Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como estudar matemática pelo seu smartphone?

De Marcia, publicado dia 16/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Matemática > Quais são os melhores aplicativos de números?

Pare e reflita: quanto tempo você passa por dia mexendo em seu smartphone? Muito tempo, não é mesmo? Por que não dedicar parte desse tempo então aos estudos da matemática? Jogos, quizes, aulas, músicas e exercícios… pode ter certeza que não faltarão opções e nem motivos para estudar matemática a partir do seu celular.

Estudar a partir de aplicativos é uma ótima opção para nós, que fazemos parte de uma geração que faz praticamente tudo utilizando a tecnologia. Ligação é via whatsapp, compras e vendas acontecem por canais online, amigos de infância podem ser reencontrados nas redes sociais… por que não tirar proveito de todas essas possibilidades que a internet traz e encontrar novos meios de aprender?

Por que usar aplicativos de matemática?

Os livros didáticos e as folhas de revisão utilizadas no tempo da escola certamente deixaram muitas pessoas traumatizadas em relação aos números. Não estamos dizendo que essas metodologias não são válidas, apenas que é possível encontrar novos meios de aprender, de forma mais descontraída e leve… afinal, nem todos temos a mesma afinidade com ciências exatas.

Seja íntimo dos números Algumas pessoas têm verdadeira fobia de aprender matemática. Os aplicativos são uma forma de quebrar essa barreira.

Muitos alunos do ensino fundamental ou médio deixam de fazer seus deveres de casa e, mais tarde, entendem a falta que faz esse complemento para os estudos. Isso denota certa falta de interesse por matemática. É aí que entram os aplicativos e sua capacidade de despertar esse interesse a partir de uma visão mais otimista do tema.

Alguns aparecem em formato de questionários, outros são jogos, e há ainda aqueles que propõem uma interação com outros estudantes. O diferencial dessas ferramentas é que, por um momento, você até se esquece de que está estudando, tamanha a leveza e diversão proporcionadas.

Hoje em dia, existem aplicativos para todo tipo de estudo: inglês, português, ciências… por que eles não poderiam nos ajudar com a matemática? Essas ferramentas oferecem muito mais que os cursos teóricos: você vê a matéria aprendida funcionar na prática, a partir de exercícios. É dessa forma que quem se propõe a utilizá-las consegue progredir.

Estudantes em idade escolar (e adultos também) normalmente gostam de ocupar seu tempo livre dedicando-se a jogos. As aplicações que se relacionam à matemática podem ser consideradas jogos como quaisquer outros, a partir dos quais ganha-se pontos a cada etapa vencida. A única diferença é que esses pontos podem refletir em sua média escolar… ou mesmo no resultado do vestibular.

Elas podem ser usadas tanto para revisar uma matéria que acaba de ser aprendida, quanto para incorporar novos elementos ao conhecimento já adquirido. Caso você já tenha concluído a escola há algum tempo, trata-se de uma boa oportunidade de recuperar conceitos que andam meio esquecidos.

Revisões não costumam ser vistas com bons olhos e é por isso que fazê-las a partir de ferramentas mais descontraídas é uma ótima maneira de aprender sem transtornos. Jogar no caminho do trabalho para casa ou naquele pequeno intervalo soará bem menos pesado do que aproveitar esse tempo para decorar fórmulas e mais fórmulas em livros intermináveis.

Tome gosto pelos estudos O estudo somente em livros pode despertar desinteresse. Por que não dinamizar com os aplicativos?

A grande vantagem dos aplicativos é que eles permitem que você areje sua mente e é assim que se toma gosto por determinado assunto. É claro que também se pode progredir a partir de livros de exercícios. O importante é encontrar o que mais se adéqua ao seu perfil: estudar por um canal que você considera maçante só fará com que o aprendizado seja ainda mais árduo e lento.

Se você é daquelas pessoas que perdem facilmente a concentração ao tentar estudar por livros, experimente os aplicativos: eles podem ser uma ótima saída para progredir no aprendizado.

O que é um bom aplicativo de matemática?

Grande parte do mercado de telefonia e games pode ser representada hoje pelos aplicativos para smartphone. Até mesmo empresas e associações já utilizam essas ferramentas para disponibilizar meios de interação com o público ou difundir novas culturas e conhecimentos. Mas como escolher um bom aplicativo para aprender matemática?

Aplicativos relacionados a disciplinas escolares devem conter elementos que possam atrair jogadores. Para isso, muitos dos criadores apostam na competição. Afinal, quem não gosta de sentir-se, de certa forma, desafiado? Ganhar pontos a cada questão acertada e poder convocar jogadores de qualquer parte do mundo (ou mesmo seus amigos) para duelos é, sem dúvidas, uma ideia bastante atrativa.

Ser capaz de ganhar pontos, avançar de nível e melhorar sua posição no ranking é o que motiva a maior parte dos usuários que permanece jogando. Você certamente se lembra da febre do jogo Pokemon Go… não é mesmo? Pois bem, o que levou tantas pessoas a instalar a aplicação e utilizá-la foi, sem dúvidas, o desafio de capturar Pokemóns nos lugares mais inusitados.

Jogando e aprendendo O sucesso de Pokemon Go é a prova de que aplicativos de smartphone caem no gosto das pessoas.

Mas falando em aplicativos de matemática, para que sejam realmente úteis, eles precisam contar com elementos pedagógicos. Trata-se de um meio de explicar uma lição de maneira simples, ampla e prática, de forma que os alunos consigam aprender facilmente, ainda que não tenham total afinidade com o tema.

O uso da ferramenta deve ser fácil, para que o aluno não desanime antes mesmo de iniciar seus estudos. Dessa forma, é possível aprender álgebra, algoritmos, teoremas, lógica, números decimais, multiplicações, frações, multiplicações, geometria, seno, cosseno e muitos outros elementos que, até então, só existiam no mundo das salas de aula de matemática.

É importante lembrar que tais aplicações podem ser usadas por qualquer pessoa, desde que ela procure por aquelas ferramentas que se adéquam ao seu nível de conhecimento prévio em matemática. Sendo assim, um estudante do ensino fundamental que tenta utilizar um aplicativo para nível universitário certamente não conseguirá acompanhar os exercícios propostos.

Da mesma forma, um estudante universitário com uma aplicação de ensino fundamental perderá rapidamente o interesse, por acreditar que os exercícios propostos são fáceis demais: ele não se sentirá desafiado a continuar. Daí a importância de buscar ferramentas que sejam condizentes com o seu nível na matéria. Elas são desenvolvidas normalmente com a ajuda de professores, estudiosos e pesquisadores do tema e, portanto, contam com elementos pedagógicos para cumprir sua função.

Você já pensou em aprender um pouco mais sobre a história da matemática, praticar exercícios e fazer revisões sem precisar sair de casa? É essa a ideia dos aplicativos desenvolvidos para celular.

Ferramentas diferenciadas como essas e filmes sobre o tema permitem melhor fixação do conteúdo para a maioria das pessoas.

Como utilizar aplicativos de matemática?

Pode ser que, a essa hora, você esteja se perguntando de que forma é possível levar essas ferramentas realmente a sério, se elas soam como algo tão descontraído. A resposta é simples: ainda que você não perceba, em um primeiro momento, o quanto são úteis, é o seu poder de atração que fará com que você continue recorrendo a eles para os estudos.

É o seu uso regular que as transformam em agentes úteis para o aprendizado. Você tem a impressão de que está dedicando-se a um mero passatempo, quando, na verdade, está aproveitando aquele tempo ocioso para aprender algo novo. Essa é a verdadeira ideia do aplicativo.

A “brincadeira” diária é o que faz com que muitos alunos decorem fórmulas e conceitos e possam utilizá-los mais tarde, seja nas provas escolares, ou mesmo na universidade.

Mas… é necessário tomar cuidado para não deixar que essas ferramentas complementares tomem o lugar das aulas reais de matemática. Pode ser que você precise de um reforço escolar ou mesmo um professor para dar aulas particulares no tema. O aplicativo cumpre seu papel de ajudá-lo a aprender, mas ele jamais substituirá o trabalho de alguém “real”, que pode explicar-lhe a matéria e tirar todas as suas dúvidas relacionadas a ela.

Jogue e estude matemática Desenvolver um raciocínio propício à matemática depende de uma combinação de ferramentas.

Os aplicativos de matemática tornam o aprendizado menos monótono e ajudam a motivar as pessoas, e você ainda pode acompanhar seu nível e o ritmo da sua evolução a partir de rankings e gráficos de acompanhamento. Dessa forma, você poderá comparar-se a outros jogadores. Só é importante encontrar o limite até o qual essa comparação é realmente saudável.

Há pessoas para as quais esse aspecto é positivo. Para outras, nem tanto. Para você ter uma ideia da variedade de perfis existentes, há quem ache melhor aprender matemática cantando.

Os principais aplicativos de matemática

Inúmeros são os aplicativos para estudar matemática. Você terá uma ampla gama de opções até escolher a ferramenta que melhor atende às suas necessidades. Para você ter uma ideia, separamos abaixo alguns exemplos.

Rei da Matemática

Trata-se de um jogo que acontece em um reino. Você inicia como agricultor e pode chegar à rei. Entretanto, essa ascensão social não vem de graça. Será necessário solucionar problemas e enigmas para conseguir subir de nível. Para iOS, há uma versão gratuita, que combina operações simples, como adição e subtração. Você pode ainda optar pela versão paga, que conta com um upgrade, com a inserção de outros elementos mais complexos, como frações e potências. Para Android, apenas a versão paga está disponível.

Cola matemática

Não se assuste com o título, já que o aplicativo nada tem a ver com o ato de colar nas provas. Os exercícios realizados podem ser revisados passo a passo, de forma que você possa encontrar o local onde errou e aprender a solução correta. E você ainda pode escolher o modelo de operações que deseja aprender a resolver. A ferramenta é gratuita tanto para Android quanto para iOS.

Viu só como não faltam opções para aprender matemática por aplicativos. Por que não escolher agora mesmo o que mais combina com você?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar