Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Faça aulas particulares para aprender a língua de Camões

De Fernanda, publicado dia 02/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Estude português com um professor particular

Quer aprender uma língua estrangeira? Que tal o português?

Muitas possibilidades são possíveis para aprender a língua de Camões: aulas de português para adultos, escola de idiomas, aulas em grupo, aulas na universidade, curso intensivo, aulas noturnas, cursos a distância… No entanto, a ideia desse artigo é avaliar exclusivamente as aulas particulares de português.

  • Quais são as vantagens de aprender português em aulas individuais?
  • Como encontrar o professor particular ideal?

Como já dizia Jules Michelet:

Ensinar é uma amizade.

Com cursos individuais, você pode se familiarizar com a língua, desenvolver suas habilidades linguísticas de maneira eficaz e progredir rapidamente e finalmente falar português!

A vantagem das aulas individuais para aprender português

Onde fazer aulas particulares de português? Hey, ho, let’s go! Aprender português não é tarefa fácil! Haja treino e motivação!

Quais são os bons motivos para fazer aulas de português básico com um professor em particular? Existem vários. Entre os mais óbvios, podemos mencionar:

  • Economize tempo: estudar em casa significa poupar tempo, fazer menos deslocamentos e economizar. Seu professor pode se deslocar diretamente até sua casa para lhe ensinar português,
  • Aproveite as aulas personalizadas: esta é certamente uma das melhores razões para optar por aulas particulares de português. O curso individual permite que o professor se adapte às necessidades do aluno e lhe ofereça um acompanhamento personalizado de acordo com o seu nível, seu tempo disponível, seus objetivos, mas também os seus gostos e as suas metodologias de ensino preferidas.
  • Progressão mais rápida: acompanhamento individualizado é sinônimo de progresso mais rápido. Quando fazemos aulas em grupo, muitas vezes somos passivos, ouvindo o professor ou outros alunos. Na aula particular, há troca constante entre duas pessoas. O aluno é, portanto, obrigado a falar na língua estrangeira estudada com muito mais frequência. O professor também é capaz de corrigir erros de forma mais eficaz e revisar conceitos que não foram incorporados sob demanda.
  • Torne o seu investimento lucrativo: as aulas particulares não são gratuitas, como você pode imaginar. No entanto, é possível aproveitar ao máximo o seu investimento e quando você leva em conta o progresso que vai ter na língua, vai ver que este ensino é uma das metodologias mais acessíveis. Os professores particulares em geral adaptam os valores de acordo com vários critérios: nível do aluno, qualificação do professor, pacotes promocionais de acordo com o número de aulas, primeira aula gratuita …
  • Poucos contras: as aulas particulares também são a oportunidade de aprender a se comunicar em português sem desorganizar a sua rotina. Ao passar por uma escola de idiomas, por exemplo, é o aluno que deve se adaptar aos horários estabelecidos. Com um professor em particular, você pode escolher a hora mais adequada à sua disponibilidade. Também existe a possibilidade de economizar tempo fazendo as aulas por webcam, por exemplo, no seu horário de almoço …

E que tal aprender o português com o cinema brasileiro?

Aprenda o básico do português

Com suas aulas particulares, você pode aprender o básico da língua portuguesa e aproveitar os conselhos de um professor bilíngue em português ou nativo.

Para se sentir confortável com o uso do idioma português, é realmente importante dominar alguns aspectos essenciais, tais como:

  • Regras gramaticais e todas suas exceções,
  • Conjugação dos verbos em português (presente, passado, pretéritos, futuro simples, condicional …),
  • Concordâncias (nominal, verbal),
  • Vocabulário e regras de ortografia,
  • Fonética, entonação e pronúncia,
  • Acentos,

Expressão escrita e expressão oral, compreensão escrita e compreensão oral também fazem parte do conteúdo das aulas de língua portuguesa para estrangeiros.

Aulas de português para estrangeiros: onde fazer? Ouse e inove: fazer uma aula de português a distância é uma excelente maneira de exercitar seus dotes linguísticos sem precisar reorganizar sua rotina.

Com um professor em particular, você pode, de acordo com o seu nível (nível iniciante, nível intermediário, nível avançado …), abordar todas essas noções essenciais.

Um primeiro encontro vai permitir que seu professor identifique o seu nível, suas necessidades, dificuldades e seus principais objetivos de aprendizagem. É a partir desse momento que ele personaliza seu programa.

Se você é um iniciante ou precisa de um curso de atualização em português, vai ser capaz de adquirir os conceitos básicos da língua portuguesa, treinar expressão oral, aprender a fazer frases corretas, respeitando a estrutura gramatical …

Os cursos permitem abordar certas noções, aprendendo as regras do português, mas também colocando-as em prática por meio de vários exercícios…

Seu professor pode variar as metodologias de ensino para ajudá-lo a progredir rapidamente em português, de acordo com suas habilidades.

Aprenda português: como escolher o professor certo?

No Superprof, nossos alunos têm a oportunidade de escolher seus próprios professores: mas é necessário fazer uma seleção entre as centenas de professores para encontrar o caminho certo!

Em regra geral, você vai levar apenas algumas dezenas de minutos para encontrar um professor que corresponda às suas expectativas. No entanto, se você estiver com muita pressa, pode acabar se limitando a apenas um critério (o preço, por exemplo), e o aluno pode perder uma oportunidade de ouro de escolher um profissional perfeitamente adequado aos seus objetivos.

Para aprender a falar bem em português com um professor, devemos levar em conta vários critérios!

Aqui está, portanto, uma pequena lista não exaustiva de elementos para avaliar no perfil de um profissional linguista:

  • O preço médio de uma hora de aula de português para estrangeiros,
  • O nível do curso,
  • O lugar do curso,
  • O material pedagógico usado durante as aulas,
  • A duração das aulas de português,
  • As opiniões apresentadas pelos ex-alunos do professor,
  • A modalidade de ensino (a distância, cursos intensivos e ou de longa duração, aulas em pequenos grupos …),
  • As especialidades do professor,
  • A formação do profissional na área,
  • A experiência como professor.

Enquanto alguns alunos preferem um nativo com formação pedagógica, outros preferem um perfil com formação específica em língua portuguesa. Encontrar um professor com um perfil similar ao seu pode fazer a diferença!

Por fim, não se esqueça de que, no Superprof, mais de 92% dos professores oferecem sua primeira hora de aula gratuitamente: use esta sessão de iniciação gratuita para para encontrar o profissional que mais lhe convier!

Aprenda português: como funciona uma aula particular?

Se a primeira aula de um curso de idiomas tem a finalidade de apresentar o profissional e o aluno, para que se conheçam melhor e determinem metas, também é geralmente a oportunidade de fazer uma avaliação inicial do nível de língua do aluno e assim planejar o conteúdo dos próximos cursos.

Seu professor de português tem o compromisso de oferecer uma formação que atenda às suas necessidades e aos seus objetivos.

 Como acontece um curso de português para estrangeiros? Durante a primeira aula de português, você vai conhecer seu professor e os dois vão elaborar um programa personalizado.

Se você quer aprender português para visitar outros países, viajar pelo mundo e descobrir a lusofonia, os cursos podem, por exemplo, ser mais focados na compreensão e expressão oral, para que você consiga se comunicar com facilidade em situações práticas (pedir uma refeição no restaurante, solicitar indicações, reservar um hotel…).

Também pode ser uma oportunidade para estabelecer uma conexão entre a língua e a cultura.

Se você já tem um bom nível em português, mas quer aprender a falar fluentemente em um ambiente profissional, as aulas semanais serão direcionadas para essa finalidade.

Em qualquer caso, qualquer que seja o conteúdo preciso de uma aula de português, o curso é geralmente organizado em várias etapas:

  • Revisão da aula anterior e correção de possíveis exercícios,
  • Conteúdo do dia, em torno de um tema específico (gramática, conjugação, ortografia, leitura, fala …) com o auxílio de um material de suporte, seja visual, escrito ou áudio,
  • Exercícios práticos para colocar em prática a aula de português,
  • Lição para a próxima aula (exercícios online, tutoriais, filmes, vocabulário para rever …).

Aprender novas línguas requer estudo regular e árduo.

Para melhorar seu português, é fundamental praticar o idioma diariamente, no intervalo entre duas aulas. Seu professor particular também pode lhe dar muitas referências e fornecer recursos educacionais para complementar as aulas e ajudá-lo a estudar português de forma autônoma para progredir mais facilmente:

Esta é uma das vantagens do ensino em casa: você desenvolve uma relação de confiança com seu professor, cujo objetivo também é ajudá-lo na aprendizagem do português como língua estrangeira, mantendo o prazer de aprender.

Nossos professores poderão ensiná-lo a ler e pronunciar em português, a descobrir a cultura brasileira, a obter fluência em sua expressão oral, mas também a dominar todas as sutilezas (para não dizer dificuldades) da língua.

Depois de alguns meses, você já vai ter feito progressos significativos que lhe permitirão concretizar seus projetos pessoais ou profissionais:

  • fazer um intercâmbio linguístico
  • ir morar em algum país de língua portuguesa,
  • estudar em uma universidade no exterior,
  • trabalhar em um país lusófono …

O português é uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar