Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como se tornar um verdadeiro pianista de cordas horizontais?

De Fernanda, publicado dia 21/09/2017 Blog > Música > Piano > Como tocar piano de cauda?

Pedal sustain, pedal una corda, pedal sostenuto… Talvez esses termos não signifiquem muito para você mas, no entanto, dizem respeito a um dos instrumentos favoritos de muitas pessoas ao redor do mundo: o piano.

Embora ele possa ser usado em outros contextos do que o simples ato de tocar música – como uma propaganda de carro ou simplesmente como móvel decorativo -, tocar o piano ainda é o sonho de muitos de nós.

De todos os instrumentos da família do piano, hoje estamos interessados no piano de cauda. Qualificado como tradicional, este piano cujas cordas ficam na horizontal, fascina tanto quanto intimida os iniciantes.

Acreditamos que não há idade mínima para aprender piano, mas com certeza você vai levar um bom tempo para conseguir tocar o Bolero de Ravel.

Vamos ver se essa paixão pode ser transformada em uma verdadeira atividade musical? Aprenda a tocar em um piano de cauda!

Começando com o piano de cauda

Defina seus objetivos

Aprender a tocar em um piano de cauda é um desafio que permanece na ordem do tangível. No entanto, para notar o seu progresso, é importante definir claramente suas metas, suas vontades e seus desejos.

Na medida do possível – não pense que vai se tornar um Mozart, Beethoven ou Chopin na primeira semana de aula – defina metas que façam com que você se mantenha motivado a evoluir, melhorar o seu jeito de tocar ou até mesmo dominar o instrumento.

O pedal surdina pode enfraquecer o som. Você sabe qual o segredo para se tornar um bom pianista?

Um dos objetivos mais comuns no ensino moderno de piano de cauda é tocar as obras de seus pianistas favoritos, em função, é claro, do seu nível de piano.

Assim, pouco a pouco, nota por nota, escala após escala é que suas mãos vão se soltando no teclado e percorrendo um caminho mais fluido e fácil entre as teclas brancas, as teclas pretas e a técnica do pé nos pedais.

Nós garantimos: o estudo do piano, o trabalho das melodias e a técnica podem uma hora se transformar em diversão. Você vai se sentir orgulhoso a cada vez que avançar uma etapa na aprendizagem de uma partitura, por exemplo.

Concentre-se e ouça

O trabalho da escuta deve ser tão profundo quanto o trabalho da técnica das mãos, dos dedos e da postura corporal. Seja em um piano elétrico ou piano de cauda, ​​o esforço é o mesmo.

Cada pianista tem sua própria peculiaridade, por isso é ideal ou mesmo crucial, se quisermos progredir rapidamente no piano, mergulhar no mundo musical e:

  • Compreender a estrutura da música aguçando os ouvidos.
  • Aprender com os gestos dos músicos.
  • Avaliar o nível de técnica na composição e na interpretação de uma obra musical.
  • Aprimorar seu ouvido, sua escuta e fazer esse exercício constantemente. Para conseguir isso, recorrera a vários métodos que acelerem o processo de formação:
    • ouça uma música várias vezes antes de tocar.
    • assista a concertos de piano ao vivo.
    • assista a vídeos de desempenho de pianistas profissionais.

Se divirta

São raros os atletas, músicos ou artistas que, ao contrário de muitos funcionários de escritório, conseguem evoluir sem gostar do que fazem.

É uma condição sine qua non ou mesmo intrínseca ao sucesso de um projeto artístico, como tocar o piano de cauda.

Sem o prazer de tocar piano, cantar ou jogar boxe, tal qual Sarah Vaughan, Michael Jackson ou Mike Tyson por exemplo, desempenhar uma profissão dessas, superexpostas à crítica, pode ser algo temeroso.

É claro que para progredir no piano, você precisa treinar seu lado técnico, mas a prioridade maior na aprendizagem musical deve ser o prazer, pois é ele que influencia no talento, nas habilidades e nas competências musicais. É ele que faz uma sala de concerto se emocionar diante de um músico apaixonado pelo que toca.

Mais uma vez, alguns métodos permitem que você crie ainda mais gosto pelo piano de cauda, como:

  • Não reproduza apenas obras técnicas descritas nos métodos padrão.
  • Diversifique seu repertório e toque obras fora do clássico, com jazz, blues ou mesmo pop-rock.
  • Improvise em vez de apenas seguir a bendita partitura.

Motivação para continuar estudando o piano de cauda

Como adquirir os conceitos básicos da teoria da música? Você sabe como progredir nos estudos do piano de cauda?

“O importante não é começar a corrida, mas terminá-la. “

Esta citação pode ser útil para aqueles que estão começando a aprender o piano. Na verdade, seja para o piano de cauda, ​​o piano acústico ou o piano elétrico, é muito difícil de manter a motivação e o ritmo nos estudos. Muitos alunos desistem.

Este instrumento requer uma prática regular, um assiduidade impecável e uma motivação bem mais forte do que se você estivesse estudando violão, por exemplo.

Do mesmo jeito que aprender uma língua estrangeira, aprender a tocar o piano de cauda leva muito tempo, energia e dinheiro. E tudo isso às vezes pode ser agravado com a idade e a pressão da vida profissional.

No entanto, para os músicos mais corajosos entre vocês, aqui estão algumas dicas que devem ajudá-los a não abandonar o ensino do piano.

Utilize técnicas de desenvolvimento pessoal

“Voe como uma borboleta, pique como uma abelha!”

Como afirma o autor desta citação, Mohamed Ali, é necessário usar técnicas de desenvolvimento pessoal para impulsionar seu ego.

Ao valorizar cada progresso que você fizer, por menor que ele for, você cria mais ânimo para prosseguir as próximas aulas.

Também é possível, sem muita pretensão, compartilhar sua evolução com sua família, seus amigos mais próximos ou na sua rede social. Um Tom Jobim durante um happy hour em casa, um pequeno solo durante o churrasco do domingo ou quem sabe até um vídeo tutorial sobre suas mais novas composições… Com certeza seus próximos irão curtir!

Seja paciente

“Tudo vem a tempo para quem sabe esperar”

Nunca será demais repetir que aprender piano pode ser algo demorado, difícil e assustador.

Em geral, apenas os mais persistentes conseguem aprender um piano de cauda. Deixamos aqui algumas dicas para melhorar seu desempenho antes que de conseguir tocar suas músicas favoritas:

  • Estude o piano regularmente durante cerca de 15 a 30 minutos diários.
  • Não dê bola aos “haters”, esses que dizem que você é muito velho, sua mão é muito pequena ou muito grande.
  • Seja paciente: um dia você terá seus 15 minutos de glória tocando em um bar ou num concerto.

Aprender a tocar o piano de cauda: quais ferramentas?

Seja como estudante autodidata, em uma escola de música ou no conservatório, aprender a tocar o piano de cauda requer um plano de ação.

Existem várias opções para iniciantes que procuram aprender esse instrumento.

Na escola de música ou no conservatório

Administrado e supervisionado por profissionais da música, esta opção é para o aluno que deseja aprender os conceitos de base do piano de cauda e da música em geral.

Com programas bem completos, muitas vezes validados por universidades ou institutos de renome, essas escolas possuem know-how comprovado, pedagogia bem estabelecida e professores experientes.

Em aulas de grupo ou até em aulas individuais, com oferta variada como piano para crianças e adultos, a escola terá como objetivo, na maior parte dos encontros, a aprendizagem de teoria musical, leitura de notas e partituras. Tudo para que você aprenda a ler, escrever e entender o idioma musical.

Autodidata

Se você é mais do estilo corajoso e ousado…. Saiba que esta solução é tida muitas vezes como “suicida”. Na verdade, o que acontece é que a maioria das pessoas que decidem estudar sozinhas logo percebem que aprender o piano é muito mais difícil e complexo do que aprender a tocar violão ou bateria.

Sem ser parcial: cabe a você escolher como entender, assimilar e memorizar todas as técnicas e teorias relacionadas ao piano.

O que pode complicar as coisas é que aprender o piano de cauda enquanto autodidata pode ser uma atividade extremamente desgastante. Isso porque você precisa treinar, revisar suas escalas e praticar com muito rigor e assiduidade.

No entanto, para aqueles que têm tempo, um instrumento disponível e sobretudo motivação, essa é a oportunidade ideal para estudar e aprender.

Podemos citar alguns dos muitos materiais que podem ajudá-lo nessa empreitada:

  • Livros para iniciantes que indicam claramente a posição das mãos no teclado. Alguns são vendidos com um CD ou DVD incluso para tornar o ensino mais divertido, interativo e lúdico.
  • Conteúdo online, como formação personalizada, tutoriais sobre aprendizagem de piano ou exercícios de piano.

Com um professor particular

O teclado de um piano de cauda consiste em teclas com chumbo. Aprender música e o piano em particular é o sonho de muitos de nós.

Não vamos enganá-lo: esta é a maneira mais rápida de progredir para dominar efetivamente o piano de cauda. Com um professor particular, você pode se tornar em pouco tempo um pianista avançado, por meio de treinamentos intensivos, personalizados e individualizados.

Que tal se tornar um Nelson Freire? 😉

Não necessariamente mais caro do que um curso em uma escola de música ou em conservatório, este método tem a vantagem de se adaptar ao horário do aluno, aos seus objetivos e às suas aptidões.

Para encontrar este professor particular de piano, várias opções estão disponíveis para você:

  • Procure a escola ou o conservatório mais próximo da sua casa. Eles certamente têm professores disponíveis para dar aulas de teclado ou piano particulares.
  • Informe-se junto às escolas de música, associações ou até mesmo na prefeitura ou secretaria de cultura de sua cidade. Leia nos classificados, visite os bares com música ao vivo ou as lojas especializadas.
  • Conte com o boca a boca: os amigos dos amigos músicos são amigos e podem até ser professores de piano.
  • A plataforma Superprof: especializada em conectar professores e alunos, nossa plataforma possui mais de um milhão de inscritos e professores com ofertas de preços muito vantajosas.
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar