Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos de mandarim na capital pernambucana

De Glicia, publicado dia 21/11/2018 Blog > Idiomas > Chinês > Onde estudar chinês em Recife?

A China está entre as quatro civilizações mais antigas do mundo, juntamente com o Egito, a Índia e a Babilônia. Nesse gigantesco país de dimensões continentais, a cultura e os costumes são milenares. Para se ter uma idéia, a escrita chinesa já tem mais de 3 mil anos.

A riqueza cultural da China está em diferentes aspectos: arte, caligrafia, culinária, dança, música, literatura, artes marciais, medicina, religião, astrologia, arquitetura e mais.

A língua chinesa também é muito rica e cheia de nuances. O chinês é uma família de línguas de grande diversidade e complexidade. Os dialetos chineses originaram-se da língua sino-tibetana, mas são totalmente diferentes entre si.

Hoje em dia o mandarim é falado por mais de 1 bilhão de pessoas e já é uma das línguas mais ensinadas no mundo. Para aprender a riquíssima língua de Confúcio é preciso muita disciplina, dedicação e uma boa metodologia de ensino, pois o idioma possui mais de 60 mil ideogramas, dos quais cerca de 10 mil são utilizados atualmente.

a riqueza cultural da China A China é um país fascinante e sua cultura é rica e cheia de nuances.

Outro fato curioso sobre a cultura chinesa é que o  termo “mandarim” tem duas definições: ele pode tanto designar o idioma oficial da China e de Taiwan, assim como uma das quatro línguas oficiais de Singapura; quanto o conjunto de dialetos falados no norte e sudoeste da China.

Mesmo que a primeira vista as razões para aprender chinês não sejam tão evidentes, na realidade elas são muitas. A começar pelo fato de que a China é atualmente uma das maiores potências mundiais. Isso faz com que o mercado internacional esteja com  a atenção sempre  voltada para o país, já que o que acontece por lá reflete diretamente na economia mundial.

Quer outra boa razão para começar a estudar mandarim hoje mesmo?

Saber falar o idioma agregará valor ao seu currículo e aumentará suas chances de encontrar um emprego com melhor salário. Saber falar chinês pode aumentar os ganhos em até 50%. Isso mesmo, você não leu errado! O salário base de um engenheiro, por exemplo, pode ser dobrado caso ele fale mandarim.

Convencido? Então continue lendo e descubra nossas dicas para estudar mandarim em Pernambuco.

Como surgiu a língua e a escrita chinesas?

O mandarim é o idioma mais falado do mundo (mais de 1 bilhão de falantes no mundo). Mas, você sabia que o termo “língua chinesa” é um termo bastante genérico, pois existem variantes locais da língua, sendo o mandarim o mais conhecido e influente?

O chinês é uma das línguas mais antigas ainda em uso do mundo. O que a maioria conhece como língua chinesa faz parte, na realidade, da família das chamadas línguas sino-tibetanas, um conjunto de idiomas que compreende, além do chinês, o tibetano, o birmanês (idioma oficial do Myanmar), e inúmeras outras línguas.

a língua chinesa possui muitas variantes Mergulhe na diversidade linguística da China.

A história e evolução desse fascinante idioma pode ser dividido em 3 períodos:

  • Chinês Antigo
  • Chinês Medievo
  • Chinês Moderno

As primeiras referências escritas da língua chinesa datam do século XIII a.C. Um dos textos sagrados do taoísmo, o I Ching, foi escrito em  chinês antigo. Já o Chinês Medievo só apareceu por volta do século VII d.C.

Foi a partir daí que começaram a surgir as variantes atuais da língua. Devido às mudanças fonéticas regionais, diferentes dialetos começaram a aparecer. Isso ocorre em muitas línguas, inclusive no português brasileiro, que possui muitas variedades regionais.

Podemos chamar de  Chinês Moderno a variante do dialeto do mandarim falado em Beijing, que é atualmente a língua oficial do país.

Outro aspecto interessante da cultura chinesa é a caligrafia, que está entre as artes tradicionais chinesas. Ela teve início durante a dinastia Shang, por volta de 3 mil anos atrás. É uma tradição milenar, que influenciou diretamente os países vizinhos, e é dividida em cinco categorias: selo, oficial, formal, corrida e cursiva.

Cada um dos estilos reflete um momento histórico e político chinês. Existem mais de 60 mil símbolos (ideogramas) no alfabeto chinês, dos quais cerca de 10 mil são utilizados atualmente!

Uma das características mais marcantes do chinês falado é o uso de tons. O idioma possui palavras monossilábicas e a forma como são pronunciadas pode mudar totalmente o seu significado. No mandarim, por exemplo, há 4 tons, já o cantonês tem 9.

Um bom exemplo de como os tons podem modificar o significado das palavras em chinês é a sílaba “ma”. Dependendo do tom utilizado ela pode significar “mãe”, “cavalo” ou uma partícula indicativa de pergunta. Dessa forma,, saber usar corretamente todos os tons do chinês é essencial para comunicar-se bem.

Por que você deveria aprender chinês?

Pra começar, o mandarim é a língua mais falada no mundo e mesmo que a maior parte dos falantes estejam na China, o país é hoje uma das maiores potências mundiais.

aprender chinês pode aumentar as oportunidades profissionais Você sabia que a china é uma das maiores potências mundiais?

Uma excelente razão para aprender chinês, pois com certeza isso abrirá muitas oportunidades para conhecer novas pessoas e descobrir a fascinante cultura chinesa. Sem falar das oportunidades profissionais.

A China e o Brasil possuem boas relações diplomáticas e comerciais e muitas empresas chinesas abriram filiais no território brasileiro.

Você sabia que pouquíssimos  brasileiros dominam o chinês? Falar o idioma fará certamente toda a diferença quando você candidatar para trabalhar em uma multinacional chinesa.

A China tornou-se uma economia forte e está em constante evolução. Graças ao seu grande crescimento nos últimos 25 anos, ela já possui a segunda maior economia do mundo, com um PIB que cresce em média 10% ao ano.

Se você leva em consideração seus  objetivos profissionais a médio e longo prazos na hora de escolher um idioma, você deve considerar o mandarim como uma opção. Falar essa língua te deixará um passo à frente de outros candidatos, pois as empresas que possuem relações comerciais com a China buscam pessoas atentas à movimentação da economia mundial e às necessidades das grandes corporações.

Além de todas as questões profissionais, aprender mandarim será uma experiência cultural e linguística únicas! Através do aprendizado da língua chinesa você também terá acesso à cultura e às tradições chinesas.

Onde estudar chinês em Recife?

Na capital pernambucana há muitas opções para quem deseja  aprender chinês: escolas de línguas, universidades ou ainda aulas particulares. Vejamos a seguir!

conheça melhor a arte da civilização chinesa Através do aprendizado do mandarim também é possível aprender sobre a arte e a cultura chinesas.

Aprenda chinês na UPE (Universidade de Pernambuco)

A Universidade de Pernambuco (UPE) oferece aulas de chinês através de uma unidade do Instituto Confúcio. Veja a descrição do site:

O Instituto Confúcio é uma instituição educacional sem fins lucrativos. Tem como objetivos apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesas, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos, intensificar a cooperação e intercâmbio na área educacional e cultural, desenvolver as relações amigáveis entre a China e os países estrangeiros e estimular a multipolarização e a multiculturalidade a fim de construir um mundo mais harmonioso.

O Instituto Confúcio chega ao Recife como resultado de um convênio entre a UPE e a Sede Central do Instituto Confúcio (Hanban), em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing. O Instituto Confúcio vai ensinar a língua chinesa, formar professores de língua chinesa, oferecer livros e material de ensino, realizar o exame HSK, bem como os exames para certificação de professores dessa língua, oferecer serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organizar atividades festivas e culturais chinesas e realizar o intercâmbio linguístico e cultural entre a China e o Brasil.

O Instituto Confúcio da UPE é o primeiro no Nordeste do Brasil, sendo uma plataforma fundamental para o ensino da língua e cultura chinesas na região.

As aulas são direcionadas para diferentes níveis e públicos:

  • Elementar
  • Intermediário
  • Superior
  • Chinês comercial

Para mais informações acesse o site http://www.upe.br/instituto-confucio

Escola de idiomas Wizard

A Wizard é uma conhecida escola de idiomas e está presente em diferentes lugares do Brasil, inclusive em Porto Alegre. O que nos diz a descrição do site sobre os cursos oferecidos:

Com a inserção cada vez maior da China na economia mundial, hoje não há nenhuma empresa no mundo que organize seus negócios sem levá-la em consideração. O chinês tem a particularidade de ter a língua escrita e falada de modo independente: a escrita usa símbolos e não há alfabeto, em que cada desenho é uma palavra com sua pronúncia. Isso pode ser uma dificuldade para nós, mas métodos como pinyin (romanização adotada universalmente para estudo do mandarim) são formas que facilitam o aprendizado da língua.

O objetivo educacional da metodologia pedagógica Wizard é promover o desenvolvimento completo das habilidades de comunicação: fala, audição, leitura e escrita. Com um método pedagógico completo e alinhado a inúmeras experiências de sucesso, os alunos têm a oportunidade de conhecer muito mais do que um idioma. Por meio de avançadas técnicas de ensino, os alunos desenvolvem os aspectos pessoais, culturais e acadêmicos, além de liderança e automotivação. Assim, são estimulados a se expressar livremente, vencendo suas inibições e bloqueios durante o aprendizado.

A Wizard oferece cursos de mandarim para todos os níveis, desde o básico ao avançado. Acesse o site para mais informações: https://www.wizard.com.br/curso/curso-de-chines/

Aulas particulares de chinês em Recife

A melhor forma de aprender um idioma e dominar corretamente suas regras gramaticais é fazendo aulas particulares. Com a ajuda de um professor particular de mandarim você saberá usar os diferentes tons e será capaz de usar os milhares de caracteres do alfabeto chinês sem nenhuma dificuldade.

Você provavelmente já ouviu falar do Superprof, uma das  plataformas especializadas em aulas particulares mais conhecidas e respeitadas. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de chinês para todos os níveis e públicos: crianças, adolescentes, universitários, aposentados, etc.

O Superprof oferece duas possibilidades para você fazer suas aulas: cursos de chinês presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas de chinês online por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar, você só precisa ter uma boa conexão à internet.

Para ter acesso aos melhores professores de mandarim, basta acessar o site do Superprof (https://www.superprof.com.br/) e fazer o seu cadastro como aluno!

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar