Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Balé clássico: é possível começar depois de adulto?

De Fernanda, publicado dia 13/11/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Dança clássica para adultos: encontre a aula certa!

Os grandes bailarinos não são grandes por causa de sua técnica. Eles são grandes por causa de sua paixão.

Martha Graham

Depois de ler essa citação, que desculpa você tem para não se inscrever agora na sua aula de balé?

Mesmo depois de passar da idade mais comum para ingressar as aulas de dança, saiba que nem tudo está perdido. É sempre possível dar os primeiros passos aos 40 anos sem medo.

Então, é claro, você não vai querer se tonar a primeira solista do Lago dos Cisnes, mas é bastante possível progredir em seu próprio ritmo e assim alcançar objetivos mais próximos.

A prática da dança clássica requer, claro, rigor e perseverança. Mas disso você já sabia, não é mesmo?

Que tal tirar as suas sapatilhas do armário?! Aqui você vai encontrar todos os conselhos para achar a sua aula ideal.

Podemos começar a dança clássica em qualquer idade?

Se tornar um dançarino profissional é comprometido nos últimos 15 anos, ainda é recomendável praticar balé amador. É perfeitamente possível começar a dançar em qualquer idade!

Você precisa começar a dança clássica com 5 ou 6 anos de idade, com uma aula de iniciação. Só depois de praticar por anos vai conseguir obter resultados visíveis.
Depois dos 8 anos de idade, acabou, você não consegue mais adquirir flexibilidade e a graça inerente ao dançarino clássico.
O balé clássico é a base de todas as danças, você precisa começar por ele.

Com certeza você já ouviu algum desses clichês pelo menos uma vez em sua vida. Ou você usa isso como uma desculpa para não começar?

Então, vamos esclarecer uma coisa imediatamente: sim, é bem possível começar o balé aos 15, 20, 30, 40, 50 ou mesmo aos 60 anos. Claro, estamos falando aqui de uma prática amadora e não profissional.

Não estamos questionando o fato de que a dança clássica exige muito esforço caso você queira atingir níveis avançados.

Mas, do mesmo jeito que a pergunta “Eu sou um homem, posso fazer balé?” pode parecer um absurdo nos dias de hoje, a questão da idade também. A dança clássica não é reservada para as meninas mais jovens.

Enquanto houver prazer, vontade de progredir e interesse pela arte, o balé está aberto a todos!

Fique atento, no entanto, para estar em boa saúde ao começar. A prática da dança é um esporte real, você deve estar em boa forma no aspecto cardiovascular e músculo-esquelético. Se algumas dores ou lesões antigas podem diminuir o seu progresso ou impedir que você faça certos movimentos, compartilhe-os com seu professor de dança. Ele não tem como adivinhar seu histórico esportivo!

É possível retomar a dança clássica depois de vários anos parado?

Num almoço de família, você decide rever os filmes antigos de uma apresentação de dança. Você tinha 15 anos de idade e 10 anos de prática.
Desde então, suas pontas e / ou meia-pontas estão empoeiradas no fundo do armário.
Mas o desejo de retomar ainda está lá!

Se este for o caso, saiba que é bem possível retomar a dança clássica após 10 ou 20 anos parado. Por outro lado, esqueça o seu desempenho anterior. Sim, tudo o que você sabe de “dança clássica” ainda está guardado no seu cérebro, mas acessar a totalidade dessas informações é cada vez difícil devido às falhas de memória. É natural.

Você pode se lembrar vagamente de como se faz um pas de deux, um entrechat ou uma pirueta, mas infelizmente vai ter de recomeçar do zero.

Devemos levar em consideração a idade, o condicionamento físico e o corpo como é hoje. Evite comparações com quem e como você era no passado. Para quê sofrer?

A paixão da dança não desaparece com o tempo. Por falta de tempo ou mudanças na vida, muitas vezes somos levados a abandonar um hobby que amamos. Nunca é tarde para recomeçar!

Além disso, alongamento e aquecimento na idade adulta são ainda mais importantes para evitar qualquer risco de lesão.

Não seja rigoroso em relação a si mesmo e, se não conseguir ver o seu progresso depois de algumas aulas, peça ao seu professor que o avalie. Ele / ela fará isso com precisão.

Por que começar a dança clássica como adulto?

Há muitas razões que podem levar alguém a começar o balé clássico:

  • Realizar um sonho de criança: como Maria, com 36 anos de idade e um ano de prática de dança clássica. “Quando eu era pequena, era louca para vestir o tutu, mas como ninguém na minha família tinha contato com a dança, nunca ousei perguntar.”
  • Para acabar com os complexos: quando você é menino, pode ser difícil de pedir aos seus pais para começar a fazer balé, sobretudo em famílias mais tradicionais. Os rótulos e preconceitos em torno de gênero podem ser cruéis e barrar desejos e talentos de uma vida inteira. Mas agora que você já está crescido, precisa superar esses traumas! Esse é o melhor momento para assumir sua paixão e se libertar inteiramente: entre agora para o mundo da dança e seja feliz!
  • Obter flexibilidade: depois de algumas semanas de aula, você fica naturalmente mais flexível graças aos exercícios de relaxamento; você fortalece seus músculos e, portanto, reduz o risco de diversos tipos de lesões,
  • Corrija sua postura e diga adeus à dor nas costas: por acaso você já viu algum bailarino andar corcunda ou sentar desleixado numa cadeira? Pois bem!! A dança também nos ensina muito sobre postura corporal: aprendemos a andar e a nos mover de maneira correta, corrigindo maus hábitos e evitando as famosas dores nas costas!
  • Participar de um grupo sem competição: longe das rivalidades que podem aparecer em empresas profissionais, a atmosfera em uma aula de adultos é relaxada, descontraída e amigável. Já que estamos falando nisso, saiba que não há aquela obrigação religiosa de utilizar um collant de dança, meias-calças justas ou um tutu. Basta escolher roupas confortáveis e ajustadas ao seu corpo, que não escondam a cintura e os joelhos, para que o professor tenha certeza de que você executa os exercícios sem risco de lesão;
  • Para treinar a memória: a dança clássica e o balé exigem do seu abdome, das suas pernas, dos seus glúteos, dos seus braços e do seu cérebro também! É necessário colocar a cabeça para trabalhar para se lembrar dos passos e memorizar todas as sequências coreográficas. Uma boa maneira de combater doenças associadas à idade.

Quais as vantagens de começar o balé depois de adulto? Dança: um exercício que faz bem para o corpo e para a mente em qualquer idade!

Iniciantes: escolha um aula específica para adultos

O nível técnico dos adultos que começam é de iniciante, mas a maturidade e a assimilação não são como as da criança. Não é raro observar mulheres e homens deixando as academias de musculação e optando por aulas de dança como o balé. Já se foi o tempo em que a prática do balé era exclusivamente designada às crianças. É claro, fazer balé não vai fazer você perder peso como uma hora de esteira por dia; mas os benefícios estão longe de se restringir a isso, como vimos. Portanto, é fundamental escolher bem a escola e a modalidade das aulas.

Normalmente, você vai levar alguns meses para se sentir totalmente à vontade e confortável com os movimentos básicos. Quando você começar uma aula de balé para iniciantes adultos, você aprende gradualmente os primeiros passos de dança e as posições de base. Só depois, em um segundo momento, irá aprender uma coreografia. Isso ocorre em vários estilos: aulas de zumba, aulas de flamenco, aulas de sapateado…

Em geral, essas aulas são voltadas para o físico e são bem esportivas. Também é uma maneira de escapar da pressão e da intimidação que podem ser sentidas quando você começa o balé. Não há movimento dinâmico, nem coreografia, é uma decomposição de movimentos para melhor apropriá-los. O primeiro passo é decompor os movimentos dos pés e pernas antes de adicionar os movimentos dos braços.

Outro benefício do balé na fase adulta é a melhora na qualidade de vida. A dança é uma atividade que contribui para uma melhor circulação sanguínea, coordenação motora, musicalização e musicalidade. As aulas também são momentos para deixar de lado os problemas cotidianos, como preocupações com filhos, maridos e esposas, trabalho e vida financeira. A dança clássica também é paciência, rigor e vontade. Não desista muito rápido!

Qual o curso a seguir no nível do iniciante? A vantagem de iniciar uma aula de balé quando se é adulto é que hoje você tem muito mais maturidade para encarar o rigor e a disciplina! Mas não se esqueça de que dançar também é se libertar e seguir os seus sonhos mais profundos!

Para fazer uma aula teste ou frequentar uma aula de dança específica para adultos, existem muitas companhias e escolas particulares espalhadas em diversas cidades brasileiras. Essas aulas irão ajudá-lo a desenvolver sua expressão corporal, seus movimentos, sua força e seu equilíbrio.

Em síntese

  • Assim como não há limite em função do gênero, definitivamente não há idade para começar o balé clássico.
  • Se você está há muitos anos parado, aceite recomeçar do zero: seu corpo não é mais o mesmo, apesar da maturidade ser outra.
  • O balé clássico traz muitos benefícios: flexibilidade, memorização, postura corporal, terapia de relaxamento etc.
  • Opte por uma aula específica para adultos; procure referências em seu bairro ou cidade.
  • Algumas aulas para iniciantes já são para pessoas com noções de base. Converse com os professores ou responsáveis do curso para descobrir o mínimo exigido.
  • Assista a vídeos, filmes e participe de eventos que envolva dança. Isso só aumentará ainda mais a sua motivação e irá te inspirar ainda mais para suas futuras aulas.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar