Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Conselhos para reduzir os custos das aulas particulares

De Joseane, publicado dia 13/06/2018 Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > Como ter curso a domicílio gastando pouco

Ao pensar em reduzir os custos da aula particular, é muito corriqueiro encontrar se no meio da grande dúvida entre qual é a melhor e a mais econômica metodologia de ensino complementar. Estudar sozinho, estudar em grupo, estudar via Skype,  ter aulas individuais com um professor particular ou estudar em grupo com um professor particular?

Fomos em busca de maiores esclarecimentos e, de acordo com nossas pesquisas, todas esses métodos de estudo apresentam o seu lado positivo, alguns mais promissores, outros mais baratos.

O que também deve ser levado  em consideração é a disponibilidade do estudante, sua adaptação ao método escolhido e quanto ele está disposto a investir para melhorar suas chances de aprendizado. Existem estudantes mais disciplinados e que têm a facilidade de estudar sozinho. Por outro lado, há estudantes desmotivados que precisam ser incentivados o tempo todo, seja pelos pais, o grupo de estudo ou por um professor particular.

Quando se pensa em método de ensino para melhorar o desempenho, as notas, passar nos exames ou vestibulares os pais e estudantes sempre pensam nas aulas particulares individuais. Porém, nem todos os pais e alunos podem arcar com os valores das aulas individuais, por terem outras despesas.

Ainda assim, existe uma série de medidas que o estudante pode adotar para continuar estudando, reduzindo custos,  sem abandonar as aulas particulares. Confira os tópicos a seguir.

Aula particular em grupo

O grande diferencial das aulas particulares individuais a domicílio é a possibilidade que o professor tem de flexibilizar a metodologia de acordo com o aluno, ou seja, o planejamento é todo pensado e voltado para os interesses do aluno. O que significa que o conteúdo programático também será unicamente focado em você e nas suas necessidades. No entanto, dentre os outros métodos de estudo, as aulas individuais apresentam o valor um pouco mais elevado do que os outros.

Invista no seu futuro estudando com professor particular A aula particular em pequenos grupos de estudo pode ser a solução para economizar!

A aula particular em grupo, diferentemente das aulas individuais, tem a vantagem de se poder compartilhar o custo entre os componentes do grupo.  O valor da hora aula do professor particular tende a ser divido pelo número de alunos do grupo. Isto é muito bom pois os valores  são reduzidos, mas atenção pois o número de alunos por grupo não pode ser muito grande, caso contrário a aula particular perde em qualidade.

Não caia na ilusão de querer formar um grupo muito grande com o objetivo de reduzir o custo do serviço, se o seu propósito é focar nos estudos, um grupo muito grande tem um efeito contrário ao esperado. Os seus colegas de grupo e você mesmo podem se perder na explicação do professor, seja devido as famosas conversas paralelas na aula ou outros fatores.

Resumindo, aulas em grupo só funcionam se o grupo for pequeno. E para funcionar é preciso escolher bem as pessoas que vão estudar com você, estes alunos precisam estar comprometidos, disciplinados, ter o mesmo interesse que você e serem pontuais.

As vantagens da aula particular em grupo

  • Socialização;
  • Maior interação entre os estudantes;
  • Troca de experiências;
  • Esclarecimento de dúvidas pessoais e em grupo;
  • O aprendizado de acordo com o ritmo do grupo;
  • Aulas com custo benefício mais acessível;
  • Criação de um programa de estudo sobre medida para o grupo;
  • Aulas personalizadas de acordo com as necessidades do grupo;

As aulas em grupo permitem ao estudante conhecer novas pessoas e, com isso, ter mais chances de trocar conhecimento e esclarecer dúvidas. É bom lembrar que a dúvida de um colega de grupo, poder ser a sua dúvida também. Essas trocas servem para que um colega ajude o outro na compreensão da matéria.

Se você estiver em dúvida se deseja mesmo economizar tendo aulas em grupo, saiba que essa modalidade de ensino é vantajosa para  aquele estudante que se desmotiva com maior facilidade, pois naqueles dias que bate a preguiça para ir estudar, o próprio grupo irá incentivá-lo a participar da aula.

Sem falar que se tem a grande vantagem das aulas possuírem custos mais baixo do que as aulas individuais. Além de fazer ótimos amigos com interesse em comum, você ainda tem a chance de economizar uma boa grana!

Como pagar mais barato estudando com alunos universitários?

Outra solução para quem quer minimizar custos e continuar tendo aulas particulares é buscar ter aulas com alunos universitários. Geralmente, esses alunos são estudantes de licenciatura prestes a se formar que querem praticar e ganhar uma grana extra para manter seus estudos.

Os estudantes do último período são os mais recomendados para aulas particulares Ter aula particular com um estudante universitário é uma excelente ideia!

As aulas com alunos universitários garantem ao estudante aulas particulares mais flexíveis, com professores quase formados e pagando muito menos. Mas é preciso estar atento de que  junto com os valores mais baixos o aluno pode se deparar com profissionais pouco qualificados.

Onde encontrar os melhores profissionais?

  • As universidades públicas são responsáveis por formar os melhores professores do mercado. Você pode entrar em contato com a coordenação do curso e pedir indicação dos melhores alunos, é muito provável que tenha um tutor disponível para te indicar;
  • Pode ser que você encontre esses alunos universitários ministrando aulas de reforço escolar como o nome de tutores;
  • Procure a indicação dos melhores profissionais da sua região através de conhecidos. A indicação de amigos é sempre de grande valia nessas horas:

Além da grana extra, o aluno universitário ao ministrar as aulas particulares aprofunda seu conhecimento acadêmico e enriquece o seu currículo profissional. É uma situação onde todos saem ganhando, ganha o aluno universitário por aprofundar seu conhecimento na prática e ganha o aluno que busca reduzir custos.

Leia mais sobre as vantagens de ter aula particular.

Como diminuir a frequência de aulas?

Atualmente, com o advento da modernidade, a tecnologia facilitou que as aulas particulares pudessem ser ministradas pela internet. Essas aulas a distância beneficiam o estudante que está sempre viajando e os que desejam conciliar aulas particulares presencias com aulas via Skype.

Diminuir a frequência de aulas presencias podem ser a saída para quem deseja economizar. O estudante pode diminuir a frequência das aulas presencias e aderir às aulas online.

Com a tecnologia você pode ter aula particular em qualquer momento e lugar Ter aula com professor particular via skype [e uma solução econômica que pode dar certo!

Esteja atento!

Sempre ouvimos falar que ficou muito mais fácil aprender graças ao uso da Internet, mas esteja atento aos recursos cobrados pelo serviço online para se ter clareza na comunicação entre professor e aluno.

O profissional que oferece o serviço online precisa construir uma excelente didática e metodologia para se manter no mercado, além de ter domínio do conteúdo, é preciso saber ensinar e transmitir a matéria com paciência. Só assim, ele pode oferecer o serviço de aulas particulares Via Skype.

O que é preciso para ter aulas particulares via Skype?

O Skype é um programa de mensagens simultâneas que permite ao aluno conversas através do microfone e webcam em tempo real. Primeiramente, o que o estudante precisa é de muita determinação e bastante vontade de aprender. Para iniciar as aulas, o aluno necessita de uma boa conexão internet, webcam, microfone e um espaço confortável para fazer as aulas.

As vantagens da aula via Skype são:

  • Custo menor, já que não será preciso gastar dinheiro com o deslocamento do professor até a casa do estudante;
  • Economia no material didático que geralmente é enviado pelo professor via internet;
  • Flexibilidade de horário;
  • O aluno pode assistir as aulas em qualquer lugar, desde que tenha o material necessário para fazer a aula à distância;
  • Maior praticidade;
  • Maior conforto:

Ter aulas por Skype é uma alternativa para quem deseja reduzir os custos, mas é um compromisso bem sério e exige comprometimento, determinação e disciplina por parte do aluno.

Quais os riscos de pagar mais barato?

A aula particular é sempre a escolha mais acertada feita pelas pessoas. No entanto, ao optar por preços mais em conta, o barato muitas vezes acaba saindo caro, pois nem todos que oferecem preços mais acessíveis são profissionais experientes.

Cada aluno tem uma necessidade. É importante avaliá-las antes de escolher o método de estudo Pare e reflita antes de escolher o método de ensino mais econômico!

Antes de buscar por valores mais baixos, deve se levar em consideração se o profissional escolhido consegue manter o padrão de qualidade de outros profissionais renomados, como:

  • Aulas personalizadas de acordo com a necessidade individual ou em grupo;
  • Horário e local das aulas que podem ser flexíveis;
  • Foco do professor inteiramente voltado a atender as dúvidas;
  • Planejamento voltado para atender aos objetivos de quem solicita;
  • Metodologia adaptada a atender ao ritmo do aluno individual ou do grupo;
  • Estudo direcionado a atender as necessidades individual ou em grupo (Provas escolares, concursos, vestibulares e Enem)

Confira os riscos mais recorrentes quando se busca preços muito abaixo do mercado:

7 riscos de se pagar mais barato

  • Profissionais desqualificados;
  • Perder tempo e dinheiro;
  • Sair desmotivado das aulas;
  • Falta de metodologia;
  • Planejamento que não atende as necessidades do aluno.
  • Não aprender de acordo com o seu ritmo;
  • Desempenho abaixo do esperado:

Quando se trata de aulas via Skype os maiores riscos são:

  • Perder o foco enquanto navega pela internet;
  • A conexão de internet nem sempre atende as expectativas e a conexão pode cair com frequência, comprometendo o desenvolvimento da aula;
  • Pode apresentar alguns ruídos na comunicação estabelecida entre o professor e o aluno, seja por interferência da campainha, o telefone tocar, conversas paralelas, cachorro latir, entre outras coisas.
  • O tempo de aula não rende tanto quanto na aula presencial;

Não se deixe enganar por preços muito abaixo do mercado, assim se perde tempo e dinheiro, ao invés de otimizar o seu tempo e potencializar o seu desempenho. Fora que você pode sair dessas aulas bastante desestimulado.

Sempre que buscar por aulas particulares, procure por qualidade!

Decidido a vencer? Marque sua aula com um dos nossos superprofessores…

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar