Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os melhores sites na internet para estudar piano e teoria da música

De Fernanda, publicado dia 23/10/2017 Blog > Música > Piano > Piano & teoria musical: como aprender online?

Aprender o piano exige assimilar muitos conteúdos diferentes, e a teoria da música faz parte deles.

É claro que é sempre possível conseguir reproduzir algumas notas, tocar algumas melodias em um piano clássico ou um sintetizador, improvisar algumas músicas sem dominar essa linguagem…

No entanto, se você quiser chegar num nível superior, realmente aprender a tocar piano, ter uma abordagem mais profissional ou se tornar um excelente pianista, você terá que começar a aprender a teoria da música.

O estudo do solfejo – que ocupa uma boa parte das aulas nos conservatórios – não tem uma reputação muito boa. Na verdade, considerado muito acadêmico, mesmo desencorajador, a teoria musical é, no entanto, uma etapa necessária para poder continuar aprendendo a música.

Assim, se você quiser progredir no instrumento, ganhar um tempo considerável ao decifrar rapidamente uma partitura e entender as claves de sol e de fá… Vai ter de passar por ela!

Convencido? Agora vamos ver o que a web nos traz em termos de aulas de piano on-line para aprender a teoria da música com qualidade e simplicidade!

Aprender piano e teoria musical

Como conhecer o tipo de pianista que deseja se tornar. Aprender o piano como autodidata permite que você se especialize em um um estilo que seu professor não ensina, como jazz ou blues.

Definição de solfejo

Na tradição ocidental, a teoria musical é o idioma da música.

Seu estudo permite que qualquer estudante de música leia e / ou escreva uma partitura musical e interprete-a em vários instrumentos, como piano ou até mesmo canto.

Esta teoria baseada na leitura de partitura às vezes é considerada chata e entediante, mas os educadores se esforçam para tornar seu ensino mais divertido, interativo e centrado na música.

Teoria musical: um estudo recomendado

A teoria musical não é obrigatória, mas é recomendável.

Esta teoria musical que permite codificar, escrever de forma precisa e detalhada as notas de música em um suporte de papel. Por isso é uma ferramenta formidável.

É verdade que você consegue aprender música sem recorrer à teoria, mas acaba se tornando um profissional ou instrumentista limitado sob certos aspectos. Isso pode complicar sua vida durante as sessões de gravação no estúdio, por exemplo, ou numa apresentação no palco, ou até mesmo na hora de integrar um grupo musical.

O solfejo: ferramenta universal indispensável para o pianista

Não é à toa que ensinamos as bases da teoria musical em escolas e em aula de teclado para iniciantes, por exemplo. Na verdade, apesar de você conseguir tocar mpb, pop e rock sem ler uma partitura, dominar a parte teórica é essencial para poder ler, escrever e tocar uma partitura de música clássica, jazz ou até mesmo soul.

Por exemplo, seria impossível tentar reproduzir uma das sinfonias de Mozart, Beethoven ou Chopin em uma orquestra sem ter uma partitura em mãos.

Linguagem universal, o solfejo permite conectar os músicos dos quatro cantos do mundo para que eles consigam se comunicar entre si e assim criar novas melodias, tocar vários instrumentos juntos ou cantar.

Da mesma forma que a língua chinesa, o solfejo desenvolve, pela forma escrita associada a um instrumento, a memória visual. Na verdade, quando se aprende a ler a música, você pratica uma linguagem universal e assim ganha muitas vantagens na comunicação e na elaboração de música.

Quando aprender teoria musical?

Seja no conservatório, em uma escola especializada, ou em aulas particulares com um professor de música, é possível aprender teoria da música em qualquer idade.

Não há aulas de teoria musical específicas para crianças ou para adultos.

Os mais jovens normalmente frequentam aulas paralelas de teoria e prática do instrumento, o que potencializa a aprendizagem. Mas não têm grandes dificuldades com essa nova linguagem.

Os adultos, por outro lado, com mais conhecimento e bagagem cultural, estão mais motivados e são capazes de compreender mais rapidamente as modalidades da teoria, sua codificação e sua notação.

Para os mais ambiciosos, é possível aprender o solfejo como autodidata, por meio de cursos de teoria musical na internet e aplicativos para smartphone e tablet.

Faça aulas de piano com um professor particular. O professor de piano vai fazer a ponte entre uma partitura difícil e um resultado fácil. crédito: Susan Sharpless Smith via VisualHunt.

Piano e teoria musical: aprenda sozinho online

É comum encontrar aulas, vídeos e cursos na Internet totalmente gratuitos, mas às vezes é necessário desembolsar uma certa quantia para encontrar conteúdos mais qualificados, completos e adequados à sua formação.

Abaixo listamos uma série de portais e sites (gratuitos e pagos) onde você pode encontrar formações diferenciadas e de diferentes abordagens para aula de teclado online ou de piano.

Teoría.com

O site Teoría.com foi criado em 1993 pelo músico porto riquenho José Rodríguez Alvira, como complemento para seus alunos do Conservatory of Music of Puerto Rico. O site disponibiliza desde tópicos básicos de rítmica e percepção, até análises musicais complexas de composições de Beethoven e Bach.

É possível se tornar membro do portal para ter acesso a conteúdos extras, mas os tutoriais e a maior parte dos exercícios são de livre acesso.

Descomplicando a música

O objetivo desse site é fornecer uma boa base teórica sobre música, mas de uma maneira simples e fácil de compreender, ao contrário de muitos materiais que existem no mercado.

O site disponibiliza exercícios, quizes, vídeos, materiais em PDF para download e cursos completos em várias áreas de teoria musical, que são pagos mas com valor bem acessível.

Inside Music

Podemos afirmar que é um dos cursos mais completos sobre teoria da música disponíveis na Internet. Apresenta ao aluno os componentes básicos da música ocidental, abordando tópicos como ritmo, melodia, harmonia, polifonia, instrumentação, estrutura e forma.

O estudante pode utilizar esses elementos para fazer suas próprias composições e, ao final, terá escrito sua própria música. A recomendação é que, antes de se inscrever, o aluno faça o curso de introdução à teoria musical, também online e gratuito. Ambos os sites são em inglês.

eMusicTheory

É um portal educacional projetado para professores e alunos. O objetivo principal é ensinar música com o auxílio de uma série de exercícios. Ele requer uma assinatura paga, mas você pode usar os recursos livres no site – o exercícios práticos e páginas teoria interativos que ajudam a aperfeiçoar seu aprendizado musical. É importante baixar o plug-in Java para que seu navegador consiga reproduzir os conceitos, que são explicados usando um applet Java interativo.

Acadezik.com

Canal de música oficial do site do mesmo nome, a acadezik.com tem 3.250 assinantes por 324.299 visualizações sobre seus vídeos.

Oferece cerca de 50 vídeos sobre o tema do solfejo, com listas de reprodução especializadas sobre:

  • Exercícios de leitura de notas (clave de sol, clave de fá)
  • Exercícios de leitura rítmica(clave de sol, clave de fá)

O contra: o portal e as aulas são em francês!

Exercício de Técnica de Piano

Em seu canal, o músico e produtor Milo Andreo ajuda aqueles que procuram por aula de teclado para iniciantes e aqueles que querem aprimorar suas técnicas.

Dave Conservatoire

Criada por um músico britânico, é uma escola que ensina música de graça desde 2011. Os vídeos são excelentes para aqueles que procuram por aula de teclado ou piano para iniciantes: são tutoriais que abordam temas básicos como escala, ritmo, harmonia e timbre. Tudo em inglês.

Theory.net de Ricci Adam

O portal apresenta três seções – lições (orientações animadas para iniciantes), exercícios (Para a prática), e Ferramentas (com calculadoras que ajudam a medir notas, intervalos e acordes). As aulas são interativas e trazem slideshows com passo a passo. Este portal é bastante útil para aqueles que desejam aprender a tocar piano, pois você pode ativar um teclado on-line com um clique, tocar nele e marcar notas.

Teoria musical: alguns aplicativos para aprender sozinho

Além de sites, podemos indicar abaixo alguns aplicativos que podem ser instalados no seu smartphone ou Iphone. A vantagem? Poder estudar de onde você estiver: ônibus, avião, na fila do banco, na escola…. Um bom jeito de aprender piano ainda mais depressa!

Confira:

Music Theory Helper

Este aplicativo é gratuito e está disponível para Android. Ideal para pessoas com pouco tempo de dedicação para estudos e que estejam querendo aprender solfejo. Ele permite ouvir o som de diversos acordes, sequências rítmicas e escalas musicais em qualquer lugar, já que não é necessário ter acesso à internet para funcionar. Ele não contém exercícios complexos, mas ajuda a aprimorar a percepção musical do usuário. Também traz alguns conteúdos valiosos de notação musical e círculo de quintas.

Ouvido perfeito

Este aplicativo é voltado para quem está aprendendo a tocar algum instrumento harmônico. Recomendado por vários professores do mundo inteiro para estudantes iniciantes praticarem os exercício de teoria musical no seu celular ou tablet.

O objetivo é treinar a percepção musical por meio de jogos simples. Você pode ouvir os sons das atividades e também cantar os intervalos para melhorar a sua afinação. Ao final, é avaliado pelo próprio aplicativo. Há uma área com textos em português sobre teoria musical que podem ser acessados de graça.

Veja seus principais recursos:
• Exercícios para treinamento personalizável de intervalos, escalas, acordes e ritmos
• Capacidade de criar escalas personalizadas, acordes e progressões de acordes para exercícios
• Artigos teóricos
• Exercícios de ditado melódico
• Treinamento de leitura visual
• Treinamento de tons absolutos
• Treinamento de canto das notas
• Um dicionário de escalas completo

Solfejo & piano: é possível aprender sozinho? Saiba tudo sobre como aprender teoria da música por conta própria.

Ler música

Este aplicativo tem o objetivo de exercitar a sua capacidade de ler partituras tanto para pianos como para outros instrumentos musicais. Disponibiliza lições com exercícios para:

  • Leitura à primeira vista dos valores rítmicos.
  • Memorização de fórmulas rítmicas.
  • O reconhecimento das notas na pauta e memorizar seus nomes.
  • O reconhecimento das notas na pauta à primeira vista.

EarWizard

Disponível apenas para iOS, o EarWizard pode ser bem útil para aqueles que estão começando a aprende teclado ou teoria musical. Ele serve para treinar a audição e melhorar habilidades como concentração e memória. O aplicativo apresenta sequências de acordes que vão ficando maiores a cada rodada e o usuário deve repeti-las, utilizando apenas seu ouvido.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar