Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Comece o francês já!

De Carolina, publicado dia 30/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Inicie os estudos na língua francesa

Você não sabe muito sobre a língua francesa? Ou sobre sua cultura?

Não se preocupe, muitos bilíngues em francês já se encontraram nessa situação. Se você está lendo este post, é porque você quer melhorar!

Não importa quais são suas razões para aprender francês (familiar, melhorar sua carreira, querer viajar, etc.), você deve se organizar antes de começar a estudá-lo desde seu sofá, no Brasil mesmo!

Dicas incríveis para melhorar seu francês

Em primeiro lugar, se puder, recomendamos que você faça aulas de francês. Seja em um grupo ou aulas particulares com um professor de francês: você escolhe de acordo com seu orçamento (as aulas particulares são mais caras do que as classes em grupo).

Outra maneira de praticar é adquirindo alguns materiais didáticos para nível básico. Esse tipo de livros é destinado a pessoas de todas as idades que desejam estudar francês. Há para todos os níveis e você pode complementar suas aulas de francês por conta própria.

Aprenda o idioma de Molière na cidade luz Assista filmes franceses! Eles são perfeitos para progredir na língua.

Você também pode se aperfeiçoar de maneira autodidata assistindo vídeos, ouvindo podcasts, visitando páginas e baixando aplicativos dedicados a aprender francês.

Finalmente, você pode assistir a filmes e séries em francês (legendado em francês de preferência, ou em português, se ainda não tiver o nível suficiente). Outra dica é baixar as letras de seus cantores franceses favoritos.

Esses tipos de atividades são excelentes para exercitar sua compreensão auditiva e aprender enquanto se diverte.

Nível intermediário

Agora que você adquiriu os conceitos básicos da língua, você deve ter uma prática diária. Fale, escute, leia francês todos os dias!

Nesse nível, aconselhamos você a procurar um falante nativo para praticar o intercâmbio de línguas ou até mesmo ir para um país de língua francesa para fazer um curso de francês.

A vantagem de ter um amigo francês ou de outro país francófono é que você poderá praticar e aprender ao mesmo tempo com ele. Vocês devem combinar que ele corrija todas as vezes que cometer um erro. Prepare-se porque no começo isso pode ser meio chato, já que você pode cometer muitos erros.

Mas calma, é errando que se aprende e, aos poucos, você vai ganhando fluência na língua.

Nível avançado

Aqui você conhece tudo! O principal é rever as regras gramaticais, aprender mais palavras do riquíssimo vocabulário e sempre praticar, mais e mais, de todas as maneiras possíveis: lendo, escrevendo, falando e compreendendo.

Há uma idade mínima para aprender francês?

Especialistas da infância e do desenvolvimento da linguagem nunca estabeleceram uma idade para começar com a assimilação de uma língua (francesa) estrangeira. Ao contrário! Recomenda-se começar desde o nascimento, em paralelo com o português, se esse for o objetivo.

Você sabe francês fluente? Você pode achar cansativo falar sempre com seu filho em francês durante seus primeiros anos, mas é o melhor presente que você pode lhe dar!

Durante os primeiros anos de sua infância precisamente, mesmo que ainda não possa falar, seu ouvido está afiado! Por isso, é importante já se acostumar com os sons da língua francesa.

Então, você pode ensinar francês para seu filho começando do zero e tornar sua criança ser bilíngue. O outro cônjuge pode falar com ele em português para ensinar os dois idiomas simultaneamente.

É assim que funcionam os pais bilíngues… Eles costumam fazer nos dois idiomas ou mais desde quando a criança nasce. O pai e a mãe optam por se expressar em uma das línguas para que a criança cresça em um ambiente bilíngue.

Alguns amigos, filhos de imigrantes, têm uma dupla, tripla cultura. Os pais deles transmitiram a cultura de dois ou mais países para suas crianças desde a primeira infância.

Temos que começar cedo a aprender a língua francesa Ser bilíngue em francês é possível.

O resultado desse “esforço” é evidente: a partir dos 4 anos, de acordo com os especialistas, a criança será capaz de diferenciar as duas línguas.

Como ensinar francês para as crianças?

Muitas vezes, ouvimos que as crianças são como esponjas reais: elas absorvem tudo ao seu redor. Com histórias e jogos em francês, você pode fazer as crianças descobrirem e aprenderem a língua de Molière desde sua primeira infância.

Ensine o francês a crianças com uma Tablet

As crianças de hoje têm, ao alcance de suas mãos, telas sensíveis ao toque, especialmente as tablets.

Em vez de fazer com que ele jogue joguinhos somente para o entretenimento, você pode fazê-lo descobrir a língua francesa para que ele possa se divertir de uma maneira útil.

Por exemplo, o aplicativo Fun French, destinado a crianças de 3 a 10 anos, propõe jogos de aprendizado de língua francesa para aprender a ler, soletrar e escrever palavras em francês. As aulas são pagas (o pacote de 8 lições custa 12,99€ no iTunes).

Desenhos animados em francês

  • Bob le train: Destinado ao menores da casa, esses desenhos do trem chamado Bob os ajudarão a descobrir figuras, nomes, cores… E tudo em francês!
  • Pocoyo: quem já não conhece esse linda garota vestida de azul? No YouTube, você encontrará uma grande quantidade de episódios franceses com os quais seus filhos vão gostar de aprender.
  • Caillou: ele conta a vida de um menino de 4 anos com muita imaginação.
  • Titeuf: essa série de desenhos conta o dia a dia de um jovem pré-adolescente e sua visão do mundo adulto.

Livros em francês

  • Le Petit Nicolas: as histórias são contadas do ponto de vista do próprio Nicolas que adora interpretar o comportamento dos adultos.
  • Le Petit Prince: uma das melhores obras da literatura francesa, Le Petit Prince é a joia de Antoine de Saint-Exupéry.
  • Odette Toulemonde et autres histoires: uma coleção de romances escritas pelo francês Éric-Emmanuel Schmitt que contam a história de oito mulheres que querem encontrar a felicidade.
  • Les Aventures de Tintin: certamente, você conhece mais de uma história de Tintin.

Quando é tarde demais para aprender francês?

Depois dos vinte anos, muitas pessoas se arrependem de ter passado tanto tempo sem ter aprendido a tocar um instrumento. Mas a música não é a única área em que expressamos o arrependimento…

Seja bilíngue na língua e na cultura francesa A “Petanque” é tipicamente francês

Idiomas também! No entanto, nunca é tarde demais para aprender francês ou qualquer outro idioma!

E acredite! Há algumas vantagens de começar o aprendizado de idiomas mais tarde…

Após vários anos de estudos, ou mesmo uma carreira profissional especializada, determinados mecanismos são estabelecidos. O adulto adquire uma metodologia com o tempo, ferramentas e meios lógicos para acelerar o processo de compreensão. Isso lhe dá a capacidade de avançar rapidamente.

Outra vantagem que nossos anos queridos e a experiência podem nos trazer: a concentração!

Viu que não é tão ruim aprender línguas depois de adulto?

Quanto tempo é preciso para ser bilíngue em francês?

No idioma atual, usamos a expressão bilíngue em francês para dizer que a pessoa pode ler, escrever, falar sem qualquer dificuldade.

Essa noção é realmente subjetiva e a única maneira de certificar um bom domínio da língua francesa para alguém que não tenha a língua como materna é passar um exame.

Para dominar o idioma francês (em quanto tempo?), você deve praticar. O melhor a fazer é enfrentar um universo francês em que o idioma é falado, lido, entendido. Então, por que não morar na França ou em outro país francófono? Essa, com certeza, é a maneira mais rápida de se tornar bilíngue.

Fazer aulas de francês, pelo menos no começo, é quase inevitável quando queremos aprender a falar a língua.

A partir de quando sonhamos em francês?

Certamente, você concorda que a probabilidade de sonhar em francês depois de ter estudado a língua de Molière durante dois anos é relativamente pequena… Mesmo se você tiver estudado muito.

Resumindo, vamos parar de dar voltas… Para poder abordar um fenômeno como sonhar em uma língua estrangeira, é preciso abordar em paralelo o bilinguismo.

Ser bilíngue é mais ou menos entender o que é “un pastis, s’il vous plaît”. Se você é capaz de explicar o que é um pastis, a evolução da história francesa e recitar um poema de Baudelaire para a garota na frente de você… Tudo em francês… Nós acreditamos que você seja capaz de sonhar na língua de Molière!

Ou seja, a maneira quase garantida de sonhar em francês é morando em um país francófono e vivendo 24 horas na língua.

Se você acabou de iniciar suas aulas de francês, não crie ilusões… Um conhecimento quase perfeito da língua é a condição mínima para viver esse fenômeno noturno.

Como iniciar o aprendizado do francês?

É verdade que pode parecer difícil aprender francês quando se parte do zero

Independente das razões que te motivam a começar essa jornada pelo país de Monet, você terá que se preparar…

Se você é iniciante, a primeira etapa do seu aprendizado é dominar perfeitamente os conceitos básicos:

  • O alfabeto
  • A pronúncia em francês e o acento tônico
  • Os gêneros em francês
  • Artigos e adjetivos
  • O vocabulário básico (apresentação, cor, figuras, tempo ou roupas)
  • A construção de frases afirmativas, interrogativas e exclamativas
  • A negação
  • Os auxiliares: ser (ser e ser), avoir (haber)
  • A conjugação no presente, passado composto, passado simples e futuro
  • Pronomes
  • Condicional
  • Imperativo e o presente subjuntivo imperfeito
  • Os diferentes tipos de adjetivos, advérbios e preposições.

Esse tipo de conteúdo que levará algumas semanas e talvez meses a ser estudado.

Agora que você adquiriu o nível básico do francês, é hora de passar para o nível superior. Bem-vindo ao nível intermediário!

Você terá que se aperfeiçoar nos muitos pontos que mencionamos no nível elementar. Aqui estão algumas dicas para suas classes de nível intermediário:

  • Melhorar a pronúncia
  • Crie frases mais complexas
  • Revise o vocabulário por tópico (verbos, substantivos, adjetivos).
  • Pratique a conjugação dos tempos indicativos dos verbos regulares (presente, passado simples, passado composto, futuro, imperfeito e mais-que-perfeito)
  • Conheça os verbos irregulares
  • Pratique os tempos do subjuntivo (presente e imperfeito), o condicional e o imperativo
  • Treine o uso correto dos tempos e sua concordância.

Os níveis avançados de aprendizagem de francês combinam a revisão do conhecimento aprendido até agora e a aprendizagem de novas noções.

Estude francês em uma das universidades mais conceituadas do mundo E preciso estudar a difícil conjugação francesa para ser fluente na língua…

Então, você deve voltar para as listas de níveis intermediários e elementares e revisá-las até que você domine todas essas noções perfeitamente (especialmente a conjugação, tão complexas quanto a nossa…). Além disso, aproveite a oportunidade para treinar a falar francês com uma boa pronúncia e pronunciar cada sílaba perfeitamente.

Não se esqueça de enriquecer seu vocabulário diariamente. Por exemplo, estabelecendo um ritual diário que o leva a aprender uma lista de dezenas de palavras. Assim, em breve, você se sentirá tão confortável em francês como em português.

Lembre-se que também pode aprender frances online no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar