Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aproveitar ao máximo o curso do idioma arábico

De Camila, publicado dia 16/12/2018 Blog > Idiomas > Árabe > Melhor maneira de se fazer aulas de árabe

Aprender árabe é um verdadeiro investimento de tempo e dinheiro, não importa a idade.

De aulas de iniciação em árabe a aulas particulares para aperfeiçoar o nível de domínio do idioma, em uma escola de línguas ou em um intercâmbio com estadia em um país arabófono, sempre será necessário gastar uma graninha e sacrificar momentos de lazer.

O idioma e cultura árabe atraem você, mas você não sabe nada sobre seus dialetos?

Você precisa aprender o alfabeto, a ler e e a escrever em árabe durante um curso de arabe para brasileiros?

Aprender como falar arabe lhe parece um desafio super difícil a ser alcançado?

Está difícil saber por onde começar e que tipo de curso de árabe fazer?

Superprof preparou algumas dicas para te auxiliar nessa jornada de aulas de arabe!

Como revisar para as aulas de árabe

Superprof te dá algumas dicas de como trabalhar em uma revisão da língua árabe com pontos essenciais que fazem parte de alguns programas de testes de proficiência em árabe. Com o auxílio e acompanhamento de um professor particular, você chegará no dia da prova preparado para passar no exame.

Objetivos a serem adotados em um programa de revisão

Os estudantes desejosos em obter um diploma de proficiência em árabe em nível C1 precisam atingir um total de seis objetivos para terem sucesso na prova:

  • ser capaz de dialogar e se comunicar em árabe sobre questões da vida cotidiana e sobre questões sociais;
  • mostra compreensão oral de televisão, rádio, debates, discursos, filmes e documentários;
  • saber ler e escrever em árabe: literatura árabe moderna, a imprensa, os elementos do árabe padrão e alguns textos árabes coloquiais;
  • entenderexplicar e sintetizar qualquer tipo de documento escrito ou oral;
  • ter a capacidade de interpretarreescrever e reformular um texto;
  • ter habilidade de construir um argumento claro, conciso e limpo, tanto oral quanto escrito.

A revisão é imprescindível para o aprendizado. Dedicar-se à revisão das aulas de árabe é sempre importante.

Temas a serem revisados

  • Evolução das relações mantidas entre o mundo árabe e o ocidente através da história;
  • Estudo das publicações feitas pela imprensa árabe (compreender as grandes questões sociais que cruzaram o mundo árabe ao longo do século passado);
  • Poesia e prosa (examinar as paixões sentimentais na literatura antes da civilização islâmica);
  • Autobiografia (sensibilizar os alunos para a emancipação gradual do peso individual da comunidade e da sociedade);
  • Nahda (“renascimento árabe” do século XIX);
  • Estudo dos grandes temas “pós-materialistas” do século XXI (direitos humanos, empoderamento feminino, liberdade, ecologia, etc.).

Compreensão da escrita árabe

Os testes de proficiência em árabe – assim como em todas as provas para atestar o nível de conhecimento de uma língua estrangeira – possuem uma primeira parte em que o candidato é avaliado em sua compreensão escrita. Isso quer dizer que o nível de leitura e compreensão de texto em árabe será colocado à prova.

Para chegar preparado na hora da prova, peça ao seu professor de árabe para trabalhar em tópicos já propostos em exemplos anteriores da prova que você pretende fazer (os famosos “simulados”).

Trabalhando a expressão escrita

Um texto bem argumentado deve ter:

  • uma breve introdução;
  • um plano aparente de duas partes;
  • um conteúdo homogêneo ilustrado com exemplos;
  • parágrafos separados para cada um dos argumentos;
  • uma ou duas frases conclusivas.

Esta é talvez a parte mais difícil do exame, pois requer a capacidade de pensar e, ao mesmo tempo, a capacidade de ler e escrever um texto sobre uma questão formulada em árabe.

Quantas aulas fazer para aprender árabe?

Não há receita milagrosa: aprender árabe – como qualquer outra disciplina, seja ela linguística, musical ou científica – depende vários fatores:

  • Motivação e o tempo dedicados;
  • Orçamento disponível;
  • Capacidades cognitivas de cada um.

Aqui estão as nossas dicas para saber a quantidade ideal de aula de arabe fazer para obter um bom nível no idioma.

Razões para fazer aulas particulares de árabe

Aprender a língua de Ismael hoje em dia traz muitos benefícios. Existem muitas vantagens, tanto pessoais como sociais e profissionais em se aprender a língua falada oficialmente em 25 países.

Então, por que ter aulas particulares de árabe?

  • Falar sobre literatura árabe permite conversas com pessoas na maioria dos países de língua árabe sem ter que falar inglês;
  • O árabe é a oitava língua mais falada do mundo, abrindo oportunidades profissionais para quem a domina (diplomacia, comércio, turismo, tecnologias avançadas, etc.);
  • Ter lições literárias em árabe, como qualquer outro idioma, estimula habilidades cognitivas e atrasa o surgimento de patologias neurodegenerativas;
  • O estudo do árabe já no ensino médio ajuda a desenvolver a concentração, rigor e habilidades reflexivas dos alunos.

Tudo vai depender do aluno e do professor. Está difícil de saber quantas aulas de árabe por semana fazer?

A frequência das aulas de árabe varia de estudante para estudante

Tudo depende da idade em que começamos um curso de árabe, as habilidades de cada um, a motivação e o que fazemos em nossos cursos: se estudamos e praticamos regularmente ou não; se fazemos um intercâmbio linguístico em um país arabófono ou não, etc.

Se você quiser mesmo aprender o idioma do Egito, então fazer aulas com uma frequência de no mínimo uma vez por semana é necessário, mesmo que apenas para aprender a pronúncia, fonética e algumas palavras em árabe.

Este é o mínimo absoluto para quem quer otimizar seu aprendizado.

Estudantes que querem um programa intensivo de aulas particulares de árabe, seja para revisão, exames de proficiência ou uma entrevista de emprego, precisarão multiplicar os esforços para atingirem seus objetivos em um tempo hábil.

É importante revisar regularmente suas aulas particulares durante a semana, entre uma aula e outra.

O melhor a se fazer é dar atenção aos exercícios passados pelo professor durante mera meia hora por dia do que gastar horas e horas com a cara enfiada nos livros um dia antes de cada aula.

A duração das aulas de árabe depende da qualidade do professor

O número necessário de cursos de idiomas que lhe permitirão adquirir um bom nível de árabe para falar como um egípcio dependerá do seu ritmo de progresso do aprendizado.

Isso varia não só de acordo com seus esforços e dedicação, mas também depende do professor que você terá.

Se ele é um professor nativo, cuja língua materna é o árabe, ele tem mais capacidade para lhe ensinar o árabe literário como é praticado no seu país de origem.

Esta pode ser uma economia de tempo significativa em comparação com um professor jovem que ainda é estudante em mestrado de letras dedicado ao árabe.

O volume de aulas particulares varia de acordo com suas ambições

Também é de acordo com seus objetivos pessoais que você irá definir a carga horária das suas aulas particulares de língua árabe.

O número de aulas particulares a serem demandadas ao seu professor também depende dos seus objetivos pessoais.

Escolha o melhor dos professores que se adapte às suas necessidades e expectativas: nativo, graduado em letras e em literatura árabe ou agregado há vários anos a uma escola de idiomas.

Como escolher um bom professor de árabe?

Superprof preparou algumas dicas e passos a seguir ao escolher o professor de árabe certo para o seu perfil.

Identifique o nível e os objetivos

A fim de encontrar o professor certo para te ensinar a falar árabe, nada melhor do que procurar pelos anúncios de aulas particulares. No entanto, para conseguir optar pelo professor que se adeque melhor às suas necessidades de aprendizagem, é preciso, primeiramente, fazer um teste de nivelamento para avaliar seu grau de conhecimento do idioma do Marrocos.

resultado da avaliação do idioma determinará qual nível e qual tipo de curso corresponderá melhor ao seu perfil.

O nível de conhecimento do professor influencia no aprendizado do aluno. O progresso do aluno depende também do empenho do professor.

Compare o perfil dos professores

Um profissional que possui o idioma como língua materna, terá um conhecimento diferente de um tutor que ainda faz uma formação universitária em língua e cultura árabe. Este, por sua vez, possuirá capacidades linguísticas distintas de um professor universitário de árabe aposentado que se dedica a dar aulas particulares.

Um bom professor de aulas particulares normalmente constrói seus cursos de acordo com o nível do aluno, permitindo com que ele progrida através de uma atenção educacional personalizada.

A maioria dos professores disponíveis em sites que oferecem aulas particulares (como o Superprof, por exemplo) costuma indicar suas metodologias, suas características de ensino e o nível de conhecimento que costumar transmitir.

Compare os preços das com seu orçamento

Aulas particulares, muitas vezes, podem sair bem mais caro do que o esperado. Se comprometer a seguir sessões de ensino individuais com um profissional qualificado por acabar comprometendo uma parte significativa do salário mensal de muitas pessoas.

Uma boa alternativa para abaixar o custo das sessões de ensino é dar preferência para um professor que se adapte ao seu nível e também ao seu orçamento. Muitos professores particulares concordam em diminuir o preço da hora de aula se eles tiverem a garantia de ter o aluno o ano todo .

Qualidades de um bom professor de árabe

O primeiro e mais importante ponto  ser observado na hora de escolher seu futuro professor particular de língua árabe: vocês precisam se dar bem. Para saber se o “seu santo bate com o do tutor”, não tenha medo de conversar com ele antes de bater o martelo na hora da escolha.

A primeira qualidade de um bom professor é a de ser capaz de ouvir e entender as necessidades do seu pupilo.

O profissional deve ainda – e acima de tudo – não julgar as dificuldades de seu aluno.

Como tirar o melhor proveito das aulas de árabe?

O Superprof elaborou uma lista com algumas das principais técnicas que podem te ajudar a potencializar seu desempenho na hora de aprender árabe!

Organize-se antes das aulas de arabe

Para otimizar o aprendizado, é preciso estar disposto a aprender a falar árabe da maneira mais ideal possível.

Para tal, é imprescindível que o aluno chegue preparado ás suas sessões de ensino. Abaixo você pode ver algumas sugestões de como estar pronto para aprender tudo o que seu professor ensinar durante a aula!

Sendo assim, durma bem, hidrate-se regularmente, alimente-se corretamente, oxigene seu corpo e elimine todas as fontes de distração.

Não tenha medo de fazer perguntas ao seu professor

Durante as aulas de árabe, é super importante se lembrar de que seu professor não está lá para julgá-lo. Sendo assim, não é preciso ter medo de levantar a mão na hora em que uma dúvida surgir, pois todas as perguntas são boas: não há perguntas estúpidas.

Muitos alunos, frequentemente, se sentem envergonhados na hora de fazer uma pergunta por medo da reação dos outros colegas de curso. Isso só prejudica ainda mais o aprendiz, pois as perguntas não respondidas se transformam em obstáculos que podem levar à lentidão do progresso do aprendizado do árabe.

Praticar, praticar e praticar: esse é o segredo para se aprender árabe de maneira rápida. A prática constante, dentro e fora dos horários de aula, faz o aluno progredir rapidamente.

Pratique regularmente fazendo curso de arabe para brasileiros

Para aprender a falar árabe bem, é preciso estudar e praticar o idioma regularmente.

O processo de revisão é muito importante na hora da fixação do que foi ensinado nos últimos cursos.

  • Reveja suas anotações e materiais didáticos fornecidos pelo professor;
  • Pratique em voz alta palavras de vocabulário difíceis de pronunciar;
  • Dedique-se aos exercícios extras passados pelo seu tutor.

Quanto custa aprender a falar árabe?

Abaixo, esclarecemos várias incertezas ligadas ao preço das aulas particulares de língua árabe.

De acordo com o lugar e o professor

A tarifa horária pode ficar mais cara se o professor de árabe for super qualificado ou ainda se o seu deslocamento for longo para poder chegar à casa do aluno.

Por isso, é importante levar em consideração a localização do professor na hora de fazer sua escolha: um professor que precisa cruzar uma cidade grande para chegar na casa do aluno cobrará mais caro pela hora de aula do que um educador que seja vizinho do seu aprendiz, já que ele gastará mais com transporte.

Outro fator que influencia o valor das prestações é o nível de conhecimento da língua árabe pelo professor.

Um estudante universitário em língua e civilização árabe não terá o mesmo nível de domínio do idioma do que uma pessoa que possui o idioma como língua materna. Sendo assim, o valor da hora de aula de uma nativo arabófono pode ser maior do que o de um brasileiro que domine o idioma dos Emirados Árabes, mas que não o possua como língua materna.

De acordo com o nível do aluno

De fato, o nível de metodologia e o volume de conhecimento são maiores para um aluno adulto do que para um aluno no ensino fundamental. Sendo assim, a tarifa de hora de aula de árabe é maior para o primeiro do que para o segundo.

De acordo com o tipo de aula particular

Para escolher a opção certa e atingir seus objetivos, é importante conhecer os tipos de cursos que podem ser encontrados no mercado de aulas particulares:

  • Aulas particulares em casa;
  • Curso de arabe intensivo;
  • Aulas de arabe em uma escola de idiomas;
  • Aulas em casa com professores “freelance”.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Joseval Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Joseval
Convidado
Joseval

Conheci um prof de Árabe sensacional super recomendo muito didático!