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Praticar yoga em casa é possível!

De Glicia, publicado dia 01/09/2018 Blog > Esporte > Yoga > Como se tornar um yogi?

Você gostaria de começar a praticar yoga, mas tem uma vida muito corrida e não tem tempo de fazer aulas em uma academia ou studio de yoga? Saiba que é possível se iniciar às técnicas de sofrologia, meditação e relaxamento em casa, praticando sozinho!

Hoje em dia, graças à internet e outras tecnologias, aprender qualquer disciplina se tornou uma tarefa muito mais fácil e acessível a todos. Com o yoga não é diferente. Existe uma infinidade de cursos online, vídeos no Youtube, manuais, e-books e até mesmo aplicativos que podem ajudá-lo a aprender as bases do yoga.

A procura por aulas de yoga tem aumentado cada vez mais. Com o estresse e a correria do dia a dia surge a necessidade de buscar por atividades alternativas, que ajudem a evacuar o cansaço gerado pela rotina de trabalho e/ou estudos.

O yoga é a atividade ideal para quem deseja conciliar relaxamento, bem-estar e condicionamento físico. Criado na Índia há 5.000 anos, o yoga é uma filosofia de vida que permite, através de um sistema holístico, uma conexão profunda entre o corpo e a mente.

Descubra nesse artigo como começar a praticar essa disciplina milenar sozinho, no conforto do seu lar e usufruir de todos os benefícios que ela proporciona à saúde física e mental.

E se você tem interesse pelo assunto, não deixe de ler nosso guia completo para se tornar um yogi .

Os benefícios do yoga para seu corpo e sua mente

Você quer mudar de vida, ser mais ativo e melhorar seu condicionamento físico? Já pensou em como ter um corpo tonificado e mais forte poderia melhorar sua saúde e proporcionar muito bem-estar? Porque não começar a praticar yoga?

Além de ajudar a melhorar sua forma física aumentando a flexibilidade e o desempenho em outros esportes, o yoga também ajuda a evacuar o estresse e proporciona uma grande sensação de relaxamento e tranquilidade.

fisíco e espírito conectados Além de proporcionar um relaxamento intenso, o yoga trabalha todo o corpo e melhora o condicionamento físico.

Um dos principais conceitos dessa prática indiana milenar é a conexão entre o corpo e a mente. O termo yoga significa “unificar”, “unir”. Através da união entre o corpo físico e o espiríto chega-se a um equilíbrio perfeito.

Assim como na meditação, o controle respiratório permite ao praticante se concentrar em suas sensações mais profundas, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento espiritual. Durante uma aula de yoga você vai esquecer as preocupações da vida cotidiana, os pensamentos negativos e se sentirá relaxado, revigorado.

Outro aspecto positivo do yoga: qualquer um pode praticar! Ao contrário da crença popular, o yoga não é reservado para as mulheres grávidas ou para pessoas que não gostam de “malhar”. Se trata, na realidade, de uma disciplina muito completa e que se adapta a todos os públicos: homens, mulheres, crianças e idosos.

O yoga pode parecer uma atividade “leve” para quem nunca a praticou antes, mas na verdade se trata de uma atividade que trabalha os músculos mais profundos, aumentando assim a força e a resistência física.

De fato, o yoga solicita os músculos de uma maneira muito particular. Diferentemente da musculação, que atua em uma área muscular específica, o yoga trabalha todos os músculos do corpo em profundidade através de diferentes movimentos e exercícios de alongamento.

E não se preocupe, você não corre os risco de ficar entediado, pois existe uma infinidade de tipos de yoga: hatha yoga, vinyasa, kundalini, ashtanga, yin, hot yoga, power yoga, etc.

Ainda está reticente? Leia nosso post completo e descubra todos os benefícios do yoga e da meditação .

Exercícios para quem está começando a praticar yoga

Está preparado para começar a praticar seus primeiros exercícios de yoga? Como qualquer atividade física, quando se começa a praticar yoga alguns cuidados são necessários.

Se você é iniciante e não está muito familiarizado com as posturas do yoga, o ideal é começar aos poucos, pelos exercícios mais simples até você se habituar. Aqueles que já praticam alguma atividade física terão mais facilidade, pois pessoas ativas costumam ter mais flexibilidade.

yoga fácil para iniciantes Árvore ou vrksasana, uma das posturas mais básicas do yoga.

Para que sua aula de yoga seja um momento de descontração e que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios, você precisa criar um pequeno ritual que se tornará um hábito com o passar do tempo:

  • Reserve algumas horas do dia para se dedicar ao aprendizado do yoga,
  • Concentre-se no momento presente e esqueça todas as atribulações da vida cotidiana durante esse momento,
  • Desligue seu celular para não ser incomodado,
  • Acenda velas aromáticas ou incenso para criar uma atmosfera relaxante,
  • Coloque seu tapete de yoga em um local calmo e espaçoso (caso não tenha muito espaço, empurre os móveis),
  • Coloque uma música relaxante para se concentrar melhor; você pode encontrar playlists especiais “yoga” no Spotify, por exemplo.

Um detalhe muito importante e que não deve, nunca, ser esquecido: a respiração! Sim, a respiração é um dos aspectos mais importantes no yoga, uma das bases para a prática correta. Certifique-se de inspirar e expirar profundamente durante cada exercício.

Aqui estão 3 posturas fáceis e que podem ser feitas por qualquer pessoa, pois não exigem um nível de flexibilidade elevado:

Posição sentada com as pernas cruzadas

Esta posição é ideal para os debutantes no yoga, pois ela é facilmente realizada e mantém a coluna vertebral alinhada.

Sente-se com as pernas cruzadas e mantenha o busto ereto, a cabeça, o pescoço e as costas alinhados. Relaxe os ombros, coloque as mãos nos joelhos com as palmas viradas para cima e feche os olhos. Concentre-se na sua respiração.

Cadeira (utkatasana)

Essa postura aumenta a força, o equilíbrio e a estabilidade. Os isquiotibiais, quadríceps, glúteos e os músculos eretores da coluna e das costas são exercitados e fortalecidos.

Dobre os joelhos de forma que fiquem alinhados com os  tornozelos. As coxas devem estar paralelas ao chão e o tronco deve formar um ângulo de 90° com as coxas.

Una as mãos e levante-as em direção ao céu enquanto respira calmamente. Tente colocar o peso do corpo nos calcares para evitar que os joelhos avancem muito.

Árvore (vrksasana)

Nessa postura o peso do corpo é transferido para uma das pernas. Toda a sola do pé deve permanecer em contato com o chão e o joelho da outra perna é dobrado para que o pé seja apoiado na parte interna da outra coxa (posição conhecida como meia lótus).

As mãos devem ser posicionadas acima da cabeça, entrelaçadas ou em anjali mudra, e apontadas diretamente para o céu. A postura da árvore trabalha o equilíbrio e fortalece a musculatura da parte inferior do corpo.

Saiba como o yoga pode melhorar seu desempenho na corrida.

O material necessário para praticar yoga em casa

Você não precisa investir muito em equipamentos para praticar yoga em casa. Tudo que você vai precisar é de acessórios de qualidade, que garantam conforto na hora de realizar as posturas.

acessórios indispensáveis para os yogis O tapete é o principal acessório para os praticantes de yoga.

O principal acessório para qualquer yogi é um bom tapete de yoga. Se você ja possui um tapete de ginástica, você pode usá-lo durante suas aulas de yoga sem nenhum problema. Entretanto, como se trata de um material que não foi feito para esse fim, você provavelmente sentirá a necessidade de comprar um verdadeiro tapete de yoga.

Um bom tapete de yoga deve ser macio o suficiente para que você não machuque as costas quando estiver deitado, mas ele não pode ser muito espesso, pois isso pode fazer com que você perca estabilidade na hora de realizar o exercício.

O segundo acessório mais importante para praticar yoga é a roupa. Como para a prática de qualquer atividade física, roupas e sapatos adaptados são indispensáveis. As roupas para yoga devem ser confortáveis e garantir que você terá total liberdade para movimentar seus membros sem dificuldades.

Muito provavelmente você já tem tudo que precisa em casa: uma calça legging e uma camiseta são suficientes para começar a praticar.

Outros acessórios que podem ajudá-lo na realização das posturas:

  • Almofadas de yoga: podem ajudá-lo na realização de certas posturas, servindo como apoio,
  • Almofadas para meditação: possuem um formato oval e destinam-se à meditação na posição sentada, oferecendo maior estabilidade e conforto,
  • Blocos de yoga: ajudam nas posturas que demandam equilíbrio e evitam que o praticante force muito as costas ou a coluna vertebral.

Veja nossas dicas para escolher o melhor tapete de yoga .

As melhores formas de aprender yoga sozinho

Hoje em dia existe uma infinidade de materiais destinados a quem deseja se iniciar na prática do yoga. Graças à internet, ficou muito mais fácil aprender qualquer disciplina e com o yoga não poderia ser diferente.

aprender posturas de yoga sozinho Uma vez que você aprender a realizar as posturas, poderá praticar o yoga onde quiser, mesmo ao ar livre.

Para aqueles que não podem (ou não querem) pagar, há a opção dos vídeos no Youtube. Muitos professores de yoga ensinam os princípios básicos da disciplina, assim como uma grande diversidade de posturas. Todavia, cuidado!

Um dos problemas do conteúdo gratuito divulgado na web é que não temos como verificar a veracidade do que está sendo dito ou mostrado. Não tem como saber se aquela pessoa é de fato uma especialista em yoga, se ela possui as qualificações necessárias para passar determinados conhecimentos.

Dessa forma, nós aconselhamos que você procure por vídeo-aulas ou DVDs, criados por professores de yoga qualificados. Dessa forma você conseguirá progredir muito mais rápido e evitará de se machucar fazendo um movimento de forma incorreta.

Há também os cursos  de yoga online, que permitem que você aprenda no seu ritmo e sem sair de casa! Ou ainda os livros e manuais. Geralmente eles são escritos por profissionais qualificados e além das posturas você também aprenderá sobre a história e a filosofia por trás do yoga.

Veja nosso passo a passo para aprender a meditar e comece hoje mesmo!

 

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