Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Sites que ensinam a língua francesa

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Aulas do idioma da França pela internet

Hoje em dia é possível aprender quase tudo através da internet. Existem vários sites especializados no ensino de diversos idiomas como espanhol, inglês, chinês, russo, árabe e por aí vai. Sendo assim, aulas de francês são obviamente encontradas online… e aos montes!

Na era digital em que vivemos, diferente é aquele não está com o nariz enfiado no seu smartphone, tablet ou computador. As universidades dão aulas via web, os restaurantes aceitam pedidos online e os ingressos para o show daquela banda que você tanto ama também podem ser adquiridos através do telefone; basta ter uma boa conexão à internet.

Por que não aproveitar esses recursos maravilhosos para aprender uma nova língua?

Existem formatos de ensino adaptados a diferentes perfis de aprendizes que são oferecidos para vários níveis (iniciante e intermediário) e, melhor de tudo, que cabem em todos os bolsos!

Quel tal finalmente realizar aquele seu sonho de aprender a falar francês? Chegou a hora conhecer ferramentas que tirarão expressões como “não tenho tempo” (quanto demora para aprender francês?) ou “não tenho dinheiro” da sua lista de desculpas para não se jogar na aventura. Superprof mostra alguns caminhos digitais para se lançar no mundo francofônico.

Aprender francês usando a internet é uma realidade

O desenvolvimento de novas tecnologias contribui enormemente para o avanço de ferramentas de aprendizagem, principalmente daquelas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras. Ficou muito mais fácil – e barato – ter acesso a materiais do idioma estudado.

A web disponibiliza várias ferramenta que auxiliam no aprendizado de idiomas. A internet pode ser utilizada para se aprender as bases do francês.

Sem contar que muitas das opções disponíveis, além de eficientes, são também super divertidas. Não existe prazer maior do que adquirir conhecimento de maneira descontraída, daquele jeito que a gente nem ver o tempo passar.

Agora a pergunta que não quer calar: é realmente possível aprender francês facilmente e pela internet?

Muitas pessoas ainda estão “agarradas” aos métodos tradicionais de ensino e têm dificuldades em se entregar à diversidade tecnológica disponível no mundo digital. Assépticos, tais indivíduos não acreditam na viabilidade de se aprender uma língua estrangeira fora do sistema escolar tradicional ou sem a presença de um professor.

É sempre bom ficar com o pé atrás e desconfiar de ofertas muito “milagrosas” que aparecem online, pois nenhuma recompensa vem antes de um bom esforço. Chamadas do tipo “aprenda francês em 30 dias” são balela. Impossível dominar um idioma (francês) em apenas 1 mês. Nem mesmo se você morar em um local onde ele é falado.

O tempo de aprendizado de uma língua é influenciado por vários fatores e varia de pessoa para pessoa. Mesmo em condições idênticas de ensino, dois seres terão ritmos diferentes e capacidades de assimilação distintas diante do mesmo idioma.

Os curso de francês online oferecem certa base na língua, permitindo aos utilizadores conhecer um pouco sobre gramática, alfabeto, conjugação, vocabulário básico, etc. Se seu objetivo é ser bilíngue e falar o idioma de Napoleão de maneira fluente, quase como um nativo, então outros recursos além dos disponíveis online deverão ser procurados. Um bom professor particular, por exemplo, é uma ótima alternativa.

Páginas na web para aprender o idioma

Achar páginas na web que ofereçam cursos de língua é fácil. Se você colocar “aula de francês online” no nosso bom e velho amigo Google, você vai dar de cara com um resultado de um pouco mais de nove milhões de links. Estamos falando de 9 x 1.000.000! É opção para caramba!

Sem uma boa orientação, bate aquele desespero para saber qual escolha é confiável. Como as ofertas são muitas, selecionamos alguns sites com boa reputação.

Existem muitas aulas de francês disponíveis na internet. Basta ter uma conexão na internet para ter acesso a um mundo de aulas de francês online.

Fraçais Facile

Quando o assunto é o aprendizado da língua francesa, esta é uma das páginas mais conhecidas da web. Super completa, ela oferece aulas com assuntos diversificados. Français Facile oferece desde aulas de diversos idiomas (do francês ao japonês, passando pelo russo e pelo turco), assim como de matérias escolares (geografia, matemática, física, etc.), instrumentos musicais e noções de direito público.

Français Facile é um verdadeiro caldeirão de aulas via internet!

Com acesso inteiramente gratuito, o seguinte material é disponibilizado aos interessados em aprender o idioma da França:

  • Fichas de teoria sobre determinados aspectos da gramática francesa;
  • Teste de francês para avaliar seu nível na língua;
  • Exercícios (muitos deles!);
  • Jogos;
  • Ferramentas de tradução e muito mais.

Para facilitar o aprendizado, todo o conteúdo apresentado é acompanhado de exemplos. Outro componente super útil presente na página é o fórum de discussão. Através dele o aluno pode entrar em contato com outras pessoas que também estão aprendendo a língua no mesmo site.

Só não se assuste com o design da página, que é bem confuso e com um visual ultrapassado. Deixando essa característica de lado, ela é uma ótima ferramenta no auxílio do aprendizado do idioma de Molière.

Loecsen

Assim como Français Facile, o site Loecsen possui um leque enorme de opções de aulas de idiomas estrangeiros: são mais de 40 cursos de línguas disponíveis!

Loecsen permite ao usuário interessado em aprender francês assimilar rapidamente as bases do idioma através das expressões mais frequentes na língua.

Ponto positivo da página é que, além do enorme conteúdo teórico, o curso ainda oferece aulas em áudio mp3 e podcasts em francês. Ótimo recurso para aprender e memorizar sons, pronunciações e ortografia.

Bonjour de France

Assim como os “colegas” acima, Bonjour de France é outro endereço na rede que te dá acesso a cursos da língua de Napoleão. O conteúdo apresentado aqui acompanha o aprendiz desde o nível mais básico até o avançado.

Ponto positivo é que, uma vez as bases do idioma solidificadas, o aluno não precisa parar com o aprendizado através do site, pois ele o acompanha até níveis superiores de domínio do francês.

O mais interessante dessa interface é que ela oferece diferentes categorias de ensino, para que os pupilos não fiquem entediados com o formato dos exercícios nem com o conteúdo. Quem está atrás da tela do computador tem a possibilidade de escolher entre gramática, vocabulário, francês para negócios, exercícios, cultura francesa, expressões idiomáticas, dentre outros. Selecionada a categoria desejada, é hora de escolher o nível de domínio do idioma, sendo A1 o mais básico e C1 avançado em nível universitário.

Outro recurso desta página que faz a diferença é a diversidade de ferramentas de aprendizagem, como ditados e até karaoke! Assim, o estudante do idioma pode escolher aprender da maneira que achar mais divertida!

Você leva suas aulas de francês com você através dos aplicativos de ensino de idiomas. Os apps dão mobilidade às aulas de francês.

Outros sites igualmente interessantes

Como dissemos no início deste tópico, esta é apenas uma pequena seleção de alguns poucos site que podem ser muito úteis no aprendizado da língua francesa. Obviamente, eles possuem muito mais “companheiros” na web igualmente muito bons. Veja outros endereços na rede que propõem ferramentas e atividades ligadas ao ensino do francês:

  • Vocbox;
  • TV5MONDE;
  • Le plaisir d’apprendre;
  • Le point du FLE, dentre vários outros.

Babbel: um professor particular portátil?

Em matéria de ensino de línguas através de aplicativos, Babbel é um dos mais conhecidos no mundo dos smartphones e tablets. Ele é uma ferramenta estupenda que pode acompanhar o aluno para todos os lados. Desta forma, não existe desculpa para matar aulas e o usuário aprende francês de maneira contínua e progressiva.

Babbel possui duas versões: gratuita e paga.

A versão paga oferece valores distintos, de acordo com o tempo que você deseja ficar inscrito no site. Se sua intenção é utilizar apenas 1 mês, então a mensalidade custará por volta de 24,00 reais. Escolhido o pacote de 3 meses de acesso, a mensalidade sairá a 15,95 reais. Já o mês do pacote de um semestre custa apenas 12,95 reais.

Vale ressaltar que a inscrição seguida de pagamento é para ter acesso a materiais do nível avançado. O conteúdo criado para quem está no nível básico da língua é de acesso gratuito.

O que distingue Babbel dos outros aplicativos é a sua opção de acesso através de diferentes interfaces. Isso quer dizer que, uma vez inscrito no app, você pode acompanhar suas aulas através do smartphone, computador e tablet. Basta fazer o login com seus dados e pronto: você tem em mãos um verdadeiro professor portátil que pode ser levado para todos os cantos.

Duolingo: aprender francês se divertindo

Sim, é possível aprender francês se divertindo, mesmo sendo adulto. E isso se dá graças ao Duolingo! A filosofia do aplicativo é a de que aprendemos melhor ao nos divertirmos. E é exatamente isso que eles fazem.

Aulas “clássicas” são oferecidas para o ensino da base de um determinado tema. No entanto, o app disponibiliza, igualmente, exercícios estruturados como um jogo de videogame. O conceito gira em torno de vidas. Se o usuário não completar alguma das atividades programadas, ele perde uma vida.

Além do fator divertimento motivar ainda mais o aprendizado do português (palavras parecidas do francês e da nossa língua), o quesito preço atrai aqueles que procuram por uma opção financeiramente acessível: ele é 100% gratuito.

Aprender se divertindo é sempre mais legal! Duolingo é estruturado como se fosse um jogo de videogame!

Bonjour Youtube: vídeos com aulas gratuitas!

Para o aficionados em internet, o YouTube é endereço recorrente. No entanto, não são muitos que procuram materiais didáticos na interface. Uma pena, pois o site está recheado de videoaulas, muitas delas de língua francesa.

A vantagem das aulas através de vídeos é que, além de praticarmos a leitura, também praticamos a escuta e treinamos o ouvido para os sons peculiares da língua. Sem falar que as aulas podem acabar sendo muito mais dinâmicas.

Outra característica que faz os canais de ensino do idioma francês no YouTube ganharem pontos com os aprendizes é que todo o conteúdo é disponibilizado de maneira completamente gratuita na internet.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar