No mundo, mais de 400 milhões de pessoas têm o espanhol como língua materna e 22 milhões de pessoas aprenderam a falar espanhol como língua estrangeira. Você deseja aprender a falar espanhol? Pode ser que o professor proponha aulas à distância, via webcam. Uma hora de aula particular é praticamente a mesma coisa que aulas à domicílio, exceto pelo fato que tudo se passa através da tela. Para evoluir, se aperfeiçoar ou para começar do zero, qualquer razão é válida para começar a ter aulas de espanhol online.

Curso de espanhol online: por quê?

Aprender uma nova língua atualmente consiste em diferentes métodos e possibilidades. Você preferir um intercâmbio em outro país e o aprendizado imersivo, ou talvez ficar no conforto do seu sofá mas em interação ao vivo com um professor nativo do outro lado da tela. Alguns optam por frequentar uma escola de línguas, outros utilizam aplicativos ou sites específicos para esse fim.

Com a chegada das novas tecnologias, novas portas para tipos diferentes de aprendizagem foram abertas. Se antigamente os professores particulares deviam se deslocar de transporte público ou de carro até os alunos, hoje é possível ensinar e aprender no conforto das nossas casas.

mulher tendo aulas em casa
Professores do mundo todo oferecem cursos de espanhol online para todos os níveis

A webcam é uma ferramenta que nos permite aprender um novo idioma, como o espanhol, ficando em casa. Essa é uma vantagem se considerarmos o cansaço do deslocamento, ao trânsito, e o tempo de trajeto. Além disso, o aluno também pode economizar uma vez que a tarifa de deslocamento não é adicionada ao valor da hora/aula do professor particular. Em período de pandemia, as aulas particulares à distância preservam não só a sua saúde, mas também o bolso.

Outra vantagem das aulas de espanhol por webcam: a possibilidade de escolher um professor em qualquer lugar do mundo, independente da sua posição geográfica. Por quê então não aproveitar para ter aulas com um professor que irá te atender diretamente da Espanha? O fato de não ter como empecilho as distâncias e a localização aumenta as possibilidades de encontrar o professor ideal, mesmo que há muitos quilômetros de distância.

Os cursos de espanhol pela internet são tão eficazes que os presenciais, os planos de aula e a metodologia pode ser a mesma, e ainda sobre tempo para um maior enfoque na pronúncia, expressão oral e conversação.

O material para ter aulas de espanhol online

Antes de começar um curso de espanhol online é importante que você reserve um tempo para organizar o seu material e as suas ferramentas informáticas. O material que você tem te permite aproveitar plenamente e com tranquilidade das suas aulas? Seria uma pena que a sua aula de espanhol fosse interrompida por um problema de conexão ou um computador travado.

O computador e a conexão de internet

O computador é o acessório mais importante para ter aulas de espanhol via webcam. As aulas online podem também acontecer por meio de um smartphone ou tablet mas você terá mais conforto se você tiver um bom monitor e um computador eficiente para realizar o seu curso de espanhol.

computador sobre a mesa para aulas online
O computador é a principal ferramenta para a realização de aulas de idiomas online.

Ao escolher utilizar um computador, você o utilizará provavelmente numa escrivaninha ou em um escritório, o que é o mais adequado quando você está em interação por webcam com o seu professor.

Nós sugerimos que o seu computador tenha uma boa memória de armazenamento, o que permite que você carregue vídeos, atividades e abra várias abas com mais facilidade durante a sua aula e a realização das suas tarefas.

Ressaltamos que o mais importante é ter um computador, mesmo que simples, que te permita ter aulas online. Não podemos nos esquecer da conexão com a internet, que também deve ser satisfatória para que você consiga realizar as suas aulas com tranquilidade. Estando no conforto da sua casa, com um computador em bom funcionamento e uma boa conexão com a internet você pode aproveitar plenamente das suas aulas online.

Para ter a certeza do bom funcionamento do seu material, reserve 10 a 15 minutos antes do início das aulas para realizar os testes de imagem, som e Wi-fi. Isso garante que você esteja pronto assim que o professor se conectar e as aulas poderão correr como o previsto.

Webcam e microfone eficazes

Além de um computador que funcione bem e uma conexão com a internet, o aluno também deve ter uma webcam e um microfone. Você pode ter aulas sem vídeo (apenas com áudio) com o seu professor, no entanto, é interessante ter a câmera ligada para ter uma melhor experiência de troca de conhecimento.

Essas ferramentas permitem que a interação com o professor aconteça de forma mais natural, durante as suas aulas de espanhol. Por esse motivo, é aconselhável que o som esteja bom e que a imagem seja de qualidade, para que você possa ver e ouvir com clareza o que o seu professor tem para te transmitir.

ferramentas para aprender espanhol online
Certifique-se que você tem um bom material informático para a realização da sua aula de espanhol via webcam

Você pode fazer testes do microfone antes das aulas começarem acessando as configurações do seu computador. Isso garante que vocês não serão interrompidos por bugs ou falhas de som ou imagem.

Programas específicos de video-conferência

Para se comunicar no idioma de Cervantes com o seu professor particular de espanhol, uma ferramenta essencial é o programa de vídeo-conferência. Existem diversos programas que podem ser realizados para aulas à distância, os mais utilizados atualmente são Skype, Zoom, Google Hangouts ou Google Meet.

As etapas de uma aula de espanhol

Quando chega a hora da sua aula, e quando o material está pronto, a primeira etapa é verificar se a conexão está boa. Durante os primeiros minutos de aula, assegure-se que ele te ouve bem e vice-versa. Uma vez que todos os detalhes técnicos estiverem acertados as aulas de espanhol podem começar. Se você quer realizar uma primeira aula experimental com o seu professor, sugerimos que você explique a ele os seus objetivos, conhecimentos prévios e motivações. O professor, como numa aula presencial, irá te perguntar se você já tem algumas noções de espanhol ou se você está começando do zero.

O início das aulas também é a oportunidade de conhecer a metodologia do professor, competências, e ter um primeiro contato para determinar as condições de aula, horários, valores e frequência dos pagamentos. A primeira aula também pode ser o momento de decidir quais conteúdos serão inicialmente trabalhados e a ordem de importância de cada um deles: gramática espanhola, sintaxe, vocabulário, verbos, fonética, etc.

As aulas via webcam podem também ser o momento para organizar sessões específicas voltadas para a comunicação e trabalhar a redução do sotaque com um professor nativo.

A organização das aulas pode variar de acordo com o professor e as preferências dele. Como não se trata de um trabalho de reforço escolar, mas do aprendizado de um novo idioma, o professor fica livre para elaborar um plano de aulas de acordo com as necessidades do aluno, focalizando nas motivações e gostos pessoais dele.

A vantagem de aprender uma nova língua é que o professor pode usar de preferências e características da personalidade do aluno para elaborar um plano de aulas personalizado. Por exemplo, um aluno que gosta de cinema e literatura pode facilmente assimilar o conteúdo das aulas de espanhol se o professor utilizar trechos de filmes espanhóis e diálogos de Dom Quixote, por exemplo.

menina lendo livros de espanhol
Literatura, cinema e sites de entretenimento são aliados no aprendizado de espanhol

Como encontrar o professor ideal para um curso de espanhol online?

Não é uma tarefa simples decidir ter aulas com um professor sem nunca o ter visto pessoalmente. No entanto, existem algumas dicas de ouro para que você faça uma boa escolha. O aluno deve estabelecer certos critérios de seleção importantes para ele.

Um professor nativo? Aulas voltadas para a vida profissional ou férias? Você já tem uma base de espanhol ou precisa começar do zero? Você tem um prazo para aprender espanhol ou tem tempo para seguir cada etapa com mais calma?

É importante lembrar que existem perfis diferentes de professores. Alguns são estudantes e ensinam há pouco tempo, outros têm o espanhol como língua materna, e ainda existem professores experientes, que já deram aulas de espanhol para alunos de várias idades e utilizaram diferentes métodos.

Você deve definir os critérios importantes para você. Isso irá facilitar a sua busca.

Comece procurando por professores nos sites de prestação de serviços ou redes sociais. Você pode procurar em sites como OLX, ou optar por um site específico de professores particulares, como é o caso do Superprof.

No Superprof, os professores têm as próprias tarifas e divulgam a metodologia utilizada por eles. Os preços variam de acordo com a experiência, material utilizado e se o professor é nativo ou não.

É importante lembrar que o Superprof tem professores com perfis verificados por uma equipe de qualidade, e que os diplomas são validados.

Você pode realizar aulas experimentais com diferentes professores até encontrar o professor ideal.

Não hesite em procurar pelo seu professor na internet. Aventure-se em uma das línguas mais faladas do mundo, com as nossas dicas você em breve estará explorando novos horizontes em espanhol!

Precisando de um professor de Espanhol ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Paula

Psicóloga, mestra em Psicanálise pela universidade Paris 8 (França), fã de fotografia, livros, cinema e de dormir ao som da televisão. Apaixonada por flores, vegetariana e eterna aprendiz de yoga.