Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Produções cinematográficas para melhorar seu francês

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Cinema para contribuir no aprendizado do idioma da França

Mais de 220 milhões de pessoas ao redor do mundo falam a língua da França. Se você está pensando em fazer parte desse número, nada melhor do que desenvolver alguns métodos próprios para complementar as aulas.

Existem várias formas de se aprender o idioma falado em Paris: através de aulas em escolas de línguas, de professores particulares, curso de frances online e até mesmo videoaulas (para aprender francês) na web. Existem alunos e tutores que se relacionam, inclusive, através de webcams, fazendo aulas via computador através de interfaces de videoconferências como Skype.

Se você é o tipo de aluno que já domina um nível razoável da língua, quer melhorar o sotaque e treinar o ouvido, mas não tem condições de fazer uma imersão em um país francofônico no momento, então Superprof te dá uma ótima dica: assistir filmes no idioma da França em versão original.

Filmes e séries em francês te auxiliarão no aprendizado do idioma. A produção audiovisual em língua francesa possui títulos de alta qualidade!

A produção cinematográfica em francês é extensa e conta com muitos filmes, séries e shows de comédia stand-up de alta qualidade. Assistir filmes na língua de Zinedine Zidane não só te ajudará a evoluir na fluência, como também te colocará em contato com novas expressões e com a cultura de diversos locais onde o idioma é falado.

Sempre com o intuito de te auxiliar na ventura do aprendizado linguístico, preparamos algumas sugestões que valem a pena serem conferidas na matérias abaixo.

Métodos para aprender francês sozinho

Além das aulas – sejam elas em grupo ou particulares – existem ainda outras ferramentas que podem contribuir na melhoria das suas habilidades linguísticas do francês (rápido!). Algumas delas são:

  • Assistir vídeos em francês no YouTube com temas do seu interesse. Eles podem tratar sobre esportes, beleza, saúde, viagens, etc. Criar tal hábito ajuda a aperfeiçoar a compreensão oral do idioma, assim como te coloca em contato com um vocabulário específico de uma área que é do seu interesse. Sem contar que tal aprendizado enriquecerá suas competências de comunicação em francês;
  • Fazer fichas de vocabulários com o intuito de memorizar palavras e expressões novas. Colocar 10 palavras no papel todo dia é um excelente exercício. Tal prática pode ficar ainda mais fácil se você dividi-las por temas. Antes de criar novas fichas, tente relembrar as que foram escritas no dia anterior;
  • Utilizar páginas na internet que foram desenvolvidas para contribuir ao aprendizado da língua. Um bom exemplo é o site Rosetta Stone. Aplicativos que apresentam objetivos mistos – como o Duolingo – são outras ótimas opções. Tais interfaces foram criadas para que os alunos aprendam francês (veja o passo a passo) se divertindo!
  • Praticar a fala com francofônicos nativos. Pode parecer complicado achar alguém que fale francês na sua cidade. No entanto, as redes sociais acabam sendo uma ótima ferramenta para tal busca. Procure por páginas no Facebook (aprenda a língua francesa nas redes sociais) de franceses no Brasil ou de pessoas que estudam a língua na sua cidade ou estado. Você pode se surpreender com o número de gente disposta a bater um papo. O importante do contato verbal com um nativo é a possibilidade dele corrigir erros na hora do diálogo, assim como tirar dúvidas sobre a utilização de palavras e expressões;
  • Ler livros no idioma de Molière é um ótimo exercício para ajudar a desenvolver a compreensão escrita. Existem várias opções de textos curto e longos, desde romances contemporâneos “água com açúcar” até clássicos como Baudelaire, Flaubert e Alain Prost.

Assistir filmes francofônicos sem dublagem

Os filmes francofônicos sem dublagem te colocam em contato com as versões originais das produções em francês. Esta é, sem dúvida, uma maneira estupenda de dar um salto no seu domínio da língua. A esta altura do campeonato, você já deve ter entendido perfeitamente que tal contato com o idioma, além de te divertir, ainda colaborará com a melhoria da sua compreensão oral e pronúncia, contribuindo para aumentar o nível das suas habilidades de conversação na língua.

A compreensão oral evolui muito com a prática através de filmes em francês. Assistir filmes em francês em versão original é ótimo para treinar o ouvido.

Mesmo que você considere seu sotaque como já sendo de alta qualidade, sempre existe um jeito de melhorá-lo. Assistir séries e filmes em francês é um jeito maravilhoso e descontraído para lapidá-lo ainda mais. Por isso te damos alguns conselhos (para aprender francês) a seguir na hora em que apertar o play:

  • Assista aos filmes umas duas ou três vezes com legendas em Closed Caption, igualmente em francês;
  • Veja novamente alguns deles, desta vez sem legendas, até conseguir acompanhar o enredo de maneira independente;
  • Assim que se sentir habituado com o som da pronúncia, tente assistir um outro filme que ainda não tenha visto, desta vez sem legenda desde a primeira tentativa, e veja o quanto compreende;
  • Marque “sessões pipoca” com seus amigos francofônicos e aproveite para discutir sobre os acontecimentos do filme, sempre falando em francês. Se tiver dúvidas ligadas ao vocabulário, expressões ou sobre o que aconteceu, pergunte aos companheiros de “cinema em casa”.

Aprimorar a gramática

Durante o processo de aprendizado da língua pelo qual você passa – seja através de aulas particulares ou em grupo -, a gramática é um ponto fundamental a ser assimilado. O contato com filmes francofônicos te fará compreender pontos importantes que podem ter sido um pouco complicados de entender durante as aulas.

O fato mais importante – e também o mais legal! – de assistir produções no idioma é que aprendemos em quais situações determinadas expressões são utilizadas. Entendemos igualmente que algumas palavras são utilizadas em diversos contextos e não só naqueles que aprendemos em sala de aula.

O interessante disso tudo é que vemos, muitas vezes, como o francês coloquial do dia-a-dia é empregado. Afinal de contas, esta é a expressão oral do idioma que você mais vai escutar caso decida partir a um país onde a língua é falada.

Ampliar seu vocabulário

A prática que incentivamos nesta matéria irá, sem dúvida alguma, aumentar e enriquecer seu vocabulário no idioma da França. Várias palavras novas serão repetidas muitas vezes em cada filme, o que te permitirá memorizá-las facilmente.

Dependendo da origem da produção cinematográfica, você também compreenderá que algumas palavras são utilizadas de maneiras diferentes em países francofônicos distintos. Déjeuner e petit déjeuner é um bom exemplo disso. Na França, petit déjeuner significa café-da-manhã e déjeuner, almoço. Já na Bélgica, Suíça e Canadá, déjeuner é o café-da-manhã.

Além de treinar o ouvido para diferentes sotaques da língua, através dos filmes, você ainda terá a oportunidade de averiguar as sutilezas da diversidade na qual o idioma é empregado ao redor do mundo. Tal aspecto, muitas vezes, não é abordado durantes o aprendizado através de aulas.

Através dos filmes podemos aprender coisas importantes sobre a cultura dos países que falam francês. Além da língua, filmes em francês nos colocam em contato com a cultura francofônica.

Associar imagens

O fato dos filmes serem produções visuais proporciona a associação das imagens do que se passa ao que é falado. Isso te ajuda – e muito – na compreensão de palavras, frases e expressões ainda desconhecidas. Mais uma vez, o hábito contribuirá para o aprimoramento do conteúdo do seu vocabulário em francês (aprender rápido).

Sem contar que a associação das imagens ao que é aprendido é uma ótima ferramenta para sua memória, pois, ao escutar determinadas palavras no futuro, você, com certeza, lembrará do filme e da cena na qual ela foi utilizada, auxiliando no processo da lembrança.

Esta é também uma ótima oportunidade para conhecer e registrar no seu “HD” (leia-se “cérebro”) gírias e expressões de rua. Durante a leitura de um livro, por exemplo, será muito mais difícil de encontrar e aprender tal maneira de se expressar oralmente.

Conversar no idioma

Após algum tempo se dedicando à prática de assistir filmes em francês, você se dará conta de que vai ficar muito mais fácil entender o que as pessoas falam ao vivo, caso se aventura em um diálogo cara-a-cara com um nativo. Você se surpreenderá, inclusive, de como conseguirá participar da conversa de maneira mais fluente.

Ao escutar o que as pessoas estiverem falando, você, automaticamente, associará determinadas palavras, expressões e maneiras de contar algo com as produções que assistiu.

Outro avanço será quanto ao progresso relacionado à pronúncia da língua. Muitas vezes, ao nos exercitarmos através de textos, pronunciamos as palavras na nossa cabeça da maneira que achamos correta.  No entanto, isso não quer dizer que elas estejam sendo pronunciadas do jeito certo. Ao se deparar com determinadas palavras no filmes, o som e o sotaque correto da pronúncia ficarão gravados na sua memória, te lembrando sempre em dizê-las da maneira correta.

Conseguir interagir socialmente comunicando-se através da utilização da língua francesa é parte fundamental do aprendizado. Afinal de contas, o objetivo de se falar um novo idioma é sempre o de poder ser o mais independente possível ao fazer uso dele com nativos ou pessoas bilíngues.

Escolha um filme francofônico e comece já sua imersão na língua francesa! Seja no cinema ou em casa, assistir filmes em francês é sempre um bom método de aprendizado.

As aulas são essenciais para a assimilação das bases do francês, mas a fluência só será alcançada através da prática constante. Tal prática não inclui apenas a fala, mas também a escuta e a leitura. A melhor maneira de aprimorar todas essas habilidades é fazendo uma imersão na cultura francofônica e “respirar” a língua de Molière.

Nada melhor do que utilizar filmes e séries ao nosso favor, contribuindo e enriquecendo essa imersão ao assisti-los sempre em francês. Seja em um contexto de ação, terror, mistério, romance ou documentário, escutar a língua em diferentes contextos é sempre uma experiência rica e prazerosa.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar