Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo que você precisa saber para ter sucesso estudando alemão no exterior

De Ana, publicado dia 13/08/2019 Blog > Idiomas > Alemão > Nossas dicas para ir estudar na Alemanha

Viajar para o estrangeiro, seja na América do Sul ou Europa, é sempre um momento de muito entusiasmo, enriquecimento e aprendizado.

A diferença é que ao pisar nos países da América do Sul o viajante irá se deparar com um idioma muito parecido com a língua portuguesa e não encontrará tantas dificuldades para se comunicar.

Enquanto nos países do continente Europeu, o viajante pode se esbarrar na dificuldade de compreender outros idiomas, como o irlandês, alemão, inglês, holandês, sueco …

Almeja estudar na Alemanha?

Aprender a língua de Goethe pode ser o seu diferencial no mercado de trabalho, desde que você esteja preparado.

Está preparado?

Então, confira nossas dicas de como organizar seu projeto antes da sua viagem para estudar na Alemanha.

Escolha sua universidade alemã

Aos interessados em obter um diploma internacional e de quebra aprimorar seus conhecimentos na língua germânica, aqui vai uma boa notícia: o ensino superior na Alemanha pode ser mais acessível ao estudante estrangeiro.

Desde que ele possa comprovar condições financeiras para se manter no países ou ingressar nas universidades através de um programa de intercâmbio acadêmico com bolsa.

A segunda opção é a mais interessante por quem almeja conquistar um diploma estrangeiro e não tem condições de arcar com as despesas de se manter no exterior.

Dicas de universidades para estudar na Alemanha. Com o intercâmbio, você aprende sobre a capacidade de ser autônomo em um país desconhecido.

Infelizmente, a maioria dos programas de intercâmbio acadêmico não disponibilizam oportunidades para quem está no início da graduação, geralmente as universidades exigem a candidatura a partir do terceiro período.

O que não é ruim, se consideramos que nos primeiros semestres o universitário ainda está se identificando com determinadas matérias. Nesse sentido, as metas profissionais vão se definindo com o tempo.

Com o projeto específico em mente, é chegado o momento de ter sua experiência no exterior. Seja para:

  • Descobrir um novo países e uma nova cultura;
  • Ampliar o seu desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Aprender ou aperfeiçoar a língua alemã;
  • Estágio ou voluntariado internacional;
  • Validar seu currículo universitário através de um programa de intercâmbio …

E nas diferentes opções acima, suas chances de crescimento pessoal e profissional são gigantescas, fora a vantagem de receber um diploma internacional, ao término do curso.

O intercâmbio é uma troca cultural com vantagem para ambos os países, ganha a universidade e o estudante estrangeiro.

Sendo assim, as instituições de ensino superior estão cada vez mais firmando parcerias com as universidades brasileiras, afim de promover a troca de conhecimento e fortalecer suas pesquisas.

Dito isso, a escolha da sua universidade alemã será um passo importante rumo ao seu sucesso profissional. Confira as melhores universidades alemães para realizar seu intercâmbio :

  • Universidade de Munique Ludwing-Maximilians – (LMU München)
  • Universidade de Bonn – (Universität Bonn)
  • Universidade Técnica de Munique – ( TUM: The Entrepreneurial Universität)
  • Universidade Técnica de Berlin – (Technisch Universität Berlin)
  • Universidade de Heidelberg – ( Universität Heidelberg)
  • Universidade Livre de Berlin – ( Freie Universität de Berlin)
  • Universidade Humbolt de Berlim – ( Humbolt – Universität zu Berlin)
  • Universidade de Friburgo – ( Universität Freiburg)
  • Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália em Aachen – (Rheinich – Westfaelische Hochschulen Aachen)

Fique atento às exigências estabelecidas pelo edital de candidatura do programa de intercâmbio, você pode encontra-las no Departamento de Relações Internacionais da sua faculdade.

Aprenda alemão antes da sua viagem

As infinitas possibilidades culturais e profissionais fazem da Alemanha um destino incrível, mas… não saber a língua pode comprometer o seu projeto.

Certamente, a Alemanha está entre os países mais cobiçados pelos estudantes que almejam fazer intercâmbio acadêmico pela Europa.

Nem mesmo o clichê de que a língua de Goethe seja um idioma difícil de aprender afasta o crescente número de estudantes de todas as partes do mundo almejando aprender alemão rapidamente.

Aprenda alemão participando das festas populares do país. Conheça a tradicional festa alemã: a Oktoberfest

Possuir algumas noções básicas sobre a língua e a cultura será essencial para aproveitar melhor sua viagem. Mas indo além, pode ser que algumas instituições acadêmicas solicite o certificado de proficiência na língua. Então, é importante avançar seus conhecimentos no idioma rapidamente.

Como?

O tempo médio de aprendizado no idioma gira em torno de 3 a 4 anos, e você pode acelerar o processo com aulas particulares de alemão. Seja através de:

  • Aulas de alemão online;
  • Aula particular de alemão em domicílio;
  • Aulas de alemão em grupo …

Mas você pode também:

  • Aprender alemão em cursinhos;
  • Aprender alemão com videoaulas;
  • Aprender alemão como autodidata …

A vantagem de aprender com um professor particular é que ele está mais capacitado a fazer você atingir suas metas de conhecimento na língua rapidamente, uma vez que as aulas serão pautadas nas suas necessidades.

Por isso, esteja disposto a aprender e se dedique bastante, pois o teste de proficiência na língua alemã pode ser indispensável para alguns projetos no exterior, como o programa Erasmus.

Antes de sua partida, prepare-se para fazer o TestDaF!

E não esqueça de conferir os centros de testes Mundial no Brasil:

  • Universidade Federal do Pará-Belém-PA
  • Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – DAAD
  • Instituto Cultural Brasil Alemanha – Blumenau – Santa Catarina
  • Goethe – Zentrum Brasília
  • Goethe – Institut Curitiba
  • Instituto Werther – Juiz de Fora
  • Goethe – Institut Porto Alegre
  • Centro Cultural Brasil – Alemanha Recife
  • Goethe – Institut Rio de Janeiro
  • Goethe – Institut Salvador – Bahia (ICBA)
  • Goethe – Institut São Paulo

 Ter aulas de alemão com um professor particular pode prepara-lo para receber sua certificação de proficiência na língua. Assim, estará mais apto para seu projeto no estrangeiro.

Planeje financiar seus estudos na Alemanha

Está planejando estudar em um dos países mais ricos da União Europeia, mas a grana está curta? Aproveite nossas dicas para estudar no exterior sendo financiado por um programa de intercâmbio acadêmico.

Confira nossas dicas para estudar na Alemanha com bolsa. Consiga o teu tão sonhado diploma internacional estudando com um programa de bolsa.

Como mencionado acima, os estudos na Alemanha pode ser gratuito desde que o estudante tenha uma bolsa integral ou possa comprovar condições de se manter no país durante seus estudos. Entre os custos estão:

  • Despesas com a taxa de inscrição que podem variar de um curso para outro;
  • Despesas de viagem, alimentação, passagens do dia a dia;
  • Despesas com alojamento ( dormitório de estudante, residência universitária, família anfitriã ou apartamento);
  • Seguro de saúde válido para todo o tempo de viagem;
  • E um cartão internacional para emergências;

No entanto, a primeira coisa que você precisa saber antes de listarmos os programas de bolsas é: todo viajante necessita planejar com antecedência as despesas para seus estudos na Alemanha, assim evita surpresas desagradáveis quando chegar em terras germânicas.

E para quem está curioso, aqui vai a lista de algumas maneiras de financiar seus estudos na Alemanha, são bolsas de estudo emitidas por diversas organizações, como:

  • Bolsas Erasmus para mobilidade internacional em países na União Europeia;
  • O programa Goethe Goes Global;
  • Programa DAAD Helmut-Schmidt;
  • O programa de bolsas da Fundação Alexander von Humboldt…

Caso você não atenda as exigências dessas instituições, ainda têm os empréstimos estudantis com taxas reduzidas, oferecidas pelos grandes bancos que incentivam os programas de crescimento profissional de universitários e professores.

E não se esqueça de ficar atento aos prazos para se inscrever!

Algumas dicas práticas para viver em um país germânico

O que faz da Alemanha  um dos principais destinos de viagem é a sua história, cultura, arquitetura, gastronomia, entre outras coisas.

Conheça os aspectos da vida cotidiana antes de ir para Alemanha. A carne de porco, batata, repolho e salsichas são os principais ingredientes da culinária alemã. Aproveite !

Se você está se preparando para viver em um país germânico, aqui vai nossas dicas práticas para conhecer bem a Alemanha:

Arquitetura

A Alemanha é mundialmente conhecida pela sua arquitetura de uma beleza inconfundível. O país abriga diversos museus, paisagens naturais e construções históricas.

Clima

De certo, você deve ter ouvido o quanto a Alemanha é um país frio, principalmente no inverno. No verão, período que compreende de julho a setembro, a temperatura oscila ente 18°c a 24°C. No inverno, de dezembro a março, a temperatura pode chegar a mínima de -5°C. E nas estações de transição, primavera e outono, as temperaturas podem ficar entre 8°C e 18°C.

Moeda

A Alemanha faz parte da zona do euro, por isso a moeda de circulação no país é o Euro ( € ).

Principais cidades alemãs

Entre as cidades mais famosas do país estão: Berlin, Munique, Frankfurt, Dresden, Bonn, Heidelberg, Colônia e Baviera.

Gastronomia

Engana-se quem acredita que a gastronomia alemã é feita apenas do famoso chucrute.  Entre os pratos mais famosos do país estão, o joelho de porco, o chucrute, batatas e alguns tipos de salsichas. Aproveite para conhecer a gastronomia alemã nas barracas de rua.

Bebida

Se você gosta de beber e pode, saiba que as cervejas alemãs estão entre as melhores do mundo. Experimente com moderação !

Transporte público na Alemanha

É possível se locomover muito bem pela Alemanha utilizando os transportes públicos. Entre os meios de transporte mais utilizados pela população estão o trem, ônibus e o carro.

Idioma

O alemão é o idioma oficial da Alemanha, mas se ainda não domina a língua, o país também é bastante receptivo com quem fala inglês.

Tipo de tomada alemã

Em uma era tecnológica, como a que estamos vivendo atualmente, é primordial prestar atenção a todos os detalhes antes da viagem. Como o tipo de voltagem elétrica do país que iremos desembarcar, assim não teremos dores de cabeça.

Nesse sentido, confira a voltagem dos seus aparelhos elétricos, pois na Alemanha a corrente elétrica é de 220 volts e 50 Hz,  bem diferente de alguns lugares do Brasil.

As tomadas possuem dois pinos redondos, de um tipo diferente do nosso padrão. Logo, você vai precisar de um adaptador universal.

Então, se você chegou até aqui, preparado para fazer as malas para ir estudar na Alemanha?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar