Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As associações brasileiras para aprender o idioma de graça

Blog > Apoio Escolar > Português > Aprenda o português com voluntários

Situação do português dos brasileiros não é melhor que muitos estrangeiros que querem aprender a língua

A língua portuguesa é difícil de aprender (pela internet e de graça)? Sim, como várias línguas latinas e de outras origens no mundo. Para isso, é preciso de método, dedicação e estudos.

Essa constatação é evidente, seja para um estrangeiro que está aprendendo o português no Brasil ou se não quando começamos a ler, escrever… Na escola primária, no ensino médio, nos estudos para o vestibular e o Enem

Algumas regras da gramática portuguesa são bem difíceis. Há erros difíceis de ser evitados.

Nós, brasileiros, aprendemos a língua por meio dos pais, irmãos, familiares, próximos e claro, na escola. Mas nem sempre conseguimos atingir um bom nível da língua e suas principais vertentes.

É claro que conseguimos falar com qualquer cidadão brasileiro nas ruas e se comunicar. Mas quando se trata de escrever ou utilizar uma linguagem formal, é bem mais fácil de pisar na bola…

Isso porque não conhecemos direito as regras gramaticais como: conjugação, acentuação, pontuação, regência, conjunções, concordância…

Na hora da escrita, todos esses erros são evidentes! Mas os erros ortográficos também aparecem aqui! Ainda bem que na fala eles não têm como aparecer…

Para quem achar que estamos exagerando, saiba um dado que pode assustar muitos: somente 8% da população brasileira sabe ler, escrever e interpretar vários tipos de textos.

Eles foram revelados por uma pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa em 2016. Esses 8% da população é a porcentagem que sabe escrever, ler e interpretar e-mails, publicidades, notas, artigos científicos, opinativos, gráficos, infográficos, números.

Aprenda o idioma e vá para a terra da caroa A capital paulista atrai muitos imigrantes à procura de uma vida melhor e querem aprender a língua portuguesa

Diante dessa triste realidade, está claro que o brasileiro deve estudar mais a sua língua materna para dominá-la melhor.

Quem pensa que saber bem o português (e de graça) é uma bobagem, está muito enganado. Como qualquer outra língua, aprender um idioma significa entrar em outro universo, conhecer cada vez mais.

Então, quanto mais você souber a sua própria língua, mas você vai poder conhecer sobre a cultura e ter acesso a informações mais complexas e sofisticadas. Isso quer dizer simplesmente que você vai ter mais conhecimento!

Imagine esses 92% da população que não tem acesso a esses saberes. Eles com certeza estão excluídos de todos os avanços tecnológicos que assistimos hoje.

Você acha que eles conseguem encontrar informações básicas na internet (se eles sequer tiverem acesso) como os 8% que sabem ler e interpretar vários tipos de texto?

Por isso, a falta de educação em geral, mas principalmente as lacunas no aprendizado da língua portuguesa, geram um abismo enorme entre os brasileiros.

Não desanime! Nunca é tarde para aprender e hoje a internet dá acesso a muito material gratuito e de qualidade para isso.

Vamos fazer uma série de matérias aqui no blog para indicar associações para imigrantes, sites e aplicativos com o intuito de aprender a língua portuguesa.

Então, não impossível melhorar seu nível de português! Por isso, aprenda a sua língua e, o melhor, sem gastar dinheiro!

Estrangeiros tentando a vida no país têm aulas gratuitas da língua

Aprender o português parece uma solução clara, se não for indispensável, para aqueles que querem melhorar seu nível e progredir de maneira duradoura.

Saiba o idioma e tenha melhores condições de vida Nosso país não tem condições muito boas, mas eles querem mudar para cá e aprender a língua portuguesa

Mas aulas particulares em domicílio ou em uma escola de línguas se revelam muito caras para as famílias mais modestas.

Não há muitas, mas é possível aprender o português através de uma associação de reforço escolar ou aprendizagem da língua para estrangeiros.

Dadas por voluntários, as aulas de português gratuitas normalmente são direcionadas para estrangeiros que chegam ao país sem ter condições de fazerem aulas pagas para aprender a língua.

Onda de imigração em São Paulo a partir dos anos 2000

Muitos conhecem a história, mas o Brasil foi e ainda é uma destinação de imigrantes latino-americanos e africanos que querem tentar a vida aqui.

A imigração para o nosso país e principalmente para a capital econômica, São Paulo, foi impulsionada principalmente pelo crescimento da nossa economia na primeira década do século XXI.

Hoje temos uma conjuntura completamente diferente no nosso país com essa grande crise política, social e econômica. Mas muitos estrangeiros apostaram no nosso país como novo e próspero (?) lar.

Eles vieram de vários países principalmente da América Latina e do Haiti: Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Os oriundos da América do Sul, principalmente os bolivianos, vêm motivados pelas facilidades criadas pelo Mercosul (Mercado Comum do Sul) para regularizar a situação deles no país.

Já os haitianos vêm para fugir das péssimas condições sociais do país, notadamente depois do terremoto que matou mais de 300 mil pessoas em 2010.

Então, por mais que nosso país também não apresente boas condições sociais e econômicas, essas pessoas vêm para cá em busca de uma vida melhor.

A imigração também ganhou uma grande aliada em maio deste ano, a nova lei de imigração que garante aos imigrantes os mesmos direitos que os cidadãos brasileiros.

Antes, a imigração no país era regularizada através do Estatuto do Estrangeiro da época da ditadura militar. Com a nova lei (que ainda deve ser votada pelo presidente), os imigrantes têm direito a: “inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade e acesso aos serviços públicos de saúde e educação, bem como registro da documentação que permite ingresso no mercado de trabalho e direito à previdência social”, de acordo com matéria da Carta Capital.

Você quer viver no país e falar a língua portuguesa? Os haitianos vieram em massa para o Brasil depois do terremoto que matou mais de 300 mil pessoas

Por isso, eles não chegam aqui com uma reserva financeira ou algo parecido. Eles precisam de aprender o português para trabalhar, de um teto e de alimentação.

Várias associações foram criadas nesse sentido para ajudar essas pessoas que chegam no país. Algumas também ensinam o português.

A maioria das pessoas que trabalha nesses projetos são voluntárias. Elas querem ajudar e dividir o que sabem com essas pessoas que necessitam tanto dessa ajuda.

Para compartilhar o conhecimento e uma verdadeira transmissão de saberes, Superprof fez uma lista de algumas aulas gratuitas em português.

As aulas presenciais são ministradas principalmente em São Paulo.

Aulas presenciais de graça em São Paulo

Com a leva de imigrantes da América Latina, principalmente na cidade de São Paulo, há muitos que precisam aprender o português para trabalhar, mas não têm condições de pagar as aulas.

Eles vêm de vários países: Bolívia, Peru, Paraguai, Colômbia, Haiti e da África. Foram atraídos pelas oportunidades de trabalho no Brasil, principalmente na primeira década dos anos 2000.

Mesmo com a crise política e econômica, a onda de imigração vinda de outros países da América Latina e África não cessaram.

Por isso, há algumas associações que dão aulas presenciais de português para imigrantes nessas condições (Fonte: memorial.org.br).

Centro de Apoio e Patoral do Migrante (CAMI)

As aulas de português dadas pelo centro de apoio são dadas justamente para os imigrantes que chegam à São Paulo e não sabem falar o português.

As aulas da língua acontecem nos finais de semana em mais de 10 lugares espalhados na cidade de São Paulo:  Brás, Bom Retiro, Belenzinho, Vila Maria Alta, Casa Verde, Jardim Brasil (duas turmas), Jardim Fontales (Vila Zilda), Carapicuíba, CAMI (duas turmas).

O curso contém duas horas de aulas semanais e sua duração é de dois anos. Nele, os alunos aprendem a língua portuguesa em suas diferentes formas, circunstâncias e necessidades. No fim do curso, os alunos estão mais aptos a enfrentar as situações do dia a dia.

Além da língua, eles aprendem noções de direitos humanos e são convidados a se engajar nas atividades políticas do centro de apoio.

Eles também dão outros tipos de assistência aos imigrantes como consultas para a regularização migratória, assessoria jurídica, curso profissionalizante de modelagem e outras oficinas.

SEDE DO CAMI
Alameda Nothmann 485 Campos Elíseos, São Paulo/SP
Telefone: 11 3333 – 0847

Serviço Franciscano de Solidariedade – SEFRAS

O Sefras possui um serviço de acolhimento a imigrantes, principalmente vindos do Haiti para São Paulo.

Eles estão disponíveis 24 horas por dia para dar assistências como alimentação, banho, atendimento psicológico, social e jurídico.

A cultura e riqueza do nosso país atrai outras nacionalidades para aprender a língua portuguesa Tantos arranhas céus e empresas chamam a atenção de pessoas de outros países

Um dos trabalhos notáveis que eles fazem é ensinar o português para esses imigrantes. Eles também ajudam os haitianos, principalmente, a legalizarem suas condições no país, além de encontrar trabalho e moradia fixa.

Centro de Acolhida Imigrante
Rua Japurá, 234 – Bela Vista – São Paulo
CEP 01319-030
Tel. (11) 3112-0074

Outros centros para os estrangeiros aprenderem português de graça em São Paulo

  1. Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
    Três Rios, 75. Bom Retiro, SP
    Sábado (de 16h as 18h)
  2. Igreja Batista Hispana Nueva Jerusalén
    Rua Dr. Carlos Guimarães, 185 (Fundos) – Belenzinho, São Paulo, SP
    Domingo (de 14h as 16h)
  3. Misión Hispana de las Asembleias de Dios
    Rua Santa Veridiana, 121, Vila Maria – São Paulo, SP
    Sábados (de 15h as 17h)
  4. Escola Estadual Professora Veridiana Camacho Carvalho Gomes
    Rua Carlos dos Santos, 781 Bairro: Jardim Brasil – Distrito: Distrito Vila Medeiros
    Domingo (de 15h as 17h)

Saiba também como encontrar as melhores aulas de portugues para concurso no Superprof!

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar