, nada menos, que 200 ásanas clássicas e 14 pranayamas originais. É ou não é um verdadeiro desafio para os amantes da yoga?

Escola a melhor posição A quantidade de ásanas (posições) existentes é muito grande.

Por fim, ainda será possível encontrar aulas de yoga específicas para situações bem peculiares. Dores nas costas, transtornos relacionados ao sono, gestação, pós-parto… existem modalidades que atendem a todos esses perfis. Esse último, inclusive, ajuda a fortalecer os vínculos entre mãe e bebê após o nascimento.

A hatha yoga também está ligada às vertentes mais clássicas e visa promover um equilíbrio entre as energias lunar e solar. Ela também envolve a questão do equilíbrio entre os chakras.

Que tipos de vídeos de yoga é melhor assistir?

Na internet, você poderá encontrar vídeos de yoga que permitem duas coisas:

  • Iniciar-se na prática de modo geral;
  • Especializar-se em uma técnica, como nidra ou mantra.

Em ambos os casos, você pode ter acesso aos vídeos basicamente por três meios:

  • Canais do youtube;
  • Vídeos gratuitos em sites especializados;
  • Vídeos acessíveis a partir de assinaturas.

Existem canais de youtube que oferecem vídeos de treinamento para todos os níveis. Dentre as principais vantagens podemos citar a flexibilidade, a liberdade de poder assistí-los no seu tempo, a variedade de tópicos e níveis de formação dos professores, dentre outras.

Existem vídeos gratuitos voltados para a construção muscular, o relaxamento e a meditação. Eles costumam ficar disponíveis em sites especializados, voltados para praticantes de yoga e interessados no tema. Há escolas conhecidas que também disponibilizam algum material gratuito para conhecimento do público.

Os canais que demandam assinatura para acesso são mais voltados a pessoas que desejam aprofundar-se no tema, recebendo monitoramento e se beneficiando dos resultados da prática a longo prazo. Normalmente, alguns vídeos gratuitos são disponibilizados, seguindo-se a assinatura, que pode ser mensal, semestral, anual…

Como exemplo, podemos citar o Yoga Flix, que oferece acesso gratuito a alguns materiais por 15 dias. Para quem gostar do conteúdo e desejar seguir com as aulas, a assinatura é cobrada mensalmente.

É possível praticar yoga sem sair de casa?

A principal vantagem das aulas de yoga a partir de vídeos é que é possível desfrutar da prática sem sair do conforto do lar. Também, além de uma possível assinatura para acessar as aulas, o único investimento necessário será um tapete de yoga. Trata-se de uma forma barata de aderir à prática.

Invista pouco e se beneficie Com um computador e um tapete de yoga, é possível aderir à prática em casa.

Entretanto, antes de eleger o canal pelo qual deseja acompanhar as aulas, é importante responder a uma pergunta: e o seu professor de yoga? Sim, porque independentemente de tomar aulas presenciais ou online, você precisará de um interlocutor à sua frente, com que você inevitavelmente estabelecerá conexões.

A solução para isso? Superprof! Praticar yoga em casa torna a organização da sua agenda muito mais fácil. Há professores na plataforma que podem deslocar-se até a sua casa e outros que ministram suas aulas via Skype. E é certo que haverá um profissional adequado à sua necessidade:

  • Cursos para iniciantes;
  • Aulas para crianças;
  • Aulas em grupo;
  • Treinamentos específicos;
  • Yoga associada à técnicas de pilates e meditação.

Independentemente da modalidade e do professor escolhidos, a yoga proporcionará o equilíbrio dos seus chakras, a respiração correta, a canalização de energia, a perda de peso e o relaxamento.

Todos os professores de yoga registrados na plataforma são bem preparados: eles são capazes de lhe fornecer as chaves para a paz interior que você tanto procura, em casa ou à distância.

É bem comum também que, a partir das aulas, você passe a ter conhecimento de encontros ou festivais relacionados ao tema. Trata-se de uma oportunidade de conhecer mais vertentes sobre a prática e mensurar sua verdadeira afinidade com a linha de trabalho do profissional escolhido.

Além disso, a prática de yoga sem sair de casa deve ser encarada como uma oportunidade para relaxar e reforçar seu ritmo de vida. Hoje em dia, graças a internet, é possível encontrar vídeos com aulas online ou encontrar um professor particular em uma plataforma especializada.

E então… o que você está esperando para procurar por um desses canais e dar seus primeiros passos na yoga? É certo que os resultados virão sem demora. Por que perder tempo então?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar