Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Encontre seu professor de canto ideal

De Glicia, publicado dia 07/08/2018 Blog > Música > Canto > Como achar o coach vocal perfeito?

No aprendizado de  qualquer disciplina, seja no canto, na música ou na dança, o professor tem um um papel fundamental: transmitir conhecimentos, mas também orientar, motivar e ajudar seus alunos a progredirem cada vez mais.

Uma boa aula de canto permite ao aluno aprender técnicas vocais, controle respiratório, leitura de partitura, postura correta para o canto, entre outras competências básicas para a prática dessa disciplina.

Além disso, o professor precisa passar segurança ao aluno e mostrar que tem os conhecimentos e habilidades necessários para ensinar. Ele deve ser capaz de avaliar o nível do aluno, seu timbre de voz, se ele é afinado ou não, para poder apontar os pontos a serem trabalhados e melhorados.

Se você está procurando um professor de canto e não sabe por onde começar, descubra neste artigo como achar o professor ideal.

Defina seus objetivos e expectativas

Para achar o professor de canto perfeito, é preciso, antes de qualquer coisa, definir seus objetivos e expectativas com relação às aulas. Para isso, é necessário fazer uma autoavaliação e se questionar sobre alguns aspectos antes de começar a procurar seu coach vocal:

  • o que você espera do professor de canto?
  • qual é seu nível de conhecimentos em técnicas vocais? Você possui uma boa base ou precisa aprender tudo do zero?
  • o que você busca com as aulas? Melhorar suas técnicas vocais, aprender sobre improvisação, interpretação, etc.?
  • quanto tempo você poderá dedicar às aulas?
  • quanto você deseja ou pode pagar pelas aulas?

cantar melhor com ajuda de um professor Definir seus objetivos é a primeira etapa para encontrar o professor ideal.

Fazer esse tipo de questionamento é importante para orientar suas pesquisas. Ao responder essas questões de forma franca, você já conseguirá filtrar melhor os resultados de suas buscas e terá mais facilidade em encontrar o professor ideal.

Tenha em mente que, se é importante escolher um treinador vocal com base em sua experiência profissional, qualificação e competências para ensinar as técnicas vocais, é ainda mais importante encontrar um professor que se adapte às suas ambições, que saiba como orientá-lo e levá-lo adiante nesse projeto.

O papel do professor de canto não se limita somente ao ensino das técnicas, ele precisa igualmente ser paciente e saber motivar o aluno, despertar sua curiosidade e, sobretudo, ser pedagogo.

O professor de canto irá ensiná-lo noções sobre o funcionamento do seu aparelho fonador, exercícios para controlar e melhorar a respiração para o canto, além de exercícios vocais (vocalises) para treinar e aperfeiçoar:

  • a emissão e projeção da voz
  • a dicção e a articulação
  • a extensão vocal
  • a afinação e o ritmo
  • o timbre (a qualidade vocal)

A parte de interpretação também é primordial durante uma aula de canto, pois ele vai permitir ao aluno aprender e experimentar diversos recursos interpretativos, assim como a busca de um estilo pessoal e o treinamento do “ouvido” musical (percepção musical).

Vale ressaltar que o conteúdo das aulas pode variar de acordo com os objetivos definidos por você. Algumas vezes uma aula de canto pode estar inserida em um programa mais amplo de aperfeiçoamento vocal, musical, artístico e pessoal.

Por exemplo, você pode ser um ator que foi chamado para participar de um musical. Nesse caso, sua aula vai focalizar o repertório da peça. Ou talvez você queira descobrir se é mesmo tão desafinado quanto acha, assim a principal função da aula será despertar a sua musicalidade, enriquecer a sua escuta musical, construir uma consciência vocal para você.

Todos esses critérios devem sert levados e consideração na hora de procurar o professor de canto ideal, aquele que saberá responder corretamente às suas necessidades e expectativas.

Os lugares onde você pode fazer aulas de canto

Diferente de disciplinas como línguas estrangeiras, matemática ou português, pouquíssimas são as pessoas capazes de oferecer, de fato, boas aulas de canto. Mesmo se a demanda por aulas de canto vem crescendo nos últimos anos, a oferta de professores classificados ainda é baixa.

estabelecimentos especializados em canto Professor particular ou escola de música? Tudo depende do tipo de aulas que você procura.

Isso porque o canto é uma disciplina difícil de ser ensinada. O coach vocal precisa ter conhecimentos técnicos e teóricos, além de possuir uma boa metodologia para conseguir transmitir seus conhecimentos ao aluno. Os professores de canto têm, geralmente, muitos anos de experiência, seja no ensino ou nos palcos, como cantor profissional.

Para ter certeza de encontrar um professor devidamente qualificado, a primeira opção é recorrer a uma escola de música. Esses estabelecimentos empregam somente  cantores e músicos extremamente competentes, o que garantirá que você terá aulas com os melhores profissionais.

Um dos inconvenientes de fazer aulas em uma escola é o fato de que você deverá se adaptar aos horários do estabelecimento. Se você trabalha ou tem outras atividades, será necessário reorganizar sua agenda em função das aulas. Outro aspecto que pode desanimar alguns alunos é o preço! Dependendo da escola escolhida, os cursos de canto podem ser bem caros.

Existem outros lugares, além das escolas especializadas em música, onde você pode encontrar aulas de canto. Segue abaixo uma lista de estabelecimentos onde é possível aprender a cantar com um coach vocal:

  • conservatórios de música e canto
  • universidades e faculdades de música
  • associações culturais
  • escolas de música
  • academias de canto
  • escolas de teatro
  • etc.

Se você optar por ter aulas em um desses estabelecimentos, saiba que o conteúdo pode variar de um lugar a outro, mas de forma geral você aprenderá técnicas como: controle respiratório, domínio do timbre vocal, pronunciação correta das consoantes e vogais, respiração abdominal, aquecimento vocal, assim como teoria musical e instrumentos.

Se você tem um uma agenda cheia e pouco tempo disponível para se dedicar ao canto, você pode optar por contratar um professor particular de canto, ou mesmo por fazer aulas de canto online.

No Superprof você encontra diferentes ofertas de aulas:

  • aulas individuais ou em grupo
  • aulas em domicílio ou via webcam
  • aulas de aperfeiçoamento
  • aulas de iniciação ao canto
  • aulas para crianças, adolescentes e adultos

Quais as melhores cidades para fazer aulas de canto?

Normalmente, ao procurar um professor de canto você necessariamente definirá uma área geográfica de pesquisa, o que lhe permitirá consultar somente perfis de professores que moram próximos a você. O critério geográfico influencia diretamente na oferta, pois dependendo da cidade que você mora, a quantidade de professores de canto disponíveis pode ser menor ou maior.

cidades para aprender o canto A oferta de aulas de canto é maior e mais variada em grandes capitais.

A maior vantagem das grandes cidades é que a oferta de aulas de canto em domicílio é muito mais variada. Além disso, nas grandes capitais você também encontrará diferentes opções para aprender a cantar: academias de canto, escolas e conservatórios de música, universidades ou ainda associações e centros culturais.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou ainda Porto Alegre têm uma boa oferta de aulas de canto, pois a maioria dos professores se encontram em grandes centros urbanos, onde as oportunidades de emprego são melhores.

Nas cidades pequenas a oferta de professores será menor, mas ainda assim será possível encontrar um bom coach vocal. Outra opção para quem mora em cidades do interior é procurar por aulas de canto online. Hoje em dia a demanda por aulas online tem crescido e os professores, cientes dessa nova necessidade, costumam oferecer aulas via webcam.

Com aulas online a barreira geográfica deixa de ser um problema e você poderá aprender a cantar em qualquer lugar do Brasil, tudo que você vai precisar é de uma boa conexão à internet.

Nossos conselhos para encontrar um bom professor

Seja para aulas de técnica vocal ou para aprender canto gospel, cada professor tem suas especialidades e isso deve ser levado em consideração na hora de escolher seu coach vocal. Se o critério geográfico é geralmente o primeiro fator de decisão, a qualificação e competência do professor de canto não devem ser negligenciadas.

aulas personalizadas para cada objetivo Sonha em se tornar cantor? Encontre um coach vocal através do Superprof!

É importante averiguar se o professor possui um diploma e/ou experiência no ensino de canto e música. Procure se informar antes de contratar um professor, veja se na plataforma onde você encontrou o anúncio há avaliações e comentários relacionados à qualidade das aulas. No Superprof, por exemplo, todos os professores cadastrados passam por uma verificação de diplomas, experiências e competências. Além disso, você tem acesso às avaliações de outros alunos.

Para achar seu professor de canto ideal, diferentes opções se apresentam a você:

  • anúncios nos classificados ou em comércios locais, universidades e centros culturais;
  • anúncios online, em plataformas especializadas em aulas particulares, como o site Superprof;
  • anúncios em redes sociais, fóruns e blogs especializados;
  • indicações de amigos ou colegas de escola, trabalho, faculdade, etc.

Cada pessoa busca um tipo de aula e tem objetivos diferentes. Ter aulas para aprender a cantar bem é uma coisa, mas ter aulas para se tornar um cantor profissional é outra história!

As aulas não serão as mesmas para uma pessoa que acabou de se aposentar e quer usar o tempo livre para cultivar o canto como um novo hobbie e para um cantor profissional, que têm objetivos claros e disposição para um treinamento mais longo e aprofundado. Dependendo da situação, o programa das aulas deve ser personalizado, ou seja, montado em função das necessidades e dos dos interesses de cada aluno.

Lembre-se também que o treinador vocal lhe dará cursos de acordo com o seu nível: iniciante, intermediário ou avançado. Assim, dependendo do seu grau de conhecimentos em técnicas vocais, você precisará  fazer exercícios diferentes e talvez redefinir seus objetivos.

Esperamos que com nossas dicas você consiga encontrar o professor de canto ideal, que corresponda perfeitamente aos seus objetivos.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar