Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estudar a língua francesa em uma metrópole ou no litoral?

De Camila, publicado dia 18/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Paris ou Marselha para fazer aulas do idioma da França?

A França é um país maravilhoso, carregado de história e possui a língua mais bonita do mundo. Na verdade, segundo uma pesquisa feita pela CNN, o francês foi eleito o idioma mais sexy do planeta terra! Não é para menos, já que existem tantas histórias de amor famosas criadas por autores francofônicos!

Você faz parte dos apaixonados por esta nação e sonha em conhecer de perto as terras francesas? E se tivesse que escolher seu lugar preferido no país, tem ideia de qual seria? Ou melhor: se precisasse decidir entre ir para Marselha ou Paris, para onde reservaria as passagens?

Pelo fato de ser fascinado(a) pela cultura e beleza da língua, você decidiu aproveitar a viagem não só para conhecer e desbravar o território e a língua francesa, mas também para melhorar suas habilidade no idioma de Molière. E agora, como escolher o melhor destino para aproveitar ao máximo a jornada?

Superprof dedica esta matéria para ajudar os indecisos a definirem a destinação que cairá como uma luva a seus objetivos. Afinal de contas, nada melhor do que planejar uma aventura na qual se consiga fazer tudo o que é desejado… e sonhado!

Estadia

Podemos levar em consideração dois tipos de estadia: a curto prazo e a longo prazo. Se seu objetivo é viajar durante as férias e fazer uma imersão intensiva na língua francesa (durante 15 dias ou 1 mês) então suas despesas e opções de hospedagem não serão as mesmas caso deseje passar um período maior em uma das cidades da França.

Hostel, hotel ou quarto alugado durante a estadia na França? Um bom lugar para dormir é essencial para quem pretende passar uma temporada na França.

Curto prazo

Para as estadias a curto prazo, hotéis e hostels podem ser uma boa escolha. Tudo depende do seu orçamento. No entanto, a partir de 15 dias na mesma cidade, o aluguel de um quarto na casa ou apartamento de alguém que more na cidade pode ser uma opção mais suave para o bolso. Este meio de hospedagem te permitirá, igualmente, de praticar seu francês com os colegas que moram no mesmo ambiente.

Longo prazo

Para estadias a longo prazo, o melhor é realmente procurar um apartamento para alugar ou dividir. Existem muitos estudantes que alugam quartos e muitas empresas especializadas neste tipo de serviço. Hoje em dia, tudo ficou ainda mais fácil com as redes sociais, pois podemos encontrar vários grupos dedicados ao aluguel de locais para morar sem passar por agências.

Preço

Independente de ser a curto ou a longo prazo, os valores de moradias em Paris serão mais elevados do que em Marselha. A capital francesa possui um dos metros quadrados mais caros do mundo!!! Sem contar que a procura para achar um cantinho para chamar de seu na metrópole pode se tornar uma verdadeira saga, pois a procura é grande para a quantidade de ofertas.

Se seu sonho é ir para Paris, não desista, pois pode ser que você tenha sorte e encontre algo rapidamente (e que caiba dentro do seu bolso). Se o gasto com a estadia deve ser o menor possível e você não é assim tão fascinado(a) pela cidade luz, então em Marselha os valores serão, com certeza, bem mais baixos.

Melhores épocas

A meteorologia também conta bastante na hora de escolher onde e quando se hospedar.

Morar em Paris durante o verão pode ser maravilhoso, mas também muito quente. Durante o inverno, se você não gosta de frio, fuja da cidade, pois as temperaturas podem baixar consideravelmente. As melhores épocas para se desfrutar da vida parisiense sem derreter ou congelar é durante as meias estações: outono e primavera. Vale lembrar que elas são inversas às estações do ano no Brasil.

Marselha é famosa por possuir uma meteorologia mais constante, sem tanta diferença de temperatura entre inverno e verão. Sendo assim, a época mais fria do ano na cidade possui um clima muito mais brando do que na capital parisiense. Mesmo não havendo altos e baixos climáticos tão demarcados quanto em Paris, os termômetros em Marselha podem ir lá nas alturas durante o verão. A boa notícia é que, por ser uma cidade litorânea, nos beneficiamos com brisa do mar e dos mergulhos nas águas do Mediterrâneo.

Primavera e outono são sempre uma boa escolha para as viagens. Se você está na dúvida de quando ir para a França, opte pela meia estação.

Para se passar o verão

A vontade de passar uma temporada na França é enorme, mas você não gosta nem um pouco do frio. Que tal juntar o útil ao agradável fugindo do inverno brasileiro e aproveitando o verão francês?

Fato é que a estação mais fria do ano não é tão fria assim no Brasil. Mas para aqueles não curtem temperaturas abaixo dos 25 graus, um ano perfeito seria aquele no qual só existisse primavera e verão!

Programar sua viagem entre os meses de junho e agosto agregará vários benefícios ao cronograma de estadia na terra de Edith Piaf, pois além de fugir do “frio” no Brasil e ter a oportunidade de imergir na cultura e no aprendizado do francês, você ainda aproveitará todas as programações de verão que ocorrem por lá.

Esta época do ano ainda é perfeita caso você esteja trabalhando ou estudando e não queira deixar seus compromissos de lado, pois pode aproveitar as férias do meio do ano para fazer seu tão sonhado intercâmbio.

Mas qual o melhor local para ir no verão: Paris ou Marselha? Tudo depende do seu objetivo.

Se você adora pegar uma praia, andar de barco e sentir o cheiro da brisa do mar, então, sem a menor sombra de dúvidas, Marselha é a destinação ideal. Na capital da região de Provença, além das atrações litorâneas, você ainda terá contato com uma cidade repleta de belas basílicas, igrejas e castelos com uma carga histórica inimaginável.

Se você é daqueles(as) que curte uma cidade grande e nasceu para viver nas metrópoles, então Paris é o seu lugar. Cidade do glamour, a capital da França é também local de muita cultura e história. Lá você poderá passear por uma das avenidas mais famosas do mundo – a Champs Elysée – e ver de perto monumentos internacionalmente contemplados, como o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, a Igreja de Notre-Dame de Paris e a Pirâmide do Museu do Louvre. Sem contar com a Sacre-Coeur, o Moulin Rouge, o Jardim de Luxemburgo…. A cidade inteira é carregada de coisas para ver e fazer.

Sendo assim, se além das aulas de francês você ainda busca uma vida agitada, com um zilhão de lugares para visitar e atrações culturais para ver, então seu destino é a famosa Paris. Caso você goste do contato com a natureza e de uma atmosfera menos estressante, então a cidade para o aprendizado da língua é, sem dúvida, Marselha.

Vida de estudante

As duas cidades são ideias (quais outras para aprender francês?) para estudantes. Ambas possuem uma vida diurna e noturna agitadas, assim como diferentes tipos de programações a serem seguidas.

Tanto Marselha quanto Paris possuem excelentes universidades. Ambas as cidades possuem universidades de alto gabarito.

Entre Paris e Marselha, a capital nacional é aquela que recebe o maior fluxo de jovens à procura de estudos. Ela é uma das grandes referências européia de ensino universitário (faça o seu na França). Lá se encontram instituições como a Sorbonne, conhecida e bem reputada no mundo inteiro.

Sendo a segunda cidade mais populosa da França, Marselha não poderia ficar muito atrás no quesito “boas escolas”. A Universidade Aix-Marselha pode não ser tão conhecida mundialmente, mas é uma excelente instituição de ensino com uma diversidade enorme de formações.

Independente de qual das duas cidades escolher, seu aprendizado será, com certeza, de primeira linha.

Vida cultural

Marselha é uma cidade renomada pelo seu clima e sua arquitetura. Não somente dentro da cidade, mas também em seus arredores, caso ela seja a escolhida como local para sua imersão linguística, você poderá visitar vários locais interessantes como:

  • A grande basílica Notre-Dame de la Garde e seu museu;
  • O mercado de peixes e o Quai de la Fraternité que ficam no Porto Velho;
  • O Parque Nacional de Calanques;
  • O Museu Monticelli;
  • A abadia de Saint Victor;
  • A Canebière.

Com um mapa em mãos e um breve planejamento, assim que você estiver instalado(a) em Marselha, terá a oportunidade de se locomover facilmente para conhecer esses locais tão ricos e emblemáticos para a região. Desta forma você aproveitará ao máximo a sua viagem!

Como citado no tópico anterior, Paris é e sempre será Paris! Lotada de monumentos, museus, igrejas e diversos outros locais famosos, a cidade conta com uma arquitetura um pouco mais clássica. Você pode morar anos a fio na capital e, mesmo assim, não conseguir visitar tudo o que ela te oferece. Por isso, seguem alguns dos símbolos locais e nacionais que não podem passar em branco:

  • Tour Eiffel (claro!);
  • Champs Elysée;
  • Montmartre;
  • Notre-Dame de Paris;
  • Louvre;
  • Igreja Saint-Chapelle;
  • Panteon da Sorbonne (Praça do Panteon).

Vida social para jovens

Quem diz jovem, diz vida noturna. Se este é o seu caso e você se encontra naquela fase cheia de energia para aproveitar uma bela noitada, seguem algumas dicas de programas nas duas cidades.

A noite em Marselha

A vida noturna de Marselha é intensa graças aos vários bares, pubs e boates da cidade. Um dos melhores locais para aproveitar uma boa balada é o Velho Porto. Se você gosta de um ambiente um pouco mais hipster, então a região do Cours Julien é ideal.

Baladas em Paris

Em Paris existe balada para todos os gostos: hipster, eletrônica, glamour, gay, artística, chique e por aí vai.

Se apresentações de música eletrônica são sinônimo de diversão garantida, então você precisa visitar o Nuba, La Machine du Moulin Rouge ou o Le Queen. Se procura por algo mais original – como um barco-discoteca – então o Concorde Atlantique ancorado às margens do rio Sena te agradará.

Os jovens vão adorar tanto Paris quanto Marselha! Marselha tem muitos bares e boates e Paris tem muito de tudo!!!

Deu para perceber que, independentemente do local que você escolher, uma linda e agitada cidade estará de braços abertos a te esperar! Lembre-se apenas de dar uma turbinada no seu francês antes de ir, para não chegar lá e ficar muito perdido(a). No mais, divirta-se!

Saiba como encontrar boas aulas de frances online no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar